Experiencias desde la formación del alumnado de Ingeniería: historias de vida
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/883 |
Resumo: | Na Universidade Autônoma Metropolitana, unidade de Azcapotzalco, México, se levou a cabo (outono de 2013) a nova implementação de um novo tronco inter e multidisciplinar (TIM), na Divisão de Ciências Básicas e Engenharia, dos planos e programas de estudo das dez graduações em Engenharia, às qual busca a formação integral do alunado. No interior do tronco fornece-se até data um curso eletivo chamado "Poder e Gênero", cujo objetivo é que os alunos sejam capazes de ser vistos de uma perspectiva de gênero em suas vidas diárias, com impacto sobre a seu crescimento interno e, por sua vez, que isso se reflita nas tarefas da vida diária a partir de tolerância e empatia para a tomada de decisão e as relações com o seu ambiente e família. Como parte do processo e, portanto, a metodologia consistiu em desenvolver a sua história de vida durante o curso, a qual nas palavras dos estudantes criou uma conscientização e valorização da dimensão humana, uma mudança de paradigma para a tolerância entre os sexos, dentro e fora da universidade, o que equidade, além de emoções e sentimentos humanos têm ressurgido sem medo. |
id |
UESB-7_66dba4b6b515a8ba5ab251e692cc877a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/883 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Experiencias desde la formación del alumnado de Ingeniería: historias de vidaHistória de vidaFormação integralResiliênciaGêneroSentimentosNa Universidade Autônoma Metropolitana, unidade de Azcapotzalco, México, se levou a cabo (outono de 2013) a nova implementação de um novo tronco inter e multidisciplinar (TIM), na Divisão de Ciências Básicas e Engenharia, dos planos e programas de estudo das dez graduações em Engenharia, às qual busca a formação integral do alunado. No interior do tronco fornece-se até data um curso eletivo chamado "Poder e Gênero", cujo objetivo é que os alunos sejam capazes de ser vistos de uma perspectiva de gênero em suas vidas diárias, com impacto sobre a seu crescimento interno e, por sua vez, que isso se reflita nas tarefas da vida diária a partir de tolerância e empatia para a tomada de decisão e as relações com o seu ambiente e família. Como parte do processo e, portanto, a metodologia consistiu em desenvolver a sua história de vida durante o curso, a qual nas palavras dos estudantes criou uma conscientização e valorização da dimensão humana, uma mudança de paradigma para a tolerância entre os sexos, dentro e fora da universidade, o que equidade, além de emoções e sentimentos humanos têm ressurgido sem medo.Edições UESB2015-11-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/883Práxis Educacional; v. 12 n. 22 (2016): A Didática como Disciplina; 63-80Práxis Educacional; Vol. 12 Núm. 22 (2016): A Didática como Disciplina; 63-80Práxis Educacional; Vol. 12 No. 22 (2016): A Didática como Disciplina; 63-802178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/883/751Reborido, Alicia CidPérez, Sandra Martínezinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:06:18Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/883Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:06:18Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experiencias desde la formación del alumnado de Ingeniería: historias de vida |
title |
Experiencias desde la formación del alumnado de Ingeniería: historias de vida |
spellingShingle |
Experiencias desde la formación del alumnado de Ingeniería: historias de vida Reborido, Alicia Cid História de vida Formação integral Resiliência Gênero Sentimentos |
title_short |
Experiencias desde la formación del alumnado de Ingeniería: historias de vida |
title_full |
Experiencias desde la formación del alumnado de Ingeniería: historias de vida |
title_fullStr |
Experiencias desde la formación del alumnado de Ingeniería: historias de vida |
title_full_unstemmed |
Experiencias desde la formación del alumnado de Ingeniería: historias de vida |
title_sort |
Experiencias desde la formación del alumnado de Ingeniería: historias de vida |
author |
Reborido, Alicia Cid |
author_facet |
Reborido, Alicia Cid Pérez, Sandra Martínez |
author_role |
author |
author2 |
Pérez, Sandra Martínez |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reborido, Alicia Cid Pérez, Sandra Martínez |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História de vida Formação integral Resiliência Gênero Sentimentos |
topic |
História de vida Formação integral Resiliência Gênero Sentimentos |
description |
Na Universidade Autônoma Metropolitana, unidade de Azcapotzalco, México, se levou a cabo (outono de 2013) a nova implementação de um novo tronco inter e multidisciplinar (TIM), na Divisão de Ciências Básicas e Engenharia, dos planos e programas de estudo das dez graduações em Engenharia, às qual busca a formação integral do alunado. No interior do tronco fornece-se até data um curso eletivo chamado "Poder e Gênero", cujo objetivo é que os alunos sejam capazes de ser vistos de uma perspectiva de gênero em suas vidas diárias, com impacto sobre a seu crescimento interno e, por sua vez, que isso se reflita nas tarefas da vida diária a partir de tolerância e empatia para a tomada de decisão e as relações com o seu ambiente e família. Como parte do processo e, portanto, a metodologia consistiu em desenvolver a sua história de vida durante o curso, a qual nas palavras dos estudantes criou uma conscientização e valorização da dimensão humana, uma mudança de paradigma para a tolerância entre os sexos, dentro e fora da universidade, o que equidade, além de emoções e sentimentos humanos têm ressurgido sem medo. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/883 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/883 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/883/751 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 12 n. 22 (2016): A Didática como Disciplina; 63-80 Práxis Educacional; Vol. 12 Núm. 22 (2016): A Didática como Disciplina; 63-80 Práxis Educacional; Vol. 12 No. 22 (2016): A Didática como Disciplina; 63-80 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068816442720256 |