The colonial period in the textbooks used in the northern region: the persistence of the business cycle theory (1997-2015)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Andressa da Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Iniciação à Docência
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/12356
Resumo:  O artigo objetiva analisar quais são as perspectivas eleitas pela literatura didática para estruturar a narrativa do período colonial brasileiro. Através dos conceitos de Representação de Roger Chartier (1990), de discurso de Mikhail Bakhtin (2006) e de Análise de conteúdo de Lawrence Bardin (2011) analisamos dez coleções didáticas, aprovadas pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), datadas entre 1997 e 2015. Constatou-se que na mescla de narrativas que constituem a literatura didática sobre o período colonial, ainda predomina a teoria dos ciclos econômicos, onde o bandeirante ocupa um papel crucial.
id UESB-8_b365c1c4307e0b98e7ade503626a3e10
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/12356
network_acronym_str UESB-8
network_name_str Revista de Iniciação à Docência
repository_id_str
spelling The colonial period in the textbooks used in the northern region: the persistence of the business cycle theory (1997-2015)O período colonial nos livros didáticos utilizados na região norte: a persistência da teoria dos ciclos econômicos (1997-2015)Livro DidáticoPeríodo ColonialEnsino de HistóriaTextbookColonial PeriodHistory teaching O artigo objetiva analisar quais são as perspectivas eleitas pela literatura didática para estruturar a narrativa do período colonial brasileiro. Através dos conceitos de Representação de Roger Chartier (1990), de discurso de Mikhail Bakhtin (2006) e de Análise de conteúdo de Lawrence Bardin (2011) analisamos dez coleções didáticas, aprovadas pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), datadas entre 1997 e 2015. Constatou-se que na mescla de narrativas que constituem a literatura didática sobre o período colonial, ainda predomina a teoria dos ciclos econômicos, onde o bandeirante ocupa um papel crucial.The article aims to analyze which are the perspectives elected by didactic literature to structure the narrative of the Brazilian colonial period. Through the concepts of Representation by Roger Chartier (1990), discourse by Mikhail Bakhtin (2006) and Content Analysis by Lawrence Bardin (2011) we analyze ten didactic collections, approved by PNLD, dated between 1997 and 2015. It was found that in the mix of narratives that constitute the didactic literature about the colonial period, the theory of economic cycles still predominates, where the bandeirante occupies a crucial role.Edições UESB2023-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/1235610.22481/riduesb.v8i1.12356Revista de Iniciação à Docência; v. 8 n. 1 (2023): V. 8 n. 1: (jan. - dez., 2023); e12356, 1-232525-4332reponame:Revista de Iniciação à Docênciainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/12356/8022Copyright (c) 2023 Revista de Iniciação à Docênciahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, Andressa da Silva2023-06-07T13:44:32Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/12356Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/ridPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/oairid.editoria@gmail.com2525-43322525-4332opendoar:2023-06-07T13:44:32Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv The colonial period in the textbooks used in the northern region: the persistence of the business cycle theory (1997-2015)
O período colonial nos livros didáticos utilizados na região norte: a persistência da teoria dos ciclos econômicos (1997-2015)
title The colonial period in the textbooks used in the northern region: the persistence of the business cycle theory (1997-2015)
spellingShingle The colonial period in the textbooks used in the northern region: the persistence of the business cycle theory (1997-2015)
Gonçalves, Andressa da Silva
Livro Didático
Período Colonial
Ensino de História
Textbook
Colonial Period
History teaching
title_short The colonial period in the textbooks used in the northern region: the persistence of the business cycle theory (1997-2015)
title_full The colonial period in the textbooks used in the northern region: the persistence of the business cycle theory (1997-2015)
title_fullStr The colonial period in the textbooks used in the northern region: the persistence of the business cycle theory (1997-2015)
title_full_unstemmed The colonial period in the textbooks used in the northern region: the persistence of the business cycle theory (1997-2015)
title_sort The colonial period in the textbooks used in the northern region: the persistence of the business cycle theory (1997-2015)
author Gonçalves, Andressa da Silva
author_facet Gonçalves, Andressa da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Andressa da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Livro Didático
Período Colonial
Ensino de História
Textbook
Colonial Period
History teaching
topic Livro Didático
Período Colonial
Ensino de História
Textbook
Colonial Period
History teaching
description  O artigo objetiva analisar quais são as perspectivas eleitas pela literatura didática para estruturar a narrativa do período colonial brasileiro. Através dos conceitos de Representação de Roger Chartier (1990), de discurso de Mikhail Bakhtin (2006) e de Análise de conteúdo de Lawrence Bardin (2011) analisamos dez coleções didáticas, aprovadas pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), datadas entre 1997 e 2015. Constatou-se que na mescla de narrativas que constituem a literatura didática sobre o período colonial, ainda predomina a teoria dos ciclos econômicos, onde o bandeirante ocupa um papel crucial.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/12356
10.22481/riduesb.v8i1.12356
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/12356
identifier_str_mv 10.22481/riduesb.v8i1.12356
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/12356/8022
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista de Iniciação à Docência
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista de Iniciação à Docência
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência; v. 8 n. 1 (2023): V. 8 n. 1: (jan. - dez., 2023); e12356, 1-23
2525-4332
reponame:Revista de Iniciação à Docência
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Revista de Iniciação à Docência
collection Revista de Iniciação à Docência
repository.name.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv rid.editoria@gmail.com
_version_ 1796798188353486848