Processos formativos da docência: relato de experiência do Programa Residência Pedagógica no núcleo de Geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Letícia Almeida
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Pinto, Muriel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Iniciação à Docência
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/13530
Resumo: Este texto configura-se em um relato de experiência que se deu no âmbito do Programa Residência Pedagógica (PRP), proporcionado pela Universidade Federal do Pampa, campus São Borja. O núcleo do campus é de Geografia em decorrência do curso de Licenciatura em Ciências Humanas. A interação com a educação básica de ensino ocorreu por meio de um instituto da rede pública periférico. O problema do presente relato se molda a partir do momento em que se busca refletir sobre a própria prática de ensino e, consequentemente, de aprendizagem, bem como seu desenrolar e sua continuidade no sentido de desenvolvimento docente. Dessa forma, justifica-se pela própria importância de se pensar sobre a atividade docente e o papel que programas como esse têm sobre ela. Portanto, o objetivo do presente relato é identificar quais foram os processos formativos ao longo do período de estágio do programa. Intentou-se fazer isso por meio do relato das vivências e experiências fundamentado por uma revisão de literatura. As considerações finais abrangem a importância de programas que possibilitam a prática como importante canal de aprendizagem da docência para professores em formação.
id UESB-8_7e1ad5f4c858ec86b710df2fb830a06b
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/13530
network_acronym_str UESB-8
network_name_str Revista de Iniciação à Docência
repository_id_str
spelling Processos formativos da docência: relato de experiência do Programa Residência Pedagógica no núcleo de GeografiaTeaching formative processes: experience report of the Pedagogical Residency Program in the Geography nucleusProcesos de formación docente: relato de experiencia del Programa de Residencia Pedagógica en el núcleo de GeografiaProcessos formativosAprendizagem docenteFormaçãoGeografiaFormative processesTeacher learningFormationGeographyProcesos de formaciónEnseñar aprendizajeCapacitaciónGeografíaEste texto configura-se em um relato de experiência que se deu no âmbito do Programa Residência Pedagógica (PRP), proporcionado pela Universidade Federal do Pampa, campus São Borja. O núcleo do campus é de Geografia em decorrência do curso de Licenciatura em Ciências Humanas. A interação com a educação básica de ensino ocorreu por meio de um instituto da rede pública periférico. O problema do presente relato se molda a partir do momento em que se busca refletir sobre a própria prática de ensino e, consequentemente, de aprendizagem, bem como seu desenrolar e sua continuidade no sentido de desenvolvimento docente. Dessa forma, justifica-se pela própria importância de se pensar sobre a atividade docente e o papel que programas como esse têm sobre ela. Portanto, o objetivo do presente relato é identificar quais foram os processos formativos ao longo do período de estágio do programa. Intentou-se fazer isso por meio do relato das vivências e experiências fundamentado por uma revisão de literatura. As considerações finais abrangem a importância de programas que possibilitam a prática como importante canal de aprendizagem da docência para professores em formação.This text is an experience report that took place within the scope of the Pedagogical Residency Program (PRP), provided by the Federal University of Pampa, São Borja campus. The core of the campus is Geography as a result of the Degree in Human Sciences. Interaction with basic education occurred through a peripheral public network institute. The problem of this report is shaped by the moment in which we seek to reflect on the teaching practice itself and, consequently, learning, as well as its development and continuity in the sense of teacher development. In this way, it is justified by the very importance of thinking about teaching activity and the role that programs like this have on it. Therefore, the objective of this report is to identify what the training processes were throughout the program's internship period. The attempt was made to do this by reporting on experiences based on a literature review. Final considerations cover the importance of programs that enable practice as the important channel of teaching learning for teachers in training.Este texto es un relato de experiencia que tuvo lugar en el ámbito del Programa de Residencia Pedagógica (PRP), impartido por la Universidad Federal de Pampa, campus São Borja. El núcleo del campus es la Geografía como resultado de la Licenciatura en Ciencias Humanas. La interacción con la educación básica se produjo a través de un instituto de la red pública periférica. La problemática de este informe está configurada por el momento en que buscamos reflexionar sobre la propia práctica docente y, en consecuencia, el aprendizaje, así como su desarrollo y continuidad en el sentido de desarrollo docente. De esta manera, se justifica por la propia importancia de pensar la actividad docente y el papel que programas como este tienen en ella. Por lo tanto, el objetivo de este informe es identificar cuáles fueron los procesos de formación a lo largo del período de pasantía del programa. Se intentó hacer esto informando sobre experiencias basadas en una revisión de la literatura. Las consideraciones finales abarcan la importancia de programas que posibiliten la práctica como importante canal de enseñanza aprendizaje de los docentes en formación.Edições UESB2024-03-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/1353010.22481/riduesb.v9i1.13530Revista de Iniciação à Docência; v. 9 n. 1 (2024): (jan. - dez., 2024); e13530, 1-182525-4332reponame:Revista de Iniciação à Docênciainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/13530/8478Copyright (c) 2024 Revista de Iniciação à Docênciahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Letícia AlmeidaPinto, Muriel2024-03-19T14:20:11Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/13530Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/ridPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/oairid.editoria@gmail.com2525-43322525-4332opendoar:2024-03-19T14:20:11Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Processos formativos da docência: relato de experiência do Programa Residência Pedagógica no núcleo de Geografia
Teaching formative processes: experience report of the Pedagogical Residency Program in the Geography nucleus
Procesos de formación docente: relato de experiencia del Programa de Residencia Pedagógica en el núcleo de Geografia
title Processos formativos da docência: relato de experiência do Programa Residência Pedagógica no núcleo de Geografia
spellingShingle Processos formativos da docência: relato de experiência do Programa Residência Pedagógica no núcleo de Geografia
Lopes, Letícia Almeida
Processos formativos
Aprendizagem docente
Formação
Geografia
Formative processes
Teacher learning
Formation
Geography
Procesos de formación
Enseñar aprendizaje
Capacitación
Geografía
title_short Processos formativos da docência: relato de experiência do Programa Residência Pedagógica no núcleo de Geografia
title_full Processos formativos da docência: relato de experiência do Programa Residência Pedagógica no núcleo de Geografia
title_fullStr Processos formativos da docência: relato de experiência do Programa Residência Pedagógica no núcleo de Geografia
title_full_unstemmed Processos formativos da docência: relato de experiência do Programa Residência Pedagógica no núcleo de Geografia
title_sort Processos formativos da docência: relato de experiência do Programa Residência Pedagógica no núcleo de Geografia
author Lopes, Letícia Almeida
author_facet Lopes, Letícia Almeida
Pinto, Muriel
author_role author
author2 Pinto, Muriel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Letícia Almeida
Pinto, Muriel
dc.subject.por.fl_str_mv Processos formativos
Aprendizagem docente
Formação
Geografia
Formative processes
Teacher learning
Formation
Geography
Procesos de formación
Enseñar aprendizaje
Capacitación
Geografía
topic Processos formativos
Aprendizagem docente
Formação
Geografia
Formative processes
Teacher learning
Formation
Geography
Procesos de formación
Enseñar aprendizaje
Capacitación
Geografía
description Este texto configura-se em um relato de experiência que se deu no âmbito do Programa Residência Pedagógica (PRP), proporcionado pela Universidade Federal do Pampa, campus São Borja. O núcleo do campus é de Geografia em decorrência do curso de Licenciatura em Ciências Humanas. A interação com a educação básica de ensino ocorreu por meio de um instituto da rede pública periférico. O problema do presente relato se molda a partir do momento em que se busca refletir sobre a própria prática de ensino e, consequentemente, de aprendizagem, bem como seu desenrolar e sua continuidade no sentido de desenvolvimento docente. Dessa forma, justifica-se pela própria importância de se pensar sobre a atividade docente e o papel que programas como esse têm sobre ela. Portanto, o objetivo do presente relato é identificar quais foram os processos formativos ao longo do período de estágio do programa. Intentou-se fazer isso por meio do relato das vivências e experiências fundamentado por uma revisão de literatura. As considerações finais abrangem a importância de programas que possibilitam a prática como importante canal de aprendizagem da docência para professores em formação.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-03-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/13530
10.22481/riduesb.v9i1.13530
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/13530
identifier_str_mv 10.22481/riduesb.v9i1.13530
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/13530/8478
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Revista de Iniciação à Docência
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Revista de Iniciação à Docência
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência; v. 9 n. 1 (2024): (jan. - dez., 2024); e13530, 1-18
2525-4332
reponame:Revista de Iniciação à Docência
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Revista de Iniciação à Docência
collection Revista de Iniciação à Docência
repository.name.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv rid.editoria@gmail.com
_version_ 1796798187148673024