A multimodalidade nas intervenções fonoaudiológicas: variação prosódica no processo terapêutico (The Multimodality in speech therapy interventions: prosodic variation in the therapeutic process)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maldonade, Irani Rodrigues
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Pereira, Karina Garcia Lopes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos da Língua(gem)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/12080
Resumo: Este estudo, de caráter qualitativo, buscou identificar e compreender a influência das variações prosódicas da fala do fonoaudiólogo na terapia de quatro crianças (do gênero masculino, de cinco a sete anos de idade) com alterações fono-articulatórias, atendidas por quatro meses consecutivos numa clínica escola. Após aprovação da pesquisa pelo Comitê de Ética em Pesquisa, as sessões de terapia foram filmadas, transcritas e analisadas à luz da multimodalidade. Os resultados mostraram a incidência de quatro principais tipos de variações prosódicas presentes na fala da terapeuta (aumento e diminuição de pitch, aumento e diminuição de loudness), que representam o posicionamento do fonoaudiólogo frente aos erros na fala da criança. As variações prosódicas na fala da terapeuta indicaram que é preciso dar mais atenção às essas características, pois elas influenciam na escuta do paciente de seu próprio erro e podem contribuir para uma melhor evolução terapêutica.
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spelling A multimodalidade nas intervenções fonoaudiológicas: variação prosódica no processo terapêutico (The Multimodality in speech therapy interventions: prosodic variation in the therapeutic process)The Multimodality in speech therapy interventions: prosodic variation in the therapeutic processLa Multimodalidad en intervenciones de logopedia: variación prosódica en el proceso terapéuticoFonoaudiologia; Multimodalidade; Aquisição da Linguagem; Alterações fono-articulatórias.Speech therapy; Multimodality; Language Acquisition; Phono-articulatory alterations.Terapia del lenguaje; Multimodalidad; Adquisición de lenguaje; Cambios fono-articulatorios.Este estudo, de caráter qualitativo, buscou identificar e compreender a influência das variações prosódicas da fala do fonoaudiólogo na terapia de quatro crianças (do gênero masculino, de cinco a sete anos de idade) com alterações fono-articulatórias, atendidas por quatro meses consecutivos numa clínica escola. Após aprovação da pesquisa pelo Comitê de Ética em Pesquisa, as sessões de terapia foram filmadas, transcritas e analisadas à luz da multimodalidade. Os resultados mostraram a incidência de quatro principais tipos de variações prosódicas presentes na fala da terapeuta (aumento e diminuição de pitch, aumento e diminuição de loudness), que representam o posicionamento do fonoaudiólogo frente aos erros na fala da criança. As variações prosódicas na fala da terapeuta indicaram que é preciso dar mais atenção às essas características, pois elas influenciam na escuta do paciente de seu próprio erro e podem contribuir para uma melhor evolução terapêutica.Este estudio cualitativo buscó identificar y comprender la influencia de las variaciones prosódicas del habla del logopeda en la terapia de cuatro niños (varón, de cinco a siete años) con trastornos del habla-articulación, atendidos durante cuatro meses consecutivos en una clínica escolar. Después de la aprobación de la investigación por el Comité de Ética en Investigación, las sesiones de terapia fueron filmadas, transcritas y analizadas a la luz de la multimodalidad. Los resultados mostraron la incidencia de cuatro tipos principales de variaciones prosódicas presentes en el habla del terapeuta (aumento y disminución del tono, aumento y disminución del volumen), que representan la posición del logopeda ante los errores en el habla del niño. Las variaciones prosódicas en el habla del terapeuta indicaron que es necesario prestar más atención a estas características, ya que influyen en la escucha del paciente de su propio error y pueden contribuir a una mejor evolución terapéutica.This qualitative study aimed to identify and comprehend the prosodic variations’ influence on the speech therapist’s speech in therapy of four children (male gender, from five to seven years old) with phono-articulatories alterations, attended for four months straight in clinical school. After the research’s approval from the Research Ethics Committee, the therapy sessions were filmed, transcripted and analyzed through the idea of multimodality. The results point to four main kinds of prosodical variations present in the therapist’s speech (increase and decrease of pitch and loudness) that represent the speech therapist’s positioning in regard of the children’s speech errors. The prosodical variations in the therapist’s speech indicated that more attention needs to be paid to these characteristics, because they influence the patient’s hearing to the error in his own speech and contribute to a better therapeutical development. Edições UESB2022-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionReviewed by peersRevisión por paresAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/1208010.22481/el.v20i1.12080Estudos da Língua(gem); v. 20 n. 1 (2022): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 219-234Language Studies; Vol. 20 No. 1 (2022): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 219-234Études de Langues; Vol. 20 No. 1 (2022): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 219-234Estudios del lenguaje; Vol. 20 Núm. 1 (2022): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 219-2341982-05341808-135510.22481/el.v20i1reponame:Estudos da Língua(gem)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/12080/7364https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMaldonade, Irani Rodrigues Pereira, Karina Garcia Lopes 2023-08-10T04:23:49Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/12080Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/PUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/oaiestudosdalingua.gem@gmail.com||con.fonseca@gmail.com1982-05341808-1355opendoar:2023-08-10T04:23:49Estudos da Língua(gem) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
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