APORIAS DO PROFESSOR REFLEXIVO NA CULTURA DIGITAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conte, Elaine
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Santos, Fabiane Rodrigues dos, Silva, Caroline Maciel da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Communitas
Texto Completo: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6265
Resumo: O objetivo deste trabalho é repensar os obstáculos enfrentados pelos profissionais da educação, que estão em busca de perspectivas às práticas educativas, em meio à hiperconexão, que atingiu um significativo avanço no século XXI. A cultura digital embora nos apresente inúmeras formas de atualizar a prática pedagógica, tem gerado, ao mesmo tempo, impotência e desorientação no agir, visto que impera mecanismos adaptativos do trabalho pedagógico. Tais soluções formais causam simplificações cognitivas, pois se abandona a dimensão crítico-reflexiva em nome de inovações repentinas, gerando passividade e excessiva carga de trabalho. Como contraponto, debatemos sobre a ação do professor frente a um processo de fragmentação cultural, proveniente de uma vertente operacional, ligada à distribuição de recursos tecnocientíficos novos que segmentam os processos educacionais. Concluímos que há uma necessidade de projetar e reconstruir conhecimentos formativos diante das influências tecnológicas, rumo à educação autocrítica, para fazer a gente pensar a própria realidade e para renovar as questões do aprender no mundo em sintonia com a sensibilidade do outro pelo trabalho cooperativo.
id UFAC-2_5eaddc937f4e7c2e8a88bc06a2e23b0c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6265
network_acronym_str UFAC-2
network_name_str Communitas
repository_id_str
spelling APORIAS DO PROFESSOR REFLEXIVO NA CULTURA DIGITAL professor reflexivopráxistecnologias digitaisO objetivo deste trabalho é repensar os obstáculos enfrentados pelos profissionais da educação, que estão em busca de perspectivas às práticas educativas, em meio à hiperconexão, que atingiu um significativo avanço no século XXI. A cultura digital embora nos apresente inúmeras formas de atualizar a prática pedagógica, tem gerado, ao mesmo tempo, impotência e desorientação no agir, visto que impera mecanismos adaptativos do trabalho pedagógico. Tais soluções formais causam simplificações cognitivas, pois se abandona a dimensão crítico-reflexiva em nome de inovações repentinas, gerando passividade e excessiva carga de trabalho. Como contraponto, debatemos sobre a ação do professor frente a um processo de fragmentação cultural, proveniente de uma vertente operacional, ligada à distribuição de recursos tecnocientíficos novos que segmentam os processos educacionais. Concluímos que há uma necessidade de projetar e reconstruir conhecimentos formativos diante das influências tecnológicas, rumo à educação autocrítica, para fazer a gente pensar a própria realidade e para renovar as questões do aprender no mundo em sintonia com a sensibilidade do outro pelo trabalho cooperativo.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2023-11-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/626510.29327/268346.7.15-16Communitas; v. 7 n. 15 (2023): Cultura material nos múltiplos contextos sociais; 223-239Communitas; Vol. 7 No. 15 (2023): Cultura material nos múltiplos contextos sociais; 223-239Revista Communitas; ##issue.vol## 7 ##issue.no## 15 (2023): Cultura material nos múltiplos contextos sociais; 223-2392526-597010.29327/268346.7.15reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6265/4298Copyright (c) 2023 Communitashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessConte, ElaineSantos, Fabiane Rodrigues dos Silva, Caroline Maciel da 2023-11-06T14:06:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6265Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2023-11-06T14:06:31Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv APORIAS DO PROFESSOR REFLEXIVO NA CULTURA DIGITAL
title APORIAS DO PROFESSOR REFLEXIVO NA CULTURA DIGITAL
spellingShingle APORIAS DO PROFESSOR REFLEXIVO NA CULTURA DIGITAL
Conte, Elaine
professor reflexivo
práxis
tecnologias digitais
title_short APORIAS DO PROFESSOR REFLEXIVO NA CULTURA DIGITAL
title_full APORIAS DO PROFESSOR REFLEXIVO NA CULTURA DIGITAL
title_fullStr APORIAS DO PROFESSOR REFLEXIVO NA CULTURA DIGITAL
title_full_unstemmed APORIAS DO PROFESSOR REFLEXIVO NA CULTURA DIGITAL
title_sort APORIAS DO PROFESSOR REFLEXIVO NA CULTURA DIGITAL
author Conte, Elaine
author_facet Conte, Elaine
Santos, Fabiane Rodrigues dos
Silva, Caroline Maciel da
author_role author
author2 Santos, Fabiane Rodrigues dos
Silva, Caroline Maciel da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Conte, Elaine
Santos, Fabiane Rodrigues dos
Silva, Caroline Maciel da
dc.subject.por.fl_str_mv professor reflexivo
práxis
tecnologias digitais
topic professor reflexivo
práxis
tecnologias digitais
description O objetivo deste trabalho é repensar os obstáculos enfrentados pelos profissionais da educação, que estão em busca de perspectivas às práticas educativas, em meio à hiperconexão, que atingiu um significativo avanço no século XXI. A cultura digital embora nos apresente inúmeras formas de atualizar a prática pedagógica, tem gerado, ao mesmo tempo, impotência e desorientação no agir, visto que impera mecanismos adaptativos do trabalho pedagógico. Tais soluções formais causam simplificações cognitivas, pois se abandona a dimensão crítico-reflexiva em nome de inovações repentinas, gerando passividade e excessiva carga de trabalho. Como contraponto, debatemos sobre a ação do professor frente a um processo de fragmentação cultural, proveniente de uma vertente operacional, ligada à distribuição de recursos tecnocientíficos novos que segmentam os processos educacionais. Concluímos que há uma necessidade de projetar e reconstruir conhecimentos formativos diante das influências tecnológicas, rumo à educação autocrítica, para fazer a gente pensar a própria realidade e para renovar as questões do aprender no mundo em sintonia com a sensibilidade do outro pelo trabalho cooperativo.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6265
10.29327/268346.7.15-16
url https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6265
identifier_str_mv 10.29327/268346.7.15-16
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6265/4298
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Communitas
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Communitas
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
dc.source.none.fl_str_mv Communitas; v. 7 n. 15 (2023): Cultura material nos múltiplos contextos sociais; 223-239
Communitas; Vol. 7 No. 15 (2023): Cultura material nos múltiplos contextos sociais; 223-239
Revista Communitas; ##issue.vol## 7 ##issue.no## 15 (2023): Cultura material nos múltiplos contextos sociais; 223-239
2526-5970
10.29327/268346.7.15
reponame:Communitas
instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron:UFAC
instname_str Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron_str UFAC
institution UFAC
reponame_str Communitas
collection Communitas
repository.name.fl_str_mv Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)
repository.mail.fl_str_mv revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br
_version_ 1798313221623382016