Moodle: influência na gestão curricular, aprendizagens e na satisfação de alunos e professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/729 |
Resumo: | Este artigo contempla o estudo e análise da influência da utilização das plataformas e-learning na gestão curricular, na aprendizagem e na satisfação de alunos e professores. A problemática construída teve como questão principal de investigação: Será a utilização das plataformas de aprendizagem uma maisvalia no desenvolvimento da gestão curricular, na melhoria das aprendizagens e na satisfação de alunos e professores? Partindo desta questão, efetuou-se umtrabalho exploratório sobre a utilização das plataformas e-learning verificando que a aplicação destas no contexto atual do Sistema de Ensino Português é efetuada em formato de b-learning. Sabendo que o b-learning comporta tecnologiae pedagogia, optou-se por integrar diferentes conceções metodológicas no percurso efetuado, conjugando a perspetiva da análise pedagógica com a dodesenvolvimento tecnológico e a análise quantitativa dos resultados. Assim, foi utilizado o método hipotético – dedutivo, e para a recolha de dados, foi definida como amostra os utilizadores da plataforma Moodle, das escolas do EnsinoSecundário da Região Autônoma da Madeira. Efetuamos a recolha utilizando questionários online e análise documental dos registos das plataformas. Do estudo, concluiu-se que as plataformas de e-learning têm influência positiva na gestão curricular, na aprendizagem e na satisfação. Essa influência depende de múltiplos fatores, destacando-se a escassa utilização da plataforma no trabalhoentre professores; a falta de formação e incentivo para que estes sejam capazes de melhorar a aprendizagem e dinamizar a plataforma. Por último, concluiu-se que existe nas escolas a tecnologia para o ensino em b-learning, mas ainda falta a pedagogia que o distingue. |
id |
UESB-7_f9ce06bc8f9603acbbbf8c03a75173ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/729 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Moodle: influência na gestão curricular, aprendizagens e na satisfação de alunos e professoresB-learningE-learningEnsino tradicionalGestão curricularTecnologias da Informação e ComunicaçãoEste artigo contempla o estudo e análise da influência da utilização das plataformas e-learning na gestão curricular, na aprendizagem e na satisfação de alunos e professores. A problemática construída teve como questão principal de investigação: Será a utilização das plataformas de aprendizagem uma maisvalia no desenvolvimento da gestão curricular, na melhoria das aprendizagens e na satisfação de alunos e professores? Partindo desta questão, efetuou-se umtrabalho exploratório sobre a utilização das plataformas e-learning verificando que a aplicação destas no contexto atual do Sistema de Ensino Português é efetuada em formato de b-learning. Sabendo que o b-learning comporta tecnologiae pedagogia, optou-se por integrar diferentes conceções metodológicas no percurso efetuado, conjugando a perspetiva da análise pedagógica com a dodesenvolvimento tecnológico e a análise quantitativa dos resultados. Assim, foi utilizado o método hipotético – dedutivo, e para a recolha de dados, foi definida como amostra os utilizadores da plataforma Moodle, das escolas do EnsinoSecundário da Região Autônoma da Madeira. Efetuamos a recolha utilizando questionários online e análise documental dos registos das plataformas. Do estudo, concluiu-se que as plataformas de e-learning têm influência positiva na gestão curricular, na aprendizagem e na satisfação. Essa influência depende de múltiplos fatores, destacando-se a escassa utilização da plataforma no trabalhoentre professores; a falta de formação e incentivo para que estes sejam capazes de melhorar a aprendizagem e dinamizar a plataforma. Por último, concluiu-se que existe nas escolas a tecnologia para o ensino em b-learning, mas ainda falta a pedagogia que o distingue.Edições UESB2013-06-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/729Práxis Educacional; v. 9 n. 14 (2013): Novas Tecnologias e Educação; 61-82Práxis Educacional; Vol. 9 Núm. 14 (2013): Novas Tecnologias e Educação; 61-82Práxis Educacional; Vol. 9 No. 14 (2013): Novas Tecnologias e Educação; 61-822178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/729/614Reis, MárioMartins, Antónioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:02:29Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/729Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:02:29Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Moodle: influência na gestão curricular, aprendizagens e na satisfação de alunos e professores |
title |
Moodle: influência na gestão curricular, aprendizagens e na satisfação de alunos e professores |
spellingShingle |
Moodle: influência na gestão curricular, aprendizagens e na satisfação de alunos e professores Reis, Mário B-learning E-learning Ensino tradicional Gestão curricular Tecnologias da Informação e Comunicação |
title_short |
Moodle: influência na gestão curricular, aprendizagens e na satisfação de alunos e professores |
title_full |
Moodle: influência na gestão curricular, aprendizagens e na satisfação de alunos e professores |
title_fullStr |
Moodle: influência na gestão curricular, aprendizagens e na satisfação de alunos e professores |
title_full_unstemmed |
Moodle: influência na gestão curricular, aprendizagens e na satisfação de alunos e professores |
title_sort |
Moodle: influência na gestão curricular, aprendizagens e na satisfação de alunos e professores |
author |
Reis, Mário |
author_facet |
Reis, Mário Martins, António |
author_role |
author |
author2 |
Martins, António |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Mário Martins, António |
dc.subject.por.fl_str_mv |
B-learning E-learning Ensino tradicional Gestão curricular Tecnologias da Informação e Comunicação |
topic |
B-learning E-learning Ensino tradicional Gestão curricular Tecnologias da Informação e Comunicação |
description |
Este artigo contempla o estudo e análise da influência da utilização das plataformas e-learning na gestão curricular, na aprendizagem e na satisfação de alunos e professores. A problemática construída teve como questão principal de investigação: Será a utilização das plataformas de aprendizagem uma maisvalia no desenvolvimento da gestão curricular, na melhoria das aprendizagens e na satisfação de alunos e professores? Partindo desta questão, efetuou-se umtrabalho exploratório sobre a utilização das plataformas e-learning verificando que a aplicação destas no contexto atual do Sistema de Ensino Português é efetuada em formato de b-learning. Sabendo que o b-learning comporta tecnologiae pedagogia, optou-se por integrar diferentes conceções metodológicas no percurso efetuado, conjugando a perspetiva da análise pedagógica com a dodesenvolvimento tecnológico e a análise quantitativa dos resultados. Assim, foi utilizado o método hipotético – dedutivo, e para a recolha de dados, foi definida como amostra os utilizadores da plataforma Moodle, das escolas do EnsinoSecundário da Região Autônoma da Madeira. Efetuamos a recolha utilizando questionários online e análise documental dos registos das plataformas. Do estudo, concluiu-se que as plataformas de e-learning têm influência positiva na gestão curricular, na aprendizagem e na satisfação. Essa influência depende de múltiplos fatores, destacando-se a escassa utilização da plataforma no trabalhoentre professores; a falta de formação e incentivo para que estes sejam capazes de melhorar a aprendizagem e dinamizar a plataforma. Por último, concluiu-se que existe nas escolas a tecnologia para o ensino em b-learning, mas ainda falta a pedagogia que o distingue. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/729 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/729 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/729/614 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 9 n. 14 (2013): Novas Tecnologias e Educação; 61-82 Práxis Educacional; Vol. 9 Núm. 14 (2013): Novas Tecnologias e Educação; 61-82 Práxis Educacional; Vol. 9 No. 14 (2013): Novas Tecnologias e Educação; 61-82 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068815530459136 |