EDUCAÇÃO CORPORATIVA EM HOTÉIS: UM ESTUDO DE CASO NO HOTEL SESC COPACABANA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Cultura e Turismo |
Texto Completo: | https://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/999 |
Resumo: | Nas empresas prestadoras de serviços, o investimento na capacitação e desenvolvimento dos colaboradores configura-se como a mais importante ferramenta de manutenção de sua competitividade e capacidade de sobrevivência no mercado. O presente estudo tem como objetivo relacionar as políticas de educação corporativa do Serviço Social do Comércio – RJ aos profissionais de hotelaria do hotel SESC Copacabana. Foram aplicados questionários qualitativos aos Membros da gerência e aos supervisores dos setores de Reservas, Recepção e Governança, bem como questionários quantitativos aos colaboradores operacionais desses mesmos setores, objetivando investigar a importância da educação corporativa no setor hoteleiro. Verificou-se que, embora haja consenso de que as ações de treinamento influenciam positivamente na qualidade do trabalho, mais da metade dos colaboradores nunca utilizou a Universidade Corporativa. Verificou-se ainda uma grande disparidade entre os setores, onde 100% dos colaboradores dos setores de reservas e recepção já participaram de ações de treinamento, enquanto no setor de governança, esse número é de apenas 50%. Percebeu-se que a educação corporativa tem muito a contribuir com a atividade hoteleira, porém, existe a necessidade de que seus programas sejam voltados para as características e necessidades específicas do ramo. |
id |
UESC-2_d7dd0302ba437657e4c36e9b4f712bda |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/999 |
network_acronym_str |
UESC-2 |
network_name_str |
Revista de Cultura e Turismo |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO CORPORATIVA EM HOTÉIS: UM ESTUDO DE CASO NO HOTEL SESC COPACABANANas empresas prestadoras de serviços, o investimento na capacitação e desenvolvimento dos colaboradores configura-se como a mais importante ferramenta de manutenção de sua competitividade e capacidade de sobrevivência no mercado. O presente estudo tem como objetivo relacionar as políticas de educação corporativa do Serviço Social do Comércio – RJ aos profissionais de hotelaria do hotel SESC Copacabana. Foram aplicados questionários qualitativos aos Membros da gerência e aos supervisores dos setores de Reservas, Recepção e Governança, bem como questionários quantitativos aos colaboradores operacionais desses mesmos setores, objetivando investigar a importância da educação corporativa no setor hoteleiro. Verificou-se que, embora haja consenso de que as ações de treinamento influenciam positivamente na qualidade do trabalho, mais da metade dos colaboradores nunca utilizou a Universidade Corporativa. Verificou-se ainda uma grande disparidade entre os setores, onde 100% dos colaboradores dos setores de reservas e recepção já participaram de ações de treinamento, enquanto no setor de governança, esse número é de apenas 50%. Percebeu-se que a educação corporativa tem muito a contribuir com a atividade hoteleira, porém, existe a necessidade de que seus programas sejam voltados para as características e necessidades específicas do ramo.Editus2018-04-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/999CULTUR - Revista de Cultura e Turismo; v. 11 n. 3 (2017): CULTUR, ano 11 - nº 03 – Out/2017; 26-571982-5838reponame:Revista de Cultura e Turismoinstname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)instacron:UESCporhttps://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/999/1479Copyright (c) 2018 CULTUR - Revista de Cultura e Turismoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCavalcante, Bruno Cavalcante Scotelaro de Souza Scotelaro2018-12-27T01:16:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/999Revistahttps://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/PUBhttps://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/oaieditus@uesc.br||mavila1000@gmail.com||revistacet@hotmail.com1982-58381982-5838opendoar:2018-12-27T01:16:36Revista de Cultura e Turismo - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO CORPORATIVA EM HOTÉIS: UM ESTUDO DE CASO NO HOTEL SESC COPACABANA |
title |
EDUCAÇÃO CORPORATIVA EM HOTÉIS: UM ESTUDO DE CASO NO HOTEL SESC COPACABANA |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO CORPORATIVA EM HOTÉIS: UM ESTUDO DE CASO NO HOTEL SESC COPACABANA Cavalcante, Bruno Cavalcante Scotelaro de Souza Scotelaro |
title_short |
EDUCAÇÃO CORPORATIVA EM HOTÉIS: UM ESTUDO DE CASO NO HOTEL SESC COPACABANA |
title_full |
EDUCAÇÃO CORPORATIVA EM HOTÉIS: UM ESTUDO DE CASO NO HOTEL SESC COPACABANA |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO CORPORATIVA EM HOTÉIS: UM ESTUDO DE CASO NO HOTEL SESC COPACABANA |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO CORPORATIVA EM HOTÉIS: UM ESTUDO DE CASO NO HOTEL SESC COPACABANA |
title_sort |
EDUCAÇÃO CORPORATIVA EM HOTÉIS: UM ESTUDO DE CASO NO HOTEL SESC COPACABANA |
author |
Cavalcante, Bruno Cavalcante Scotelaro de Souza Scotelaro |
author_facet |
Cavalcante, Bruno Cavalcante Scotelaro de Souza Scotelaro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cavalcante, Bruno Cavalcante Scotelaro de Souza Scotelaro |
description |
Nas empresas prestadoras de serviços, o investimento na capacitação e desenvolvimento dos colaboradores configura-se como a mais importante ferramenta de manutenção de sua competitividade e capacidade de sobrevivência no mercado. O presente estudo tem como objetivo relacionar as políticas de educação corporativa do Serviço Social do Comércio – RJ aos profissionais de hotelaria do hotel SESC Copacabana. Foram aplicados questionários qualitativos aos Membros da gerência e aos supervisores dos setores de Reservas, Recepção e Governança, bem como questionários quantitativos aos colaboradores operacionais desses mesmos setores, objetivando investigar a importância da educação corporativa no setor hoteleiro. Verificou-se que, embora haja consenso de que as ações de treinamento influenciam positivamente na qualidade do trabalho, mais da metade dos colaboradores nunca utilizou a Universidade Corporativa. Verificou-se ainda uma grande disparidade entre os setores, onde 100% dos colaboradores dos setores de reservas e recepção já participaram de ações de treinamento, enquanto no setor de governança, esse número é de apenas 50%. Percebeu-se que a educação corporativa tem muito a contribuir com a atividade hoteleira, porém, existe a necessidade de que seus programas sejam voltados para as características e necessidades específicas do ramo. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-04-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/999 |
url |
https://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/999 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/999/1479 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 CULTUR - Revista de Cultura e Turismo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 CULTUR - Revista de Cultura e Turismo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editus |
publisher.none.fl_str_mv |
Editus |
dc.source.none.fl_str_mv |
CULTUR - Revista de Cultura e Turismo; v. 11 n. 3 (2017): CULTUR, ano 11 - nº 03 – Out/2017; 26-57 1982-5838 reponame:Revista de Cultura e Turismo instname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) instacron:UESC |
instname_str |
Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) |
instacron_str |
UESC |
institution |
UESC |
reponame_str |
Revista de Cultura e Turismo |
collection |
Revista de Cultura e Turismo |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Cultura e Turismo - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
editus@uesc.br||mavila1000@gmail.com||revistacet@hotmail.com |
_version_ |
1799319079317667840 |