Compreensão Leitora e Tecnologias da Informação e Comunicação: análise de um objeto de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Letras em Revista (Teresina. Online) |
Texto Completo: | https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/91 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é discutir, através da exposição, descrição e análise de um objeto de aprendizagem, como as tecnologias podem auxiliar no trabalho do professor no desenvolvimento da compreensão leitora do aluno. A análise será realizada sob a perspectiva de conceitos teóricos da Psicolinguística referentes à leitura, à compreensão e suas variáveis intervenientes (PEREIRA, 2012; KATO, 1999; SCLIAR-CABRAL, 2008; SMITH, 2003), bem como sob o ponto de vista das Tecnologias da Informação e Comunicação, mais especificamente, da classificação dos objetos de aprendizagem. Após delimitarmos os pressupostos teóricos que serão base de nosso estudo, apresentaremos os critérios de escolha utilizados para seleção do objeto de aprendizagem analisado, bem como os resultados obtidos e sugestões para futuras produções de materiais. |
id |
UESPI-1_daddcf061a6d9480e1aba224834d6a78 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.uespi.br:article/91 |
network_acronym_str |
UESPI-1 |
network_name_str |
Letras em Revista (Teresina. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Compreensão Leitora e Tecnologias da Informação e Comunicação: análise de um objeto de aprendizagemO objetivo deste artigo é discutir, através da exposição, descrição e análise de um objeto de aprendizagem, como as tecnologias podem auxiliar no trabalho do professor no desenvolvimento da compreensão leitora do aluno. A análise será realizada sob a perspectiva de conceitos teóricos da Psicolinguística referentes à leitura, à compreensão e suas variáveis intervenientes (PEREIRA, 2012; KATO, 1999; SCLIAR-CABRAL, 2008; SMITH, 2003), bem como sob o ponto de vista das Tecnologias da Informação e Comunicação, mais especificamente, da classificação dos objetos de aprendizagem. Após delimitarmos os pressupostos teóricos que serão base de nosso estudo, apresentaremos os critérios de escolha utilizados para seleção do objeto de aprendizagem analisado, bem como os resultados obtidos e sugestões para futuras produções de materiais.EDUESPI2018-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresTextoapplication/pdfhttps://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/91LETRAS EM REVISTA; v. 9 n. 01 (2018): Tecnologias digitais: letramentos, ensino de línguas e formação de professores2318-1788reponame:Letras em Revista (Teresina. Online)instname:Universidade Estadual do Piauí (UESPI)instacron:UESPIporhttps://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/91/59Copyright (c) 2019 LETRAS EM REVISTAinfo:eu-repo/semantics/openAccessMussoi, CarolinaBorges, Caroline Bernardes2019-07-06T10:14:38Zoai:ojs2.ojs.uespi.br:article/91Revistahttps://ojs.uespi.br/index.php/lerPUBhttps://ojs.uespi.br/index.php/ler/oailetrasemrevistauespi@gmail.com||dbuenosaires@uol.com.br2318-17881980-7732opendoar:2019-07-06T10:14:38Letras em Revista (Teresina. Online) - Universidade Estadual do Piauí (UESPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Compreensão Leitora e Tecnologias da Informação e Comunicação: análise de um objeto de aprendizagem |
title |
Compreensão Leitora e Tecnologias da Informação e Comunicação: análise de um objeto de aprendizagem |
spellingShingle |
Compreensão Leitora e Tecnologias da Informação e Comunicação: análise de um objeto de aprendizagem Mussoi, Carolina |
title_short |
Compreensão Leitora e Tecnologias da Informação e Comunicação: análise de um objeto de aprendizagem |
title_full |
Compreensão Leitora e Tecnologias da Informação e Comunicação: análise de um objeto de aprendizagem |
title_fullStr |
Compreensão Leitora e Tecnologias da Informação e Comunicação: análise de um objeto de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Compreensão Leitora e Tecnologias da Informação e Comunicação: análise de um objeto de aprendizagem |
title_sort |
Compreensão Leitora e Tecnologias da Informação e Comunicação: análise de um objeto de aprendizagem |
author |
Mussoi, Carolina |
author_facet |
Mussoi, Carolina Borges, Caroline Bernardes |
author_role |
author |
author2 |
Borges, Caroline Bernardes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mussoi, Carolina Borges, Caroline Bernardes |
description |
O objetivo deste artigo é discutir, através da exposição, descrição e análise de um objeto de aprendizagem, como as tecnologias podem auxiliar no trabalho do professor no desenvolvimento da compreensão leitora do aluno. A análise será realizada sob a perspectiva de conceitos teóricos da Psicolinguística referentes à leitura, à compreensão e suas variáveis intervenientes (PEREIRA, 2012; KATO, 1999; SCLIAR-CABRAL, 2008; SMITH, 2003), bem como sob o ponto de vista das Tecnologias da Informação e Comunicação, mais especificamente, da classificação dos objetos de aprendizagem. Após delimitarmos os pressupostos teóricos que serão base de nosso estudo, apresentaremos os critérios de escolha utilizados para seleção do objeto de aprendizagem analisado, bem como os resultados obtidos e sugestões para futuras produções de materiais. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/91 |
url |
https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/91 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/91/59 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 LETRAS EM REVISTA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 LETRAS EM REVISTA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUESPI |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUESPI |
dc.source.none.fl_str_mv |
LETRAS EM REVISTA; v. 9 n. 01 (2018): Tecnologias digitais: letramentos, ensino de línguas e formação de professores 2318-1788 reponame:Letras em Revista (Teresina. Online) instname:Universidade Estadual do Piauí (UESPI) instacron:UESPI |
instname_str |
Universidade Estadual do Piauí (UESPI) |
instacron_str |
UESPI |
institution |
UESPI |
reponame_str |
Letras em Revista (Teresina. Online) |
collection |
Letras em Revista (Teresina. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Letras em Revista (Teresina. Online) - Universidade Estadual do Piauí (UESPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
letrasemrevistauespi@gmail.com||dbuenosaires@uol.com.br |
_version_ |
1809209401270075392 |