CREACIÓN Y VALIDACIÓN DE UN INSTRUMENTO DE MONITOREO DE EDUCACIÓN PROFESIONAL Y TECNOLÓGICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Palmeira, Robson Lima
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: de Lima, Damião, Franco Adriano, Maria Soraya Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6423
Resumo: O presente artigo tem como objetivo apresentar a criação e validação de um instrumento digital de acompanhamento de egressos da educação profissional e tecnológica. Através desta ferramenta pretende-se restabelecer o vínculo entre os profissionais que foram para o mundo do trabalho e as instituições educativas, mediado pelos egressos, afim de contribuir na formação de novos profissionais em consonância com mudanças e reconfigurações do mundo do trabalho. Esse monitoramento é fundamental para avaliação dos cursos, sobretudo para o planejamento de novas ações e reformulação de propostas pedagógicas, objetivando a melhoria da qualidade de ensino. Trata-se de um estudo metodológico, exploratório e descritivo com abordagem quantitativa e bibliográfica. Participaram do estudo 30 juízes profissionais envolvidos com a área de educação, que avaliaram todos os itens do questionário, quanto a sua pertinência, clareza e aparência, utilizando um formulário no Google Forms. Dessa avaliação foi calculado o coeficiente de validação de conteúdo (CVC), com valor CVC=0,82 para todo o instrumento, índice considerado satisfatório. Os resultados são apresentados através de gráficos e tabelas das 7 dimensões que o compõem: 1. Perfil socioeconômico; 2. Dados do curso; 3. Inserção profissional; 4. Mundo do trabalho; 5. Formação profissional; 6. Satisfação profissional e 7. Trajetória educacional. O instrumento possibilita, através da mediação do egresso, avaliar, constantemente, a formação profissional dos discentes, em consonância com as transformações vivenciadas pela sociedade e as novas configurações presentes no mundo do trabalho e suas demandas.
id UESB-7_8ca19217ec876604a3a626adf15fd22d
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6423
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling CREACIÓN Y VALIDACIÓN DE UN INSTRUMENTO DE MONITOREO DE EDUCACIÓN PROFESIONAL Y TECNOLÓGICACREATION AND VALIDATION OF A PROFESSIONAL AND TECHNOLOGICAL EDUCATION MONITORING INSTRUMENTCRIAÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DO ENSINO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICOEducação Profissional e TecnológicaEgressosEstudos de ValidaçãoEducación profesional y tecnológicaGraduados Estudios de validaciónProfessional and Technological EducationEgressesValidation StudiesO presente artigo tem como objetivo apresentar a criação e validação de um instrumento digital de acompanhamento de egressos da educação profissional e tecnológica. Através desta ferramenta pretende-se restabelecer o vínculo entre os profissionais que foram para o mundo do trabalho e as instituições educativas, mediado pelos egressos, afim de contribuir na formação de novos profissionais em consonância com mudanças e reconfigurações do mundo do trabalho. Esse monitoramento é fundamental para avaliação dos cursos, sobretudo para o planejamento de novas ações e reformulação de propostas pedagógicas, objetivando a melhoria da qualidade de ensino. Trata-se de um estudo metodológico, exploratório e descritivo com abordagem quantitativa e bibliográfica. Participaram do estudo 30 juízes profissionais envolvidos com a área de educação, que avaliaram todos os itens do questionário, quanto a sua pertinência, clareza e aparência, utilizando um formulário no Google Forms. Dessa avaliação foi calculado o coeficiente de validação de conteúdo (CVC), com valor CVC=0,82 para todo o instrumento, índice considerado satisfatório. Os resultados são apresentados através de gráficos e tabelas das 7 dimensões que o compõem: 1. Perfil socioeconômico; 2. Dados do curso; 3. Inserção profissional; 4. Mundo do trabalho; 5. Formação profissional; 6. Satisfação profissional e 7. Trajetória educacional. O instrumento possibilita, através da mediação do egresso, avaliar, constantemente, a formação profissional dos discentes, em consonância com as transformações vivenciadas pela sociedade e as novas configurações presentes no mundo do trabalho e suas demandas.Edições UESB2020-09-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/642310.22481/praxisedu.v16i41.6423Práxis Educacional; v. 16 n. 41 (2020): Edição Especial (set): POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR; 367-388Práxis Educacional; Vol. 16 Núm. 41 (2020): Edição Especial (set): POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR; 367-388Práxis Educacional; Vol. 16 No. 41 (2020): Edição Especial (set): POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR; 367-3882178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6423/8Copyright (c) 2020 Práxis Educacionalhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPalmeira, Robson Limade Lima, DamiãoFranco Adriano, Maria Soraya Pereira2021-03-22T23:22:39Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6423Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:22:39Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv CREACIÓN Y VALIDACIÓN DE UN INSTRUMENTO DE MONITOREO DE EDUCACIÓN PROFESIONAL Y TECNOLÓGICA
CREATION AND VALIDATION OF A PROFESSIONAL AND TECHNOLOGICAL EDUCATION MONITORING INSTRUMENT
CRIAÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DO ENSINO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICO
title CREACIÓN Y VALIDACIÓN DE UN INSTRUMENTO DE MONITOREO DE EDUCACIÓN PROFESIONAL Y TECNOLÓGICA
spellingShingle CREACIÓN Y VALIDACIÓN DE UN INSTRUMENTO DE MONITOREO DE EDUCACIÓN PROFESIONAL Y TECNOLÓGICA
Palmeira, Robson Lima
Educação Profissional e Tecnológica
Egressos
Estudos de Validação
Educación profesional y tecnológica
Graduados
Estudios de validación
Professional and Technological Education
Egresses
Validation Studies
title_short CREACIÓN Y VALIDACIÓN DE UN INSTRUMENTO DE MONITOREO DE EDUCACIÓN PROFESIONAL Y TECNOLÓGICA
title_full CREACIÓN Y VALIDACIÓN DE UN INSTRUMENTO DE MONITOREO DE EDUCACIÓN PROFESIONAL Y TECNOLÓGICA
title_fullStr CREACIÓN Y VALIDACIÓN DE UN INSTRUMENTO DE MONITOREO DE EDUCACIÓN PROFESIONAL Y TECNOLÓGICA
title_full_unstemmed CREACIÓN Y VALIDACIÓN DE UN INSTRUMENTO DE MONITOREO DE EDUCACIÓN PROFESIONAL Y TECNOLÓGICA
title_sort CREACIÓN Y VALIDACIÓN DE UN INSTRUMENTO DE MONITOREO DE EDUCACIÓN PROFESIONAL Y TECNOLÓGICA
author Palmeira, Robson Lima
author_facet Palmeira, Robson Lima
de Lima, Damião
Franco Adriano, Maria Soraya Pereira
author_role author
author2 de Lima, Damião
Franco Adriano, Maria Soraya Pereira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Palmeira, Robson Lima
de Lima, Damião
Franco Adriano, Maria Soraya Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Profissional e Tecnológica
Egressos
Estudos de Validação
Educación profesional y tecnológica
Graduados
Estudios de validación
Professional and Technological Education
Egresses
Validation Studies
topic Educação Profissional e Tecnológica
Egressos
Estudos de Validação
Educación profesional y tecnológica
Graduados
Estudios de validación
Professional and Technological Education
Egresses
Validation Studies
description O presente artigo tem como objetivo apresentar a criação e validação de um instrumento digital de acompanhamento de egressos da educação profissional e tecnológica. Através desta ferramenta pretende-se restabelecer o vínculo entre os profissionais que foram para o mundo do trabalho e as instituições educativas, mediado pelos egressos, afim de contribuir na formação de novos profissionais em consonância com mudanças e reconfigurações do mundo do trabalho. Esse monitoramento é fundamental para avaliação dos cursos, sobretudo para o planejamento de novas ações e reformulação de propostas pedagógicas, objetivando a melhoria da qualidade de ensino. Trata-se de um estudo metodológico, exploratório e descritivo com abordagem quantitativa e bibliográfica. Participaram do estudo 30 juízes profissionais envolvidos com a área de educação, que avaliaram todos os itens do questionário, quanto a sua pertinência, clareza e aparência, utilizando um formulário no Google Forms. Dessa avaliação foi calculado o coeficiente de validação de conteúdo (CVC), com valor CVC=0,82 para todo o instrumento, índice considerado satisfatório. Os resultados são apresentados através de gráficos e tabelas das 7 dimensões que o compõem: 1. Perfil socioeconômico; 2. Dados do curso; 3. Inserção profissional; 4. Mundo do trabalho; 5. Formação profissional; 6. Satisfação profissional e 7. Trajetória educacional. O instrumento possibilita, através da mediação do egresso, avaliar, constantemente, a formação profissional dos discentes, em consonância com as transformações vivenciadas pela sociedade e as novas configurações presentes no mundo do trabalho e suas demandas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6423
10.22481/praxisedu.v16i41.6423
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6423
identifier_str_mv 10.22481/praxisedu.v16i41.6423
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6423/8
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Práxis Educacional
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Práxis Educacional
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 16 n. 41 (2020): Edição Especial (set): POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR; 367-388
Práxis Educacional; Vol. 16 Núm. 41 (2020): Edição Especial (set): POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR; 367-388
Práxis Educacional; Vol. 16 No. 41 (2020): Edição Especial (set): POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR; 367-388
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068818927845376