Avaliação da efetividade do programa nacional de assistência estudantil: o caso da UFVJM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Eugênio Nunes Silva
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Calbino, Daniel, Tameirão, Cinthya Rocha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
DOI: 10.22481/praxisedu.v18i49.9611
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9611
Resumo: O objetivo do artigo foi analisar a efetividade do Programa Nacional de Assistência Estudantil na UFVJM– campus Janaúba. Para tanto, recorreu-se à pesquisa quantitativa, comparando o desempenho dos bolsistas e dos não contemplados por bolsa entre os anos de 2014 e 2019. Os resultados apontam que os beneficiários das assistências obtiveram melhor rendimento acadêmico, evadiram em menor número e apresentaram maiores taxas de diplomação em relação aos demais. Conclui-se que a política de assistência estudantil apresenta uma correlação positiva entre os auxílios e os rendimentos acadêmicos, o que indica para a sua possível efetividade. Contudo, é importante considerar outros indicadores que mensurem o programa, bem como os impactos da pandemia e dos recentes declínios orçamentários no auxílio estudantil.
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