AS MUTAÇÕES NO MUNDO DO TRABALHO E A (CON)FORMAÇÃO DO JOVEM TRABALHADOR
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Communitas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1846 |
Resumo: | No contexto neoliberal já da segunda década do século XXI, tem-seo aprofundamento reestruturação produtiva do capitalna esfera das relações intercapitalistas e do Estado com consequências nefastas para o conjunto dos trabalhadores. As novas gerações são ainda mais afetadas pelas mutações domundo do trabalho. A sua entrada no mercado de trabalho é feita em um contexto de flexibilidade nas práticas de gestão e emprego, do impacto crescente das novas tecnologias de informação e comunicação (TCIs) e exigência de novas habilidades e qualificações, da ruptura dos coletivos de trabalho e ascensão de formas cada vez mais individualizadas, bem como de declínio das leis trabalhistas e da seguridade social. Nesse cenário o sistema educativo vem se colocando como forte aliado do capital na formação a-crítica e instrumentalizadadesses jovens para o mercado de trabalho sob a promessa de empregabilidade e formação “totalizante”, construindo um novo consenso fundado inexorável e (i)lógica necessidade de adaptação e submissão às tendências em curso. |
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AS MUTAÇÕES NO MUNDO DO TRABALHO E A (CON)FORMAÇÃO DO JOVEM TRABALHADORTrabalhoEducaçãoQualificação ProfissionalReestruturação Produtiva.No contexto neoliberal já da segunda década do século XXI, tem-seo aprofundamento reestruturação produtiva do capitalna esfera das relações intercapitalistas e do Estado com consequências nefastas para o conjunto dos trabalhadores. As novas gerações são ainda mais afetadas pelas mutações domundo do trabalho. A sua entrada no mercado de trabalho é feita em um contexto de flexibilidade nas práticas de gestão e emprego, do impacto crescente das novas tecnologias de informação e comunicação (TCIs) e exigência de novas habilidades e qualificações, da ruptura dos coletivos de trabalho e ascensão de formas cada vez mais individualizadas, bem como de declínio das leis trabalhistas e da seguridade social. Nesse cenário o sistema educativo vem se colocando como forte aliado do capital na formação a-crítica e instrumentalizadadesses jovens para o mercado de trabalho sob a promessa de empregabilidade e formação “totalizante”, construindo um novo consenso fundado inexorável e (i)lógica necessidade de adaptação e submissão às tendências em curso.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2018-06-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1846Communitas; v. 2 n. 3 (2018): MÚLTIPLOS DISCURSOS, PRÁTICAS E POLÍTICAS NA/DA EDUCAÇÃO; 104-119Communitas; Vol. 2 No. 3 (2018): MÚLTIPLOS DISCURSOS, PRÁTICAS E POLÍTICAS NA/DA EDUCAÇÃO; 104-119Revista Communitas; ##issue.vol## 2 ##issue.no## 3 (2018): MÚLTIPLOS DISCURSOS, PRÁTICAS E POLÍTICAS NA/DA EDUCAÇÃO; 104-1192526-5970reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1846/pdfCopyright (c) 2018 REVISTA COMMUNITASinfo:eu-repo/semantics/openAccessFagiani, Cilson CésarPrevitali, Fabiane Santana2018-07-11T23:05:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1846Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2018-07-11T23:05:44Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false |
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