ENTRELAÇANDO (RE) INVENÇÃO, APRENDIZAGEM E VIDA NO PROCESSO DE FORMAR-SE DOCENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueira, Sandro Tiago da Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Communitas
Texto Completo: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1860
Resumo: No presente texto busco entrecruzar os caminhos formativos por mim percorridos com o intuito de clarificar aprendizagens, reaprendizagens, construções e desconstruções realizadas ao caminhar, entendendo que os itinerários pelos quais passei mergulham-me em um processo de devir pessoal e profissional num movimento permanente de fortalecimento profissional. Assumimos a concepção da formação docente, seja inicial ou continuada, enquanto devir por comungarmos com as ideias de Paulo Freire sobre o inacabamento do ser humano, uma vez que somos seres por fazer-se com o mundo, com os outros e consigo próprios abarcando desenvolvimentos nas esferas intelectual, social, pessoal e profissional. Concluímos que pensar sobre o aprender a viver a docência a partir das trajetórias pessoais e profissionais docentes descortinam reflexões de conhecer como se conhece e com Maturana e Varela assumimos que está é a oportunidade que temos de descobrir nossas cegueiras e de reconhecer que as certezas e os conhecimentos dos outros são, respectivamente, tão nebulosos e tênues quanto os nossos.
id UFAC-2_78bd1e0d02e2a500d271a9d56d3288b3
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1860
network_acronym_str UFAC-2
network_name_str Communitas
repository_id_str
spelling ENTRELAÇANDO (RE) INVENÇÃO, APRENDIZAGEM E VIDA NO PROCESSO DE FORMAR-SE DOCENTEAprendizagem docenteInserção profissionalNarrativasNo presente texto busco entrecruzar os caminhos formativos por mim percorridos com o intuito de clarificar aprendizagens, reaprendizagens, construções e desconstruções realizadas ao caminhar, entendendo que os itinerários pelos quais passei mergulham-me em um processo de devir pessoal e profissional num movimento permanente de fortalecimento profissional. Assumimos a concepção da formação docente, seja inicial ou continuada, enquanto devir por comungarmos com as ideias de Paulo Freire sobre o inacabamento do ser humano, uma vez que somos seres por fazer-se com o mundo, com os outros e consigo próprios abarcando desenvolvimentos nas esferas intelectual, social, pessoal e profissional. Concluímos que pensar sobre o aprender a viver a docência a partir das trajetórias pessoais e profissionais docentes descortinam reflexões de conhecer como se conhece e com Maturana e Varela assumimos que está é a oportunidade que temos de descobrir nossas cegueiras e de reconhecer que as certezas e os conhecimentos dos outros são, respectivamente, tão nebulosos e tênues quanto os nossos.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2018-06-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1860Communitas; v. 2 n. 3 (2018): MÚLTIPLOS DISCURSOS, PRÁTICAS E POLÍTICAS NA/DA EDUCAÇÃO; 252-262Communitas; Vol. 2 No. 3 (2018): MÚLTIPLOS DISCURSOS, PRÁTICAS E POLÍTICAS NA/DA EDUCAÇÃO; 252-262Revista Communitas; ##issue.vol## 2 ##issue.no## 3 (2018): MÚLTIPLOS DISCURSOS, PRÁTICAS E POLÍTICAS NA/DA EDUCAÇÃO; 252-2622526-5970reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1860/pdfCopyright (c) 2018 REVISTA COMMUNITASinfo:eu-repo/semantics/openAccessFigueira, Sandro Tiago da Silva2018-07-11T23:05:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1860Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2018-07-11T23:05:44Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv ENTRELAÇANDO (RE) INVENÇÃO, APRENDIZAGEM E VIDA NO PROCESSO DE FORMAR-SE DOCENTE
title ENTRELAÇANDO (RE) INVENÇÃO, APRENDIZAGEM E VIDA NO PROCESSO DE FORMAR-SE DOCENTE
spellingShingle ENTRELAÇANDO (RE) INVENÇÃO, APRENDIZAGEM E VIDA NO PROCESSO DE FORMAR-SE DOCENTE
Figueira, Sandro Tiago da Silva
Aprendizagem docente
Inserção profissional
Narrativas
title_short ENTRELAÇANDO (RE) INVENÇÃO, APRENDIZAGEM E VIDA NO PROCESSO DE FORMAR-SE DOCENTE
title_full ENTRELAÇANDO (RE) INVENÇÃO, APRENDIZAGEM E VIDA NO PROCESSO DE FORMAR-SE DOCENTE
title_fullStr ENTRELAÇANDO (RE) INVENÇÃO, APRENDIZAGEM E VIDA NO PROCESSO DE FORMAR-SE DOCENTE
title_full_unstemmed ENTRELAÇANDO (RE) INVENÇÃO, APRENDIZAGEM E VIDA NO PROCESSO DE FORMAR-SE DOCENTE
title_sort ENTRELAÇANDO (RE) INVENÇÃO, APRENDIZAGEM E VIDA NO PROCESSO DE FORMAR-SE DOCENTE
author Figueira, Sandro Tiago da Silva
author_facet Figueira, Sandro Tiago da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueira, Sandro Tiago da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem docente
Inserção profissional
Narrativas
topic Aprendizagem docente
Inserção profissional
Narrativas
description No presente texto busco entrecruzar os caminhos formativos por mim percorridos com o intuito de clarificar aprendizagens, reaprendizagens, construções e desconstruções realizadas ao caminhar, entendendo que os itinerários pelos quais passei mergulham-me em um processo de devir pessoal e profissional num movimento permanente de fortalecimento profissional. Assumimos a concepção da formação docente, seja inicial ou continuada, enquanto devir por comungarmos com as ideias de Paulo Freire sobre o inacabamento do ser humano, uma vez que somos seres por fazer-se com o mundo, com os outros e consigo próprios abarcando desenvolvimentos nas esferas intelectual, social, pessoal e profissional. Concluímos que pensar sobre o aprender a viver a docência a partir das trajetórias pessoais e profissionais docentes descortinam reflexões de conhecer como se conhece e com Maturana e Varela assumimos que está é a oportunidade que temos de descobrir nossas cegueiras e de reconhecer que as certezas e os conhecimentos dos outros são, respectivamente, tão nebulosos e tênues quanto os nossos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1860
url https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1860
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1860/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA COMMUNITAS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA COMMUNITAS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
dc.source.none.fl_str_mv Communitas; v. 2 n. 3 (2018): MÚLTIPLOS DISCURSOS, PRÁTICAS E POLÍTICAS NA/DA EDUCAÇÃO; 252-262
Communitas; Vol. 2 No. 3 (2018): MÚLTIPLOS DISCURSOS, PRÁTICAS E POLÍTICAS NA/DA EDUCAÇÃO; 252-262
Revista Communitas; ##issue.vol## 2 ##issue.no## 3 (2018): MÚLTIPLOS DISCURSOS, PRÁTICAS E POLÍTICAS NA/DA EDUCAÇÃO; 252-262
2526-5970
reponame:Communitas
instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron:UFAC
instname_str Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron_str UFAC
institution UFAC
reponame_str Communitas
collection Communitas
repository.name.fl_str_mv Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)
repository.mail.fl_str_mv revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br
_version_ 1798313222371016704