CREACIÓN Y VALIDACIÓN DE UN INSTRUMENTO DE MONITOREO DE EDUCACIÓN PROFESIONAL Y TECNOLÓGICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6423 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo apresentar a criação e validação de um instrumento digital de acompanhamento de egressos da educação profissional e tecnológica. Através desta ferramenta pretende-se restabelecer o vínculo entre os profissionais que foram para o mundo do trabalho e as instituições educativas, mediado pelos egressos, afim de contribuir na formação de novos profissionais em consonância com mudanças e reconfigurações do mundo do trabalho. Esse monitoramento é fundamental para avaliação dos cursos, sobretudo para o planejamento de novas ações e reformulação de propostas pedagógicas, objetivando a melhoria da qualidade de ensino. Trata-se de um estudo metodológico, exploratório e descritivo com abordagem quantitativa e bibliográfica. Participaram do estudo 30 juízes profissionais envolvidos com a área de educação, que avaliaram todos os itens do questionário, quanto a sua pertinência, clareza e aparência, utilizando um formulário no Google Forms. Dessa avaliação foi calculado o coeficiente de validação de conteúdo (CVC), com valor CVC=0,82 para todo o instrumento, índice considerado satisfatório. Os resultados são apresentados através de gráficos e tabelas das 7 dimensões que o compõem: 1. Perfil socioeconômico; 2. Dados do curso; 3. Inserção profissional; 4. Mundo do trabalho; 5. Formação profissional; 6. Satisfação profissional e 7. Trajetória educacional. O instrumento possibilita, através da mediação do egresso, avaliar, constantemente, a formação profissional dos discentes, em consonância com as transformações vivenciadas pela sociedade e as novas configurações presentes no mundo do trabalho e suas demandas. |
id |
UESB-7_8ca19217ec876604a3a626adf15fd22d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6423 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
CREACIÓN Y VALIDACIÓN DE UN INSTRUMENTO DE MONITOREO DE EDUCACIÓN PROFESIONAL Y TECNOLÓGICACREATION AND VALIDATION OF A PROFESSIONAL AND TECHNOLOGICAL EDUCATION MONITORING INSTRUMENTCRIAÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DO ENSINO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICOEducação Profissional e TecnológicaEgressosEstudos de ValidaçãoEducación profesional y tecnológicaGraduados Estudios de validaciónProfessional and Technological EducationEgressesValidation StudiesO presente artigo tem como objetivo apresentar a criação e validação de um instrumento digital de acompanhamento de egressos da educação profissional e tecnológica. Através desta ferramenta pretende-se restabelecer o vínculo entre os profissionais que foram para o mundo do trabalho e as instituições educativas, mediado pelos egressos, afim de contribuir na formação de novos profissionais em consonância com mudanças e reconfigurações do mundo do trabalho. Esse monitoramento é fundamental para avaliação dos cursos, sobretudo para o planejamento de novas ações e reformulação de propostas pedagógicas, objetivando a melhoria da qualidade de ensino. Trata-se de um estudo metodológico, exploratório e descritivo com abordagem quantitativa e bibliográfica. Participaram do estudo 30 juízes profissionais envolvidos com a área de educação, que avaliaram todos os itens do questionário, quanto a sua pertinência, clareza e aparência, utilizando um formulário no Google Forms. Dessa avaliação foi calculado o coeficiente de validação de conteúdo (CVC), com valor CVC=0,82 para todo o instrumento, índice considerado satisfatório. Os resultados são apresentados através de gráficos e tabelas das 7 dimensões que o compõem: 1. Perfil socioeconômico; 2. Dados do curso; 3. Inserção profissional; 4. Mundo do trabalho; 5. Formação profissional; 6. Satisfação profissional e 7. Trajetória educacional. O instrumento possibilita, através da mediação do egresso, avaliar, constantemente, a formação profissional dos discentes, em consonância com as transformações vivenciadas pela sociedade e as novas configurações presentes no mundo do trabalho e suas demandas.Edições UESB2020-09-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/642310.22481/praxisedu.v16i41.6423Práxis Educacional; v. 16 n. 41 (2020): Edição Especial (set): POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR; 367-388Práxis Educacional; Vol. 16 Núm. 41 (2020): Edição Especial (set): POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR; 367-388Práxis Educacional; Vol. 16 No. 41 (2020): Edição Especial (set): POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR; 367-3882178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6423/8Copyright (c) 2020 Práxis Educacionalhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPalmeira, Robson Limade Lima, DamiãoFranco Adriano, Maria Soraya Pereira2021-03-22T23:22:39Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6423Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:22:39Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CREACIÓN Y VALIDACIÓN DE UN INSTRUMENTO DE MONITOREO DE EDUCACIÓN PROFESIONAL Y TECNOLÓGICA CREATION AND VALIDATION OF A PROFESSIONAL AND TECHNOLOGICAL EDUCATION MONITORING INSTRUMENT CRIAÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DO ENSINO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICO |
title |
CREACIÓN Y VALIDACIÓN DE UN INSTRUMENTO DE MONITOREO DE EDUCACIÓN PROFESIONAL Y TECNOLÓGICA |
spellingShingle |
CREACIÓN Y VALIDACIÓN DE UN INSTRUMENTO DE MONITOREO DE EDUCACIÓN PROFESIONAL Y TECNOLÓGICA Palmeira, Robson Lima Educação Profissional e Tecnológica Egressos Estudos de Validação Educación profesional y tecnológica Graduados Estudios de validación Professional and Technological Education Egresses Validation Studies |
title_short |
CREACIÓN Y VALIDACIÓN DE UN INSTRUMENTO DE MONITOREO DE EDUCACIÓN PROFESIONAL Y TECNOLÓGICA |
title_full |
CREACIÓN Y VALIDACIÓN DE UN INSTRUMENTO DE MONITOREO DE EDUCACIÓN PROFESIONAL Y TECNOLÓGICA |
title_fullStr |
CREACIÓN Y VALIDACIÓN DE UN INSTRUMENTO DE MONITOREO DE EDUCACIÓN PROFESIONAL Y TECNOLÓGICA |
title_full_unstemmed |
CREACIÓN Y VALIDACIÓN DE UN INSTRUMENTO DE MONITOREO DE EDUCACIÓN PROFESIONAL Y TECNOLÓGICA |
title_sort |
CREACIÓN Y VALIDACIÓN DE UN INSTRUMENTO DE MONITOREO DE EDUCACIÓN PROFESIONAL Y TECNOLÓGICA |
author |
Palmeira, Robson Lima |
author_facet |
Palmeira, Robson Lima de Lima, Damião Franco Adriano, Maria Soraya Pereira |
author_role |
author |
author2 |
de Lima, Damião Franco Adriano, Maria Soraya Pereira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Palmeira, Robson Lima de Lima, Damião Franco Adriano, Maria Soraya Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Profissional e Tecnológica Egressos Estudos de Validação Educación profesional y tecnológica Graduados Estudios de validación Professional and Technological Education Egresses Validation Studies |
topic |
Educação Profissional e Tecnológica Egressos Estudos de Validação Educación profesional y tecnológica Graduados Estudios de validación Professional and Technological Education Egresses Validation Studies |
description |
O presente artigo tem como objetivo apresentar a criação e validação de um instrumento digital de acompanhamento de egressos da educação profissional e tecnológica. Através desta ferramenta pretende-se restabelecer o vínculo entre os profissionais que foram para o mundo do trabalho e as instituições educativas, mediado pelos egressos, afim de contribuir na formação de novos profissionais em consonância com mudanças e reconfigurações do mundo do trabalho. Esse monitoramento é fundamental para avaliação dos cursos, sobretudo para o planejamento de novas ações e reformulação de propostas pedagógicas, objetivando a melhoria da qualidade de ensino. Trata-se de um estudo metodológico, exploratório e descritivo com abordagem quantitativa e bibliográfica. Participaram do estudo 30 juízes profissionais envolvidos com a área de educação, que avaliaram todos os itens do questionário, quanto a sua pertinência, clareza e aparência, utilizando um formulário no Google Forms. Dessa avaliação foi calculado o coeficiente de validação de conteúdo (CVC), com valor CVC=0,82 para todo o instrumento, índice considerado satisfatório. Os resultados são apresentados através de gráficos e tabelas das 7 dimensões que o compõem: 1. Perfil socioeconômico; 2. Dados do curso; 3. Inserção profissional; 4. Mundo do trabalho; 5. Formação profissional; 6. Satisfação profissional e 7. Trajetória educacional. O instrumento possibilita, através da mediação do egresso, avaliar, constantemente, a formação profissional dos discentes, em consonância com as transformações vivenciadas pela sociedade e as novas configurações presentes no mundo do trabalho e suas demandas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6423 10.22481/praxisedu.v16i41.6423 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6423 |
identifier_str_mv |
10.22481/praxisedu.v16i41.6423 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6423/8 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Práxis Educacional http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Práxis Educacional http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 16 n. 41 (2020): Edição Especial (set): POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR; 367-388 Práxis Educacional; Vol. 16 Núm. 41 (2020): Edição Especial (set): POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR; 367-388 Práxis Educacional; Vol. 16 No. 41 (2020): Edição Especial (set): POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR; 367-388 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068818927845376 |