NUNCA NOS SONHARAM: POLÍTICAS E POÉTICAS DA RESISTÊNCIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5217 |
Resumo: | Este artigo propõe uma reflexão sobre a mise-en-scène do tema da educação pública no documentário Nunca me sonharam (2017), de Cacau Rhoden, protagonizado por jovens que cursam o ensino médio em escolas públicas de diferentes regiões do Brasil. Analisa-se a narrativa fílmica, em sua retórica político-estética, tanto em relação ao discurso do autor sobre a sua obra quanto em relação aos contextos sociais de produção e recepção do longa-metragem. Busca-se, a partir dessa análise relacional, apreender as possíveis tensões que revelam as lutas simbólicas pela disputa de seu significado, considerando que o documentário foi realizado no quadro do programa “Jovem de Futuro”, do Instituto Unibanco, e justamente no contexto das discussões sobre a reforma do ensino médio |
id |
UESB-7_7a1c3aa098e7ae9cefa111085f38ba8c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5217 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
NUNCA NOS SONHARAM: POLÍTICAS E POÉTICAS DA RESISTÊNCIATHEY HAVE NEVER DREAMED OF US: POLITICS AND POETICS OF RESISTANCENUNCA NOS SOÑARON: POLÍTICAS Y POÉTICAS DE LA RESISTENCIAEducação públicaEnsino médioNunca me sonharamEducación públicaEscuela secundariaNunca me sonharamPublic educationHigh schoolNunca me sonharamEste artigo propõe uma reflexão sobre a mise-en-scène do tema da educação pública no documentário Nunca me sonharam (2017), de Cacau Rhoden, protagonizado por jovens que cursam o ensino médio em escolas públicas de diferentes regiões do Brasil. Analisa-se a narrativa fílmica, em sua retórica político-estética, tanto em relação ao discurso do autor sobre a sua obra quanto em relação aos contextos sociais de produção e recepção do longa-metragem. Busca-se, a partir dessa análise relacional, apreender as possíveis tensões que revelam as lutas simbólicas pela disputa de seu significado, considerando que o documentário foi realizado no quadro do programa “Jovem de Futuro”, do Instituto Unibanco, e justamente no contexto das discussões sobre a reforma do ensino médioEste artículo propone una reflexión sobre la puesta en escena del tema de la educación pública en el documental Nunca me sonharam (2017), de Cacau Rhoden, protagonizado por jóvenes que asisten a la escuela secundaria en escuelas públicas de diferentes regiones de Brasil. Analizamos la narrativa fílmica, en su retórica político-estética, tanto en relación con el discurso del autor sobre su obra como en relación con los contextos sociales de producción y recepción del largometraje. A partir de este análisis relacional, buscamos aprehender las posibles tensiones que revelan las luchas simbólicas para la disputa de su significado, considerando que el documental se llevó a cabo en el marco del programa "Jovem do Futuro" del Instituto Unibanco, y en el contexto de los debates sobre la reforma de la escuela secundaria.This article proposes a reflection on the “mise-en-scène” of the public education theme in the documentary Nunca me sonharam (2017), by Cacau Rhoden, starred by young people who attend public high schools in different Brazilian regions. The film narrative is analyzed in its political-aesthetic rhetoric, both in relation to the author's discourse on his work and in relation to the social contexts of production and reception of the feature film. From this relational analysis, we seek to understand the possible tensions that reveal the symbolic struggles for the dispute of its meaning, considering that the documentary was realized as a part of the "Young of the Future" program, sponsored by Unibanco Institute, and precisely in the context of the discussions about high school reform.Edições UESB2020-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/521710.22481/praxisedu.v16i39.5217Práxis Educacional; v. 16 n. 39 (2020): Formação Docente, Práticas Pedagógicas e Relações Raciais e de Gênero (abr/jun); 473-495Práxis Educacional; Vol. 16 Núm. 39 (2020): Formação Docente, Práticas Pedagógicas e Relações Raciais e de Gênero (abr/jun); 473-495Práxis Educacional; Vol. 16 No. 39 (2020): Formação Docente, Práticas Pedagógicas e Relações Raciais e de Gênero (abr/jun); 473-4952178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5217/4713Copyright (c) 2020 Práxis Educacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessBreder, DeboraHermont Loures Valle, LetíciaEppinghaus de Figueiredo, Maria Paula2021-03-22T23:21:41Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5217Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:21:41Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
NUNCA NOS SONHARAM: POLÍTICAS E POÉTICAS DA RESISTÊNCIA THEY HAVE NEVER DREAMED OF US: POLITICS AND POETICS OF RESISTANCE NUNCA NOS SOÑARON: POLÍTICAS Y POÉTICAS DE LA RESISTENCIA |
title |
NUNCA NOS SONHARAM: POLÍTICAS E POÉTICAS DA RESISTÊNCIA |
spellingShingle |
NUNCA NOS SONHARAM: POLÍTICAS E POÉTICAS DA RESISTÊNCIA Breder, Debora Educação pública Ensino médio Nunca me sonharam Educación pública Escuela secundaria Nunca me sonharam Public education High school Nunca me sonharam |
title_short |
NUNCA NOS SONHARAM: POLÍTICAS E POÉTICAS DA RESISTÊNCIA |
title_full |
NUNCA NOS SONHARAM: POLÍTICAS E POÉTICAS DA RESISTÊNCIA |
title_fullStr |
NUNCA NOS SONHARAM: POLÍTICAS E POÉTICAS DA RESISTÊNCIA |
title_full_unstemmed |
NUNCA NOS SONHARAM: POLÍTICAS E POÉTICAS DA RESISTÊNCIA |
title_sort |
NUNCA NOS SONHARAM: POLÍTICAS E POÉTICAS DA RESISTÊNCIA |
author |
Breder, Debora |
author_facet |
Breder, Debora Hermont Loures Valle, Letícia Eppinghaus de Figueiredo, Maria Paula |
author_role |
author |
author2 |
Hermont Loures Valle, Letícia Eppinghaus de Figueiredo, Maria Paula |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Breder, Debora Hermont Loures Valle, Letícia Eppinghaus de Figueiredo, Maria Paula |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação pública Ensino médio Nunca me sonharam Educación pública Escuela secundaria Nunca me sonharam Public education High school Nunca me sonharam |
topic |
Educação pública Ensino médio Nunca me sonharam Educación pública Escuela secundaria Nunca me sonharam Public education High school Nunca me sonharam |
description |
Este artigo propõe uma reflexão sobre a mise-en-scène do tema da educação pública no documentário Nunca me sonharam (2017), de Cacau Rhoden, protagonizado por jovens que cursam o ensino médio em escolas públicas de diferentes regiões do Brasil. Analisa-se a narrativa fílmica, em sua retórica político-estética, tanto em relação ao discurso do autor sobre a sua obra quanto em relação aos contextos sociais de produção e recepção do longa-metragem. Busca-se, a partir dessa análise relacional, apreender as possíveis tensões que revelam as lutas simbólicas pela disputa de seu significado, considerando que o documentário foi realizado no quadro do programa “Jovem de Futuro”, do Instituto Unibanco, e justamente no contexto das discussões sobre a reforma do ensino médio |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5217 10.22481/praxisedu.v16i39.5217 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5217 |
identifier_str_mv |
10.22481/praxisedu.v16i39.5217 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5217/4713 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Práxis Educacional info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Práxis Educacional |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 16 n. 39 (2020): Formação Docente, Práticas Pedagógicas e Relações Raciais e de Gênero (abr/jun); 473-495 Práxis Educacional; Vol. 16 Núm. 39 (2020): Formação Docente, Práticas Pedagógicas e Relações Raciais e de Gênero (abr/jun); 473-495 Práxis Educacional; Vol. 16 No. 39 (2020): Formação Docente, Práticas Pedagógicas e Relações Raciais e de Gênero (abr/jun); 473-495 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068817512267776 |