Ensino de teatro para crianças com autismo no contexto da pandemia da covid 19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/13011 |
Resumo: | Este trabalho objetivou desenvolver estratégias de ensino de teatro com uso da comunicação alternativa e ampliada, de forma remota, para crianças com autismo. Metodologicamente, utilizou-se a pesquisa-ação no contexto da educação teatral. A investigação foi desenvolvida de maio de 2020 a agosto de 2020, semanalmente, integrando um total de 13 encontros, nos quais participaram duas crianças com autismo e seus familiares. Os instrumentos utilizados foram a intervenção, observação participante, gravação em vídeo e registros em relatório. Como resultados destacam-se: o desenvolvimento do simbolismo quando as crianças entraram em contato com os dedoches e sua imagética; o desenvolvimento de aspectos através da arte teatral, como atenção, criação, raciocínio pragmático, comunicação e interação; as famílias se evidenciaram como mediadoras do processo pedagógico e reconheceram as habilidades das crianças. Conclui-se que é possível desenvolver habilidades teatrais por meio dos dispositivos digitais com apoio da Comunicação Alternativa, colaborando para inclusão de crianças com autismo. |
id |
UESB-7_a3f09c79c6b6a0f8a024f3cca06d3120 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/13011 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino de teatro para crianças com autismo no contexto da pandemia da covid 19Teaching theater for children with autism in the context of the covid 19 pandemicEnseñanza de teatro para niños con autismo en el contexto de la pandemia del covid 19autismocomunicação alternativaeducaçãoensino remototeatroaprendizaje remotoautismocomunicación alternativaeducaciónteatroalternative communicationautismeducationremote learningtheaterEste trabalho objetivou desenvolver estratégias de ensino de teatro com uso da comunicação alternativa e ampliada, de forma remota, para crianças com autismo. Metodologicamente, utilizou-se a pesquisa-ação no contexto da educação teatral. A investigação foi desenvolvida de maio de 2020 a agosto de 2020, semanalmente, integrando um total de 13 encontros, nos quais participaram duas crianças com autismo e seus familiares. Os instrumentos utilizados foram a intervenção, observação participante, gravação em vídeo e registros em relatório. Como resultados destacam-se: o desenvolvimento do simbolismo quando as crianças entraram em contato com os dedoches e sua imagética; o desenvolvimento de aspectos através da arte teatral, como atenção, criação, raciocínio pragmático, comunicação e interação; as famílias se evidenciaram como mediadoras do processo pedagógico e reconheceram as habilidades das crianças. Conclui-se que é possível desenvolver habilidades teatrais por meio dos dispositivos digitais com apoio da Comunicação Alternativa, colaborando para inclusão de crianças com autismo.Este trabajo tuvo como objetivo desarrollar estrategias didácticas teatrales utilizando la comunicación alternativa y ampliada, a distancia, para niños con autismo. Metodológicamente, se utilizó la investigación acción en el contexto de la educación teatral. La investigación se realizó de mayo de 2020 a agosto de 2020, semanalmente, integrando un total de 13 encuentros, a los que asistieron dos niños con autismo y sus familiares. Los instrumentos utilizados fueron intervención, observación participante, videograbación y registro de informes. Como resultados se destacan: el desarrollo del simbolismo cuando los niños entraron en contacto con los títeres de dedo y su imaginería; el arte teatral desarrolló aspectos como la atención, la creación, el razonamiento pragmático, la comunicación y la interacción; las familias se mostraron como mediadoras del proceso pedagógico, reconociendo las capacidades de los niños. Se concluye que es posible desarrollar habilidades teatrales a través de dispositivos digitales con el apoyo de Comunicación Alternativa, colaborando para la inclusión de niños con autismo.This work aimed to develop theater teaching strategies using alternative and expanded communication, remotely, for children with autism. Methodologically, action research was used in the context of theater education. The investigation was carried out from May 2020 to August 2020, weekly, integrating a total of 13 meetings, attended by two children with autism and their family members. The instruments used were intervention, participant observation, video recording and report records. As results stand out: the development of symbolism when children came into contact with finger puppets and their imagery; theatrical art developed aspects such as attention, creation, pragmatic reasoning, communication and interaction; the families were shown to be mediators of the pedagogical process, recognizing the children's abilities. It is concluded that it is possible to develop theatrical skills through digital devices with the support of Alternative Communication, collaborating for the inclusion of children with autism.Edições UESB2024-02-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/1301110.22481/praxisedu.v20i51.13011Práxis Educacional; v. 20 n. 51 (2024): Edição 2024 de publicação em fluxo contínuo; e13011Práxis Educacional; Vol. 20 Núm. 51 (2024): Edición 2024 de publicación en flujo continuo; e13011Práxis Educacional; Vol. 20 No. 51 (2024): Streaming Publishing 2024 Edition; e130112178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/13011/8475Copyright (c) 2024 Práxis Educacionalhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Lucas Wendel Silva Camargo, Erica Daiane FerreiraGivigi, Rosana Carla do Nascimento2024-02-23T19:17:05Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/13011Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2024-02-23T19:17:05Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de teatro para crianças com autismo no contexto da pandemia da covid 19 Teaching theater for children with autism in the context of the covid 19 pandemic Enseñanza de teatro para niños con autismo en el contexto de la pandemia del covid 19 |
title |
Ensino de teatro para crianças com autismo no contexto da pandemia da covid 19 |
spellingShingle |
Ensino de teatro para crianças com autismo no contexto da pandemia da covid 19 Santos, Lucas Wendel Silva autismo comunicação alternativa educação ensino remoto teatro aprendizaje remoto autismo comunicación alternativa educación teatro alternative communication autism education remote learning theater |
title_short |
Ensino de teatro para crianças com autismo no contexto da pandemia da covid 19 |
title_full |
Ensino de teatro para crianças com autismo no contexto da pandemia da covid 19 |
title_fullStr |
Ensino de teatro para crianças com autismo no contexto da pandemia da covid 19 |
title_full_unstemmed |
Ensino de teatro para crianças com autismo no contexto da pandemia da covid 19 |
title_sort |
Ensino de teatro para crianças com autismo no contexto da pandemia da covid 19 |
author |
Santos, Lucas Wendel Silva |
author_facet |
Santos, Lucas Wendel Silva Camargo, Erica Daiane Ferreira Givigi, Rosana Carla do Nascimento |
author_role |
author |
author2 |
Camargo, Erica Daiane Ferreira Givigi, Rosana Carla do Nascimento |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Lucas Wendel Silva Camargo, Erica Daiane Ferreira Givigi, Rosana Carla do Nascimento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
autismo comunicação alternativa educação ensino remoto teatro aprendizaje remoto autismo comunicación alternativa educación teatro alternative communication autism education remote learning theater |
topic |
autismo comunicação alternativa educação ensino remoto teatro aprendizaje remoto autismo comunicación alternativa educación teatro alternative communication autism education remote learning theater |
description |
Este trabalho objetivou desenvolver estratégias de ensino de teatro com uso da comunicação alternativa e ampliada, de forma remota, para crianças com autismo. Metodologicamente, utilizou-se a pesquisa-ação no contexto da educação teatral. A investigação foi desenvolvida de maio de 2020 a agosto de 2020, semanalmente, integrando um total de 13 encontros, nos quais participaram duas crianças com autismo e seus familiares. Os instrumentos utilizados foram a intervenção, observação participante, gravação em vídeo e registros em relatório. Como resultados destacam-se: o desenvolvimento do simbolismo quando as crianças entraram em contato com os dedoches e sua imagética; o desenvolvimento de aspectos através da arte teatral, como atenção, criação, raciocínio pragmático, comunicação e interação; as famílias se evidenciaram como mediadoras do processo pedagógico e reconheceram as habilidades das crianças. Conclui-se que é possível desenvolver habilidades teatrais por meio dos dispositivos digitais com apoio da Comunicação Alternativa, colaborando para inclusão de crianças com autismo. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-02-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/13011 10.22481/praxisedu.v20i51.13011 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/13011 |
identifier_str_mv |
10.22481/praxisedu.v20i51.13011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/13011/8475 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Práxis Educacional https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Práxis Educacional https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 20 n. 51 (2024): Edição 2024 de publicação em fluxo contínuo; e13011 Práxis Educacional; Vol. 20 Núm. 51 (2024): Edición 2024 de publicación en flujo continuo; e13011 Práxis Educacional; Vol. 20 No. 51 (2024): Streaming Publishing 2024 Edition; e13011 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068813662945280 |