Apropriação da Escrita Argumentativa por Estudantes Universitários
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação |
Texto Completo: | http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/1196 |
Resumo: | Este trabalho analisa a escrita argumentativa em ensaios acadêmicos de estudantes universitários que participaram de uma disciplina curricular voltada ao desenvolvimento do pensamento reflexivo por meio da prática da argumentação em sala de aula. Entendemos argumentação como uma atividade discursiva e social que, dado à natureza dialógica/dialética dos movimentos discursivos que a constituem (sustentação de pontos de vista, avaliação e resposta a perspectivas contrárias), desenvolve o pensamento reflexivo. Os textos foram analisados, nos planos micro e macroanalíticos, sobre quatro eixos distintos. Primeiro foi verificada as características do gênero ensaio, segundo Paviani (2009); em segundo lugar, observam-se os elementos que compõem a tríade argumentativa (argumento, contra-argumento e resposta), conforme Leitão (2007, 2011); em terceiro, os tipos de argumentos dispostos em Walton (2010); em quarto, a cogência dos argumentos, segundo Govier (2010). Os resultados indicaram uma melhoria na organização da composição dos ensaios e uma melhor apropriação dos elementos da tríade argumentativa. |
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Apropriação da Escrita Argumentativa por Estudantes UniversitáriosEste trabalho analisa a escrita argumentativa em ensaios acadêmicos de estudantes universitários que participaram de uma disciplina curricular voltada ao desenvolvimento do pensamento reflexivo por meio da prática da argumentação em sala de aula. Entendemos argumentação como uma atividade discursiva e social que, dado à natureza dialógica/dialética dos movimentos discursivos que a constituem (sustentação de pontos de vista, avaliação e resposta a perspectivas contrárias), desenvolve o pensamento reflexivo. Os textos foram analisados, nos planos micro e macroanalíticos, sobre quatro eixos distintos. Primeiro foi verificada as características do gênero ensaio, segundo Paviani (2009); em segundo lugar, observam-se os elementos que compõem a tríade argumentativa (argumento, contra-argumento e resposta), conforme Leitão (2007, 2011); em terceiro, os tipos de argumentos dispostos em Walton (2010); em quarto, a cogência dos argumentos, segundo Govier (2010). Os resultados indicaram uma melhoria na organização da composição dos ensaios e uma melhor apropriação dos elementos da tríade argumentativa.EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação2017-03-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/119610.17648/eidea-12-1196Revista Eletrónica de Estudios Integrados en Discurso y Argumentación; EID&A, n. 12, jul/dez.2016; 64-83Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação; EID&A, n. 12, jul/dez.2016; 64-832237-6984reponame:EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentaçãoinstname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)instacron:UESCporhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/1196/1086Amorim Lira, DowglasLeitão, Selmainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-01T14:01:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1196Revistahttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/indexPUBhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/oaiperiodicos@uesc.br||revista.eidea@gmail.com2237-69842237-6984opendoar:2021-10-01T14:01:24EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)false |
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