APORIAS DO PROFESSOR REFLEXIVO NA CULTURA DIGITAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Communitas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6265 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é repensar os obstáculos enfrentados pelos profissionais da educação, que estão em busca de perspectivas às práticas educativas, em meio à hiperconexão, que atingiu um significativo avanço no século XXI. A cultura digital embora nos apresente inúmeras formas de atualizar a prática pedagógica, tem gerado, ao mesmo tempo, impotência e desorientação no agir, visto que impera mecanismos adaptativos do trabalho pedagógico. Tais soluções formais causam simplificações cognitivas, pois se abandona a dimensão crítico-reflexiva em nome de inovações repentinas, gerando passividade e excessiva carga de trabalho. Como contraponto, debatemos sobre a ação do professor frente a um processo de fragmentação cultural, proveniente de uma vertente operacional, ligada à distribuição de recursos tecnocientíficos novos que segmentam os processos educacionais. Concluímos que há uma necessidade de projetar e reconstruir conhecimentos formativos diante das influências tecnológicas, rumo à educação autocrítica, para fazer a gente pensar a própria realidade e para renovar as questões do aprender no mundo em sintonia com a sensibilidade do outro pelo trabalho cooperativo. |
id |
UFAC-2_5eaddc937f4e7c2e8a88bc06a2e23b0c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6265 |
network_acronym_str |
UFAC-2 |
network_name_str |
Communitas |
repository_id_str |
|
spelling |
APORIAS DO PROFESSOR REFLEXIVO NA CULTURA DIGITAL professor reflexivopráxistecnologias digitaisO objetivo deste trabalho é repensar os obstáculos enfrentados pelos profissionais da educação, que estão em busca de perspectivas às práticas educativas, em meio à hiperconexão, que atingiu um significativo avanço no século XXI. A cultura digital embora nos apresente inúmeras formas de atualizar a prática pedagógica, tem gerado, ao mesmo tempo, impotência e desorientação no agir, visto que impera mecanismos adaptativos do trabalho pedagógico. Tais soluções formais causam simplificações cognitivas, pois se abandona a dimensão crítico-reflexiva em nome de inovações repentinas, gerando passividade e excessiva carga de trabalho. Como contraponto, debatemos sobre a ação do professor frente a um processo de fragmentação cultural, proveniente de uma vertente operacional, ligada à distribuição de recursos tecnocientíficos novos que segmentam os processos educacionais. Concluímos que há uma necessidade de projetar e reconstruir conhecimentos formativos diante das influências tecnológicas, rumo à educação autocrítica, para fazer a gente pensar a própria realidade e para renovar as questões do aprender no mundo em sintonia com a sensibilidade do outro pelo trabalho cooperativo.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2023-11-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/626510.29327/268346.7.15-16Communitas; v. 7 n. 15 (2023): Cultura material nos múltiplos contextos sociais; 223-239Communitas; Vol. 7 No. 15 (2023): Cultura material nos múltiplos contextos sociais; 223-239Revista Communitas; ##issue.vol## 7 ##issue.no## 15 (2023): Cultura material nos múltiplos contextos sociais; 223-2392526-597010.29327/268346.7.15reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6265/4298Copyright (c) 2023 Communitashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessConte, ElaineSantos, Fabiane Rodrigues dos Silva, Caroline Maciel da 2023-11-06T14:06:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6265Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2023-11-06T14:06:31Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
APORIAS DO PROFESSOR REFLEXIVO NA CULTURA DIGITAL |
title |
APORIAS DO PROFESSOR REFLEXIVO NA CULTURA DIGITAL |
spellingShingle |
APORIAS DO PROFESSOR REFLEXIVO NA CULTURA DIGITAL Conte, Elaine professor reflexivo práxis tecnologias digitais |
title_short |
APORIAS DO PROFESSOR REFLEXIVO NA CULTURA DIGITAL |
title_full |
APORIAS DO PROFESSOR REFLEXIVO NA CULTURA DIGITAL |
title_fullStr |
APORIAS DO PROFESSOR REFLEXIVO NA CULTURA DIGITAL |
title_full_unstemmed |
APORIAS DO PROFESSOR REFLEXIVO NA CULTURA DIGITAL |
title_sort |
APORIAS DO PROFESSOR REFLEXIVO NA CULTURA DIGITAL |
author |
Conte, Elaine |
author_facet |
Conte, Elaine Santos, Fabiane Rodrigues dos Silva, Caroline Maciel da |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Fabiane Rodrigues dos Silva, Caroline Maciel da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Conte, Elaine Santos, Fabiane Rodrigues dos Silva, Caroline Maciel da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
professor reflexivo práxis tecnologias digitais |
topic |
professor reflexivo práxis tecnologias digitais |
description |
O objetivo deste trabalho é repensar os obstáculos enfrentados pelos profissionais da educação, que estão em busca de perspectivas às práticas educativas, em meio à hiperconexão, que atingiu um significativo avanço no século XXI. A cultura digital embora nos apresente inúmeras formas de atualizar a prática pedagógica, tem gerado, ao mesmo tempo, impotência e desorientação no agir, visto que impera mecanismos adaptativos do trabalho pedagógico. Tais soluções formais causam simplificações cognitivas, pois se abandona a dimensão crítico-reflexiva em nome de inovações repentinas, gerando passividade e excessiva carga de trabalho. Como contraponto, debatemos sobre a ação do professor frente a um processo de fragmentação cultural, proveniente de uma vertente operacional, ligada à distribuição de recursos tecnocientíficos novos que segmentam os processos educacionais. Concluímos que há uma necessidade de projetar e reconstruir conhecimentos formativos diante das influências tecnológicas, rumo à educação autocrítica, para fazer a gente pensar a própria realidade e para renovar as questões do aprender no mundo em sintonia com a sensibilidade do outro pelo trabalho cooperativo. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6265 10.29327/268346.7.15-16 |
url |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6265 |
identifier_str_mv |
10.29327/268346.7.15-16 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6265/4298 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Communitas http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Communitas http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Communitas; v. 7 n. 15 (2023): Cultura material nos múltiplos contextos sociais; 223-239 Communitas; Vol. 7 No. 15 (2023): Cultura material nos múltiplos contextos sociais; 223-239 Revista Communitas; ##issue.vol## 7 ##issue.no## 15 (2023): Cultura material nos múltiplos contextos sociais; 223-239 2526-5970 10.29327/268346.7.15 reponame:Communitas instname:Universidade Federal do Acre (UFAC) instacron:UFAC |
instname_str |
Universidade Federal do Acre (UFAC) |
instacron_str |
UFAC |
institution |
UFAC |
reponame_str |
Communitas |
collection |
Communitas |
repository.name.fl_str_mv |
Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br |
_version_ |
1798313221623382016 |