POR ONDE NOS LEVA A ORDEM DO OLHAR? SEMIOLOGIA E INTERICONICIDADE NO DISCURSO PUBLICITÁRIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braga, Amanda
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica de Estudos do Discurso e do Corpo
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redisco/article/view/2626
Resumo: Este artigo tem como ponto de partida as inquietações que embaraçam o quadro teórico e metodológico da Análise do Discurso francesa a partir da década de 80. Em nosso pano de fundo está a transmutação das línguas de madeira em línguas de vento e o modo como isso, atrelado às rupturas políticas e teóricas da época, provoca uma série de descontinuidades no interior da disciplina, exigindo que a Análise do Discurso se volte às novas materialidades discursivas e apure caminhos de analisá-las. É a fim de demonstrar um dos caminhos possíveis que este artigo se apresenta. Para tanto, estaremos detidos à análise de um enunciado recentemente publicado: interessa-nos empreender sua análise a partir do roteiro oferecido por uma ordem do olhar, fazendo trabalhar uma abordagem discursiva que aceita o aparato semiológico na discussão sobre imagem. Nesse sentido, este é um artigo que faz trabalhar a teoria mediante sua aplicação analítica, recorrendo às atuais discussões de Jean-Jacques Courtine sobre discurso, imagem e memória, bem como às leituras que daí decorrem.
id UESB-3_df4d11ef8d1579216a5a305f8d7f9cde
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2626
network_acronym_str UESB-3
network_name_str Revista Eletrônica de Estudos do Discurso e do Corpo
repository_id_str
spelling POR ONDE NOS LEVA A ORDEM DO OLHAR? SEMIOLOGIA E INTERICONICIDADE NO DISCURSO PUBLICITÁRIODiscursoimagemmemóriasemiologiaEste artigo tem como ponto de partida as inquietações que embaraçam o quadro teórico e metodológico da Análise do Discurso francesa a partir da década de 80. Em nosso pano de fundo está a transmutação das línguas de madeira em línguas de vento e o modo como isso, atrelado às rupturas políticas e teóricas da época, provoca uma série de descontinuidades no interior da disciplina, exigindo que a Análise do Discurso se volte às novas materialidades discursivas e apure caminhos de analisá-las. É a fim de demonstrar um dos caminhos possíveis que este artigo se apresenta. Para tanto, estaremos detidos à análise de um enunciado recentemente publicado: interessa-nos empreender sua análise a partir do roteiro oferecido por uma ordem do olhar, fazendo trabalhar uma abordagem discursiva que aceita o aparato semiológico na discussão sobre imagem. Nesse sentido, este é um artigo que faz trabalhar a teoria mediante sua aplicação analítica, recorrendo às atuais discussões de Jean-Jacques Courtine sobre discurso, imagem e memória, bem como às leituras que daí decorrem.Edições UESB2014-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/redisco/article/view/2626REDISCO – Revista Eletrônica de Estudos do Discurso e do Corpo; v. 5 n. 1 (2014): Vol. 5, No 12316-1213reponame:Revista Eletrônica de Estudos do Discurso e do Corpoinstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/redisco/article/view/2626/2177Braga, Amandainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-25T04:39:35Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2626Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rediscoPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/redisco/oai||redisco.uesb@gmail.com2316-12132316-1213opendoar:2023-01-09T15:27:20.424635Revista Eletrônica de Estudos do Discurso e do Corpo - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)true
dc.title.none.fl_str_mv POR ONDE NOS LEVA A ORDEM DO OLHAR? SEMIOLOGIA E INTERICONICIDADE NO DISCURSO PUBLICITÁRIO
title POR ONDE NOS LEVA A ORDEM DO OLHAR? SEMIOLOGIA E INTERICONICIDADE NO DISCURSO PUBLICITÁRIO
spellingShingle POR ONDE NOS LEVA A ORDEM DO OLHAR? SEMIOLOGIA E INTERICONICIDADE NO DISCURSO PUBLICITÁRIO
Braga, Amanda
Discurso
imagem
memória
semiologia
title_short POR ONDE NOS LEVA A ORDEM DO OLHAR? SEMIOLOGIA E INTERICONICIDADE NO DISCURSO PUBLICITÁRIO
title_full POR ONDE NOS LEVA A ORDEM DO OLHAR? SEMIOLOGIA E INTERICONICIDADE NO DISCURSO PUBLICITÁRIO
title_fullStr POR ONDE NOS LEVA A ORDEM DO OLHAR? SEMIOLOGIA E INTERICONICIDADE NO DISCURSO PUBLICITÁRIO
title_full_unstemmed POR ONDE NOS LEVA A ORDEM DO OLHAR? SEMIOLOGIA E INTERICONICIDADE NO DISCURSO PUBLICITÁRIO
title_sort POR ONDE NOS LEVA A ORDEM DO OLHAR? SEMIOLOGIA E INTERICONICIDADE NO DISCURSO PUBLICITÁRIO
author Braga, Amanda
author_facet Braga, Amanda
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Braga, Amanda
dc.subject.por.fl_str_mv Discurso
imagem
memória
semiologia
topic Discurso
imagem
memória
semiologia
description Este artigo tem como ponto de partida as inquietações que embaraçam o quadro teórico e metodológico da Análise do Discurso francesa a partir da década de 80. Em nosso pano de fundo está a transmutação das línguas de madeira em línguas de vento e o modo como isso, atrelado às rupturas políticas e teóricas da época, provoca uma série de descontinuidades no interior da disciplina, exigindo que a Análise do Discurso se volte às novas materialidades discursivas e apure caminhos de analisá-las. É a fim de demonstrar um dos caminhos possíveis que este artigo se apresenta. Para tanto, estaremos detidos à análise de um enunciado recentemente publicado: interessa-nos empreender sua análise a partir do roteiro oferecido por uma ordem do olhar, fazendo trabalhar uma abordagem discursiva que aceita o aparato semiológico na discussão sobre imagem. Nesse sentido, este é um artigo que faz trabalhar a teoria mediante sua aplicação analítica, recorrendo às atuais discussões de Jean-Jacques Courtine sobre discurso, imagem e memória, bem como às leituras que daí decorrem.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/redisco/article/view/2626
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/redisco/article/view/2626
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/redisco/article/view/2626/2177
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv REDISCO – Revista Eletrônica de Estudos do Discurso e do Corpo; v. 5 n. 1 (2014): Vol. 5, No 1
2316-1213
reponame:Revista Eletrônica de Estudos do Discurso e do Corpo
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Revista Eletrônica de Estudos do Discurso e do Corpo
collection Revista Eletrônica de Estudos do Discurso e do Corpo
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica de Estudos do Discurso e do Corpo - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv ||redisco.uesb@gmail.com
_version_ 1798320949591801856