O Jeito CPT de Fazer Formação - a Comissão Pastoral da Terra ensina e aprende com trabalhadores rurais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Amone Inacia
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2826
Resumo: O presente texto fez parte da pesquisa de doutoramento intitulada “Quem deu a luz: a formação de trabalhadores rurais em Goiás”. Essa pesquisa Utilizou-se a etnografia a fim de mapear as experiências educativas da educação não-formal realizada com trabalhadores rurais no Estado, com diários de observação e entrevistas de caráter semiestruturado. Foram entrevistados, além de trabalhadores rurais que foram formados pela CPT, agentes pastorais da Comissão Pastoral, a fim de compreender como se davam os cursos de formação e como a CPT entendia esse processo. Assoma-se à análise documental, com a análise de folhetos, documentos produzidos e material dos cursos realizados de 1977 a 2005.  Entendemos a educação não formal, a partir da acepção de Libâneo (2002), como aquelas atividades desenvolvidas de caráter intencional. Nesse artigo mostraremos que a Comissão Pastoral da Terra (CPT) tinha sim intencionalidades distintas nos momentos mapeados. A escolha de estudar a CPT se deu pelo fato de que em Goiás esse foi um importante interlocutor dos trabalhadores, não apenas assessorando-os no processo de conquista da terra, mas formando-os como sujeitos capazes de assumir um protagonismo diante das causas pleiteadas.
id UESB-7_c5c5a4eb97f3ed25d25d7a9bccf8d6af
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2826
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling O Jeito CPT de Fazer Formação - a Comissão Pastoral da Terra ensina e aprende com trabalhadores ruraisCPT. Educação não formal; Formação.O presente texto fez parte da pesquisa de doutoramento intitulada “Quem deu a luz: a formação de trabalhadores rurais em Goiás”. Essa pesquisa Utilizou-se a etnografia a fim de mapear as experiências educativas da educação não-formal realizada com trabalhadores rurais no Estado, com diários de observação e entrevistas de caráter semiestruturado. Foram entrevistados, além de trabalhadores rurais que foram formados pela CPT, agentes pastorais da Comissão Pastoral, a fim de compreender como se davam os cursos de formação e como a CPT entendia esse processo. Assoma-se à análise documental, com a análise de folhetos, documentos produzidos e material dos cursos realizados de 1977 a 2005.  Entendemos a educação não formal, a partir da acepção de Libâneo (2002), como aquelas atividades desenvolvidas de caráter intencional. Nesse artigo mostraremos que a Comissão Pastoral da Terra (CPT) tinha sim intencionalidades distintas nos momentos mapeados. A escolha de estudar a CPT se deu pelo fato de que em Goiás esse foi um importante interlocutor dos trabalhadores, não apenas assessorando-os no processo de conquista da terra, mas formando-os como sujeitos capazes de assumir um protagonismo diante das causas pleiteadas.Edições UESB2018-03-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/282610.22481/praxis.v13i26.2826Práxis Educacional; v. 13 n. 26 (2017): DOSSIÊ TEMÁTICO: Educação do Campo em Perspectiva Latino AmericanaPráxis Educacional; Vol. 13 Núm. 26 (2017): DOSSIÊ TEMÁTICO: Educação do Campo em Perspectiva Latino AmericanaPráxis Educacional; Vol. 13 No. 26 (2017): DOSSIÊ TEMÁTICO: Educação do Campo em Perspectiva Latino Americana2178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2826/3813Copyright (c) 2018 Práxis Educacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Amone Inacia2021-03-22T23:08:29Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2826Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:08:29Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv O Jeito CPT de Fazer Formação - a Comissão Pastoral da Terra ensina e aprende com trabalhadores rurais
title O Jeito CPT de Fazer Formação - a Comissão Pastoral da Terra ensina e aprende com trabalhadores rurais
spellingShingle O Jeito CPT de Fazer Formação - a Comissão Pastoral da Terra ensina e aprende com trabalhadores rurais
Alves, Amone Inacia
CPT. Educação não formal; Formação.
title_short O Jeito CPT de Fazer Formação - a Comissão Pastoral da Terra ensina e aprende com trabalhadores rurais
title_full O Jeito CPT de Fazer Formação - a Comissão Pastoral da Terra ensina e aprende com trabalhadores rurais
title_fullStr O Jeito CPT de Fazer Formação - a Comissão Pastoral da Terra ensina e aprende com trabalhadores rurais
title_full_unstemmed O Jeito CPT de Fazer Formação - a Comissão Pastoral da Terra ensina e aprende com trabalhadores rurais
title_sort O Jeito CPT de Fazer Formação - a Comissão Pastoral da Terra ensina e aprende com trabalhadores rurais
author Alves, Amone Inacia
author_facet Alves, Amone Inacia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Amone Inacia
dc.subject.por.fl_str_mv CPT. Educação não formal; Formação.
topic CPT. Educação não formal; Formação.
description O presente texto fez parte da pesquisa de doutoramento intitulada “Quem deu a luz: a formação de trabalhadores rurais em Goiás”. Essa pesquisa Utilizou-se a etnografia a fim de mapear as experiências educativas da educação não-formal realizada com trabalhadores rurais no Estado, com diários de observação e entrevistas de caráter semiestruturado. Foram entrevistados, além de trabalhadores rurais que foram formados pela CPT, agentes pastorais da Comissão Pastoral, a fim de compreender como se davam os cursos de formação e como a CPT entendia esse processo. Assoma-se à análise documental, com a análise de folhetos, documentos produzidos e material dos cursos realizados de 1977 a 2005.  Entendemos a educação não formal, a partir da acepção de Libâneo (2002), como aquelas atividades desenvolvidas de caráter intencional. Nesse artigo mostraremos que a Comissão Pastoral da Terra (CPT) tinha sim intencionalidades distintas nos momentos mapeados. A escolha de estudar a CPT se deu pelo fato de que em Goiás esse foi um importante interlocutor dos trabalhadores, não apenas assessorando-os no processo de conquista da terra, mas formando-os como sujeitos capazes de assumir um protagonismo diante das causas pleiteadas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2826
10.22481/praxis.v13i26.2826
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2826
identifier_str_mv 10.22481/praxis.v13i26.2826
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2826/3813
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Práxis Educacional
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Práxis Educacional
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 13 n. 26 (2017): DOSSIÊ TEMÁTICO: Educação do Campo em Perspectiva Latino Americana
Práxis Educacional; Vol. 13 Núm. 26 (2017): DOSSIÊ TEMÁTICO: Educação do Campo em Perspectiva Latino Americana
Práxis Educacional; Vol. 13 No. 26 (2017): DOSSIÊ TEMÁTICO: Educação do Campo em Perspectiva Latino Americana
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068816550723584