Um legado global da obra freireana: um diálogo com Peter Roberts

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roberts , Peter
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Souza, Ester Maria de Figueiredo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9384
Resumo: Em fase das discussões propostas e esperadas para o debate do pensamento freireano em ocasião do centenário de seu nascimento, buscou-se neste texto estabelecer um diálogo com um dos pesquisadores que têm, ao longo de décadas, estabelecido toda uma caminhada científica, acadêmica e social, tendo como um dos aportes de reflexão a obra do professor brasileiro Paulo Freire. Assim, foi realizada entrevista com o professor Peter Roberts, cuja produção tem atravessado fronteiras e alargado a discussão com e do pensamento freireano. Peter Roberts é professor na University of Canterbury, em Christchurch, na Nova Zelândia, na área de Educação. O objetivo da entrevista, portanto, foi realçar a obra de Paulo Freire no enfoque dos trabalhos acadêmicos realizados pelo professor Peter Roberts, quer estabelecendo pontes dialógicas de Freire com outros autores, quer perspectivando novos caminhos que atualizam o pensamento freireano.
id UESB-7_49216781e1d3d073cdd4119703b04513
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/9384
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Um legado global da obra freireana: um diálogo com Peter RobertsUn legado global del trabajo freirean: un diálogo con Peter RobertsA freirianian global legacy: a dialogue with Peter RobertsDiálogoFreireLegado freireanoDiálogoFreireLegado freireanoDialogueFreireFreirean legacyEm fase das discussões propostas e esperadas para o debate do pensamento freireano em ocasião do centenário de seu nascimento, buscou-se neste texto estabelecer um diálogo com um dos pesquisadores que têm, ao longo de décadas, estabelecido toda uma caminhada científica, acadêmica e social, tendo como um dos aportes de reflexão a obra do professor brasileiro Paulo Freire. Assim, foi realizada entrevista com o professor Peter Roberts, cuja produção tem atravessado fronteiras e alargado a discussão com e do pensamento freireano. Peter Roberts é professor na University of Canterbury, em Christchurch, na Nova Zelândia, na área de Educação. O objetivo da entrevista, portanto, foi realçar a obra de Paulo Freire no enfoque dos trabalhos acadêmicos realizados pelo professor Peter Roberts, quer estabelecendo pontes dialógicas de Freire com outros autores, quer perspectivando novos caminhos que atualizam o pensamento freireano.In the phase of the proposed and expected discussions for the debate on Freire's thought on the occasion of the centenary of its birth, this text sought to establish a dialogue with one of the researchers who have, over decades, established a whole scientific, academic and social journey. , having as one of the contributions of reflection the work of the Brazilian teacher Paulo Freire. Thus, an interview was carried out with Professor Peter Roberts, whose production has crossed borders and broadened the discussion with and of Freire's thought. Peter Roberts is a professor at the University of Canterbury, Christchurch, New Zealand, in the field of Education. The objective of the interview, therefore, was to highlight the work of Paulo Freire in the focus of academic works carried out by Professor Peter Roberts, either establishing dialogic bridges between Freire and other authors, or looking forward to new paths that update Freire's thought.En la fase de las discusiones propuestas y esperadas para el debate sobre el pensamiento de Freire con motivo del centenario de su nacimiento, este texto buscó entablar un diálogo con uno de los investigadores que, a lo largo de décadas, ha constituido todo un conjunto científico, académico y itinerario social., teniendo como uno de los aportes de reflexión la obra del maestro brasileño Paulo Freire. Así, se realizó una entrevista al profesor Peter Roberts, cuya producción ha traspasado fronteras y ha ampliado la discusión con y del pensamiento de Freire. Peter Roberts es profesor en la Universidad de Canterbury, Christchurch, Nueva Zelanda, en el campo de la educación. El objetivo de la entrevista, por tanto, era destacar el trabajo de Paulo Freire en el foco de trabajos académicos realizados por el  profesor Peter Roberts, ya sea estableciendo puentes dialógicos entre Freire y otros autores, o buscando nuevos caminos que actualicen el pensamiento de Freire.Edições UESB2021-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/938410.22481/praxisedu.v17i47.9384Práxis Educacional; v. 17 n. 47 (2021): Edição Especial Comemorativa: Paulo Freire 100 anos.; 284-293Práxis Educacional; Vol. 17 Núm. 47 (2021): Edición especial conmemorativa: Paulo Freire 100 años.; 284-293Práxis Educacional; Vol. 17 No. 47 (2021): Special Commemorative Edition: Paulo Freire 100 years.; 284-2932178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporenghttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9384/6120https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9384/6121http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRoberts , PeterSouza, Ester Maria de Figueiredo2021-08-31T23:06:38Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/9384Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-08-31T23:06:38Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Um legado global da obra freireana: um diálogo com Peter Roberts
Un legado global del trabajo freirean: un diálogo con Peter Roberts
A freirianian global legacy: a dialogue with Peter Roberts
title Um legado global da obra freireana: um diálogo com Peter Roberts
spellingShingle Um legado global da obra freireana: um diálogo com Peter Roberts
Roberts , Peter
Diálogo
Freire
Legado freireano
Diálogo
Freire
Legado freireano
Dialogue
Freire
Freirean legacy
title_short Um legado global da obra freireana: um diálogo com Peter Roberts
title_full Um legado global da obra freireana: um diálogo com Peter Roberts
title_fullStr Um legado global da obra freireana: um diálogo com Peter Roberts
title_full_unstemmed Um legado global da obra freireana: um diálogo com Peter Roberts
title_sort Um legado global da obra freireana: um diálogo com Peter Roberts
author Roberts , Peter
author_facet Roberts , Peter
Souza, Ester Maria de Figueiredo
author_role author
author2 Souza, Ester Maria de Figueiredo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Roberts , Peter
Souza, Ester Maria de Figueiredo
dc.subject.por.fl_str_mv Diálogo
Freire
Legado freireano
Diálogo
Freire
Legado freireano
Dialogue
Freire
Freirean legacy
topic Diálogo
Freire
Legado freireano
Diálogo
Freire
Legado freireano
Dialogue
Freire
Freirean legacy
description Em fase das discussões propostas e esperadas para o debate do pensamento freireano em ocasião do centenário de seu nascimento, buscou-se neste texto estabelecer um diálogo com um dos pesquisadores que têm, ao longo de décadas, estabelecido toda uma caminhada científica, acadêmica e social, tendo como um dos aportes de reflexão a obra do professor brasileiro Paulo Freire. Assim, foi realizada entrevista com o professor Peter Roberts, cuja produção tem atravessado fronteiras e alargado a discussão com e do pensamento freireano. Peter Roberts é professor na University of Canterbury, em Christchurch, na Nova Zelândia, na área de Educação. O objetivo da entrevista, portanto, foi realçar a obra de Paulo Freire no enfoque dos trabalhos acadêmicos realizados pelo professor Peter Roberts, quer estabelecendo pontes dialógicas de Freire com outros autores, quer perspectivando novos caminhos que atualizam o pensamento freireano.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9384
10.22481/praxisedu.v17i47.9384
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9384
identifier_str_mv 10.22481/praxisedu.v17i47.9384
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9384/6120
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9384/6121
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 17 n. 47 (2021): Edição Especial Comemorativa: Paulo Freire 100 anos.; 284-293
Práxis Educacional; Vol. 17 Núm. 47 (2021): Edición especial conmemorativa: Paulo Freire 100 años.; 284-293
Práxis Educacional; Vol. 17 No. 47 (2021): Special Commemorative Edition: Paulo Freire 100 years.; 284-293
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068820472397824