“OS COMENTÁRIOS É QUE VALERAM A PENA”: PRÁTICAS DE LETRAMENTO E HETERONORMATIVIDADE EM REDE SOCIAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cadilhe, Alexandre José
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: de Castro, Roney Polato
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5693
Resumo: Temos como objetivo construir uma compreensão sobre como práticas de letramento constituem-se de modo potente para produção de posicionamentos sobre o mundo social, a partir de análise de comentários publicados em uma rede social. Considerando-se a situacionalidade do evento de letramento em voga – os comentários de uma revista de educação tematizando questões de gênero e sexualidade – temos ainda o propósito de analisar como a heteronormatividade é justificada ou mantida como um enquadre epistêmico nos posicionamentos dos enunciadores dos comentários. Como resultados, apontamos que os comentários tomam como base mais a leitura de comentários anteriores do que o artefato publicado em si, bem como a religiosidade apresenta-se como uma episteme evocada para justificar posicionamentos conservadores que negam outras formas de viver o mundo social que não na ordem heteronormativa. Concluímos com alguns desafios que são postos ao campo da educação e dos estudos da linguagem.
id UESB-7_6ba03eb9c5240d1c0736a47e14d6c564
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5693
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling “OS COMENTÁRIOS É QUE VALERAM A PENA”: PRÁTICAS DE LETRAMENTO E HETERONORMATIVIDADE EM REDE SOCIAL"THE COMMENTS THAT WERE VALID": LITERACY PRACTICES AND HETERONORMATIVITY IN SOCIAL NETWORK“LOS COMENTARIOS FUE PAGABLES”: LETRAS DE REDES SOCIALES Y PRÁCTICAS DE HETERONORMATIVIDADLetramentoRede SocialHeteronormatividadeEducaçãoLetramentoRed socialHeteronormatividadEducaciónLiteracySocial networkHeteronormativityEducationTemos como objetivo construir uma compreensão sobre como práticas de letramento constituem-se de modo potente para produção de posicionamentos sobre o mundo social, a partir de análise de comentários publicados em uma rede social. Considerando-se a situacionalidade do evento de letramento em voga – os comentários de uma revista de educação tematizando questões de gênero e sexualidade – temos ainda o propósito de analisar como a heteronormatividade é justificada ou mantida como um enquadre epistêmico nos posicionamentos dos enunciadores dos comentários. Como resultados, apontamos que os comentários tomam como base mais a leitura de comentários anteriores do que o artefato publicado em si, bem como a religiosidade apresenta-se como uma episteme evocada para justificar posicionamentos conservadores que negam outras formas de viver o mundo social que não na ordem heteronormativa. Concluímos com alguns desafios que são postos ao campo da educação e dos estudos da linguagem.Tenemos como objetivo construir una comprensión sobre cómo prácticas de letramento se constituyen de modo potente para la producción de posicionamientos sobre el mundo social, a partir del análisis de comentarios publicados en una red social. En cuanto a la situacionalidad del evento de letramento en boga - los comentarios de una revista de educación tematizando cuestiones de género y sexualidad - todavía tenemos el propósito de analizar cómo la heteronormatividad es justificada o mantenida como un encuadre epistémico en los posicionamientos de los enunciadores de los comentarios. Como resultados, apuntamos que los comentarios toman como base más la lectura de comentarios anteriores que el artefacto publicado en sí, así como la religiosidad se presenta como una episteme evocada para justificar posicionamientos conservadores que niegan otras formas de vivir el mundo social que no en el orden heteronormativo. Concluimos con algunos desafíos que se plantean al campo de la educación y de los estudios del lenguaje.We aim to build an understanding of how literacy practices are potent for producing positionings on the social world, based on the analysis of comments published in a social network. Considering the situationality of the literacy event in vogue - the comments of an education journal thematizing issues of gender and sexuality - we also intend to analyze how heteronormativity is justified or maintained as an epistemic frame in the positioning of the enunciators of the comments. As a result, we point out that the comments are based more on the reading of previous comments than the artifact published in itself, and religiosity presents itself as an episteme evoked to justify conservative positions that deny other forms of living the social world that do not in the heteronormative order. We conclude with some challenges that are put in the field of education and language studies.Edições UESB2019-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/569310.22481/praxisedu.v15i35.5693Práxis Educacional; v. 15 n. 35 (2019): out/dez. Dossiê temático: Ensinar e Aprender: Metodologias e Estratégias; 470-489Práxis Educacional; Vol. 15 Núm. 35 (2019): out/dez. Dossiê temático: Ensinar e Aprender: Metodologias e Estratégias; 470-489Práxis Educacional; Vol. 15 No. 35 (2019): out/dez. Dossiê temático: Ensinar e Aprender: Metodologias e Estratégias; 470-4892178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5693/4305Cadilhe, Alexandre Joséde Castro, Roney Polatoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:19:33Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5693Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:19:33Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv “OS COMENTÁRIOS É QUE VALERAM A PENA”: PRÁTICAS DE LETRAMENTO E HETERONORMATIVIDADE EM REDE SOCIAL
"THE COMMENTS THAT WERE VALID": LITERACY PRACTICES AND HETERONORMATIVITY IN SOCIAL NETWORK
“LOS COMENTARIOS FUE PAGABLES”: LETRAS DE REDES SOCIALES Y PRÁCTICAS DE HETERONORMATIVIDAD
title “OS COMENTÁRIOS É QUE VALERAM A PENA”: PRÁTICAS DE LETRAMENTO E HETERONORMATIVIDADE EM REDE SOCIAL
spellingShingle “OS COMENTÁRIOS É QUE VALERAM A PENA”: PRÁTICAS DE LETRAMENTO E HETERONORMATIVIDADE EM REDE SOCIAL
Cadilhe, Alexandre José
Letramento
Rede Social
Heteronormatividade
Educação
Letramento
Red social
Heteronormatividad
Educación
Literacy
Social network
Heteronormativity
Education
title_short “OS COMENTÁRIOS É QUE VALERAM A PENA”: PRÁTICAS DE LETRAMENTO E HETERONORMATIVIDADE EM REDE SOCIAL
title_full “OS COMENTÁRIOS É QUE VALERAM A PENA”: PRÁTICAS DE LETRAMENTO E HETERONORMATIVIDADE EM REDE SOCIAL
title_fullStr “OS COMENTÁRIOS É QUE VALERAM A PENA”: PRÁTICAS DE LETRAMENTO E HETERONORMATIVIDADE EM REDE SOCIAL
title_full_unstemmed “OS COMENTÁRIOS É QUE VALERAM A PENA”: PRÁTICAS DE LETRAMENTO E HETERONORMATIVIDADE EM REDE SOCIAL
title_sort “OS COMENTÁRIOS É QUE VALERAM A PENA”: PRÁTICAS DE LETRAMENTO E HETERONORMATIVIDADE EM REDE SOCIAL
author Cadilhe, Alexandre José
author_facet Cadilhe, Alexandre José
de Castro, Roney Polato
author_role author
author2 de Castro, Roney Polato
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cadilhe, Alexandre José
de Castro, Roney Polato
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento
Rede Social
Heteronormatividade
Educação
Letramento
Red social
Heteronormatividad
Educación
Literacy
Social network
Heteronormativity
Education
topic Letramento
Rede Social
Heteronormatividade
Educação
Letramento
Red social
Heteronormatividad
Educación
Literacy
Social network
Heteronormativity
Education
description Temos como objetivo construir uma compreensão sobre como práticas de letramento constituem-se de modo potente para produção de posicionamentos sobre o mundo social, a partir de análise de comentários publicados em uma rede social. Considerando-se a situacionalidade do evento de letramento em voga – os comentários de uma revista de educação tematizando questões de gênero e sexualidade – temos ainda o propósito de analisar como a heteronormatividade é justificada ou mantida como um enquadre epistêmico nos posicionamentos dos enunciadores dos comentários. Como resultados, apontamos que os comentários tomam como base mais a leitura de comentários anteriores do que o artefato publicado em si, bem como a religiosidade apresenta-se como uma episteme evocada para justificar posicionamentos conservadores que negam outras formas de viver o mundo social que não na ordem heteronormativa. Concluímos com alguns desafios que são postos ao campo da educação e dos estudos da linguagem.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5693
10.22481/praxisedu.v15i35.5693
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5693
identifier_str_mv 10.22481/praxisedu.v15i35.5693
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5693/4305
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 15 n. 35 (2019): out/dez. Dossiê temático: Ensinar e Aprender: Metodologias e Estratégias; 470-489
Práxis Educacional; Vol. 15 Núm. 35 (2019): out/dez. Dossiê temático: Ensinar e Aprender: Metodologias e Estratégias; 470-489
Práxis Educacional; Vol. 15 No. 35 (2019): out/dez. Dossiê temático: Ensinar e Aprender: Metodologias e Estratégias; 470-489
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068818104713216