ARACY CÔRTES E AS EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS DIFUSAS NOS PALCOS AMADORES DO RIO DE JANEIRO (1900-1920)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Rebeca Natacha de Oliveira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5990
Resumo: A partir da trajetória de Zilda de Carvalho Espindola (1904-1985), também conhecida como Aracy Côrtes, este trabalho se propõe a compreender as profundas relações entre educação – e suas práticas difusas –, cultura e política na cidade do Rio de Janeiro, nas primeiras décadas do século XX. Através de periódicos, entrevistas concedidas ao Serviço Nacional de Teatro e sua biografia, publicada em 1984, por Roberto Ruiz, busco perceber como as experiências dessa atriz, cantora e empresária do teatro de revista dialogavam com as transformações sociais ocorridas na capital federal. Debruçaremos-nos, especialmente, sobre suas vivências na Sociedade Dramática Particular Filhos de Talma, visto que os grêmios dramáticos vinculavam-se como espaços de formação social, promovendo práticas de letramento, palestras, encontros e debates de textos teatrais que permeavam o cotidiano da cidade. Para tanto, é importante concebermos a educação de forma ampla e plural, entendendo como as iniciativas pautadas em uma ação institucionalizada coexistiram com espaços plurais de acesso às letras. Como nos sugere Edward P. Thompson, ao considerarmos as diferentes vivências de Aracy Cortez no universo do entretenimento carioca, nos inclinamos a olhar para a sociedade na sua multifacetada rede de relações. Não obstante, o início de sua carreira artística nos permite perceber como as mulheres tornaram-se protagonistas de ações educativas, elaborando variadas estratégias para ampliar o acesso ao código letrado, conferindo-lhe uma vasta gama de sentidos.
id UESB-7_eee723ddb3462bb49f184503190595a9
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5990
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling ARACY CÔRTES E AS EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS DIFUSAS NOS PALCOS AMADORES DO RIO DE JANEIRO (1900-1920)ARACY CÓRTES E LAS EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS DIFUSAS EN LOS PALCOS AFICIONADOS DEL RIO DE JANEIRO (1900-1920)ARACY CÔRTES AND DIFFUSED EDUCATIONAL EXPERIENCES IN THE AMATEUR STAGES OF RIO DE JANEIRO (1900-1920)GêneroRio de JaneiroTeatro AmadorGéneroRio de JaneiroTeatro AficionadoGenderRio de JaneiroAmateur Theater A partir da trajetória de Zilda de Carvalho Espindola (1904-1985), também conhecida como Aracy Côrtes, este trabalho se propõe a compreender as profundas relações entre educação – e suas práticas difusas –, cultura e política na cidade do Rio de Janeiro, nas primeiras décadas do século XX. Através de periódicos, entrevistas concedidas ao Serviço Nacional de Teatro e sua biografia, publicada em 1984, por Roberto Ruiz, busco perceber como as experiências dessa atriz, cantora e empresária do teatro de revista dialogavam com as transformações sociais ocorridas na capital federal. Debruçaremos-nos, especialmente, sobre suas vivências na Sociedade Dramática Particular Filhos de Talma, visto que os grêmios dramáticos vinculavam-se como espaços de formação social, promovendo práticas de letramento, palestras, encontros e debates de textos teatrais que permeavam o cotidiano da cidade. Para tanto, é importante concebermos a educação de forma ampla e plural, entendendo como as iniciativas pautadas em uma ação institucionalizada coexistiram com espaços plurais de acesso às letras. Como nos sugere Edward P. Thompson, ao considerarmos as diferentes vivências de Aracy Cortez no universo do entretenimento carioca, nos inclinamos a olhar para a sociedade na sua multifacetada rede de relações. Não obstante, o início de sua carreira artística nos permite perceber como as mulheres tornaram-se protagonistas de ações educativas, elaborando variadas estratégias para ampliar o acesso ao código letrado, conferindo-lhe uma vasta gama de sentidos. A partir de la trayectoria de Zilda de Carvalho Espindola (1904-1985), también conocida como Aracy Côrtes, este trabajo se propone a comprender las profundas relaciones entre educación -y sus prácticas difusas-, cultura y política en la ciudad de Río de Janeiro, las primeras décadas del siglo XX. A través de periódicos, entrevistas concedidas al Servicio Nacional de Teatro y su biografía, publicada en 1984 por Roberto Ruiz, busco percibir cómo las experiencias de esa actriz, cantante y empresaria del teatro de revista dialogaban con las transformaciones sociales ocurridas en la capital federal. En el caso de los gremios de Talma, los gritos dramáticos se vinculaban, como espacios de formación social, promoviendo prácticas de letra, charlas, encuentros y debates de textos teatrales que permeaban el cotidiano de la ciudad . Para ello, es importante concebir la educación de forma amplia y plural, entendiendo cómo las iniciativas pautadas en una acción institucionalizada coexistieron con espacios plurales de acceso a las letras. Como nos sugiere Edward P. Thompson, al considerar las diferentes vivencias de Aracy Cortez en el universo del entretenimiento carioca, nos inclinamos a mirar hacia la sociedad en su multifacética red de relaciones. No obstante, el inicio de su carrera artística nos permite percibir cómo las mujeres se convirtieron en protagonistas de acciones educativas, elaborando variadas estrategias para ampliar el acceso al código letrado, confiriéndole una amplia gama de sentidos. From the trajectory of Zilda de Carvalho Espindola (1904-1985), also known as Aracy Côrtes, this work intends to understand the deep relations between education - and its diffuse practices -, culture and politics in the city of Rio de Janeiro, in the first decades of the twentieth century. Through periodicals, interviews given to the National Theater Service and his biography, published in 1984 by Roberto Ruiz, I try to understand how the experiences of this actress, singer and businesswoman of the magazine theater were in dialogue with the social transformations that took place in the federal capital. We will focus in particular on his experiences in the Particular Dramatic Society Sons of Talma, since the dramatic associations were linked as spaces of social formation, promoting practices of literacy, lectures, meetings and debates of theatrical texts that permeated the daily life of the city. Therefore, it is important to conceive education in a broad and plural way, understanding how the initiatives based on an institutionalized action coexisted with plural spaces of access to letters. As Edward P. Thompson suggests, when we consider the different experiences of Aracy Cortez in the universe of Carioca entertainment, we are inclined to look at society in its multifaceted network of relationships. Nevertheless, the beginning of her artistic career allows us to understand how women have become protagonists of educational actions, elaborating various strategies to expand access to the literate code, giving it a wide range of meanings. Edições UESB2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/599010.22481/praxisedu.v16i38.5990Práxis Educacional; v. 16 n. 38 (2020): Pesquisas em História da Educação: desafios passados e contemporâneos (jan/mar); 88-111Práxis Educacional; Vol. 16 Núm. 38 (2020): Pesquisas em História da Educação: desafios passados e contemporâneos (jan/mar); 88-111Práxis Educacional; Vol. 16 No. 38 (2020): Pesquisas em História da Educação: desafios passados e contemporâneos (jan/mar); 88-1112178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5990/4492Pinto, Rebeca Natacha de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:21:15Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5990Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:21:15Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv ARACY CÔRTES E AS EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS DIFUSAS NOS PALCOS AMADORES DO RIO DE JANEIRO (1900-1920)
ARACY CÓRTES E LAS EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS DIFUSAS EN LOS PALCOS AFICIONADOS DEL RIO DE JANEIRO (1900-1920)
ARACY CÔRTES AND DIFFUSED EDUCATIONAL EXPERIENCES IN THE AMATEUR STAGES OF RIO DE JANEIRO (1900-1920)
title ARACY CÔRTES E AS EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS DIFUSAS NOS PALCOS AMADORES DO RIO DE JANEIRO (1900-1920)
spellingShingle ARACY CÔRTES E AS EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS DIFUSAS NOS PALCOS AMADORES DO RIO DE JANEIRO (1900-1920)
Pinto, Rebeca Natacha de Oliveira
Gênero
Rio de Janeiro
Teatro Amador
Género
Rio de Janeiro
Teatro Aficionado
Gender
Rio de Janeiro
Amateur Theater
title_short ARACY CÔRTES E AS EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS DIFUSAS NOS PALCOS AMADORES DO RIO DE JANEIRO (1900-1920)
title_full ARACY CÔRTES E AS EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS DIFUSAS NOS PALCOS AMADORES DO RIO DE JANEIRO (1900-1920)
title_fullStr ARACY CÔRTES E AS EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS DIFUSAS NOS PALCOS AMADORES DO RIO DE JANEIRO (1900-1920)
title_full_unstemmed ARACY CÔRTES E AS EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS DIFUSAS NOS PALCOS AMADORES DO RIO DE JANEIRO (1900-1920)
title_sort ARACY CÔRTES E AS EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS DIFUSAS NOS PALCOS AMADORES DO RIO DE JANEIRO (1900-1920)
author Pinto, Rebeca Natacha de Oliveira
author_facet Pinto, Rebeca Natacha de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Rebeca Natacha de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero
Rio de Janeiro
Teatro Amador
Género
Rio de Janeiro
Teatro Aficionado
Gender
Rio de Janeiro
Amateur Theater
topic Gênero
Rio de Janeiro
Teatro Amador
Género
Rio de Janeiro
Teatro Aficionado
Gender
Rio de Janeiro
Amateur Theater
description A partir da trajetória de Zilda de Carvalho Espindola (1904-1985), também conhecida como Aracy Côrtes, este trabalho se propõe a compreender as profundas relações entre educação – e suas práticas difusas –, cultura e política na cidade do Rio de Janeiro, nas primeiras décadas do século XX. Através de periódicos, entrevistas concedidas ao Serviço Nacional de Teatro e sua biografia, publicada em 1984, por Roberto Ruiz, busco perceber como as experiências dessa atriz, cantora e empresária do teatro de revista dialogavam com as transformações sociais ocorridas na capital federal. Debruçaremos-nos, especialmente, sobre suas vivências na Sociedade Dramática Particular Filhos de Talma, visto que os grêmios dramáticos vinculavam-se como espaços de formação social, promovendo práticas de letramento, palestras, encontros e debates de textos teatrais que permeavam o cotidiano da cidade. Para tanto, é importante concebermos a educação de forma ampla e plural, entendendo como as iniciativas pautadas em uma ação institucionalizada coexistiram com espaços plurais de acesso às letras. Como nos sugere Edward P. Thompson, ao considerarmos as diferentes vivências de Aracy Cortez no universo do entretenimento carioca, nos inclinamos a olhar para a sociedade na sua multifacetada rede de relações. Não obstante, o início de sua carreira artística nos permite perceber como as mulheres tornaram-se protagonistas de ações educativas, elaborando variadas estratégias para ampliar o acesso ao código letrado, conferindo-lhe uma vasta gama de sentidos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5990
10.22481/praxisedu.v16i38.5990
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5990
identifier_str_mv 10.22481/praxisedu.v16i38.5990
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5990/4492
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 16 n. 38 (2020): Pesquisas em História da Educação: desafios passados e contemporâneos (jan/mar); 88-111
Práxis Educacional; Vol. 16 Núm. 38 (2020): Pesquisas em História da Educação: desafios passados e contemporâneos (jan/mar); 88-111
Práxis Educacional; Vol. 16 No. 38 (2020): Pesquisas em História da Educação: desafios passados e contemporâneos (jan/mar); 88-111
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068818256756736