University teaching in the last ten years: indications for a post- pandemic context

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Nathali Gomes
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Aguiar, Maria da Conceição Carrilho de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6764
Resumo: O estudo buscou analisar as pesquisas desenvolvidas nos últimos dez anos sobre a temática do ensino universitário, para possíveis indicações no contexto educacional pós-pandemia. Para tanto, nos apoiamos na abordagem qualitativa e no levantamento de pesquisas em plataformas nacionais e internacionais nos últimos dez anos. Utilizamos a análise de conteúdos de Bardin (2004). As pesquisas apontam sentidos e significados múltiplos e complexos atribuídos ao ensino universitário advindos da dinamicidade e transformações sociais e históricas. A pandemia revelou novos desafios da formação nas Universidades, pois um novo perfil de profissional passa a ser exigido pela sociedade. Faz-se necessário investimento na formação desses professores, a fim de ressignificar concepções de ensino aprendizagem, currículo, avaliação, políticas, para contribuir com práticas significativas de formação profissional.
id UESB-7_cad64f76619f3af5050ad2687d29f556
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6764
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling University teaching in the last ten years: indications for a post- pandemic context Educación universitaria en los últimos diez años: indicaciones para un contexto pospandémico O ensino universitário nos últimos dez anos: indicações para um contexto pós-pandêmico Educación universitáriaEducación pospandémicaFormación de profesoresUniversity teachingPost-pandemic EducationTeacher/Professor TrainingEnsino universitárioEducação pós-pandemiaFormação de professoresO estudo buscou analisar as pesquisas desenvolvidas nos últimos dez anos sobre a temática do ensino universitário, para possíveis indicações no contexto educacional pós-pandemia. Para tanto, nos apoiamos na abordagem qualitativa e no levantamento de pesquisas em plataformas nacionais e internacionais nos últimos dez anos. Utilizamos a análise de conteúdos de Bardin (2004). As pesquisas apontam sentidos e significados múltiplos e complexos atribuídos ao ensino universitário advindos da dinamicidade e transformações sociais e históricas. A pandemia revelou novos desafios da formação nas Universidades, pois um novo perfil de profissional passa a ser exigido pela sociedade. Faz-se necessário investimento na formação desses professores, a fim de ressignificar concepções de ensino aprendizagem, currículo, avaliação, políticas, para contribuir com práticas significativas de formação profissional.La investigación buscó analizar la investigación desarrollada en los últimos diez años sobre el tema de la educación universitaria en busca de posibles indicaciones en el contexto educativo pospandémico. Con este fin, confiamos en el enfoque cualitativo y la investigación en plataformas nacionales e internacionales en los últimos diez años. Utilizamos el análisis de contenido de Bardin (2004). Las investigaciones señalan rasgos y significados múltiples y complejos atribuidos a la educación universitaria debido a la dinámica y las transformaciones sociales históricas. La pandemia reveló nuevos desafíos de capacitación en las universidades, ya que la sociedad ahora requiere un nuevo perfil profesional. Es necesario invertir en la capacitación de estos docentes para replantear los conceptos de enseñanza, aprendizaje, currículo, evaluación, políticas, para contribuir con prácticas significativas de capacitación profesional.This study aimed to analyze research developed in the last ten years about the university teaching topic for possible indications in the post-pandemic educational context. For that the study is supported by the qualitative analysis and research survey in national and international platforms from the last ten years. Bardin’s content analysis (2004) was used as basis. The researches point to multiple senses and meanings attributed to university teaching that come from dynamicity and socio-historical transformations. The pandemic reveals new challenges in training individuals in the Universities as a new professional profile is now required by the society. It is necessary to invest in training those professors with the objective of reframing concepts of the learning and teaching processes, as well as the curriculum, evaluation, politics, and others to contribute with meaningful practices of professional training.Edições UESB2021-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/676410.22481/praxisedu.v17i46.6764Práxis Educacional; v. 17 n. 46 (2021): Dossiê formação de professores: projetos em disputa ; 374-396Práxis Educacional; Vol. 17 Núm. 46 (2021): Dossiê formação de professores: projetos em disputa ; 374-396Práxis Educacional; Vol. 17 No. 46 (2021): Dossiê formação de professores: projetos em disputa ; 374-3962178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6764/5849Copyright (c) 2021 Práxis Educacionalhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Nathali GomesAguiar, Maria da Conceição Carrilho de2021-08-06T01:37:06Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6764Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-08-06T01:37:06Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv University teaching in the last ten years: indications for a post- pandemic context
Educación universitaria en los últimos diez años: indicaciones para un contexto pospandémico
O ensino universitário nos últimos dez anos: indicações para um contexto pós-pandêmico
title University teaching in the last ten years: indications for a post- pandemic context
spellingShingle University teaching in the last ten years: indications for a post- pandemic context
Silva, Nathali Gomes
Educación universitária
Educación pospandémica
Formación de profesores
University teaching
Post-pandemic Education
Teacher/Professor Training
Ensino universitário
Educação pós-pandemia
Formação de professores
title_short University teaching in the last ten years: indications for a post- pandemic context
title_full University teaching in the last ten years: indications for a post- pandemic context
title_fullStr University teaching in the last ten years: indications for a post- pandemic context
title_full_unstemmed University teaching in the last ten years: indications for a post- pandemic context
title_sort University teaching in the last ten years: indications for a post- pandemic context
author Silva, Nathali Gomes
author_facet Silva, Nathali Gomes
Aguiar, Maria da Conceição Carrilho de
author_role author
author2 Aguiar, Maria da Conceição Carrilho de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Nathali Gomes
Aguiar, Maria da Conceição Carrilho de
dc.subject.por.fl_str_mv Educación universitária
Educación pospandémica
Formación de profesores
University teaching
Post-pandemic Education
Teacher/Professor Training
Ensino universitário
Educação pós-pandemia
Formação de professores
topic Educación universitária
Educación pospandémica
Formación de profesores
University teaching
Post-pandemic Education
Teacher/Professor Training
Ensino universitário
Educação pós-pandemia
Formação de professores
description O estudo buscou analisar as pesquisas desenvolvidas nos últimos dez anos sobre a temática do ensino universitário, para possíveis indicações no contexto educacional pós-pandemia. Para tanto, nos apoiamos na abordagem qualitativa e no levantamento de pesquisas em plataformas nacionais e internacionais nos últimos dez anos. Utilizamos a análise de conteúdos de Bardin (2004). As pesquisas apontam sentidos e significados múltiplos e complexos atribuídos ao ensino universitário advindos da dinamicidade e transformações sociais e históricas. A pandemia revelou novos desafios da formação nas Universidades, pois um novo perfil de profissional passa a ser exigido pela sociedade. Faz-se necessário investimento na formação desses professores, a fim de ressignificar concepções de ensino aprendizagem, currículo, avaliação, políticas, para contribuir com práticas significativas de formação profissional.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6764
10.22481/praxisedu.v17i46.6764
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6764
identifier_str_mv 10.22481/praxisedu.v17i46.6764
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6764/5849
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Práxis Educacional
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Práxis Educacional
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 17 n. 46 (2021): Dossiê formação de professores: projetos em disputa ; 374-396
Práxis Educacional; Vol. 17 Núm. 46 (2021): Dossiê formação de professores: projetos em disputa ; 374-396
Práxis Educacional; Vol. 17 No. 46 (2021): Dossiê formação de professores: projetos em disputa ; 374-396
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068819575865344