EDUCAÇÃO CORPORATIVA EM HOTÉIS: UM ESTUDO DE CASO NO HOTEL SESC COPACABANA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcante, Bruno Cavalcante Scotelaro de Souza Scotelaro
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Cultura e Turismo
Texto Completo: https://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/999
Resumo: Nas empresas prestadoras de serviços, o investimento na capacitação e desenvolvimento dos colaboradores configura-se como a mais importante ferramenta de manutenção de sua competitividade e capacidade de sobrevivência no mercado. O presente estudo tem como objetivo relacionar as políticas de educação corporativa do Serviço Social do Comércio – RJ aos profissionais de hotelaria do hotel SESC Copacabana. Foram aplicados questionários qualitativos aos Membros da gerência e aos supervisores dos setores de Reservas, Recepção e Governança, bem como questionários quantitativos aos colaboradores operacionais desses mesmos setores, objetivando investigar a importância da educação corporativa no setor hoteleiro. Verificou-se que, embora haja consenso de que as ações de treinamento influenciam positivamente na qualidade do trabalho, mais da metade dos colaboradores nunca utilizou a Universidade Corporativa. Verificou-se ainda uma grande disparidade entre os setores, onde 100% dos colaboradores dos setores de reservas e recepção já participaram de ações de treinamento, enquanto no setor de governança, esse número é de apenas 50%. Percebeu-se que a educação corporativa tem muito a contribuir com a atividade hoteleira, porém, existe a necessidade de que seus programas sejam voltados para as características e necessidades específicas do ramo.
id UESC-2_d7dd0302ba437657e4c36e9b4f712bda
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/999
network_acronym_str UESC-2
network_name_str Revista de Cultura e Turismo
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO CORPORATIVA EM HOTÉIS: UM ESTUDO DE CASO NO HOTEL SESC COPACABANANas empresas prestadoras de serviços, o investimento na capacitação e desenvolvimento dos colaboradores configura-se como a mais importante ferramenta de manutenção de sua competitividade e capacidade de sobrevivência no mercado. O presente estudo tem como objetivo relacionar as políticas de educação corporativa do Serviço Social do Comércio – RJ aos profissionais de hotelaria do hotel SESC Copacabana. Foram aplicados questionários qualitativos aos Membros da gerência e aos supervisores dos setores de Reservas, Recepção e Governança, bem como questionários quantitativos aos colaboradores operacionais desses mesmos setores, objetivando investigar a importância da educação corporativa no setor hoteleiro. Verificou-se que, embora haja consenso de que as ações de treinamento influenciam positivamente na qualidade do trabalho, mais da metade dos colaboradores nunca utilizou a Universidade Corporativa. Verificou-se ainda uma grande disparidade entre os setores, onde 100% dos colaboradores dos setores de reservas e recepção já participaram de ações de treinamento, enquanto no setor de governança, esse número é de apenas 50%. Percebeu-se que a educação corporativa tem muito a contribuir com a atividade hoteleira, porém, existe a necessidade de que seus programas sejam voltados para as características e necessidades específicas do ramo.Editus2018-04-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/999CULTUR - Revista de Cultura e Turismo; v. 11 n. 3 (2017): CULTUR, ano 11 - nº 03 – Out/2017; 26-571982-5838reponame:Revista de Cultura e Turismoinstname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)instacron:UESCporhttps://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/999/1479Copyright (c) 2018 CULTUR - Revista de Cultura e Turismoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCavalcante, Bruno Cavalcante Scotelaro de Souza Scotelaro2018-12-27T01:16:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/999Revistahttps://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/PUBhttps://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/oaieditus@uesc.br||mavila1000@gmail.com||revistacet@hotmail.com1982-58381982-5838opendoar:2018-12-27T01:16:36Revista de Cultura e Turismo - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO CORPORATIVA EM HOTÉIS: UM ESTUDO DE CASO NO HOTEL SESC COPACABANA
title EDUCAÇÃO CORPORATIVA EM HOTÉIS: UM ESTUDO DE CASO NO HOTEL SESC COPACABANA
spellingShingle EDUCAÇÃO CORPORATIVA EM HOTÉIS: UM ESTUDO DE CASO NO HOTEL SESC COPACABANA
Cavalcante, Bruno Cavalcante Scotelaro de Souza Scotelaro
title_short EDUCAÇÃO CORPORATIVA EM HOTÉIS: UM ESTUDO DE CASO NO HOTEL SESC COPACABANA
title_full EDUCAÇÃO CORPORATIVA EM HOTÉIS: UM ESTUDO DE CASO NO HOTEL SESC COPACABANA
title_fullStr EDUCAÇÃO CORPORATIVA EM HOTÉIS: UM ESTUDO DE CASO NO HOTEL SESC COPACABANA
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO CORPORATIVA EM HOTÉIS: UM ESTUDO DE CASO NO HOTEL SESC COPACABANA
title_sort EDUCAÇÃO CORPORATIVA EM HOTÉIS: UM ESTUDO DE CASO NO HOTEL SESC COPACABANA
author Cavalcante, Bruno Cavalcante Scotelaro de Souza Scotelaro
author_facet Cavalcante, Bruno Cavalcante Scotelaro de Souza Scotelaro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavalcante, Bruno Cavalcante Scotelaro de Souza Scotelaro
description Nas empresas prestadoras de serviços, o investimento na capacitação e desenvolvimento dos colaboradores configura-se como a mais importante ferramenta de manutenção de sua competitividade e capacidade de sobrevivência no mercado. O presente estudo tem como objetivo relacionar as políticas de educação corporativa do Serviço Social do Comércio – RJ aos profissionais de hotelaria do hotel SESC Copacabana. Foram aplicados questionários qualitativos aos Membros da gerência e aos supervisores dos setores de Reservas, Recepção e Governança, bem como questionários quantitativos aos colaboradores operacionais desses mesmos setores, objetivando investigar a importância da educação corporativa no setor hoteleiro. Verificou-se que, embora haja consenso de que as ações de treinamento influenciam positivamente na qualidade do trabalho, mais da metade dos colaboradores nunca utilizou a Universidade Corporativa. Verificou-se ainda uma grande disparidade entre os setores, onde 100% dos colaboradores dos setores de reservas e recepção já participaram de ações de treinamento, enquanto no setor de governança, esse número é de apenas 50%. Percebeu-se que a educação corporativa tem muito a contribuir com a atividade hoteleira, porém, existe a necessidade de que seus programas sejam voltados para as características e necessidades específicas do ramo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/999
url https://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/999
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/999/1479
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 CULTUR - Revista de Cultura e Turismo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 CULTUR - Revista de Cultura e Turismo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editus
publisher.none.fl_str_mv Editus
dc.source.none.fl_str_mv CULTUR - Revista de Cultura e Turismo; v. 11 n. 3 (2017): CULTUR, ano 11 - nº 03 – Out/2017; 26-57
1982-5838
reponame:Revista de Cultura e Turismo
instname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
instacron:UESC
instname_str Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
instacron_str UESC
institution UESC
reponame_str Revista de Cultura e Turismo
collection Revista de Cultura e Turismo
repository.name.fl_str_mv Revista de Cultura e Turismo - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
repository.mail.fl_str_mv editus@uesc.br||mavila1000@gmail.com||revistacet@hotmail.com
_version_ 1799319079317667840