A diversão como um dos sentidos da escola: um estudo de narrativas de graduandos de matemática
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/864 |
Resumo: | O presente artigo discute a diversão como um dos sentidos atribuídos à escola, sendo essa considerada em três dimensões: suspensão da realidade, dilatação da realidade e antecipação da realidade, com base nas contribuições de Marias. A análise é alicerçada em entrevistas narrativas realizadas com sete estudantes da graduação em Licenciatura em Matemática do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, sendo esta parte da pesquisa desenvolvida no âmbito do Mestrado, que teve como inquietações: O que a escola faz com o sujeito? e O que o sujeito faz com aquilo que a escola lhe fez?. A pesquisa com os sete sujeitos buscou identificar e compreender sentidos da escola em diferentes fases da vida – antes, durante e após a escola – e suas contribuições para a constituição dos seus projetos pessoais. De modo geral, os anos iniciais das nossas vidas acontecem dentro da escola, onde se dá um dos primeiros contatos com o mundo para além da família. Lá aprendemos a nos relacionar, a contar, ler e escrever, entre outros saberes. Passar pela escola, em tese, possibilita a ascensão social. Mas, para que servem as escolas? Essas são construções e representações sociais, porém, cada sujeito, em sua experiência, lhe atribui um sentido. Um dos sentidos destacados pelos sujeitos foi a diversão que a escola proporcionou-lhes. Conforme se trará neste artigo, a escola, ao final, pode ser considerada divertida. A constituição da identidade social do sujeito é discutida a partir de projeto (Velho, Machado) e memória (Delory, Souza, por exemplo). |
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A diversão como um dos sentidos da escola: um estudo de narrativas de graduandos de matemáticaEducação matemáticaMemórias de formaçãoSentidos da escolaO presente artigo discute a diversão como um dos sentidos atribuídos à escola, sendo essa considerada em três dimensões: suspensão da realidade, dilatação da realidade e antecipação da realidade, com base nas contribuições de Marias. A análise é alicerçada em entrevistas narrativas realizadas com sete estudantes da graduação em Licenciatura em Matemática do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, sendo esta parte da pesquisa desenvolvida no âmbito do Mestrado, que teve como inquietações: O que a escola faz com o sujeito? e O que o sujeito faz com aquilo que a escola lhe fez?. A pesquisa com os sete sujeitos buscou identificar e compreender sentidos da escola em diferentes fases da vida – antes, durante e após a escola – e suas contribuições para a constituição dos seus projetos pessoais. De modo geral, os anos iniciais das nossas vidas acontecem dentro da escola, onde se dá um dos primeiros contatos com o mundo para além da família. Lá aprendemos a nos relacionar, a contar, ler e escrever, entre outros saberes. Passar pela escola, em tese, possibilita a ascensão social. Mas, para que servem as escolas? Essas são construções e representações sociais, porém, cada sujeito, em sua experiência, lhe atribui um sentido. Um dos sentidos destacados pelos sujeitos foi a diversão que a escola proporcionou-lhes. Conforme se trará neste artigo, a escola, ao final, pode ser considerada divertida. A constituição da identidade social do sujeito é discutida a partir de projeto (Velho, Machado) e memória (Delory, Souza, por exemplo).Edições UESB2015-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/864Práxis Educacional; v. 12 n. 21 (2016): Prática Pedagógica; 133-15Práxis Educacional; Vol. 12 Núm. 21 (2016): Prática Pedagógica; 133-15Práxis Educacional; Vol. 12 No. 21 (2016): Prática Pedagógica; 133-152178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/864/735Barros dos Santos, Renan MarcelGallego, Rita de Cassiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:05:38Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/864Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:05:38Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
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