Compreensão Leitora e Tecnologias da Informação e Comunicação: análise de um objeto de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mussoi, Carolina
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Borges, Caroline Bernardes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Letras em Revista (Teresina. Online)
Texto Completo: https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/91
Resumo: O objetivo deste artigo é discutir, através da exposição, descrição e análise de um objeto de aprendizagem, como as tecnologias podem auxiliar no trabalho do professor no desenvolvimento da compreensão leitora do aluno. A análise será realizada sob a perspectiva de conceitos teóricos da Psicolinguística referentes à leitura, à compreensão e suas variáveis intervenientes (PEREIRA, 2012; KATO, 1999; SCLIAR-CABRAL, 2008; SMITH, 2003), bem como sob o ponto de vista das Tecnologias da Informação e Comunicação, mais especificamente, da classificação dos objetos de aprendizagem. Após delimitarmos os pressupostos teóricos que serão base de nosso estudo, apresentaremos os critérios de escolha utilizados para seleção do objeto de aprendizagem analisado, bem como os resultados obtidos e sugestões para futuras produções de materiais.
id UESPI-1_daddcf061a6d9480e1aba224834d6a78
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.uespi.br:article/91
network_acronym_str UESPI-1
network_name_str Letras em Revista (Teresina. Online)
repository_id_str
spelling Compreensão Leitora e Tecnologias da Informação e Comunicação: análise de um objeto de aprendizagemO objetivo deste artigo é discutir, através da exposição, descrição e análise de um objeto de aprendizagem, como as tecnologias podem auxiliar no trabalho do professor no desenvolvimento da compreensão leitora do aluno. A análise será realizada sob a perspectiva de conceitos teóricos da Psicolinguística referentes à leitura, à compreensão e suas variáveis intervenientes (PEREIRA, 2012; KATO, 1999; SCLIAR-CABRAL, 2008; SMITH, 2003), bem como sob o ponto de vista das Tecnologias da Informação e Comunicação, mais especificamente, da classificação dos objetos de aprendizagem. Após delimitarmos os pressupostos teóricos que serão base de nosso estudo, apresentaremos os critérios de escolha utilizados para seleção do objeto de aprendizagem analisado, bem como os resultados obtidos e sugestões para futuras produções de materiais.EDUESPI2018-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresTextoapplication/pdfhttps://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/91LETRAS EM REVISTA; v. 9 n. 01 (2018): Tecnologias digitais: letramentos, ensino de línguas e formação de professores2318-1788reponame:Letras em Revista (Teresina. Online)instname:Universidade Estadual do Piauí (UESPI)instacron:UESPIporhttps://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/91/59Copyright (c) 2019 LETRAS EM REVISTAinfo:eu-repo/semantics/openAccessMussoi, CarolinaBorges, Caroline Bernardes2019-07-06T10:14:38Zoai:ojs2.ojs.uespi.br:article/91Revistahttps://ojs.uespi.br/index.php/lerPUBhttps://ojs.uespi.br/index.php/ler/oailetrasemrevistauespi@gmail.com||dbuenosaires@uol.com.br2318-17881980-7732opendoar:2019-07-06T10:14:38Letras em Revista (Teresina. Online) - Universidade Estadual do Piauí (UESPI)false
dc.title.none.fl_str_mv Compreensão Leitora e Tecnologias da Informação e Comunicação: análise de um objeto de aprendizagem
title Compreensão Leitora e Tecnologias da Informação e Comunicação: análise de um objeto de aprendizagem
spellingShingle Compreensão Leitora e Tecnologias da Informação e Comunicação: análise de um objeto de aprendizagem
Mussoi, Carolina
title_short Compreensão Leitora e Tecnologias da Informação e Comunicação: análise de um objeto de aprendizagem
title_full Compreensão Leitora e Tecnologias da Informação e Comunicação: análise de um objeto de aprendizagem
title_fullStr Compreensão Leitora e Tecnologias da Informação e Comunicação: análise de um objeto de aprendizagem
title_full_unstemmed Compreensão Leitora e Tecnologias da Informação e Comunicação: análise de um objeto de aprendizagem
title_sort Compreensão Leitora e Tecnologias da Informação e Comunicação: análise de um objeto de aprendizagem
author Mussoi, Carolina
author_facet Mussoi, Carolina
Borges, Caroline Bernardes
author_role author
author2 Borges, Caroline Bernardes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mussoi, Carolina
Borges, Caroline Bernardes
description O objetivo deste artigo é discutir, através da exposição, descrição e análise de um objeto de aprendizagem, como as tecnologias podem auxiliar no trabalho do professor no desenvolvimento da compreensão leitora do aluno. A análise será realizada sob a perspectiva de conceitos teóricos da Psicolinguística referentes à leitura, à compreensão e suas variáveis intervenientes (PEREIRA, 2012; KATO, 1999; SCLIAR-CABRAL, 2008; SMITH, 2003), bem como sob o ponto de vista das Tecnologias da Informação e Comunicação, mais especificamente, da classificação dos objetos de aprendizagem. Após delimitarmos os pressupostos teóricos que serão base de nosso estudo, apresentaremos os critérios de escolha utilizados para seleção do objeto de aprendizagem analisado, bem como os resultados obtidos e sugestões para futuras produções de materiais.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/91
url https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/91
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/91/59
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 LETRAS EM REVISTA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 LETRAS EM REVISTA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUESPI
publisher.none.fl_str_mv EDUESPI
dc.source.none.fl_str_mv LETRAS EM REVISTA; v. 9 n. 01 (2018): Tecnologias digitais: letramentos, ensino de línguas e formação de professores
2318-1788
reponame:Letras em Revista (Teresina. Online)
instname:Universidade Estadual do Piauí (UESPI)
instacron:UESPI
instname_str Universidade Estadual do Piauí (UESPI)
instacron_str UESPI
institution UESPI
reponame_str Letras em Revista (Teresina. Online)
collection Letras em Revista (Teresina. Online)
repository.name.fl_str_mv Letras em Revista (Teresina. Online) - Universidade Estadual do Piauí (UESPI)
repository.mail.fl_str_mv letrasemrevistauespi@gmail.com||dbuenosaires@uol.com.br
_version_ 1809209401270075392