Avaliação da efetividade do programa nacional de assistência estudantil: o caso da UFVJM
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
DOI: | 10.22481/praxisedu.v18i49.9611 |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9611 |
Resumo: | O objetivo do artigo foi analisar a efetividade do Programa Nacional de Assistência Estudantil na UFVJM– campus Janaúba. Para tanto, recorreu-se à pesquisa quantitativa, comparando o desempenho dos bolsistas e dos não contemplados por bolsa entre os anos de 2014 e 2019. Os resultados apontam que os beneficiários das assistências obtiveram melhor rendimento acadêmico, evadiram em menor número e apresentaram maiores taxas de diplomação em relação aos demais. Conclui-se que a política de assistência estudantil apresenta uma correlação positiva entre os auxílios e os rendimentos acadêmicos, o que indica para a sua possível efetividade. Contudo, é importante considerar outros indicadores que mensurem o programa, bem como os impactos da pandemia e dos recentes declínios orçamentários no auxílio estudantil. |
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Avaliação da efetividade do programa nacional de assistência estudantil: o caso da UFVJMEvaluación de la eficacia del programa nacional de asistencia al estudiante: el caso de la UFVJMEvaluation of the effectiveness of the national student assistance program: the case of UFVJMpolíticas públicas educacionaisauxílio estudantildesempenho acadêmicopolíticas públicas educativasayuda estudiantillogro académicopublic educational policiesstudent aidacademic achievementO objetivo do artigo foi analisar a efetividade do Programa Nacional de Assistência Estudantil na UFVJM– campus Janaúba. Para tanto, recorreu-se à pesquisa quantitativa, comparando o desempenho dos bolsistas e dos não contemplados por bolsa entre os anos de 2014 e 2019. Os resultados apontam que os beneficiários das assistências obtiveram melhor rendimento acadêmico, evadiram em menor número e apresentaram maiores taxas de diplomação em relação aos demais. Conclui-se que a política de assistência estudantil apresenta uma correlação positiva entre os auxílios e os rendimentos acadêmicos, o que indica para a sua possível efetividade. Contudo, é importante considerar outros indicadores que mensurem o programa, bem como os impactos da pandemia e dos recentes declínios orçamentários no auxílio estudantil.El objetivo del artículo es analizar la efectividad del Programa Nacional de Atención al Estudiante en la UFVJM – campus de Janaúba. Para ello, se utiliza un estudio de caso de carácter cuantitativo, comparando el desempeño de becarios y no cubiertos por beca entre los años 2014 y 2019. Los resultados indican que los beneficiarios de la ayuda obtuvieron un mejor rendimiento académico, evadido en menor medida. número y tenían tasas de graduación más altas en relación a los demás. Se concluye que la política de ayuda a los estudiantes presenta una correlación positiva entre la ayuda y el rendimiento académico, lo que indica su posible efectividad. Sin embargo, es importante considerar otros indicadores que miden el programa, así como los impactos de la pandemia y las recientes reducciones presupuestarias en ayuda estudiantil.The objective of the article is to analyze the effectiveness of the National Student Assistance Program at UFVJM – Janaúba campus. To this end, a case study of a quantitative nature is used, comparing the performance of scholarship holders and those not covered by scholarship between the years 2014 and 2019. The results indicate that the beneficiaries of the assistance obtained better academic performance, evaded in smaller number and had higher graduation rates in relation to the others. It is concluded that the student assistance policy presents a positive correlation between aid and academic performance, which indicates its possible effectiveness. However, it is important to consider other indicators that measure the program, as well as the impacts of the pandemic and recent budget declines in student aid.Edições UESB2022-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos ParesTextoTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/961110.22481/praxisedu.v18i49.9611Práxis Educacional; v. 18 n. 49 (2022): Publicação contínua; e9611Práxis Educacional; Vol. 18 Núm. 49 (2022): Publicação contínua; e9611Práxis Educacional; Vol. 18 No. 49 (2022): Publicação contínua; e96112178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9611/6986Copyright (c) 2022 Práxis Educacionalhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBrito, Eugênio Nunes SilvaCalbino, Daniel Tameirão, Cinthya Rocha2022-06-13T23:18:52Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/9611Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2022-06-13T23:18:52Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
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Avaliação da efetividade do programa nacional de assistência estudantil: o caso da UFVJM Evaluación de la eficacia del programa nacional de asistencia al estudiante: el caso de la UFVJM Evaluation of the effectiveness of the national student assistance program: the case of UFVJM |
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O objetivo do artigo foi analisar a efetividade do Programa Nacional de Assistência Estudantil na UFVJM– campus Janaúba. Para tanto, recorreu-se à pesquisa quantitativa, comparando o desempenho dos bolsistas e dos não contemplados por bolsa entre os anos de 2014 e 2019. Os resultados apontam que os beneficiários das assistências obtiveram melhor rendimento acadêmico, evadiram em menor número e apresentaram maiores taxas de diplomação em relação aos demais. Conclui-se que a política de assistência estudantil apresenta uma correlação positiva entre os auxílios e os rendimentos acadêmicos, o que indica para a sua possível efetividade. Contudo, é importante considerar outros indicadores que mensurem o programa, bem como os impactos da pandemia e dos recentes declínios orçamentários no auxílio estudantil. |
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