“PROFESSORA, TÔ SENTIDO FALTA DA AULA”: perspectivas de práticas curriculares matemáticas e o sentimento de pertencimento à EJA no contexto de isolamento social no Ceará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier, Francisco Josimar Ricardo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Vargas Freitas, Adriano, Fantinato, Maria Cecilia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Communitas
Texto Completo: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5351
Resumo: Neste artigo objetivamos discutir sobre como a prática curricular matemática de uma professora da Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem desvelado o sentimento de pertencimento dos estudantes à modalidade. As discussões têm como base alguns áudios e imagens, trocados por meio de WhatsApp, entre professora e estudantes, em torno de uma atividade de Matemática, trabalhada de forma remota no período de isolamento social, no segundo semestre de 2020. Analisamos esses materiais a partir de referenciais teóricos do campo da EJA e da Educação Matemática. Dentre os resultados, verificamos que os estudantes têm se mostrados participativos e interessados em resolver as atividades propostas, mantendo assim, contato com a professora. Concluímos que o contexto de isolamento social aflorou um sentimento de carência dos estudantes em relação à escola, que as atividades propostas pela professora, somada às relações de proximidades e afetividade construídas entre ela e os estudantes, influenciam para que eles se sintam pertencente à escola e a EJA.
id UFAC-2_dc228ae3dfb0c5317d4c01ef290167c9
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5351
network_acronym_str UFAC-2
network_name_str Communitas
repository_id_str
spelling “PROFESSORA, TÔ SENTIDO FALTA DA AULA”: perspectivas de práticas curriculares matemáticas e o sentimento de pertencimento à EJA no contexto de isolamento social no CearáEducação de Jovens e AdultosPertencimento à EJAPrática curricular matemáticaNeste artigo objetivamos discutir sobre como a prática curricular matemática de uma professora da Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem desvelado o sentimento de pertencimento dos estudantes à modalidade. As discussões têm como base alguns áudios e imagens, trocados por meio de WhatsApp, entre professora e estudantes, em torno de uma atividade de Matemática, trabalhada de forma remota no período de isolamento social, no segundo semestre de 2020. Analisamos esses materiais a partir de referenciais teóricos do campo da EJA e da Educação Matemática. Dentre os resultados, verificamos que os estudantes têm se mostrados participativos e interessados em resolver as atividades propostas, mantendo assim, contato com a professora. Concluímos que o contexto de isolamento social aflorou um sentimento de carência dos estudantes em relação à escola, que as atividades propostas pela professora, somada às relações de proximidades e afetividade construídas entre ela e os estudantes, influenciam para que eles se sintam pertencente à escola e a EJA.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2021-09-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5351Communitas; v. 5 n. 11 (2021): Esperançar a EJA; 25-35Communitas; Vol. 5 No. 11 (2021): Esperançar a EJA; 25-35Revista Communitas; ##issue.vol## 5 ##issue.no## 11 (2021): Esperançar a EJA; 25-352526-5970reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5351/3222Copyright (c) 2021 Communitashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess Xavier, Francisco Josimar RicardoVargas Freitas, Adriano Fantinato, Maria Cecilia 2021-09-29T21:15:43Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5351Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2021-09-29T21:15:43Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv “PROFESSORA, TÔ SENTIDO FALTA DA AULA”: perspectivas de práticas curriculares matemáticas e o sentimento de pertencimento à EJA no contexto de isolamento social no Ceará
title “PROFESSORA, TÔ SENTIDO FALTA DA AULA”: perspectivas de práticas curriculares matemáticas e o sentimento de pertencimento à EJA no contexto de isolamento social no Ceará
spellingShingle “PROFESSORA, TÔ SENTIDO FALTA DA AULA”: perspectivas de práticas curriculares matemáticas e o sentimento de pertencimento à EJA no contexto de isolamento social no Ceará
Xavier, Francisco Josimar Ricardo
Educação de Jovens e Adultos
Pertencimento à EJA
Prática curricular matemática
title_short “PROFESSORA, TÔ SENTIDO FALTA DA AULA”: perspectivas de práticas curriculares matemáticas e o sentimento de pertencimento à EJA no contexto de isolamento social no Ceará
title_full “PROFESSORA, TÔ SENTIDO FALTA DA AULA”: perspectivas de práticas curriculares matemáticas e o sentimento de pertencimento à EJA no contexto de isolamento social no Ceará
title_fullStr “PROFESSORA, TÔ SENTIDO FALTA DA AULA”: perspectivas de práticas curriculares matemáticas e o sentimento de pertencimento à EJA no contexto de isolamento social no Ceará
title_full_unstemmed “PROFESSORA, TÔ SENTIDO FALTA DA AULA”: perspectivas de práticas curriculares matemáticas e o sentimento de pertencimento à EJA no contexto de isolamento social no Ceará
title_sort “PROFESSORA, TÔ SENTIDO FALTA DA AULA”: perspectivas de práticas curriculares matemáticas e o sentimento de pertencimento à EJA no contexto de isolamento social no Ceará
author Xavier, Francisco Josimar Ricardo
author_facet Xavier, Francisco Josimar Ricardo
Vargas Freitas, Adriano
Fantinato, Maria Cecilia
author_role author
author2 Vargas Freitas, Adriano
Fantinato, Maria Cecilia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Xavier, Francisco Josimar Ricardo
Vargas Freitas, Adriano
Fantinato, Maria Cecilia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Jovens e Adultos
Pertencimento à EJA
Prática curricular matemática
topic Educação de Jovens e Adultos
Pertencimento à EJA
Prática curricular matemática
description Neste artigo objetivamos discutir sobre como a prática curricular matemática de uma professora da Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem desvelado o sentimento de pertencimento dos estudantes à modalidade. As discussões têm como base alguns áudios e imagens, trocados por meio de WhatsApp, entre professora e estudantes, em torno de uma atividade de Matemática, trabalhada de forma remota no período de isolamento social, no segundo semestre de 2020. Analisamos esses materiais a partir de referenciais teóricos do campo da EJA e da Educação Matemática. Dentre os resultados, verificamos que os estudantes têm se mostrados participativos e interessados em resolver as atividades propostas, mantendo assim, contato com a professora. Concluímos que o contexto de isolamento social aflorou um sentimento de carência dos estudantes em relação à escola, que as atividades propostas pela professora, somada às relações de proximidades e afetividade construídas entre ela e os estudantes, influenciam para que eles se sintam pertencente à escola e a EJA.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5351
url https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5351
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5351/3222
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Communitas
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Communitas
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
dc.source.none.fl_str_mv Communitas; v. 5 n. 11 (2021): Esperançar a EJA; 25-35
Communitas; Vol. 5 No. 11 (2021): Esperançar a EJA; 25-35
Revista Communitas; ##issue.vol## 5 ##issue.no## 11 (2021): Esperançar a EJA; 25-35
2526-5970
reponame:Communitas
instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron:UFAC
instname_str Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron_str UFAC
institution UFAC
reponame_str Communitas
collection Communitas
repository.name.fl_str_mv Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)
repository.mail.fl_str_mv revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br
_version_ 1798313224049786880