CUANDO EXPOARI VISITA LA ESCUELA: CULTURA REGIONAL PRÁCTICAS DE Y ESCRITURA: cultura regional e práticas de escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bertotti, Mirian de Oliveira
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Simões, Robson Fonseca, Silva, Isac Rocha da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Muiraquitã (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/6425
Resumo: O  artigo discute o uso da Língua Portuguesa em ações educativas, com foco nas práticas de escrita dos alunos do Ensino Técnico-Médio do Instituto Federal de Rondônia. Ele explora as representações do mundo dos estudantes e as diferentes manifestações de linguagem presentes na vida social, considerando sua organização cultural e histórica. Inspirado na teoria dialógica (BAKHTIN, 2006), numa abordagem qualitativa, apresenta a ideia de que a língua se produz nas relações sociais. No contexto do IFRO, Campus Ariquemes, foi realizada uma sequência de atividades que envolveram leitura, pesquisa, compartilhamento, produção escrita e exposição, com o tema da festividade cultural local, EXPOARI. Os estudos na área de Linguagem, especialmente no campo da escrita, auxiliam na reflexão sobre as relações entre o mundo e a linguagem.
id UFAC-1_e37bf7953dafb97ddb7f5cbbb7564e95
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6425
network_acronym_str UFAC-1
network_name_str Muiraquitã (Online)
repository_id_str
spelling CUANDO EXPOARI VISITA LA ESCUELA: CULTURA REGIONAL PRÁCTICAS DE Y ESCRITURA: cultura regional e práticas de escritaWhen Expoari visits school : regional culture and writing practicesQuando a Expoari visita a escola: cultura regional e práticas de escrita Práticas educativas. Educação Rondoniense. Cultura regional. Práticas de escrita. Educational practices. Rondônia Education. Regional culture. Writing practices.Prácticas educativas. Letramento. Lenguaje.O  artigo discute o uso da Língua Portuguesa em ações educativas, com foco nas práticas de escrita dos alunos do Ensino Técnico-Médio do Instituto Federal de Rondônia. Ele explora as representações do mundo dos estudantes e as diferentes manifestações de linguagem presentes na vida social, considerando sua organização cultural e histórica. Inspirado na teoria dialógica (BAKHTIN, 2006), numa abordagem qualitativa, apresenta a ideia de que a língua se produz nas relações sociais. No contexto do IFRO, Campus Ariquemes, foi realizada uma sequência de atividades que envolveram leitura, pesquisa, compartilhamento, produção escrita e exposição, com o tema da festividade cultural local, EXPOARI. Os estudos na área de Linguagem, especialmente no campo da escrita, auxiliam na reflexão sobre as relações entre o mundo e a linguagem.The article discusses the use of the Portuguese language in educational activities, focusing on the writing practices of Technical-High School students at the Federal Institute of Rondônia. It explores the students' representations of the world and the different manifestations of language present in social life, considering their cultural and historical organization. Inspired by the dialogical theory (BAKHTIN, 2006), a qualitative approach presents the idea that language is produced in social relations. In the context of IFRO, Campus Ariquemes, a sequence of activities was carried out involving reading, research, sharing, written production, and exhibition, with the theme of the local cultural festival, EXPOARI. Studies in the field of language, especially in the field of writing, help to reflect on the relationship between the world and language.El artículo busca contribuir al debate sobre las acciones educativas con Lengua Portuguesa, en un intento de poder ver las prácticas de escritura de los estudiantes con otros ojos, considerando los diálogos con las especificidades de la Escuela Técnica Media del Instituto Federal de Rondônia, las representaciones del mundo de los estudiantes, así como las diferentes manifestaciones del lenguaje presentes en la vida social, que son culturalmente organizadas y históricamente determinadas. Inspirándose en la teoría dialógica (BAKHTIN, 1999), en un enfoque cualitativo, presenta la idea de que el lenguaje se produce en las relaciones sociales. Se toman para análisis las producciones escritas de los estudiantes cuyo tema es la fiesta cultural del municipio de Ariquemes-RO. Fiorin (2003), Freitas (2005) y Marcuschi (1998) ayudan a reflexionar que las relaciones entre el mundo y el lenguaje nacen de demandas sociales, impulsando el carrusel de las experiencias lingüísticas de los estudiantes de la última etapa de la Educación Básica en la Amazonia ocidental.Nepan Editora2023-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/642510.29327/210932.11.1-16 Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades; v. 11 n. 1 (2023): Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades2525-59241807-185610.29327/210932.11.1reponame:Muiraquitã (Online)instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/6425/4228Bertotti, Mirian de Oliveira Simões, Robson Fonseca Silva, Isac Rocha dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-04T00:33:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6425Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/mui/indexPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/mui/oaimuiraquita.ppgli@ufac.br2525-59241807-1856opendoar:2023-08-04T00:33:47Muiraquitã (Online) - Universidade Federal do Acre (UFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv CUANDO EXPOARI VISITA LA ESCUELA: CULTURA REGIONAL PRÁCTICAS DE Y ESCRITURA: cultura regional e práticas de escrita
When Expoari visits school : regional culture and writing practices
Quando a Expoari visita a escola: cultura regional e práticas de escrita
title CUANDO EXPOARI VISITA LA ESCUELA: CULTURA REGIONAL PRÁCTICAS DE Y ESCRITURA: cultura regional e práticas de escrita
spellingShingle CUANDO EXPOARI VISITA LA ESCUELA: CULTURA REGIONAL PRÁCTICAS DE Y ESCRITURA: cultura regional e práticas de escrita
Bertotti, Mirian de Oliveira
Práticas educativas. Educação Rondoniense. Cultura regional. Práticas de escrita.
Educational practices. Rondônia Education. Regional culture. Writing practices.
Prácticas educativas. Letramento. Lenguaje.
title_short CUANDO EXPOARI VISITA LA ESCUELA: CULTURA REGIONAL PRÁCTICAS DE Y ESCRITURA: cultura regional e práticas de escrita
title_full CUANDO EXPOARI VISITA LA ESCUELA: CULTURA REGIONAL PRÁCTICAS DE Y ESCRITURA: cultura regional e práticas de escrita
title_fullStr CUANDO EXPOARI VISITA LA ESCUELA: CULTURA REGIONAL PRÁCTICAS DE Y ESCRITURA: cultura regional e práticas de escrita
title_full_unstemmed CUANDO EXPOARI VISITA LA ESCUELA: CULTURA REGIONAL PRÁCTICAS DE Y ESCRITURA: cultura regional e práticas de escrita
title_sort CUANDO EXPOARI VISITA LA ESCUELA: CULTURA REGIONAL PRÁCTICAS DE Y ESCRITURA: cultura regional e práticas de escrita
author Bertotti, Mirian de Oliveira
author_facet Bertotti, Mirian de Oliveira
Simões, Robson Fonseca
Silva, Isac Rocha da
author_role author
author2 Simões, Robson Fonseca
Silva, Isac Rocha da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bertotti, Mirian de Oliveira
Simões, Robson Fonseca
Silva, Isac Rocha da
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas educativas. Educação Rondoniense. Cultura regional. Práticas de escrita.
Educational practices. Rondônia Education. Regional culture. Writing practices.
Prácticas educativas. Letramento. Lenguaje.
topic Práticas educativas. Educação Rondoniense. Cultura regional. Práticas de escrita.
Educational practices. Rondônia Education. Regional culture. Writing practices.
Prácticas educativas. Letramento. Lenguaje.
description O  artigo discute o uso da Língua Portuguesa em ações educativas, com foco nas práticas de escrita dos alunos do Ensino Técnico-Médio do Instituto Federal de Rondônia. Ele explora as representações do mundo dos estudantes e as diferentes manifestações de linguagem presentes na vida social, considerando sua organização cultural e histórica. Inspirado na teoria dialógica (BAKHTIN, 2006), numa abordagem qualitativa, apresenta a ideia de que a língua se produz nas relações sociais. No contexto do IFRO, Campus Ariquemes, foi realizada uma sequência de atividades que envolveram leitura, pesquisa, compartilhamento, produção escrita e exposição, com o tema da festividade cultural local, EXPOARI. Os estudos na área de Linguagem, especialmente no campo da escrita, auxiliam na reflexão sobre as relações entre o mundo e a linguagem.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/6425
10.29327/210932.11.1-16
url https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/6425
identifier_str_mv 10.29327/210932.11.1-16
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/6425/4228
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Nepan Editora
publisher.none.fl_str_mv Nepan Editora
dc.source.none.fl_str_mv Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades; v. 11 n. 1 (2023): Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades
2525-5924
1807-1856
10.29327/210932.11.1
reponame:Muiraquitã (Online)
instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron:UFAC
instname_str Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron_str UFAC
institution UFAC
reponame_str Muiraquitã (Online)
collection Muiraquitã (Online)
repository.name.fl_str_mv Muiraquitã (Online) - Universidade Federal do Acre (UFAC)
repository.mail.fl_str_mv muiraquita.ppgli@ufac.br
_version_ 1798329505954136064