TRANSFORMANDO LA CLASE UNIVERSITÁRIA: EL USO DE PHOTOVOICE COMO HERRAMIENTA METODOLÓGICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Steren dos Santos, Bettina
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Musanti, Sandra Ines
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6514
Resumo: Melhorar as práticas de ensino na Educação Superior requer uma compreensão do impacto das inovações pedagógicas na aprendizagem dos estudantes, analisando as implicações teóricas e a relação entre criatividade, motivação e aprendizado. Este artigo descreve uma experiência pedagógica que integra o Photovoice, uma estratégia originalmente projetada para combinar fotografia com narração digital e participação social. Essa experiência ocorreu em um curso de mestrado online para educadores, de uma universidade no sul dos Estados Unidos. O uso do Photovoice permitiu aos alunos explorar questões de equidade, justiça social e educação através de imagens digitais como elemento mediador da aprendizagem e representação de significados. Do ponto de vista da formação de professores, esse projeto visa modelar formas alternativas de ensino e aprendizagem, integrando as várias tecnologias que fazem parte do mundo cotidiano dos estudantes.   What do you want to do ? New mailCopy   What do you want to do ? New mailCopy
id UESB-7_72b2f44f95c3f1991e916ac99b40a592
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6514
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling TRANSFORMANDO LA CLASE UNIVERSITÁRIA: EL USO DE PHOTOVOICE COMO HERRAMIENTA METODOLÓGICATRANFORMING THE UNIVERSITY CLASSROOM: THE USE OF PHOTOVOICE AS A METHODOLOGICAL TOOLTRANSFORMANDO A SALA DE AULA UNIVERSITÁRIA: O USO DO PHOTOVOICE COMO FERMENTA METODOLÓGICAEducação Superior Metodologia de EnsinoPhotovoiceHigher EducationTeaching MethodologyPhotovoiceEducación SuperiorMetodología de EnseñanzaPhotovoiceMelhorar as práticas de ensino na Educação Superior requer uma compreensão do impacto das inovações pedagógicas na aprendizagem dos estudantes, analisando as implicações teóricas e a relação entre criatividade, motivação e aprendizado. Este artigo descreve uma experiência pedagógica que integra o Photovoice, uma estratégia originalmente projetada para combinar fotografia com narração digital e participação social. Essa experiência ocorreu em um curso de mestrado online para educadores, de uma universidade no sul dos Estados Unidos. O uso do Photovoice permitiu aos alunos explorar questões de equidade, justiça social e educação através de imagens digitais como elemento mediador da aprendizagem e representação de significados. Do ponto de vista da formação de professores, esse projeto visa modelar formas alternativas de ensino e aprendizagem, integrando as várias tecnologias que fazem parte do mundo cotidiano dos estudantes.   What do you want to do ? New mailCopy   What do you want to do ? New mailCopy Mejorar las prácticas docentes en la educación superior requiere una comprensión del impacto de las innovaciones pedagógicas en el aprendizaje de los estudiantes, analizando las implicaciones teóricas y el entrecruzamiento de la creatividad, motivación y aprendizaje. Este artículo describe una experiencia pedagógica que integra Photovoice, una estrategia originalmente diseñada para combinar la fotografía con la narración digital y la participación social. Esta experiencia tuvo lugar en un curso de maestría en línea para educadores en una universidad del sur de los Estados Unidos. El uso del Photovoice permitió que los alumnos exploraran cuestiones de equidad, justicia social y educación a través de imágenes digitales como el elemento mediador del aprendizaje y de representación de significados. Desde el punto de vista de la formación del profesorado, este proyecto tiene como objetivo modelar formas alternativas de enseñanza y aprendizaje, integrando las diversas tecnologías que forman parte del mundo cotidiano de los estudiantes.   What do you want to do ? New mailCopy   What do you want to do ? New mailCopy Improving teaching practices in higher education requires an understanding of the impact of pedagogical innovations in student learning through the analysis of the theoretical implications and the articulation of creativity, motivation and learning. This article describes a pedagogical experience that integrates the use of Photovoice, a strategy originally designed to combine photography with digital narration and social participation. This experience was implemented in an online master's course for educators at a southern university in the United States. The use of Photovoice allowed students to explore issues of equity, social justice and education through digital images as the mediating element to support the learning process and the representation of meanings. From a teacher education perspective, this project aims at modeling alternative and innovative forms of teaching and learning, integrating technologies that are part of the students' everyday world.   What do you want to do ? New mailCopy   What do you want to do ? New mailCopy Edições UESB2020-09-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/651410.22481/praxisedu.v16i41.6514Práxis Educacional; v. 16 n. 41 (2020): Edição Especial (set): POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR; 525-542Práxis Educacional; Vol. 16 Núm. 41 (2020): Edição Especial (set): POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR; 525-542Práxis Educacional; Vol. 16 No. 41 (2020): Edição Especial (set): POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR; 525-5422178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6514/36Copyright (c) 2020 Práxis Educacionalhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSteren dos Santos, Bettina Musanti, Sandra Ines2021-03-22T23:22:39Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6514Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:22:39Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv TRANSFORMANDO LA CLASE UNIVERSITÁRIA: EL USO DE PHOTOVOICE COMO HERRAMIENTA METODOLÓGICA
TRANFORMING THE UNIVERSITY CLASSROOM: THE USE OF PHOTOVOICE AS A METHODOLOGICAL TOOL
TRANSFORMANDO A SALA DE AULA UNIVERSITÁRIA: O USO DO PHOTOVOICE COMO FERMENTA METODOLÓGICA
title TRANSFORMANDO LA CLASE UNIVERSITÁRIA: EL USO DE PHOTOVOICE COMO HERRAMIENTA METODOLÓGICA
spellingShingle TRANSFORMANDO LA CLASE UNIVERSITÁRIA: EL USO DE PHOTOVOICE COMO HERRAMIENTA METODOLÓGICA
Steren dos Santos, Bettina
Educação Superior
Metodologia de Ensino
Photovoice
Higher Education
Teaching Methodology
Photovoice
Educación Superior
Metodología de Enseñanza
Photovoice
title_short TRANSFORMANDO LA CLASE UNIVERSITÁRIA: EL USO DE PHOTOVOICE COMO HERRAMIENTA METODOLÓGICA
title_full TRANSFORMANDO LA CLASE UNIVERSITÁRIA: EL USO DE PHOTOVOICE COMO HERRAMIENTA METODOLÓGICA
title_fullStr TRANSFORMANDO LA CLASE UNIVERSITÁRIA: EL USO DE PHOTOVOICE COMO HERRAMIENTA METODOLÓGICA
title_full_unstemmed TRANSFORMANDO LA CLASE UNIVERSITÁRIA: EL USO DE PHOTOVOICE COMO HERRAMIENTA METODOLÓGICA
title_sort TRANSFORMANDO LA CLASE UNIVERSITÁRIA: EL USO DE PHOTOVOICE COMO HERRAMIENTA METODOLÓGICA
author Steren dos Santos, Bettina
author_facet Steren dos Santos, Bettina
Musanti, Sandra Ines
author_role author
author2 Musanti, Sandra Ines
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Steren dos Santos, Bettina
Musanti, Sandra Ines
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Superior
Metodologia de Ensino
Photovoice
Higher Education
Teaching Methodology
Photovoice
Educación Superior
Metodología de Enseñanza
Photovoice
topic Educação Superior
Metodologia de Ensino
Photovoice
Higher Education
Teaching Methodology
Photovoice
Educación Superior
Metodología de Enseñanza
Photovoice
description Melhorar as práticas de ensino na Educação Superior requer uma compreensão do impacto das inovações pedagógicas na aprendizagem dos estudantes, analisando as implicações teóricas e a relação entre criatividade, motivação e aprendizado. Este artigo descreve uma experiência pedagógica que integra o Photovoice, uma estratégia originalmente projetada para combinar fotografia com narração digital e participação social. Essa experiência ocorreu em um curso de mestrado online para educadores, de uma universidade no sul dos Estados Unidos. O uso do Photovoice permitiu aos alunos explorar questões de equidade, justiça social e educação através de imagens digitais como elemento mediador da aprendizagem e representação de significados. Do ponto de vista da formação de professores, esse projeto visa modelar formas alternativas de ensino e aprendizagem, integrando as várias tecnologias que fazem parte do mundo cotidiano dos estudantes.   What do you want to do ? New mailCopy   What do you want to do ? New mailCopy
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6514
10.22481/praxisedu.v16i41.6514
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6514
identifier_str_mv 10.22481/praxisedu.v16i41.6514
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6514/36
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Práxis Educacional
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Práxis Educacional
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 16 n. 41 (2020): Edição Especial (set): POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR; 525-542
Práxis Educacional; Vol. 16 Núm. 41 (2020): Edição Especial (set): POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR; 525-542
Práxis Educacional; Vol. 16 No. 41 (2020): Edição Especial (set): POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR; 525-542
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068819515047936