Apropriação da Escrita Argumentativa por Estudantes Universitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim Lira, Dowglas
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Leitão, Selma
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
Texto Completo: http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/1196
Resumo: Este trabalho analisa a escrita argumentativa em ensaios acadêmicos de estudantes universitários que participaram de uma disciplina curricular voltada ao desenvolvimento do pensamento reflexivo por meio da prática da argumentação em sala de aula. Entendemos argumentação como uma atividade discursiva e social que, dado à natureza dialógica/dialética dos movimentos discursivos que a constituem (sustentação de pontos de vista, avaliação e resposta a perspectivas contrárias), desenvolve o pensamento reflexivo. Os textos foram analisados, nos planos micro e macroanalíticos, sobre quatro eixos distintos. Primeiro foi verificada as características do gênero ensaio, segundo Paviani (2009); em segundo lugar, observam-se os elementos que compõem a tríade argumentativa (argumento, contra-argumento e resposta), conforme Leitão (2007, 2011); em terceiro, os tipos de argumentos dispostos em Walton (2010); em quarto, a cogência dos argumentos, segundo Govier (2010). Os resultados indicaram uma melhoria na organização da composição dos ensaios e uma melhor apropriação dos elementos da tríade argumentativa.
id UESC-1_7bfa0f89bcdb3c740b14c9d843040099
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1196
network_acronym_str UESC-1
network_name_str EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
repository_id_str
spelling Apropriação da Escrita Argumentativa por Estudantes UniversitáriosEste trabalho analisa a escrita argumentativa em ensaios acadêmicos de estudantes universitários que participaram de uma disciplina curricular voltada ao desenvolvimento do pensamento reflexivo por meio da prática da argumentação em sala de aula. Entendemos argumentação como uma atividade discursiva e social que, dado à natureza dialógica/dialética dos movimentos discursivos que a constituem (sustentação de pontos de vista, avaliação e resposta a perspectivas contrárias), desenvolve o pensamento reflexivo. Os textos foram analisados, nos planos micro e macroanalíticos, sobre quatro eixos distintos. Primeiro foi verificada as características do gênero ensaio, segundo Paviani (2009); em segundo lugar, observam-se os elementos que compõem a tríade argumentativa (argumento, contra-argumento e resposta), conforme Leitão (2007, 2011); em terceiro, os tipos de argumentos dispostos em Walton (2010); em quarto, a cogência dos argumentos, segundo Govier (2010). Os resultados indicaram uma melhoria na organização da composição dos ensaios e uma melhor apropriação dos elementos da tríade argumentativa.EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação2017-03-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/119610.17648/eidea-12-1196Revista Eletrónica de Estudios Integrados en Discurso y Argumentación; EID&A, n. 12, jul/dez.2016; 64-83Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação; EID&A, n. 12, jul/dez.2016; 64-832237-6984reponame:EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentaçãoinstname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)instacron:UESCporhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/1196/1086Amorim Lira, DowglasLeitão, Selmainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-01T14:01:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1196Revistahttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/indexPUBhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/oaiperiodicos@uesc.br||revista.eidea@gmail.com2237-69842237-6984opendoar:2021-10-01T14:01:24EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Apropriação da Escrita Argumentativa por Estudantes Universitários
title Apropriação da Escrita Argumentativa por Estudantes Universitários
spellingShingle Apropriação da Escrita Argumentativa por Estudantes Universitários
Amorim Lira, Dowglas
title_short Apropriação da Escrita Argumentativa por Estudantes Universitários
title_full Apropriação da Escrita Argumentativa por Estudantes Universitários
title_fullStr Apropriação da Escrita Argumentativa por Estudantes Universitários
title_full_unstemmed Apropriação da Escrita Argumentativa por Estudantes Universitários
title_sort Apropriação da Escrita Argumentativa por Estudantes Universitários
author Amorim Lira, Dowglas
author_facet Amorim Lira, Dowglas
Leitão, Selma
author_role author
author2 Leitão, Selma
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amorim Lira, Dowglas
Leitão, Selma
description Este trabalho analisa a escrita argumentativa em ensaios acadêmicos de estudantes universitários que participaram de uma disciplina curricular voltada ao desenvolvimento do pensamento reflexivo por meio da prática da argumentação em sala de aula. Entendemos argumentação como uma atividade discursiva e social que, dado à natureza dialógica/dialética dos movimentos discursivos que a constituem (sustentação de pontos de vista, avaliação e resposta a perspectivas contrárias), desenvolve o pensamento reflexivo. Os textos foram analisados, nos planos micro e macroanalíticos, sobre quatro eixos distintos. Primeiro foi verificada as características do gênero ensaio, segundo Paviani (2009); em segundo lugar, observam-se os elementos que compõem a tríade argumentativa (argumento, contra-argumento e resposta), conforme Leitão (2007, 2011); em terceiro, os tipos de argumentos dispostos em Walton (2010); em quarto, a cogência dos argumentos, segundo Govier (2010). Os resultados indicaram uma melhoria na organização da composição dos ensaios e uma melhor apropriação dos elementos da tríade argumentativa.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/1196
10.17648/eidea-12-1196
url http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/1196
identifier_str_mv 10.17648/eidea-12-1196
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/1196/1086
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
publisher.none.fl_str_mv EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrónica de Estudios Integrados en Discurso y Argumentación; EID&A, n. 12, jul/dez.2016; 64-83
Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação; EID&A, n. 12, jul/dez.2016; 64-83
2237-6984
reponame:EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
instname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
instacron:UESC
instname_str Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
instacron_str UESC
institution UESC
reponame_str EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
collection EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
repository.name.fl_str_mv EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
repository.mail.fl_str_mv periodicos@uesc.br||revista.eidea@gmail.com
_version_ 1809284432156164096