Percepções sobre o trabalho educativo com a pedagogia do MST

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SIMÕES, MONALIZA MEIRA
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: TORREÃO SÁ, TÂNIA REGINA BRAGA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Iniciação à Docência
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/6223
Resumo: O artigo problematiza os desafios e perspectivas interpostas ao trabalho docente, ajustado às premissas que dão sustentação para a pedagogia do MST[1]. A saber, a pedagogia do MST é balizada no trabalho educativo orientado por cinco matrizes pedagógicas: 1) Pedagogia da Luta Social; 2) Pedagogia da Organização Coletiva; 3) Pedagogia da Terra; 4) Pedagogia da Cultura; e 5) Pedagogia da História; sistematizadas pela educadora e pedagoga Roseli Salete Caldart e apresentadas no livro “Pedagogia do Movimento Sem Terra. Escola é mais que escola” (2000). Não obstante, apresentamos aqui as tais matrizes pedagógicas, além de exibirmos um quadro analítico organizado a partir de uma vivência realizada na Escola Municipal Valdete Correia, localizada dentro Assentamento Boa Sorte, no município de Iramaia, Estado da Bahia.
id UESB-8_cbc8d663e69178e4e28c42b23c0eae2d
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6223
network_acronym_str UESB-8
network_name_str Revista de Iniciação à Docência
repository_id_str
spelling Percepções sobre o trabalho educativo com a pedagogia do MSTPedagogia do MST; Trabalho Docente; Escola.O artigo problematiza os desafios e perspectivas interpostas ao trabalho docente, ajustado às premissas que dão sustentação para a pedagogia do MST[1]. A saber, a pedagogia do MST é balizada no trabalho educativo orientado por cinco matrizes pedagógicas: 1) Pedagogia da Luta Social; 2) Pedagogia da Organização Coletiva; 3) Pedagogia da Terra; 4) Pedagogia da Cultura; e 5) Pedagogia da História; sistematizadas pela educadora e pedagoga Roseli Salete Caldart e apresentadas no livro “Pedagogia do Movimento Sem Terra. Escola é mais que escola” (2000). Não obstante, apresentamos aqui as tais matrizes pedagógicas, além de exibirmos um quadro analítico organizado a partir de uma vivência realizada na Escola Municipal Valdete Correia, localizada dentro Assentamento Boa Sorte, no município de Iramaia, Estado da Bahia.Edições UESB2020-02-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/622310.22481/rid-uesb.v4i2.6223Revista de Iniciação à Docência; v. 4 n. 2 (2019): v. 4, n. 2 (2019): (jul. - dez., 2019); 71-842525-4332reponame:Revista de Iniciação à Docênciainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/6223/4651SIMÕES, MONALIZA MEIRATORREÃO SÁ, TÂNIA REGINA BRAGAinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-25T04:51:06Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6223Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/ridPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/oairid.editoria@gmail.com2525-43322525-4332opendoar:2021-03-25T04:51:06Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepções sobre o trabalho educativo com a pedagogia do MST
title Percepções sobre o trabalho educativo com a pedagogia do MST
spellingShingle Percepções sobre o trabalho educativo com a pedagogia do MST
SIMÕES, MONALIZA MEIRA
Pedagogia do MST; Trabalho Docente; Escola.
title_short Percepções sobre o trabalho educativo com a pedagogia do MST
title_full Percepções sobre o trabalho educativo com a pedagogia do MST
title_fullStr Percepções sobre o trabalho educativo com a pedagogia do MST
title_full_unstemmed Percepções sobre o trabalho educativo com a pedagogia do MST
title_sort Percepções sobre o trabalho educativo com a pedagogia do MST
author SIMÕES, MONALIZA MEIRA
author_facet SIMÕES, MONALIZA MEIRA
TORREÃO SÁ, TÂNIA REGINA BRAGA
author_role author
author2 TORREÃO SÁ, TÂNIA REGINA BRAGA
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SIMÕES, MONALIZA MEIRA
TORREÃO SÁ, TÂNIA REGINA BRAGA
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia do MST; Trabalho Docente; Escola.
topic Pedagogia do MST; Trabalho Docente; Escola.
description O artigo problematiza os desafios e perspectivas interpostas ao trabalho docente, ajustado às premissas que dão sustentação para a pedagogia do MST[1]. A saber, a pedagogia do MST é balizada no trabalho educativo orientado por cinco matrizes pedagógicas: 1) Pedagogia da Luta Social; 2) Pedagogia da Organização Coletiva; 3) Pedagogia da Terra; 4) Pedagogia da Cultura; e 5) Pedagogia da História; sistematizadas pela educadora e pedagoga Roseli Salete Caldart e apresentadas no livro “Pedagogia do Movimento Sem Terra. Escola é mais que escola” (2000). Não obstante, apresentamos aqui as tais matrizes pedagógicas, além de exibirmos um quadro analítico organizado a partir de uma vivência realizada na Escola Municipal Valdete Correia, localizada dentro Assentamento Boa Sorte, no município de Iramaia, Estado da Bahia.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/6223
10.22481/rid-uesb.v4i2.6223
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/6223
identifier_str_mv 10.22481/rid-uesb.v4i2.6223
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/6223/4651
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência; v. 4 n. 2 (2019): v. 4, n. 2 (2019): (jul. - dez., 2019); 71-84
2525-4332
reponame:Revista de Iniciação à Docência
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Revista de Iniciação à Docência
collection Revista de Iniciação à Docência
repository.name.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv rid.editoria@gmail.com
_version_ 1796798187281842176