NUNCA NOS SONHARAM: POLÍTICAS E POÉTICAS DA RESISTÊNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Breder, Debora
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Hermont Loures Valle, Letícia, Eppinghaus de Figueiredo, Maria Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5217
Resumo: Este artigo propõe uma reflexão sobre a mise-en-scène do tema da educação pública no documentário Nunca me sonharam (2017), de Cacau Rhoden, protagonizado por jovens que cursam o ensino médio em escolas públicas de diferentes regiões do Brasil. Analisa-se a narrativa fílmica, em sua retórica político-estética, tanto em relação ao discurso do autor sobre a sua obra quanto em relação aos contextos sociais de produção e recepção do longa-metragem. Busca-se, a partir dessa análise relacional, apreender as possíveis tensões que revelam as lutas simbólicas pela disputa de seu significado, considerando que o documentário foi realizado no quadro do programa “Jovem de Futuro”, do Instituto Unibanco, e justamente no contexto das discussões sobre a reforma do ensino médio
id UESB-7_7a1c3aa098e7ae9cefa111085f38ba8c
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5217
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling NUNCA NOS SONHARAM: POLÍTICAS E POÉTICAS DA RESISTÊNCIATHEY HAVE NEVER DREAMED OF US: POLITICS AND POETICS OF RESISTANCENUNCA NOS SOÑARON: POLÍTICAS Y POÉTICAS DE LA RESISTENCIAEducação públicaEnsino médioNunca me sonharamEducación públicaEscuela secundariaNunca me sonharamPublic educationHigh schoolNunca me sonharamEste artigo propõe uma reflexão sobre a mise-en-scène do tema da educação pública no documentário Nunca me sonharam (2017), de Cacau Rhoden, protagonizado por jovens que cursam o ensino médio em escolas públicas de diferentes regiões do Brasil. Analisa-se a narrativa fílmica, em sua retórica político-estética, tanto em relação ao discurso do autor sobre a sua obra quanto em relação aos contextos sociais de produção e recepção do longa-metragem. Busca-se, a partir dessa análise relacional, apreender as possíveis tensões que revelam as lutas simbólicas pela disputa de seu significado, considerando que o documentário foi realizado no quadro do programa “Jovem de Futuro”, do Instituto Unibanco, e justamente no contexto das discussões sobre a reforma do ensino médioEste artículo propone una reflexión sobre la puesta en escena del tema de la educación pública en el documental Nunca me sonharam (2017), de Cacau Rhoden, protagonizado por jóvenes que asisten a la escuela secundaria en escuelas públicas de diferentes regiones de Brasil. Analizamos la narrativa fílmica, en su retórica político-estética, tanto en relación con el discurso del autor sobre su obra como en relación con los contextos sociales de producción y recepción del largometraje. A partir de este análisis relacional, buscamos aprehender las posibles tensiones que revelan las luchas simbólicas para la disputa de su significado, considerando que el documental se llevó a cabo en el marco del programa "Jovem do Futuro" del Instituto Unibanco, y en el contexto de los debates sobre la reforma de la escuela secundaria.This article proposes a reflection on the “mise-en-scène” of the public education theme in the documentary Nunca me sonharam (2017), by Cacau Rhoden, starred by young people who attend public high schools in different Brazilian regions. The film narrative is analyzed in its political-aesthetic rhetoric, both in relation to the author's discourse on his work and in relation to the social contexts of production and reception of the feature film. From this relational analysis, we seek to understand the possible tensions that reveal the symbolic struggles for the dispute of its meaning, considering that the documentary was realized as a part of the "Young of the Future" program, sponsored by Unibanco Institute, and precisely in the context of the discussions about high school reform.Edições UESB2020-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/521710.22481/praxisedu.v16i39.5217Práxis Educacional; v. 16 n. 39 (2020): Formação Docente, Práticas Pedagógicas e Relações Raciais e de Gênero (abr/jun); 473-495Práxis Educacional; Vol. 16 Núm. 39 (2020): Formação Docente, Práticas Pedagógicas e Relações Raciais e de Gênero (abr/jun); 473-495Práxis Educacional; Vol. 16 No. 39 (2020): Formação Docente, Práticas Pedagógicas e Relações Raciais e de Gênero (abr/jun); 473-4952178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5217/4713Copyright (c) 2020 Práxis Educacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessBreder, DeboraHermont Loures Valle, LetíciaEppinghaus de Figueiredo, Maria Paula2021-03-22T23:21:41Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5217Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:21:41Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv NUNCA NOS SONHARAM: POLÍTICAS E POÉTICAS DA RESISTÊNCIA
THEY HAVE NEVER DREAMED OF US: POLITICS AND POETICS OF RESISTANCE
NUNCA NOS SOÑARON: POLÍTICAS Y POÉTICAS DE LA RESISTENCIA
title NUNCA NOS SONHARAM: POLÍTICAS E POÉTICAS DA RESISTÊNCIA
spellingShingle NUNCA NOS SONHARAM: POLÍTICAS E POÉTICAS DA RESISTÊNCIA
Breder, Debora
Educação pública
Ensino médio
Nunca me sonharam
Educación pública
Escuela secundaria
Nunca me sonharam
Public education
High school
Nunca me sonharam
title_short NUNCA NOS SONHARAM: POLÍTICAS E POÉTICAS DA RESISTÊNCIA
title_full NUNCA NOS SONHARAM: POLÍTICAS E POÉTICAS DA RESISTÊNCIA
title_fullStr NUNCA NOS SONHARAM: POLÍTICAS E POÉTICAS DA RESISTÊNCIA
title_full_unstemmed NUNCA NOS SONHARAM: POLÍTICAS E POÉTICAS DA RESISTÊNCIA
title_sort NUNCA NOS SONHARAM: POLÍTICAS E POÉTICAS DA RESISTÊNCIA
author Breder, Debora
author_facet Breder, Debora
Hermont Loures Valle, Letícia
Eppinghaus de Figueiredo, Maria Paula
author_role author
author2 Hermont Loures Valle, Letícia
Eppinghaus de Figueiredo, Maria Paula
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Breder, Debora
Hermont Loures Valle, Letícia
Eppinghaus de Figueiredo, Maria Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pública
Ensino médio
Nunca me sonharam
Educación pública
Escuela secundaria
Nunca me sonharam
Public education
High school
Nunca me sonharam
topic Educação pública
Ensino médio
Nunca me sonharam
Educación pública
Escuela secundaria
Nunca me sonharam
Public education
High school
Nunca me sonharam
description Este artigo propõe uma reflexão sobre a mise-en-scène do tema da educação pública no documentário Nunca me sonharam (2017), de Cacau Rhoden, protagonizado por jovens que cursam o ensino médio em escolas públicas de diferentes regiões do Brasil. Analisa-se a narrativa fílmica, em sua retórica político-estética, tanto em relação ao discurso do autor sobre a sua obra quanto em relação aos contextos sociais de produção e recepção do longa-metragem. Busca-se, a partir dessa análise relacional, apreender as possíveis tensões que revelam as lutas simbólicas pela disputa de seu significado, considerando que o documentário foi realizado no quadro do programa “Jovem de Futuro”, do Instituto Unibanco, e justamente no contexto das discussões sobre a reforma do ensino médio
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5217
10.22481/praxisedu.v16i39.5217
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5217
identifier_str_mv 10.22481/praxisedu.v16i39.5217
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5217/4713
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Práxis Educacional
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Práxis Educacional
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 16 n. 39 (2020): Formação Docente, Práticas Pedagógicas e Relações Raciais e de Gênero (abr/jun); 473-495
Práxis Educacional; Vol. 16 Núm. 39 (2020): Formação Docente, Práticas Pedagógicas e Relações Raciais e de Gênero (abr/jun); 473-495
Práxis Educacional; Vol. 16 No. 39 (2020): Formação Docente, Práticas Pedagógicas e Relações Raciais e de Gênero (abr/jun); 473-495
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068817512267776