O desafio das novas oportunidades educativas em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Maria Rosa de Brito Simões dos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/602
Resumo: Este artigo, integrado numa dissertação de mestrado ainda não concluída, sobre as necessidades de formação de professores formadores dos Cursos de Novas Oportunidades, pretende evidenciar a experiência de uma alteração paradigmática ocorrida recentemente em Portugal quanto aos sistemas de ensino. Neste sentido, é necessário perceber e contextualizar os Centros de Novas Oportunidades, os seus princípios e finalidades. É nosso propósito caracterizar os cursos de natureza vocacional, com dupla certificação, os seus efeitos de formação para os alunos e conhecer os desafios curriculares para os professores. As Novas Oportunidades pretendem ser uma via para jovens e adultos que querem obter uma certificação escolar do ensino básico e secundário e uma qualificação profissional, combatendo o abandono escolar e trazendo para o sistema aqueles que já o haviam abandonado. Será então legítimo perguntar que alterações significativas ocorrem, se as competências dos professores servem às finalidades dos cursos de áreas vocacionais e quais as suas necessidades de formação perante a novidade introduzida nos sistemas de ensino.
id UESB-7_5cc1ce5292881e44544686829518675c
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/602
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling O desafio das novas oportunidades educativas em PortugalAdultosDupla CertificaçãoEducaçãoNovas OportunidadesEste artigo, integrado numa dissertação de mestrado ainda não concluída, sobre as necessidades de formação de professores formadores dos Cursos de Novas Oportunidades, pretende evidenciar a experiência de uma alteração paradigmática ocorrida recentemente em Portugal quanto aos sistemas de ensino. Neste sentido, é necessário perceber e contextualizar os Centros de Novas Oportunidades, os seus princípios e finalidades. É nosso propósito caracterizar os cursos de natureza vocacional, com dupla certificação, os seus efeitos de formação para os alunos e conhecer os desafios curriculares para os professores. As Novas Oportunidades pretendem ser uma via para jovens e adultos que querem obter uma certificação escolar do ensino básico e secundário e uma qualificação profissional, combatendo o abandono escolar e trazendo para o sistema aqueles que já o haviam abandonado. Será então legítimo perguntar que alterações significativas ocorrem, se as competências dos professores servem às finalidades dos cursos de áreas vocacionais e quais as suas necessidades de formação perante a novidade introduzida nos sistemas de ensino.Edições UESB2020-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/602Práxis Educacional; v. 5 n. 7 (2009): Educação de Pessoas Jovens e Adultas; 73-95Práxis Educacional; Vol. 5 Núm. 7 (2009): Educação de Pessoas Jovens e Adultas; 73-95Práxis Educacional; Vol. 5 No. 7 (2009): Educação de Pessoas Jovens e Adultas; 73-952178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/602/495http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Maria Rosa de Brito Simões dos 2021-03-22T22:59:01Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/602Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T22:59:01Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv O desafio das novas oportunidades educativas em Portugal
title O desafio das novas oportunidades educativas em Portugal
spellingShingle O desafio das novas oportunidades educativas em Portugal
Santos, Maria Rosa de Brito Simões dos
Adultos
Dupla Certificação
Educação
Novas Oportunidades
title_short O desafio das novas oportunidades educativas em Portugal
title_full O desafio das novas oportunidades educativas em Portugal
title_fullStr O desafio das novas oportunidades educativas em Portugal
title_full_unstemmed O desafio das novas oportunidades educativas em Portugal
title_sort O desafio das novas oportunidades educativas em Portugal
author Santos, Maria Rosa de Brito Simões dos
author_facet Santos, Maria Rosa de Brito Simões dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Maria Rosa de Brito Simões dos
dc.subject.por.fl_str_mv Adultos
Dupla Certificação
Educação
Novas Oportunidades
topic Adultos
Dupla Certificação
Educação
Novas Oportunidades
description Este artigo, integrado numa dissertação de mestrado ainda não concluída, sobre as necessidades de formação de professores formadores dos Cursos de Novas Oportunidades, pretende evidenciar a experiência de uma alteração paradigmática ocorrida recentemente em Portugal quanto aos sistemas de ensino. Neste sentido, é necessário perceber e contextualizar os Centros de Novas Oportunidades, os seus princípios e finalidades. É nosso propósito caracterizar os cursos de natureza vocacional, com dupla certificação, os seus efeitos de formação para os alunos e conhecer os desafios curriculares para os professores. As Novas Oportunidades pretendem ser uma via para jovens e adultos que querem obter uma certificação escolar do ensino básico e secundário e uma qualificação profissional, combatendo o abandono escolar e trazendo para o sistema aqueles que já o haviam abandonado. Será então legítimo perguntar que alterações significativas ocorrem, se as competências dos professores servem às finalidades dos cursos de áreas vocacionais e quais as suas necessidades de formação perante a novidade introduzida nos sistemas de ensino.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/602
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/602
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/602/495
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 5 n. 7 (2009): Educação de Pessoas Jovens e Adultas; 73-95
Práxis Educacional; Vol. 5 Núm. 7 (2009): Educação de Pessoas Jovens e Adultas; 73-95
Práxis Educacional; Vol. 5 No. 7 (2009): Educação de Pessoas Jovens e Adultas; 73-95
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068815052308480