TRANSFORMANDO LA CLASE UNIVERSITÁRIA: EL USO DE PHOTOVOICE COMO HERRAMIENTA METODOLÓGICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6514 |
Resumo: | Melhorar as práticas de ensino na Educação Superior requer uma compreensão do impacto das inovações pedagógicas na aprendizagem dos estudantes, analisando as implicações teóricas e a relação entre criatividade, motivação e aprendizado. Este artigo descreve uma experiência pedagógica que integra o Photovoice, uma estratégia originalmente projetada para combinar fotografia com narração digital e participação social. Essa experiência ocorreu em um curso de mestrado online para educadores, de uma universidade no sul dos Estados Unidos. O uso do Photovoice permitiu aos alunos explorar questões de equidade, justiça social e educação através de imagens digitais como elemento mediador da aprendizagem e representação de significados. Do ponto de vista da formação de professores, esse projeto visa modelar formas alternativas de ensino e aprendizagem, integrando as várias tecnologias que fazem parte do mundo cotidiano dos estudantes. What do you want to do ? New mailCopy What do you want to do ? New mailCopy |
id |
UESB-7_72b2f44f95c3f1991e916ac99b40a592 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6514 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
TRANSFORMANDO LA CLASE UNIVERSITÁRIA: EL USO DE PHOTOVOICE COMO HERRAMIENTA METODOLÓGICATRANFORMING THE UNIVERSITY CLASSROOM: THE USE OF PHOTOVOICE AS A METHODOLOGICAL TOOLTRANSFORMANDO A SALA DE AULA UNIVERSITÁRIA: O USO DO PHOTOVOICE COMO FERMENTA METODOLÓGICAEducação Superior Metodologia de EnsinoPhotovoiceHigher EducationTeaching MethodologyPhotovoiceEducación SuperiorMetodología de EnseñanzaPhotovoiceMelhorar as práticas de ensino na Educação Superior requer uma compreensão do impacto das inovações pedagógicas na aprendizagem dos estudantes, analisando as implicações teóricas e a relação entre criatividade, motivação e aprendizado. Este artigo descreve uma experiência pedagógica que integra o Photovoice, uma estratégia originalmente projetada para combinar fotografia com narração digital e participação social. Essa experiência ocorreu em um curso de mestrado online para educadores, de uma universidade no sul dos Estados Unidos. O uso do Photovoice permitiu aos alunos explorar questões de equidade, justiça social e educação através de imagens digitais como elemento mediador da aprendizagem e representação de significados. Do ponto de vista da formação de professores, esse projeto visa modelar formas alternativas de ensino e aprendizagem, integrando as várias tecnologias que fazem parte do mundo cotidiano dos estudantes. What do you want to do ? New mailCopy What do you want to do ? New mailCopy Mejorar las prácticas docentes en la educación superior requiere una comprensión del impacto de las innovaciones pedagógicas en el aprendizaje de los estudiantes, analizando las implicaciones teóricas y el entrecruzamiento de la creatividad, motivación y aprendizaje. Este artículo describe una experiencia pedagógica que integra Photovoice, una estrategia originalmente diseñada para combinar la fotografía con la narración digital y la participación social. Esta experiencia tuvo lugar en un curso de maestría en línea para educadores en una universidad del sur de los Estados Unidos. El uso del Photovoice permitió que los alumnos exploraran cuestiones de equidad, justicia social y educación a través de imágenes digitales como el elemento mediador del aprendizaje y de representación de significados. Desde el punto de vista de la formación del profesorado, este proyecto tiene como objetivo modelar formas alternativas de enseñanza y aprendizaje, integrando las diversas tecnologías que forman parte del mundo cotidiano de los estudiantes. What do you want to do ? New mailCopy What do you want to do ? New mailCopy Improving teaching practices in higher education requires an understanding of the impact of pedagogical innovations in student learning through the analysis of the theoretical implications and the articulation of creativity, motivation and learning. This article describes a pedagogical experience that integrates the use of Photovoice, a strategy originally designed to combine photography with digital narration and social participation. This experience was implemented in an online master's course for educators at a southern university in the United States. The use of Photovoice allowed students to explore issues of equity, social justice and education through digital images as the mediating element to support the learning process and the representation of meanings. From a teacher education perspective, this project aims at modeling alternative and innovative forms of teaching and learning, integrating technologies that are part of the students' everyday world. What do you want to do ? New mailCopy What do you want to do ? New mailCopy Edições UESB2020-09-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/651410.22481/praxisedu.v16i41.6514Práxis Educacional; v. 16 n. 41 (2020): Edição Especial (set): POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR; 525-542Práxis Educacional; Vol. 16 Núm. 41 (2020): Edição Especial (set): POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR; 525-542Práxis Educacional; Vol. 16 No. 41 (2020): Edição Especial (set): POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR; 525-5422178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6514/36Copyright (c) 2020 Práxis Educacionalhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSteren dos Santos, Bettina Musanti, Sandra Ines2021-03-22T23:22:39Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6514Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:22:39Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TRANSFORMANDO LA CLASE UNIVERSITÁRIA: EL USO DE PHOTOVOICE COMO HERRAMIENTA METODOLÓGICA TRANFORMING THE UNIVERSITY CLASSROOM: THE USE OF PHOTOVOICE AS A METHODOLOGICAL TOOL TRANSFORMANDO A SALA DE AULA UNIVERSITÁRIA: O USO DO PHOTOVOICE COMO FERMENTA METODOLÓGICA |
title |
TRANSFORMANDO LA CLASE UNIVERSITÁRIA: EL USO DE PHOTOVOICE COMO HERRAMIENTA METODOLÓGICA |
spellingShingle |
TRANSFORMANDO LA CLASE UNIVERSITÁRIA: EL USO DE PHOTOVOICE COMO HERRAMIENTA METODOLÓGICA Steren dos Santos, Bettina Educação Superior Metodologia de Ensino Photovoice Higher Education Teaching Methodology Photovoice Educación Superior Metodología de Enseñanza Photovoice |
title_short |
TRANSFORMANDO LA CLASE UNIVERSITÁRIA: EL USO DE PHOTOVOICE COMO HERRAMIENTA METODOLÓGICA |
title_full |
TRANSFORMANDO LA CLASE UNIVERSITÁRIA: EL USO DE PHOTOVOICE COMO HERRAMIENTA METODOLÓGICA |
title_fullStr |
TRANSFORMANDO LA CLASE UNIVERSITÁRIA: EL USO DE PHOTOVOICE COMO HERRAMIENTA METODOLÓGICA |
title_full_unstemmed |
TRANSFORMANDO LA CLASE UNIVERSITÁRIA: EL USO DE PHOTOVOICE COMO HERRAMIENTA METODOLÓGICA |
title_sort |
TRANSFORMANDO LA CLASE UNIVERSITÁRIA: EL USO DE PHOTOVOICE COMO HERRAMIENTA METODOLÓGICA |
author |
Steren dos Santos, Bettina |
author_facet |
Steren dos Santos, Bettina Musanti, Sandra Ines |
author_role |
author |
author2 |
Musanti, Sandra Ines |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Steren dos Santos, Bettina Musanti, Sandra Ines |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Superior Metodologia de Ensino Photovoice Higher Education Teaching Methodology Photovoice Educación Superior Metodología de Enseñanza Photovoice |
topic |
Educação Superior Metodologia de Ensino Photovoice Higher Education Teaching Methodology Photovoice Educación Superior Metodología de Enseñanza Photovoice |
description |
Melhorar as práticas de ensino na Educação Superior requer uma compreensão do impacto das inovações pedagógicas na aprendizagem dos estudantes, analisando as implicações teóricas e a relação entre criatividade, motivação e aprendizado. Este artigo descreve uma experiência pedagógica que integra o Photovoice, uma estratégia originalmente projetada para combinar fotografia com narração digital e participação social. Essa experiência ocorreu em um curso de mestrado online para educadores, de uma universidade no sul dos Estados Unidos. O uso do Photovoice permitiu aos alunos explorar questões de equidade, justiça social e educação através de imagens digitais como elemento mediador da aprendizagem e representação de significados. Do ponto de vista da formação de professores, esse projeto visa modelar formas alternativas de ensino e aprendizagem, integrando as várias tecnologias que fazem parte do mundo cotidiano dos estudantes. What do you want to do ? New mailCopy What do you want to do ? New mailCopy |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6514 10.22481/praxisedu.v16i41.6514 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6514 |
identifier_str_mv |
10.22481/praxisedu.v16i41.6514 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6514/36 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Práxis Educacional http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Práxis Educacional http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 16 n. 41 (2020): Edição Especial (set): POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR; 525-542 Práxis Educacional; Vol. 16 Núm. 41 (2020): Edição Especial (set): POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR; 525-542 Práxis Educacional; Vol. 16 No. 41 (2020): Edição Especial (set): POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR; 525-542 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068819515047936 |