Moodle: influência na gestão curricular, aprendizagens e na satisfação de alunos e professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Mário
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Martins, António
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/729
Resumo: Este artigo contempla o estudo e análise da influência da utilização das plataformas e-learning na gestão curricular, na aprendizagem e na satisfação de alunos e professores. A problemática construída teve como questão principal de investigação: Será a utilização das plataformas de aprendizagem uma maisvalia no desenvolvimento da gestão curricular, na melhoria das aprendizagens e na satisfação de alunos e professores? Partindo desta questão, efetuou-se umtrabalho exploratório sobre a utilização das plataformas e-learning verificando que a aplicação destas no contexto atual do Sistema de Ensino Português é efetuada em formato de b-learning. Sabendo que o b-learning comporta tecnologiae pedagogia, optou-se por integrar diferentes conceções metodológicas no percurso efetuado, conjugando a perspetiva da análise pedagógica com a dodesenvolvimento tecnológico e a análise quantitativa dos resultados. Assim, foi utilizado o método hipotético – dedutivo, e para a recolha de dados, foi definida como amostra os utilizadores da plataforma Moodle, das escolas do EnsinoSecundário da Região Autônoma da Madeira. Efetuamos a recolha utilizando questionários online e análise documental dos registos das plataformas. Do estudo, concluiu-se que as plataformas de e-learning têm influência positiva na gestão curricular, na aprendizagem e na satisfação. Essa influência depende de múltiplos fatores, destacando-se a escassa utilização da plataforma no trabalhoentre professores; a falta de formação e incentivo para que estes sejam capazes de melhorar a aprendizagem e dinamizar a plataforma. Por último, concluiu-se que existe nas escolas a tecnologia para o ensino em b-learning, mas ainda falta a pedagogia que o distingue.
id UESB-7_f9ce06bc8f9603acbbbf8c03a75173ab
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/729
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Moodle: influência na gestão curricular, aprendizagens e na satisfação de alunos e professoresB-learningE-learningEnsino tradicionalGestão curricularTecnologias da Informação e ComunicaçãoEste artigo contempla o estudo e análise da influência da utilização das plataformas e-learning na gestão curricular, na aprendizagem e na satisfação de alunos e professores. A problemática construída teve como questão principal de investigação: Será a utilização das plataformas de aprendizagem uma maisvalia no desenvolvimento da gestão curricular, na melhoria das aprendizagens e na satisfação de alunos e professores? Partindo desta questão, efetuou-se umtrabalho exploratório sobre a utilização das plataformas e-learning verificando que a aplicação destas no contexto atual do Sistema de Ensino Português é efetuada em formato de b-learning. Sabendo que o b-learning comporta tecnologiae pedagogia, optou-se por integrar diferentes conceções metodológicas no percurso efetuado, conjugando a perspetiva da análise pedagógica com a dodesenvolvimento tecnológico e a análise quantitativa dos resultados. Assim, foi utilizado o método hipotético – dedutivo, e para a recolha de dados, foi definida como amostra os utilizadores da plataforma Moodle, das escolas do EnsinoSecundário da Região Autônoma da Madeira. Efetuamos a recolha utilizando questionários online e análise documental dos registos das plataformas. Do estudo, concluiu-se que as plataformas de e-learning têm influência positiva na gestão curricular, na aprendizagem e na satisfação. Essa influência depende de múltiplos fatores, destacando-se a escassa utilização da plataforma no trabalhoentre professores; a falta de formação e incentivo para que estes sejam capazes de melhorar a aprendizagem e dinamizar a plataforma. Por último, concluiu-se que existe nas escolas a tecnologia para o ensino em b-learning, mas ainda falta a pedagogia que o distingue.Edições UESB2013-06-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/729Práxis Educacional; v. 9 n. 14 (2013): Novas Tecnologias e Educação; 61-82Práxis Educacional; Vol. 9 Núm. 14 (2013): Novas Tecnologias e Educação; 61-82Práxis Educacional; Vol. 9 No. 14 (2013): Novas Tecnologias e Educação; 61-822178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/729/614Reis, MárioMartins, Antónioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:02:29Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/729Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:02:29Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Moodle: influência na gestão curricular, aprendizagens e na satisfação de alunos e professores
title Moodle: influência na gestão curricular, aprendizagens e na satisfação de alunos e professores
spellingShingle Moodle: influência na gestão curricular, aprendizagens e na satisfação de alunos e professores
Reis, Mário
B-learning
E-learning
Ensino tradicional
Gestão curricular
Tecnologias da Informação e Comunicação
title_short Moodle: influência na gestão curricular, aprendizagens e na satisfação de alunos e professores
title_full Moodle: influência na gestão curricular, aprendizagens e na satisfação de alunos e professores
title_fullStr Moodle: influência na gestão curricular, aprendizagens e na satisfação de alunos e professores
title_full_unstemmed Moodle: influência na gestão curricular, aprendizagens e na satisfação de alunos e professores
title_sort Moodle: influência na gestão curricular, aprendizagens e na satisfação de alunos e professores
author Reis, Mário
author_facet Reis, Mário
Martins, António
author_role author
author2 Martins, António
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Mário
Martins, António
dc.subject.por.fl_str_mv B-learning
E-learning
Ensino tradicional
Gestão curricular
Tecnologias da Informação e Comunicação
topic B-learning
E-learning
Ensino tradicional
Gestão curricular
Tecnologias da Informação e Comunicação
description Este artigo contempla o estudo e análise da influência da utilização das plataformas e-learning na gestão curricular, na aprendizagem e na satisfação de alunos e professores. A problemática construída teve como questão principal de investigação: Será a utilização das plataformas de aprendizagem uma maisvalia no desenvolvimento da gestão curricular, na melhoria das aprendizagens e na satisfação de alunos e professores? Partindo desta questão, efetuou-se umtrabalho exploratório sobre a utilização das plataformas e-learning verificando que a aplicação destas no contexto atual do Sistema de Ensino Português é efetuada em formato de b-learning. Sabendo que o b-learning comporta tecnologiae pedagogia, optou-se por integrar diferentes conceções metodológicas no percurso efetuado, conjugando a perspetiva da análise pedagógica com a dodesenvolvimento tecnológico e a análise quantitativa dos resultados. Assim, foi utilizado o método hipotético – dedutivo, e para a recolha de dados, foi definida como amostra os utilizadores da plataforma Moodle, das escolas do EnsinoSecundário da Região Autônoma da Madeira. Efetuamos a recolha utilizando questionários online e análise documental dos registos das plataformas. Do estudo, concluiu-se que as plataformas de e-learning têm influência positiva na gestão curricular, na aprendizagem e na satisfação. Essa influência depende de múltiplos fatores, destacando-se a escassa utilização da plataforma no trabalhoentre professores; a falta de formação e incentivo para que estes sejam capazes de melhorar a aprendizagem e dinamizar a plataforma. Por último, concluiu-se que existe nas escolas a tecnologia para o ensino em b-learning, mas ainda falta a pedagogia que o distingue.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/729
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/729
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/729/614
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 9 n. 14 (2013): Novas Tecnologias e Educação; 61-82
Práxis Educacional; Vol. 9 Núm. 14 (2013): Novas Tecnologias e Educação; 61-82
Práxis Educacional; Vol. 9 No. 14 (2013): Novas Tecnologias e Educação; 61-82
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068815530459136