Um legado global da obra freireana: um diálogo com Peter Roberts
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9384 |
Resumo: | Em fase das discussões propostas e esperadas para o debate do pensamento freireano em ocasião do centenário de seu nascimento, buscou-se neste texto estabelecer um diálogo com um dos pesquisadores que têm, ao longo de décadas, estabelecido toda uma caminhada científica, acadêmica e social, tendo como um dos aportes de reflexão a obra do professor brasileiro Paulo Freire. Assim, foi realizada entrevista com o professor Peter Roberts, cuja produção tem atravessado fronteiras e alargado a discussão com e do pensamento freireano. Peter Roberts é professor na University of Canterbury, em Christchurch, na Nova Zelândia, na área de Educação. O objetivo da entrevista, portanto, foi realçar a obra de Paulo Freire no enfoque dos trabalhos acadêmicos realizados pelo professor Peter Roberts, quer estabelecendo pontes dialógicas de Freire com outros autores, quer perspectivando novos caminhos que atualizam o pensamento freireano. |
id |
UESB-7_49216781e1d3d073cdd4119703b04513 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/9384 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Um legado global da obra freireana: um diálogo com Peter RobertsUn legado global del trabajo freirean: un diálogo con Peter RobertsA freirianian global legacy: a dialogue with Peter RobertsDiálogoFreireLegado freireanoDiálogoFreireLegado freireanoDialogueFreireFreirean legacyEm fase das discussões propostas e esperadas para o debate do pensamento freireano em ocasião do centenário de seu nascimento, buscou-se neste texto estabelecer um diálogo com um dos pesquisadores que têm, ao longo de décadas, estabelecido toda uma caminhada científica, acadêmica e social, tendo como um dos aportes de reflexão a obra do professor brasileiro Paulo Freire. Assim, foi realizada entrevista com o professor Peter Roberts, cuja produção tem atravessado fronteiras e alargado a discussão com e do pensamento freireano. Peter Roberts é professor na University of Canterbury, em Christchurch, na Nova Zelândia, na área de Educação. O objetivo da entrevista, portanto, foi realçar a obra de Paulo Freire no enfoque dos trabalhos acadêmicos realizados pelo professor Peter Roberts, quer estabelecendo pontes dialógicas de Freire com outros autores, quer perspectivando novos caminhos que atualizam o pensamento freireano.In the phase of the proposed and expected discussions for the debate on Freire's thought on the occasion of the centenary of its birth, this text sought to establish a dialogue with one of the researchers who have, over decades, established a whole scientific, academic and social journey. , having as one of the contributions of reflection the work of the Brazilian teacher Paulo Freire. Thus, an interview was carried out with Professor Peter Roberts, whose production has crossed borders and broadened the discussion with and of Freire's thought. Peter Roberts is a professor at the University of Canterbury, Christchurch, New Zealand, in the field of Education. The objective of the interview, therefore, was to highlight the work of Paulo Freire in the focus of academic works carried out by Professor Peter Roberts, either establishing dialogic bridges between Freire and other authors, or looking forward to new paths that update Freire's thought.En la fase de las discusiones propuestas y esperadas para el debate sobre el pensamiento de Freire con motivo del centenario de su nacimiento, este texto buscó entablar un diálogo con uno de los investigadores que, a lo largo de décadas, ha constituido todo un conjunto científico, académico y itinerario social., teniendo como uno de los aportes de reflexión la obra del maestro brasileño Paulo Freire. Así, se realizó una entrevista al profesor Peter Roberts, cuya producción ha traspasado fronteras y ha ampliado la discusión con y del pensamiento de Freire. Peter Roberts es profesor en la Universidad de Canterbury, Christchurch, Nueva Zelanda, en el campo de la educación. El objetivo de la entrevista, por tanto, era destacar el trabajo de Paulo Freire en el foco de trabajos académicos realizados por el profesor Peter Roberts, ya sea estableciendo puentes dialógicos entre Freire y otros autores, o buscando nuevos caminos que actualicen el pensamiento de Freire.Edições UESB2021-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/938410.22481/praxisedu.v17i47.9384Práxis Educacional; v. 17 n. 47 (2021): Edição Especial Comemorativa: Paulo Freire 100 anos.; 284-293Práxis Educacional; Vol. 17 Núm. 47 (2021): Edición especial conmemorativa: Paulo Freire 100 años.; 284-293Práxis Educacional; Vol. 17 No. 47 (2021): Special Commemorative Edition: Paulo Freire 100 years.; 284-2932178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporenghttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9384/6120https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9384/6121http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRoberts , PeterSouza, Ester Maria de Figueiredo2021-08-31T23:06:38Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/9384Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-08-31T23:06:38Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um legado global da obra freireana: um diálogo com Peter Roberts Un legado global del trabajo freirean: un diálogo con Peter Roberts A freirianian global legacy: a dialogue with Peter Roberts |
title |
Um legado global da obra freireana: um diálogo com Peter Roberts |
spellingShingle |
Um legado global da obra freireana: um diálogo com Peter Roberts Roberts , Peter Diálogo Freire Legado freireano Diálogo Freire Legado freireano Dialogue Freire Freirean legacy |
title_short |
Um legado global da obra freireana: um diálogo com Peter Roberts |
title_full |
Um legado global da obra freireana: um diálogo com Peter Roberts |
title_fullStr |
Um legado global da obra freireana: um diálogo com Peter Roberts |
title_full_unstemmed |
Um legado global da obra freireana: um diálogo com Peter Roberts |
title_sort |
Um legado global da obra freireana: um diálogo com Peter Roberts |
author |
Roberts , Peter |
author_facet |
Roberts , Peter Souza, Ester Maria de Figueiredo |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Ester Maria de Figueiredo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Roberts , Peter Souza, Ester Maria de Figueiredo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Diálogo Freire Legado freireano Diálogo Freire Legado freireano Dialogue Freire Freirean legacy |
topic |
Diálogo Freire Legado freireano Diálogo Freire Legado freireano Dialogue Freire Freirean legacy |
description |
Em fase das discussões propostas e esperadas para o debate do pensamento freireano em ocasião do centenário de seu nascimento, buscou-se neste texto estabelecer um diálogo com um dos pesquisadores que têm, ao longo de décadas, estabelecido toda uma caminhada científica, acadêmica e social, tendo como um dos aportes de reflexão a obra do professor brasileiro Paulo Freire. Assim, foi realizada entrevista com o professor Peter Roberts, cuja produção tem atravessado fronteiras e alargado a discussão com e do pensamento freireano. Peter Roberts é professor na University of Canterbury, em Christchurch, na Nova Zelândia, na área de Educação. O objetivo da entrevista, portanto, foi realçar a obra de Paulo Freire no enfoque dos trabalhos acadêmicos realizados pelo professor Peter Roberts, quer estabelecendo pontes dialógicas de Freire com outros autores, quer perspectivando novos caminhos que atualizam o pensamento freireano. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9384 10.22481/praxisedu.v17i47.9384 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9384 |
identifier_str_mv |
10.22481/praxisedu.v17i47.9384 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9384/6120 https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9384/6121 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 17 n. 47 (2021): Edição Especial Comemorativa: Paulo Freire 100 anos.; 284-293 Práxis Educacional; Vol. 17 Núm. 47 (2021): Edición especial conmemorativa: Paulo Freire 100 años.; 284-293 Práxis Educacional; Vol. 17 No. 47 (2021): Special Commemorative Edition: Paulo Freire 100 years.; 284-293 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068820472397824 |