Experiencias desde la formación del alumnado de Ingeniería: historias de vida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reborido, Alicia Cid
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Pérez, Sandra Martínez
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/883
Resumo: Na Universidade Autônoma Metropolitana, unidade de Azcapotzalco, México, se levou a cabo (outono de 2013) a nova implementação de um novo tronco inter e multidisciplinar (TIM), na  Divisão de Ciências Básicas e Engenharia, dos planos e programas de estudo das dez graduações em Engenharia, às qual busca a formação integral do alunado. No interior do tronco fornece-se até data um curso eletivo chamado "Poder e Gênero", cujo objetivo é que os alunos sejam capazes de ser vistos de uma perspectiva de gênero em suas vidas diárias, com impacto sobre a seu crescimento interno e, por sua vez, que isso se reflita nas tarefas da vida diária a partir de tolerância e empatia para a tomada de decisão e as relações com o seu ambiente e família. Como parte do processo e, portanto, a metodologia consistiu em desenvolver a sua história de vida durante o curso, a qual nas palavras dos estudantes criou uma conscientização e valorização da dimensão humana, uma mudança de paradigma para a tolerância entre os sexos, dentro e fora da universidade, o que equidade, além de emoções e sentimentos humanos têm ressurgido sem medo.
id UESB-7_66dba4b6b515a8ba5ab251e692cc877a
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/883
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Experiencias desde la formación del alumnado de Ingeniería: historias de vidaHistória de vidaFormação integralResiliênciaGêneroSentimentosNa Universidade Autônoma Metropolitana, unidade de Azcapotzalco, México, se levou a cabo (outono de 2013) a nova implementação de um novo tronco inter e multidisciplinar (TIM), na  Divisão de Ciências Básicas e Engenharia, dos planos e programas de estudo das dez graduações em Engenharia, às qual busca a formação integral do alunado. No interior do tronco fornece-se até data um curso eletivo chamado "Poder e Gênero", cujo objetivo é que os alunos sejam capazes de ser vistos de uma perspectiva de gênero em suas vidas diárias, com impacto sobre a seu crescimento interno e, por sua vez, que isso se reflita nas tarefas da vida diária a partir de tolerância e empatia para a tomada de decisão e as relações com o seu ambiente e família. Como parte do processo e, portanto, a metodologia consistiu em desenvolver a sua história de vida durante o curso, a qual nas palavras dos estudantes criou uma conscientização e valorização da dimensão humana, uma mudança de paradigma para a tolerância entre os sexos, dentro e fora da universidade, o que equidade, além de emoções e sentimentos humanos têm ressurgido sem medo.Edições UESB2015-11-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/883Práxis Educacional; v. 12 n. 22 (2016): A Didática como Disciplina; 63-80Práxis Educacional; Vol. 12 Núm. 22 (2016): A Didática como Disciplina; 63-80Práxis Educacional; Vol. 12 No. 22 (2016): A Didática como Disciplina; 63-802178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/883/751Reborido, Alicia CidPérez, Sandra Martínezinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:06:18Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/883Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:06:18Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Experiencias desde la formación del alumnado de Ingeniería: historias de vida
title Experiencias desde la formación del alumnado de Ingeniería: historias de vida
spellingShingle Experiencias desde la formación del alumnado de Ingeniería: historias de vida
Reborido, Alicia Cid
História de vida
Formação integral
Resiliência
Gênero
Sentimentos
title_short Experiencias desde la formación del alumnado de Ingeniería: historias de vida
title_full Experiencias desde la formación del alumnado de Ingeniería: historias de vida
title_fullStr Experiencias desde la formación del alumnado de Ingeniería: historias de vida
title_full_unstemmed Experiencias desde la formación del alumnado de Ingeniería: historias de vida
title_sort Experiencias desde la formación del alumnado de Ingeniería: historias de vida
author Reborido, Alicia Cid
author_facet Reborido, Alicia Cid
Pérez, Sandra Martínez
author_role author
author2 Pérez, Sandra Martínez
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reborido, Alicia Cid
Pérez, Sandra Martínez
dc.subject.por.fl_str_mv História de vida
Formação integral
Resiliência
Gênero
Sentimentos
topic História de vida
Formação integral
Resiliência
Gênero
Sentimentos
description Na Universidade Autônoma Metropolitana, unidade de Azcapotzalco, México, se levou a cabo (outono de 2013) a nova implementação de um novo tronco inter e multidisciplinar (TIM), na  Divisão de Ciências Básicas e Engenharia, dos planos e programas de estudo das dez graduações em Engenharia, às qual busca a formação integral do alunado. No interior do tronco fornece-se até data um curso eletivo chamado "Poder e Gênero", cujo objetivo é que os alunos sejam capazes de ser vistos de uma perspectiva de gênero em suas vidas diárias, com impacto sobre a seu crescimento interno e, por sua vez, que isso se reflita nas tarefas da vida diária a partir de tolerância e empatia para a tomada de decisão e as relações com o seu ambiente e família. Como parte do processo e, portanto, a metodologia consistiu em desenvolver a sua história de vida durante o curso, a qual nas palavras dos estudantes criou uma conscientização e valorização da dimensão humana, uma mudança de paradigma para a tolerância entre os sexos, dentro e fora da universidade, o que equidade, além de emoções e sentimentos humanos têm ressurgido sem medo.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/883
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/883
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/883/751
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 12 n. 22 (2016): A Didática como Disciplina; 63-80
Práxis Educacional; Vol. 12 Núm. 22 (2016): A Didática como Disciplina; 63-80
Práxis Educacional; Vol. 12 No. 22 (2016): A Didática como Disciplina; 63-80
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068816442720256