AS ETAPAS EVOLUTIVAS DO TURISMO: UM ESTUDO SOBRE O RIO DE JANEIRO (SÉCULOS XVIII-XX)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Barros Tomé Machado, Marcello
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Cultura e Turismo
Texto Completo: https://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/311
Resumo:  Os deslocamentos temporários arrazoados como turísticos expõem características díspares ao longo do tempo, sendo relevante para a melhor compreensão da evolução do turismo destacar a dimensão temporal para os estudos e definição das etapas evolutivas da referida atividade. Para analisarmos a evolução das viagens na cidade do Rio de Janeiro, percebemos a existência de diversos estudos que buscam distinguir as diferentes etapas evolutivas do turismo mundial. Tendo esta pesquisa o objetivo de analisar o deslocamento temporário para o Rio de Janeiro no período que antecedeu o advento do Turismo na referida cidade, optamos por desenvolvê-lo a partir do modelo das etapas evolutivas do turismo apresentadas pela OMT (2003). Realizamos pesquisa de natureza exploratória, envolvendo levantamento bibliográfico a partir da análise de livros, artigos e jornais, buscando responder a seguinte questão: Quais as características dos deslocamentos temporários direcionados ao Rio de Janeiro e as condições urbanas no período que antecede o advento do turismo na referida cidade? As conclusões preliminares desta investigação apontam a relevância das etapas evolutivas do turismo denominadas de Renascimento e Revolução Industrial para o advento do turismo na modernidade.
id UESC-2_03f5548fd561a5e715b461dbfac9b1ed
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/311
network_acronym_str UESC-2
network_name_str Revista de Cultura e Turismo
repository_id_str
spelling AS ETAPAS EVOLUTIVAS DO TURISMO: UM ESTUDO SOBRE O RIO DE JANEIRO (SÉCULOS XVIII-XX) Os deslocamentos temporários arrazoados como turísticos expõem características díspares ao longo do tempo, sendo relevante para a melhor compreensão da evolução do turismo destacar a dimensão temporal para os estudos e definição das etapas evolutivas da referida atividade. Para analisarmos a evolução das viagens na cidade do Rio de Janeiro, percebemos a existência de diversos estudos que buscam distinguir as diferentes etapas evolutivas do turismo mundial. Tendo esta pesquisa o objetivo de analisar o deslocamento temporário para o Rio de Janeiro no período que antecedeu o advento do Turismo na referida cidade, optamos por desenvolvê-lo a partir do modelo das etapas evolutivas do turismo apresentadas pela OMT (2003). Realizamos pesquisa de natureza exploratória, envolvendo levantamento bibliográfico a partir da análise de livros, artigos e jornais, buscando responder a seguinte questão: Quais as características dos deslocamentos temporários direcionados ao Rio de Janeiro e as condições urbanas no período que antecede o advento do turismo na referida cidade? As conclusões preliminares desta investigação apontam a relevância das etapas evolutivas do turismo denominadas de Renascimento e Revolução Industrial para o advento do turismo na modernidade.Editus2015-02-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/311CULTUR - Revista de Cultura e Turismo; v. 7 n. 1 (2013); 105 - 1271982-5838reponame:Revista de Cultura e Turismoinstname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)instacron:UESCporhttps://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/311/319de Barros Tomé Machado, Marcelloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-07-20T18:08:28Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/311Revistahttps://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/PUBhttps://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/oaieditus@uesc.br||mavila1000@gmail.com||revistacet@hotmail.com1982-58381982-5838opendoar:2015-07-20T18:08:28Revista de Cultura e Turismo - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)false
dc.title.none.fl_str_mv AS ETAPAS EVOLUTIVAS DO TURISMO: UM ESTUDO SOBRE O RIO DE JANEIRO (SÉCULOS XVIII-XX)
title AS ETAPAS EVOLUTIVAS DO TURISMO: UM ESTUDO SOBRE O RIO DE JANEIRO (SÉCULOS XVIII-XX)
spellingShingle AS ETAPAS EVOLUTIVAS DO TURISMO: UM ESTUDO SOBRE O RIO DE JANEIRO (SÉCULOS XVIII-XX)
de Barros Tomé Machado, Marcello
title_short AS ETAPAS EVOLUTIVAS DO TURISMO: UM ESTUDO SOBRE O RIO DE JANEIRO (SÉCULOS XVIII-XX)
title_full AS ETAPAS EVOLUTIVAS DO TURISMO: UM ESTUDO SOBRE O RIO DE JANEIRO (SÉCULOS XVIII-XX)
title_fullStr AS ETAPAS EVOLUTIVAS DO TURISMO: UM ESTUDO SOBRE O RIO DE JANEIRO (SÉCULOS XVIII-XX)
title_full_unstemmed AS ETAPAS EVOLUTIVAS DO TURISMO: UM ESTUDO SOBRE O RIO DE JANEIRO (SÉCULOS XVIII-XX)
title_sort AS ETAPAS EVOLUTIVAS DO TURISMO: UM ESTUDO SOBRE O RIO DE JANEIRO (SÉCULOS XVIII-XX)
author de Barros Tomé Machado, Marcello
author_facet de Barros Tomé Machado, Marcello
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Barros Tomé Machado, Marcello
description  Os deslocamentos temporários arrazoados como turísticos expõem características díspares ao longo do tempo, sendo relevante para a melhor compreensão da evolução do turismo destacar a dimensão temporal para os estudos e definição das etapas evolutivas da referida atividade. Para analisarmos a evolução das viagens na cidade do Rio de Janeiro, percebemos a existência de diversos estudos que buscam distinguir as diferentes etapas evolutivas do turismo mundial. Tendo esta pesquisa o objetivo de analisar o deslocamento temporário para o Rio de Janeiro no período que antecedeu o advento do Turismo na referida cidade, optamos por desenvolvê-lo a partir do modelo das etapas evolutivas do turismo apresentadas pela OMT (2003). Realizamos pesquisa de natureza exploratória, envolvendo levantamento bibliográfico a partir da análise de livros, artigos e jornais, buscando responder a seguinte questão: Quais as características dos deslocamentos temporários direcionados ao Rio de Janeiro e as condições urbanas no período que antecede o advento do turismo na referida cidade? As conclusões preliminares desta investigação apontam a relevância das etapas evolutivas do turismo denominadas de Renascimento e Revolução Industrial para o advento do turismo na modernidade.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-02-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/311
url https://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/311
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/311/319
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editus
publisher.none.fl_str_mv Editus
dc.source.none.fl_str_mv CULTUR - Revista de Cultura e Turismo; v. 7 n. 1 (2013); 105 - 127
1982-5838
reponame:Revista de Cultura e Turismo
instname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
instacron:UESC
instname_str Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
instacron_str UESC
institution UESC
reponame_str Revista de Cultura e Turismo
collection Revista de Cultura e Turismo
repository.name.fl_str_mv Revista de Cultura e Turismo - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
repository.mail.fl_str_mv editus@uesc.br||mavila1000@gmail.com||revistacet@hotmail.com
_version_ 1799319078683279360