5 Vivências durante a Semana do Meio Ambiente em uma escola pública no interior da Bahia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Ester Novaes
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Almeida, Tainá Silva de, Azevedo, Rosemary Brito dos Reis, Santos, Thais Mendes dos, Silva, Silvana do Nascimento
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Iniciação à Docência
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/2307
Resumo: O texto relata a experiência vivenciada por bolsistas do Subprojeto Interdisciplinar em Educação Ambiental (EA) do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - Pibid, durante a Semana do Meio Ambiente, realizada nos dias 1 e 2 de junho de 2015, num Colégio Estadual da rede pública de ensino, situado no interior da Bahia e tendo como tema: “Vivendo e respeitando o Ambiente”. O trabalho revelou-se extremamente proveitoso. Com efeito, a partir das atividades desenvolvidas, foi possível pensar temas tocantes que envolvem a crise ambiental de forma mais crítica, principalmente no que se refere à questão do uso da água. Através das palestras e das demais interações, também foi possível instigar nos alunos um novo olhar acerca dos temas debatidos, fator este que pode influenciar positivamente o processo de mudança de postura, ações, comportamentos, etc. Acredita-se, portanto, que a inserção de tais temáticas no contexto escolar seja relevante por despertar nos alunos o sentimento de pertencimento frente às questões socioambientais na busca pela construção de um planeta sustentável.
id UESB-8_4409c59fd9037c4ef1b484594a8a4ba9
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2307
network_acronym_str UESB-8
network_name_str Revista de Iniciação à Docência
repository_id_str
spelling 5 Vivências durante a Semana do Meio Ambiente em uma escola pública no interior da BahiaEducação Ambiental; Pibid; Sustentabilidade; Escola Pública.O texto relata a experiência vivenciada por bolsistas do Subprojeto Interdisciplinar em Educação Ambiental (EA) do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - Pibid, durante a Semana do Meio Ambiente, realizada nos dias 1 e 2 de junho de 2015, num Colégio Estadual da rede pública de ensino, situado no interior da Bahia e tendo como tema: “Vivendo e respeitando o Ambiente”. O trabalho revelou-se extremamente proveitoso. Com efeito, a partir das atividades desenvolvidas, foi possível pensar temas tocantes que envolvem a crise ambiental de forma mais crítica, principalmente no que se refere à questão do uso da água. Através das palestras e das demais interações, também foi possível instigar nos alunos um novo olhar acerca dos temas debatidos, fator este que pode influenciar positivamente o processo de mudança de postura, ações, comportamentos, etc. Acredita-se, portanto, que a inserção de tais temáticas no contexto escolar seja relevante por despertar nos alunos o sentimento de pertencimento frente às questões socioambientais na busca pela construção de um planeta sustentável.Edições UESB2017-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/230710.22481/rid.v2i1.2307Revista de Iniciação à Docência; v. 2 n. 1 (2017): v.2, n.1, jan./jun. 20172525-4332reponame:Revista de Iniciação à Docênciainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/2307/1924Costa, Ester NovaesAlmeida, Tainá Silva deAzevedo, Rosemary Brito dos ReisSantos, Thais Mendes dosSilva, Silvana do Nascimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-25T04:49:27Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2307Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/ridPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/oairid.editoria@gmail.com2525-43322525-4332opendoar:2021-03-25T04:49:27Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv 5 Vivências durante a Semana do Meio Ambiente em uma escola pública no interior da Bahia
title 5 Vivências durante a Semana do Meio Ambiente em uma escola pública no interior da Bahia
spellingShingle 5 Vivências durante a Semana do Meio Ambiente em uma escola pública no interior da Bahia
Costa, Ester Novaes
Educação Ambiental; Pibid; Sustentabilidade; Escola Pública.
title_short 5 Vivências durante a Semana do Meio Ambiente em uma escola pública no interior da Bahia
title_full 5 Vivências durante a Semana do Meio Ambiente em uma escola pública no interior da Bahia
title_fullStr 5 Vivências durante a Semana do Meio Ambiente em uma escola pública no interior da Bahia
title_full_unstemmed 5 Vivências durante a Semana do Meio Ambiente em uma escola pública no interior da Bahia
title_sort 5 Vivências durante a Semana do Meio Ambiente em uma escola pública no interior da Bahia
author Costa, Ester Novaes
author_facet Costa, Ester Novaes
Almeida, Tainá Silva de
Azevedo, Rosemary Brito dos Reis
Santos, Thais Mendes dos
Silva, Silvana do Nascimento
author_role author
author2 Almeida, Tainá Silva de
Azevedo, Rosemary Brito dos Reis
Santos, Thais Mendes dos
Silva, Silvana do Nascimento
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Ester Novaes
Almeida, Tainá Silva de
Azevedo, Rosemary Brito dos Reis
Santos, Thais Mendes dos
Silva, Silvana do Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental; Pibid; Sustentabilidade; Escola Pública.
topic Educação Ambiental; Pibid; Sustentabilidade; Escola Pública.
description O texto relata a experiência vivenciada por bolsistas do Subprojeto Interdisciplinar em Educação Ambiental (EA) do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - Pibid, durante a Semana do Meio Ambiente, realizada nos dias 1 e 2 de junho de 2015, num Colégio Estadual da rede pública de ensino, situado no interior da Bahia e tendo como tema: “Vivendo e respeitando o Ambiente”. O trabalho revelou-se extremamente proveitoso. Com efeito, a partir das atividades desenvolvidas, foi possível pensar temas tocantes que envolvem a crise ambiental de forma mais crítica, principalmente no que se refere à questão do uso da água. Através das palestras e das demais interações, também foi possível instigar nos alunos um novo olhar acerca dos temas debatidos, fator este que pode influenciar positivamente o processo de mudança de postura, ações, comportamentos, etc. Acredita-se, portanto, que a inserção de tais temáticas no contexto escolar seja relevante por despertar nos alunos o sentimento de pertencimento frente às questões socioambientais na busca pela construção de um planeta sustentável.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/2307
10.22481/rid.v2i1.2307
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/2307
identifier_str_mv 10.22481/rid.v2i1.2307
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/2307/1924
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência; v. 2 n. 1 (2017): v.2, n.1, jan./jun. 2017
2525-4332
reponame:Revista de Iniciação à Docência
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Revista de Iniciação à Docência
collection Revista de Iniciação à Docência
repository.name.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv rid.editoria@gmail.com
_version_ 1796798187189567488