REFLEXIONES SOBRE LA FORMACIÓN DEL PROFESORADO PARA LA EDUCACIÓN BÁSICA EN LA ASIGNATURA HISTORIA MEDIEVAL I

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vianna, Luciano José
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6482
Resumo: Neste artigo, nosso objetivo é fazer uma reflexão sobre a formação de professores de História para a Educação Básica através da prática docente na disciplina História Medieval I na Universidade de Pernambuco/campus Petrolina. Para isso, analisamos aspectos temáticos com textos de diversos autores e autoras medievalistas; produções voltadas para a formação de professores, através dos estudos de Cruz e Hobold (2018), Fazenda (2012), Gadotti (1995), Lüdke (2012), Macedo (2013), Pimenta (2005), Santos (2012) e Schmidt (2004); e os aspectos didáticos, por meio dos estudos de Bergmann (1989- 1990), Bittencourt (2004), Guimarães (2016), Libâneo (2006), Lück (1995) e Santos, Silva Júnior e Sousa (2016). Inicialmente, apresentamos a proposta da disciplina História Medieval I, especificando principalmente os conteúdos trabalhados na mesma. Em seguida, abordamos a dinâmica da disciplina, apresentando os conceitos trabalhados, a diversidade temática e o exercício de desconstrução das ideias pré-concebidas sobre o período. Posteriormente, voltamos nossa atenção para o viés interdisciplinar aplicado na disciplina e nos atentamos às propostas da BNCC voltadas para o Ensino Fundamental. Como considerações finais, destacamos a principal característica da disciplina com a abordagem de temas contemporâneos de demanda social para auxiliar na formação de professores e na construção da cidadania dos discentes da Educação Básica.
id UESB-7_da63ec39b1a630e014874cbb536b991e
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6482
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling REFLEXIONES SOBRE LA FORMACIÓN DEL PROFESORADO PARA LA EDUCACIÓN BÁSICA EN LA ASIGNATURA HISTORIA MEDIEVAL IREFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA NA DISCIPLINA HISTÓRIA MEDIEVAL IREFLECTIONS ON THE TEACHING TRAINING TO THE BASIC EDUCATION IN THE SIGNATURE MEDIEVAL HISTORY IEducação básicaFormação docenteHistória MedievalEducación básica.Formación del profesoradoHistoria MedievalBasic EducationMedieval HistoryTeaching trainingNeste artigo, nosso objetivo é fazer uma reflexão sobre a formação de professores de História para a Educação Básica através da prática docente na disciplina História Medieval I na Universidade de Pernambuco/campus Petrolina. Para isso, analisamos aspectos temáticos com textos de diversos autores e autoras medievalistas; produções voltadas para a formação de professores, através dos estudos de Cruz e Hobold (2018), Fazenda (2012), Gadotti (1995), Lüdke (2012), Macedo (2013), Pimenta (2005), Santos (2012) e Schmidt (2004); e os aspectos didáticos, por meio dos estudos de Bergmann (1989- 1990), Bittencourt (2004), Guimarães (2016), Libâneo (2006), Lück (1995) e Santos, Silva Júnior e Sousa (2016). Inicialmente, apresentamos a proposta da disciplina História Medieval I, especificando principalmente os conteúdos trabalhados na mesma. Em seguida, abordamos a dinâmica da disciplina, apresentando os conceitos trabalhados, a diversidade temática e o exercício de desconstrução das ideias pré-concebidas sobre o período. Posteriormente, voltamos nossa atenção para o viés interdisciplinar aplicado na disciplina e nos atentamos às propostas da BNCC voltadas para o Ensino Fundamental. Como considerações finais, destacamos a principal característica da disciplina com a abordagem de temas contemporâneos de demanda social para auxiliar na formação de professores e na construção da cidadania dos discentes da Educação Básica.In this article, our aim is to do a reflection about teaching training of History to the basic education through the teaching practice in the signature of Medieval History I at the Universidade de Pernambuco/campus Petrolina. To do this, we analyse thematical aspects in the text of several medievalists; production to the formation of professors through the studies of Cruz e Hobold (2018), Fazenda (2012), Gadotti (1995), Lüdke (2012), Macedo (2013), Pimenta (2005), Santos (2012) and Schmidt (2004); and didactical aspects through the studies of Bergmann (1989-1990), Bittencourt (2004), Guimarães (2016), Libâneo (2006), Lück (1995) and Santos, Silva Júnior e Sousa (2016). In the first moment, we present the propose of signature of Medieval History I presenting the contains which we work in the same. After that, we problematize the dynamic of the signature, talking about the concepts, the thematical diversity and the exercise of deconstruction of the ideas about the period. So, we turn to the interdisciplinary perspective in the signature, and make attention to the BNCC’s proposes to the fundamental teaching. As a final consideration, we highlight the mainly characteristics of the signature with contemporary themes of social demands in order to auxiliary in the teaching training and the construction of the citizenship of the students of Basic Education.En este artículo, nuestro objetivo es hacer una reflexión sobre la formación del profesorado de Historia para la educación básica a través de la práctica docente en la asignatura Historia Medieval I en la Universidade de Pernambuco/campus Petrolina. Para eso, analizamos los aspectos temáticos con los textos de diversos autores y autoras medievalistas; las producciones que comentan aspectos de formación de profesores, a través de los estudios de Cruz e Hobold (2018), Fazenda (2012), Gadotti (1995), Lüdke (2012), Macedo (2013), Pimenta (2005), Santos (2012) y Schmidt (2004); y los aspectos didácticos, por medio de los estudios de Bergmann (1989-1990), Bittencourt (2004), Guimarães (2016), Libâneo (2006), Lück (1995) y Santos, Silva Júnior e Sousa (2016). Inicialmente, presentamos la propuesta de la asignatura Historia Medieval I, especificando sobre todo los contenidos trabajados en la misma. Después, analizamos la dinámica de la asignatura, presentando los conceptos que son trabajados, la diversidad temática y el ejercicio de desconstrucción de las ideas preestablecidas sobre el período. Posteriormente, ponemos nuestra atención para la cuestión interdisciplinar aplicada en la asignatura y las propuestas de la BNCC para la enseñanza fundamental. Como consideraciones finales, resaltamos la principal característica de la asignatura con los temas contemporáneos de demanda social para auxiliar en la formación del profesorado y en la construcción de la ciudadanía de los alumnos de la educación básica.Edições UESB2020-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/648210.22481/praxisedu.v16i42.6482Práxis Educacional; v. 16 n. 42 (2020): Educação, currículo e juventudes: dilemas e desafios atuais (out/dez); 461-483Práxis Educacional; Vol. 16 Núm. 42 (2020): Educação, currículo e juventudes: dilemas e desafios atuais (out/dez); 461-483Práxis Educacional; Vol. 16 No. 42 (2020): Educação, currículo e juventudes: dilemas e desafios atuais (out/dez); 461-4832178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6482/5146Copyright (c) 2020 Práxis Educacionalhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVianna, Luciano José2021-03-25T04:28:02Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6482Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-25T04:28:02Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv REFLEXIONES SOBRE LA FORMACIÓN DEL PROFESORADO PARA LA EDUCACIÓN BÁSICA EN LA ASIGNATURA HISTORIA MEDIEVAL I
REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA NA DISCIPLINA HISTÓRIA MEDIEVAL I
REFLECTIONS ON THE TEACHING TRAINING TO THE BASIC EDUCATION IN THE SIGNATURE MEDIEVAL HISTORY I
title REFLEXIONES SOBRE LA FORMACIÓN DEL PROFESORADO PARA LA EDUCACIÓN BÁSICA EN LA ASIGNATURA HISTORIA MEDIEVAL I
spellingShingle REFLEXIONES SOBRE LA FORMACIÓN DEL PROFESORADO PARA LA EDUCACIÓN BÁSICA EN LA ASIGNATURA HISTORIA MEDIEVAL I
Vianna, Luciano José
Educação básica
Formação docente
História Medieval
Educación básica.
Formación del profesorado
Historia Medieval
Basic Education
Medieval History
Teaching training
title_short REFLEXIONES SOBRE LA FORMACIÓN DEL PROFESORADO PARA LA EDUCACIÓN BÁSICA EN LA ASIGNATURA HISTORIA MEDIEVAL I
title_full REFLEXIONES SOBRE LA FORMACIÓN DEL PROFESORADO PARA LA EDUCACIÓN BÁSICA EN LA ASIGNATURA HISTORIA MEDIEVAL I
title_fullStr REFLEXIONES SOBRE LA FORMACIÓN DEL PROFESORADO PARA LA EDUCACIÓN BÁSICA EN LA ASIGNATURA HISTORIA MEDIEVAL I
title_full_unstemmed REFLEXIONES SOBRE LA FORMACIÓN DEL PROFESORADO PARA LA EDUCACIÓN BÁSICA EN LA ASIGNATURA HISTORIA MEDIEVAL I
title_sort REFLEXIONES SOBRE LA FORMACIÓN DEL PROFESORADO PARA LA EDUCACIÓN BÁSICA EN LA ASIGNATURA HISTORIA MEDIEVAL I
author Vianna, Luciano José
author_facet Vianna, Luciano José
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vianna, Luciano José
dc.subject.por.fl_str_mv Educação básica
Formação docente
História Medieval
Educación básica.
Formación del profesorado
Historia Medieval
Basic Education
Medieval History
Teaching training
topic Educação básica
Formação docente
História Medieval
Educación básica.
Formación del profesorado
Historia Medieval
Basic Education
Medieval History
Teaching training
description Neste artigo, nosso objetivo é fazer uma reflexão sobre a formação de professores de História para a Educação Básica através da prática docente na disciplina História Medieval I na Universidade de Pernambuco/campus Petrolina. Para isso, analisamos aspectos temáticos com textos de diversos autores e autoras medievalistas; produções voltadas para a formação de professores, através dos estudos de Cruz e Hobold (2018), Fazenda (2012), Gadotti (1995), Lüdke (2012), Macedo (2013), Pimenta (2005), Santos (2012) e Schmidt (2004); e os aspectos didáticos, por meio dos estudos de Bergmann (1989- 1990), Bittencourt (2004), Guimarães (2016), Libâneo (2006), Lück (1995) e Santos, Silva Júnior e Sousa (2016). Inicialmente, apresentamos a proposta da disciplina História Medieval I, especificando principalmente os conteúdos trabalhados na mesma. Em seguida, abordamos a dinâmica da disciplina, apresentando os conceitos trabalhados, a diversidade temática e o exercício de desconstrução das ideias pré-concebidas sobre o período. Posteriormente, voltamos nossa atenção para o viés interdisciplinar aplicado na disciplina e nos atentamos às propostas da BNCC voltadas para o Ensino Fundamental. Como considerações finais, destacamos a principal característica da disciplina com a abordagem de temas contemporâneos de demanda social para auxiliar na formação de professores e na construção da cidadania dos discentes da Educação Básica.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6482
10.22481/praxisedu.v16i42.6482
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6482
identifier_str_mv 10.22481/praxisedu.v16i42.6482
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6482/5146
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Práxis Educacional
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Práxis Educacional
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 16 n. 42 (2020): Educação, currículo e juventudes: dilemas e desafios atuais (out/dez); 461-483
Práxis Educacional; Vol. 16 Núm. 42 (2020): Educação, currículo e juventudes: dilemas e desafios atuais (out/dez); 461-483
Práxis Educacional; Vol. 16 No. 42 (2020): Educação, currículo e juventudes: dilemas e desafios atuais (out/dez); 461-483
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068818966642688