Jornalismo online e a realidade reempacotada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, André Luiz
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
Texto Completo: http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/449
Resumo: Tomando como base a Teoria Semiolinguística, de Patrick Charaudeau, mais especificamente, o livro Discurso das mídias (2010), neste trabalho, propõe-se apresentar, discutir e, em certo sentido, atualizar os conceitos apresentados pelo pensador francês em relação à construção de sentido no discurso jornalístico. Uma vez que a obra em questão é de 1997, período em que a internet ensaiava seus primeiros passos – e, consequentemente, o jornalismo online –, torna-se necessário rever as considerações apresentadas por Charaudeau, adequando-as a esse novo e revolucionário meio de informação. Para isso, buscou-se analisar os portais folha.com e oglobo.com, oriundos, respectivamente, dos jornais Folha de S. Paulo e O Globo. A partir dos dados coletados, é possível perceber uma superestimação do quesito atualidade por parte dos portais, nos quais 85% das notícias da home page são atualizadas em um intervalo de seis horas. Com isso, observa-se, em boa parte dos casos, maior publicação de matérias procedentes de agências de notícias, o que subverte o papel do jornalista, de observador do “mundo a descrever e a comentar” para “reempacotador” de conteúdos.
id UESC-1_33350d5c8057bf6a3e861a93515a3f2a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/449
network_acronym_str UESC-1
network_name_str EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
repository_id_str
spelling Jornalismo online e a realidade reempacotadaTomando como base a Teoria Semiolinguística, de Patrick Charaudeau, mais especificamente, o livro Discurso das mídias (2010), neste trabalho, propõe-se apresentar, discutir e, em certo sentido, atualizar os conceitos apresentados pelo pensador francês em relação à construção de sentido no discurso jornalístico. Uma vez que a obra em questão é de 1997, período em que a internet ensaiava seus primeiros passos – e, consequentemente, o jornalismo online –, torna-se necessário rever as considerações apresentadas por Charaudeau, adequando-as a esse novo e revolucionário meio de informação. Para isso, buscou-se analisar os portais folha.com e oglobo.com, oriundos, respectivamente, dos jornais Folha de S. Paulo e O Globo. A partir dos dados coletados, é possível perceber uma superestimação do quesito atualidade por parte dos portais, nos quais 85% das notícias da home page são atualizadas em um intervalo de seis horas. Com isso, observa-se, em boa parte dos casos, maior publicação de matérias procedentes de agências de notícias, o que subverte o papel do jornalista, de observador do “mundo a descrever e a comentar” para “reempacotador” de conteúdos.EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação2015-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/449Revista Eletrónica de Estudios Integrados en Discurso y Argumentación; EID&A, n. 6, jan/jun.2014; 37-45Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação; EID&A, n. 6, jan/jun.2014; 37-452237-6984reponame:EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentaçãoinstname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)instacron:UESCporhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/449/453Silva, André Luizinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-01T14:02:53Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/449Revistahttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/indexPUBhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/oaiperiodicos@uesc.br||revista.eidea@gmail.com2237-69842237-6984opendoar:2021-10-01T14:02:53EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Jornalismo online e a realidade reempacotada
title Jornalismo online e a realidade reempacotada
spellingShingle Jornalismo online e a realidade reempacotada
Silva, André Luiz
title_short Jornalismo online e a realidade reempacotada
title_full Jornalismo online e a realidade reempacotada
title_fullStr Jornalismo online e a realidade reempacotada
title_full_unstemmed Jornalismo online e a realidade reempacotada
title_sort Jornalismo online e a realidade reempacotada
author Silva, André Luiz
author_facet Silva, André Luiz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, André Luiz
description Tomando como base a Teoria Semiolinguística, de Patrick Charaudeau, mais especificamente, o livro Discurso das mídias (2010), neste trabalho, propõe-se apresentar, discutir e, em certo sentido, atualizar os conceitos apresentados pelo pensador francês em relação à construção de sentido no discurso jornalístico. Uma vez que a obra em questão é de 1997, período em que a internet ensaiava seus primeiros passos – e, consequentemente, o jornalismo online –, torna-se necessário rever as considerações apresentadas por Charaudeau, adequando-as a esse novo e revolucionário meio de informação. Para isso, buscou-se analisar os portais folha.com e oglobo.com, oriundos, respectivamente, dos jornais Folha de S. Paulo e O Globo. A partir dos dados coletados, é possível perceber uma superestimação do quesito atualidade por parte dos portais, nos quais 85% das notícias da home page são atualizadas em um intervalo de seis horas. Com isso, observa-se, em boa parte dos casos, maior publicação de matérias procedentes de agências de notícias, o que subverte o papel do jornalista, de observador do “mundo a descrever e a comentar” para “reempacotador” de conteúdos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/449
url http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/449
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/449/453
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
publisher.none.fl_str_mv EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrónica de Estudios Integrados en Discurso y Argumentación; EID&A, n. 6, jan/jun.2014; 37-45
Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação; EID&A, n. 6, jan/jun.2014; 37-45
2237-6984
reponame:EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
instname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
instacron:UESC
instname_str Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
instacron_str UESC
institution UESC
reponame_str EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
collection EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
repository.name.fl_str_mv EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
repository.mail.fl_str_mv periodicos@uesc.br||revista.eidea@gmail.com
_version_ 1809284431694790656