Ensino de teatro para crianças com autismo no contexto da pandemia da covid 19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Lucas Wendel Silva
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Camargo, Erica Daiane Ferreira, Givigi, Rosana Carla do Nascimento
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/13011
Resumo: Este trabalho objetivou desenvolver estratégias de ensino de teatro com uso da comunicação alternativa e ampliada, de forma remota, para crianças com autismo. Metodologicamente, utilizou-se a pesquisa-ação no contexto da educação teatral. A investigação foi desenvolvida de maio de 2020 a agosto de 2020, semanalmente, integrando um total de 13 encontros, nos quais participaram duas crianças com autismo e seus familiares. Os instrumentos utilizados foram a intervenção, observação participante, gravação em vídeo e registros em relatório. Como resultados destacam-se: o desenvolvimento do simbolismo quando as crianças entraram em contato com os dedoches e sua imagética; o desenvolvimento de aspectos através da arte teatral, como atenção, criação, raciocínio pragmático, comunicação e interação; as famílias se evidenciaram como mediadoras do processo pedagógico e reconheceram as habilidades das crianças. Conclui-se que é possível desenvolver habilidades teatrais por meio dos dispositivos digitais com apoio da Comunicação Alternativa, colaborando para inclusão de crianças com autismo.
id UESB-7_a3f09c79c6b6a0f8a024f3cca06d3120
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/13011
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Ensino de teatro para crianças com autismo no contexto da pandemia da covid 19Teaching theater for children with autism in the context of the covid 19 pandemicEnseñanza de teatro para niños con autismo en el contexto de la pandemia del covid 19autismocomunicação alternativaeducaçãoensino remototeatroaprendizaje remotoautismocomunicación alternativaeducaciónteatroalternative communicationautismeducationremote learningtheaterEste trabalho objetivou desenvolver estratégias de ensino de teatro com uso da comunicação alternativa e ampliada, de forma remota, para crianças com autismo. Metodologicamente, utilizou-se a pesquisa-ação no contexto da educação teatral. A investigação foi desenvolvida de maio de 2020 a agosto de 2020, semanalmente, integrando um total de 13 encontros, nos quais participaram duas crianças com autismo e seus familiares. Os instrumentos utilizados foram a intervenção, observação participante, gravação em vídeo e registros em relatório. Como resultados destacam-se: o desenvolvimento do simbolismo quando as crianças entraram em contato com os dedoches e sua imagética; o desenvolvimento de aspectos através da arte teatral, como atenção, criação, raciocínio pragmático, comunicação e interação; as famílias se evidenciaram como mediadoras do processo pedagógico e reconheceram as habilidades das crianças. Conclui-se que é possível desenvolver habilidades teatrais por meio dos dispositivos digitais com apoio da Comunicação Alternativa, colaborando para inclusão de crianças com autismo.Este trabajo tuvo como objetivo desarrollar estrategias didácticas teatrales utilizando la comunicación alternativa y ampliada, a distancia, para niños con autismo. Metodológicamente, se utilizó la investigación acción en el contexto de la educación teatral. La investigación se realizó de mayo de 2020 a agosto de 2020, semanalmente, integrando un total de 13 encuentros, a los que asistieron dos niños con autismo y sus familiares. Los instrumentos utilizados fueron intervención, observación participante, videograbación y registro de informes. Como resultados se destacan: el desarrollo del simbolismo cuando los niños entraron en contacto con los títeres de dedo y su imaginería; el arte teatral desarrolló aspectos como la atención, la creación, el razonamiento pragmático, la comunicación y la interacción; las familias se mostraron como mediadoras del proceso pedagógico, reconociendo las capacidades de los niños. Se concluye que es posible desarrollar habilidades teatrales a través de dispositivos digitales con el apoyo de Comunicación Alternativa, colaborando para la inclusión de niños con autismo.This work aimed to develop theater teaching strategies using alternative and expanded communication, remotely, for children with autism. Methodologically, action research was used in the context of theater education. The investigation was carried out from May 2020 to August 2020, weekly, integrating a total of 13 meetings, attended by two children with autism and their family members. The instruments used were intervention, participant observation, video recording and report records. As results stand out: the development of symbolism when children came into contact with finger puppets and their imagery; theatrical art developed aspects such as attention, creation, pragmatic reasoning, communication and interaction; the families were shown to be mediators of the pedagogical process, recognizing the children's abilities. It is concluded that it is possible to develop theatrical skills through digital devices with the support of Alternative Communication, collaborating for the inclusion of children with autism.Edições UESB2024-02-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/1301110.22481/praxisedu.v20i51.13011Práxis Educacional; v. 20 n. 51 (2024): Edição 2024 de publicação em fluxo contínuo; e13011Práxis Educacional; Vol. 20 Núm. 51 (2024): Edición 2024 de publicación en flujo continuo; e13011Práxis Educacional; Vol. 20 No. 51 (2024): Streaming Publishing 2024 Edition; e130112178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/13011/8475Copyright (c) 2024 Práxis Educacionalhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Lucas Wendel Silva Camargo, Erica Daiane FerreiraGivigi, Rosana Carla do Nascimento2024-02-23T19:17:05Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/13011Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2024-02-23T19:17:05Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de teatro para crianças com autismo no contexto da pandemia da covid 19
Teaching theater for children with autism in the context of the covid 19 pandemic
Enseñanza de teatro para niños con autismo en el contexto de la pandemia del covid 19
title Ensino de teatro para crianças com autismo no contexto da pandemia da covid 19
spellingShingle Ensino de teatro para crianças com autismo no contexto da pandemia da covid 19
Santos, Lucas Wendel Silva
autismo
comunicação alternativa
educação
ensino remoto
teatro
aprendizaje remoto
autismo
comunicación alternativa
educación
teatro
alternative communication
autism
education
remote learning
theater
title_short Ensino de teatro para crianças com autismo no contexto da pandemia da covid 19
title_full Ensino de teatro para crianças com autismo no contexto da pandemia da covid 19
title_fullStr Ensino de teatro para crianças com autismo no contexto da pandemia da covid 19
title_full_unstemmed Ensino de teatro para crianças com autismo no contexto da pandemia da covid 19
title_sort Ensino de teatro para crianças com autismo no contexto da pandemia da covid 19
author Santos, Lucas Wendel Silva
author_facet Santos, Lucas Wendel Silva
Camargo, Erica Daiane Ferreira
Givigi, Rosana Carla do Nascimento
author_role author
author2 Camargo, Erica Daiane Ferreira
Givigi, Rosana Carla do Nascimento
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Lucas Wendel Silva
Camargo, Erica Daiane Ferreira
Givigi, Rosana Carla do Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv autismo
comunicação alternativa
educação
ensino remoto
teatro
aprendizaje remoto
autismo
comunicación alternativa
educación
teatro
alternative communication
autism
education
remote learning
theater
topic autismo
comunicação alternativa
educação
ensino remoto
teatro
aprendizaje remoto
autismo
comunicación alternativa
educación
teatro
alternative communication
autism
education
remote learning
theater
description Este trabalho objetivou desenvolver estratégias de ensino de teatro com uso da comunicação alternativa e ampliada, de forma remota, para crianças com autismo. Metodologicamente, utilizou-se a pesquisa-ação no contexto da educação teatral. A investigação foi desenvolvida de maio de 2020 a agosto de 2020, semanalmente, integrando um total de 13 encontros, nos quais participaram duas crianças com autismo e seus familiares. Os instrumentos utilizados foram a intervenção, observação participante, gravação em vídeo e registros em relatório. Como resultados destacam-se: o desenvolvimento do simbolismo quando as crianças entraram em contato com os dedoches e sua imagética; o desenvolvimento de aspectos através da arte teatral, como atenção, criação, raciocínio pragmático, comunicação e interação; as famílias se evidenciaram como mediadoras do processo pedagógico e reconheceram as habilidades das crianças. Conclui-se que é possível desenvolver habilidades teatrais por meio dos dispositivos digitais com apoio da Comunicação Alternativa, colaborando para inclusão de crianças com autismo.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-02-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/13011
10.22481/praxisedu.v20i51.13011
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/13011
identifier_str_mv 10.22481/praxisedu.v20i51.13011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/13011/8475
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Práxis Educacional
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Práxis Educacional
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 20 n. 51 (2024): Edição 2024 de publicação em fluxo contínuo; e13011
Práxis Educacional; Vol. 20 Núm. 51 (2024): Edición 2024 de publicación en flujo continuo; e13011
Práxis Educacional; Vol. 20 No. 51 (2024): Streaming Publishing 2024 Edition; e13011
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068813662945280