The colonial period in the textbooks used in the northern region: the persistence of the business cycle theory (1997-2015)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Iniciação à Docência |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/12356 |
Resumo: | O artigo objetiva analisar quais são as perspectivas eleitas pela literatura didática para estruturar a narrativa do período colonial brasileiro. Através dos conceitos de Representação de Roger Chartier (1990), de discurso de Mikhail Bakhtin (2006) e de Análise de conteúdo de Lawrence Bardin (2011) analisamos dez coleções didáticas, aprovadas pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), datadas entre 1997 e 2015. Constatou-se que na mescla de narrativas que constituem a literatura didática sobre o período colonial, ainda predomina a teoria dos ciclos econômicos, onde o bandeirante ocupa um papel crucial. |
id |
UESB-8_b365c1c4307e0b98e7ade503626a3e10 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/12356 |
network_acronym_str |
UESB-8 |
network_name_str |
Revista de Iniciação à Docência |
repository_id_str |
|
spelling |
The colonial period in the textbooks used in the northern region: the persistence of the business cycle theory (1997-2015)O período colonial nos livros didáticos utilizados na região norte: a persistência da teoria dos ciclos econômicos (1997-2015)Livro DidáticoPeríodo ColonialEnsino de HistóriaTextbookColonial PeriodHistory teaching O artigo objetiva analisar quais são as perspectivas eleitas pela literatura didática para estruturar a narrativa do período colonial brasileiro. Através dos conceitos de Representação de Roger Chartier (1990), de discurso de Mikhail Bakhtin (2006) e de Análise de conteúdo de Lawrence Bardin (2011) analisamos dez coleções didáticas, aprovadas pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), datadas entre 1997 e 2015. Constatou-se que na mescla de narrativas que constituem a literatura didática sobre o período colonial, ainda predomina a teoria dos ciclos econômicos, onde o bandeirante ocupa um papel crucial.The article aims to analyze which are the perspectives elected by didactic literature to structure the narrative of the Brazilian colonial period. Through the concepts of Representation by Roger Chartier (1990), discourse by Mikhail Bakhtin (2006) and Content Analysis by Lawrence Bardin (2011) we analyze ten didactic collections, approved by PNLD, dated between 1997 and 2015. It was found that in the mix of narratives that constitute the didactic literature about the colonial period, the theory of economic cycles still predominates, where the bandeirante occupies a crucial role.Edições UESB2023-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/1235610.22481/riduesb.v8i1.12356Revista de Iniciação à Docência; v. 8 n. 1 (2023): V. 8 n. 1: (jan. - dez., 2023); e12356, 1-232525-4332reponame:Revista de Iniciação à Docênciainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/12356/8022Copyright (c) 2023 Revista de Iniciação à Docênciahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, Andressa da Silva2023-06-07T13:44:32Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/12356Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/ridPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/oairid.editoria@gmail.com2525-43322525-4332opendoar:2023-06-07T13:44:32Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
The colonial period in the textbooks used in the northern region: the persistence of the business cycle theory (1997-2015) O período colonial nos livros didáticos utilizados na região norte: a persistência da teoria dos ciclos econômicos (1997-2015) |
title |
The colonial period in the textbooks used in the northern region: the persistence of the business cycle theory (1997-2015) |
spellingShingle |
The colonial period in the textbooks used in the northern region: the persistence of the business cycle theory (1997-2015) Gonçalves, Andressa da Silva Livro Didático Período Colonial Ensino de História Textbook Colonial Period History teaching |
title_short |
The colonial period in the textbooks used in the northern region: the persistence of the business cycle theory (1997-2015) |
title_full |
The colonial period in the textbooks used in the northern region: the persistence of the business cycle theory (1997-2015) |
title_fullStr |
The colonial period in the textbooks used in the northern region: the persistence of the business cycle theory (1997-2015) |
title_full_unstemmed |
The colonial period in the textbooks used in the northern region: the persistence of the business cycle theory (1997-2015) |
title_sort |
The colonial period in the textbooks used in the northern region: the persistence of the business cycle theory (1997-2015) |
author |
Gonçalves, Andressa da Silva |
author_facet |
Gonçalves, Andressa da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Andressa da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livro Didático Período Colonial Ensino de História Textbook Colonial Period History teaching |
topic |
Livro Didático Período Colonial Ensino de História Textbook Colonial Period History teaching |
description |
O artigo objetiva analisar quais são as perspectivas eleitas pela literatura didática para estruturar a narrativa do período colonial brasileiro. Através dos conceitos de Representação de Roger Chartier (1990), de discurso de Mikhail Bakhtin (2006) e de Análise de conteúdo de Lawrence Bardin (2011) analisamos dez coleções didáticas, aprovadas pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), datadas entre 1997 e 2015. Constatou-se que na mescla de narrativas que constituem a literatura didática sobre o período colonial, ainda predomina a teoria dos ciclos econômicos, onde o bandeirante ocupa um papel crucial. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/12356 10.22481/riduesb.v8i1.12356 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/12356 |
identifier_str_mv |
10.22481/riduesb.v8i1.12356 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/12356/8022 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista de Iniciação à Docência https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista de Iniciação à Docência https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Iniciação à Docência; v. 8 n. 1 (2023): V. 8 n. 1: (jan. - dez., 2023); e12356, 1-23 2525-4332 reponame:Revista de Iniciação à Docência instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Revista de Iniciação à Docência |
collection |
Revista de Iniciação à Docência |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rid.editoria@gmail.com |
_version_ |
1796798188353486848 |