5 Vivências durante a Semana do Meio Ambiente em uma escola pública no interior da Bahia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Iniciação à Docência |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/2307 |
Resumo: | O texto relata a experiência vivenciada por bolsistas do Subprojeto Interdisciplinar em Educação Ambiental (EA) do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - Pibid, durante a Semana do Meio Ambiente, realizada nos dias 1 e 2 de junho de 2015, num Colégio Estadual da rede pública de ensino, situado no interior da Bahia e tendo como tema: “Vivendo e respeitando o Ambiente”. O trabalho revelou-se extremamente proveitoso. Com efeito, a partir das atividades desenvolvidas, foi possível pensar temas tocantes que envolvem a crise ambiental de forma mais crítica, principalmente no que se refere à questão do uso da água. Através das palestras e das demais interações, também foi possível instigar nos alunos um novo olhar acerca dos temas debatidos, fator este que pode influenciar positivamente o processo de mudança de postura, ações, comportamentos, etc. Acredita-se, portanto, que a inserção de tais temáticas no contexto escolar seja relevante por despertar nos alunos o sentimento de pertencimento frente às questões socioambientais na busca pela construção de um planeta sustentável. |
id |
UESB-8_4409c59fd9037c4ef1b484594a8a4ba9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2307 |
network_acronym_str |
UESB-8 |
network_name_str |
Revista de Iniciação à Docência |
repository_id_str |
|
spelling |
5 Vivências durante a Semana do Meio Ambiente em uma escola pública no interior da BahiaEducação Ambiental; Pibid; Sustentabilidade; Escola Pública.O texto relata a experiência vivenciada por bolsistas do Subprojeto Interdisciplinar em Educação Ambiental (EA) do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - Pibid, durante a Semana do Meio Ambiente, realizada nos dias 1 e 2 de junho de 2015, num Colégio Estadual da rede pública de ensino, situado no interior da Bahia e tendo como tema: “Vivendo e respeitando o Ambiente”. O trabalho revelou-se extremamente proveitoso. Com efeito, a partir das atividades desenvolvidas, foi possível pensar temas tocantes que envolvem a crise ambiental de forma mais crítica, principalmente no que se refere à questão do uso da água. Através das palestras e das demais interações, também foi possível instigar nos alunos um novo olhar acerca dos temas debatidos, fator este que pode influenciar positivamente o processo de mudança de postura, ações, comportamentos, etc. Acredita-se, portanto, que a inserção de tais temáticas no contexto escolar seja relevante por despertar nos alunos o sentimento de pertencimento frente às questões socioambientais na busca pela construção de um planeta sustentável.Edições UESB2017-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/230710.22481/rid.v2i1.2307Revista de Iniciação à Docência; v. 2 n. 1 (2017): v.2, n.1, jan./jun. 20172525-4332reponame:Revista de Iniciação à Docênciainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/2307/1924Costa, Ester NovaesAlmeida, Tainá Silva deAzevedo, Rosemary Brito dos ReisSantos, Thais Mendes dosSilva, Silvana do Nascimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-25T04:49:27Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2307Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/ridPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/oairid.editoria@gmail.com2525-43322525-4332opendoar:2021-03-25T04:49:27Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
5 Vivências durante a Semana do Meio Ambiente em uma escola pública no interior da Bahia |
title |
5 Vivências durante a Semana do Meio Ambiente em uma escola pública no interior da Bahia |
spellingShingle |
5 Vivências durante a Semana do Meio Ambiente em uma escola pública no interior da Bahia Costa, Ester Novaes Educação Ambiental; Pibid; Sustentabilidade; Escola Pública. |
title_short |
5 Vivências durante a Semana do Meio Ambiente em uma escola pública no interior da Bahia |
title_full |
5 Vivências durante a Semana do Meio Ambiente em uma escola pública no interior da Bahia |
title_fullStr |
5 Vivências durante a Semana do Meio Ambiente em uma escola pública no interior da Bahia |
title_full_unstemmed |
5 Vivências durante a Semana do Meio Ambiente em uma escola pública no interior da Bahia |
title_sort |
5 Vivências durante a Semana do Meio Ambiente em uma escola pública no interior da Bahia |
author |
Costa, Ester Novaes |
author_facet |
Costa, Ester Novaes Almeida, Tainá Silva de Azevedo, Rosemary Brito dos Reis Santos, Thais Mendes dos Silva, Silvana do Nascimento |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Tainá Silva de Azevedo, Rosemary Brito dos Reis Santos, Thais Mendes dos Silva, Silvana do Nascimento |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Ester Novaes Almeida, Tainá Silva de Azevedo, Rosemary Brito dos Reis Santos, Thais Mendes dos Silva, Silvana do Nascimento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental; Pibid; Sustentabilidade; Escola Pública. |
topic |
Educação Ambiental; Pibid; Sustentabilidade; Escola Pública. |
description |
O texto relata a experiência vivenciada por bolsistas do Subprojeto Interdisciplinar em Educação Ambiental (EA) do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - Pibid, durante a Semana do Meio Ambiente, realizada nos dias 1 e 2 de junho de 2015, num Colégio Estadual da rede pública de ensino, situado no interior da Bahia e tendo como tema: “Vivendo e respeitando o Ambiente”. O trabalho revelou-se extremamente proveitoso. Com efeito, a partir das atividades desenvolvidas, foi possível pensar temas tocantes que envolvem a crise ambiental de forma mais crítica, principalmente no que se refere à questão do uso da água. Através das palestras e das demais interações, também foi possível instigar nos alunos um novo olhar acerca dos temas debatidos, fator este que pode influenciar positivamente o processo de mudança de postura, ações, comportamentos, etc. Acredita-se, portanto, que a inserção de tais temáticas no contexto escolar seja relevante por despertar nos alunos o sentimento de pertencimento frente às questões socioambientais na busca pela construção de um planeta sustentável. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/2307 10.22481/rid.v2i1.2307 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/2307 |
identifier_str_mv |
10.22481/rid.v2i1.2307 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/2307/1924 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Iniciação à Docência; v. 2 n. 1 (2017): v.2, n.1, jan./jun. 2017 2525-4332 reponame:Revista de Iniciação à Docência instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Revista de Iniciação à Docência |
collection |
Revista de Iniciação à Docência |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rid.editoria@gmail.com |
_version_ |
1796798187189567488 |