“PROFESSORA, TÔ SENTIDO FALTA DA AULA”: perspectivas de práticas curriculares matemáticas e o sentimento de pertencimento à EJA no contexto de isolamento social no Ceará
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Communitas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5351 |
Resumo: | Neste artigo objetivamos discutir sobre como a prática curricular matemática de uma professora da Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem desvelado o sentimento de pertencimento dos estudantes à modalidade. As discussões têm como base alguns áudios e imagens, trocados por meio de WhatsApp, entre professora e estudantes, em torno de uma atividade de Matemática, trabalhada de forma remota no período de isolamento social, no segundo semestre de 2020. Analisamos esses materiais a partir de referenciais teóricos do campo da EJA e da Educação Matemática. Dentre os resultados, verificamos que os estudantes têm se mostrados participativos e interessados em resolver as atividades propostas, mantendo assim, contato com a professora. Concluímos que o contexto de isolamento social aflorou um sentimento de carência dos estudantes em relação à escola, que as atividades propostas pela professora, somada às relações de proximidades e afetividade construídas entre ela e os estudantes, influenciam para que eles se sintam pertencente à escola e a EJA. |
id |
UFAC-2_dc228ae3dfb0c5317d4c01ef290167c9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5351 |
network_acronym_str |
UFAC-2 |
network_name_str |
Communitas |
repository_id_str |
|
spelling |
“PROFESSORA, TÔ SENTIDO FALTA DA AULA”: perspectivas de práticas curriculares matemáticas e o sentimento de pertencimento à EJA no contexto de isolamento social no CearáEducação de Jovens e AdultosPertencimento à EJAPrática curricular matemáticaNeste artigo objetivamos discutir sobre como a prática curricular matemática de uma professora da Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem desvelado o sentimento de pertencimento dos estudantes à modalidade. As discussões têm como base alguns áudios e imagens, trocados por meio de WhatsApp, entre professora e estudantes, em torno de uma atividade de Matemática, trabalhada de forma remota no período de isolamento social, no segundo semestre de 2020. Analisamos esses materiais a partir de referenciais teóricos do campo da EJA e da Educação Matemática. Dentre os resultados, verificamos que os estudantes têm se mostrados participativos e interessados em resolver as atividades propostas, mantendo assim, contato com a professora. Concluímos que o contexto de isolamento social aflorou um sentimento de carência dos estudantes em relação à escola, que as atividades propostas pela professora, somada às relações de proximidades e afetividade construídas entre ela e os estudantes, influenciam para que eles se sintam pertencente à escola e a EJA.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2021-09-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5351Communitas; v. 5 n. 11 (2021): Esperançar a EJA; 25-35Communitas; Vol. 5 No. 11 (2021): Esperançar a EJA; 25-35Revista Communitas; ##issue.vol## 5 ##issue.no## 11 (2021): Esperançar a EJA; 25-352526-5970reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5351/3222Copyright (c) 2021 Communitashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess Xavier, Francisco Josimar RicardoVargas Freitas, Adriano Fantinato, Maria Cecilia 2021-09-29T21:15:43Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5351Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2021-09-29T21:15:43Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“PROFESSORA, TÔ SENTIDO FALTA DA AULA”: perspectivas de práticas curriculares matemáticas e o sentimento de pertencimento à EJA no contexto de isolamento social no Ceará |
title |
“PROFESSORA, TÔ SENTIDO FALTA DA AULA”: perspectivas de práticas curriculares matemáticas e o sentimento de pertencimento à EJA no contexto de isolamento social no Ceará |
spellingShingle |
“PROFESSORA, TÔ SENTIDO FALTA DA AULA”: perspectivas de práticas curriculares matemáticas e o sentimento de pertencimento à EJA no contexto de isolamento social no Ceará Xavier, Francisco Josimar Ricardo Educação de Jovens e Adultos Pertencimento à EJA Prática curricular matemática |
title_short |
“PROFESSORA, TÔ SENTIDO FALTA DA AULA”: perspectivas de práticas curriculares matemáticas e o sentimento de pertencimento à EJA no contexto de isolamento social no Ceará |
title_full |
“PROFESSORA, TÔ SENTIDO FALTA DA AULA”: perspectivas de práticas curriculares matemáticas e o sentimento de pertencimento à EJA no contexto de isolamento social no Ceará |
title_fullStr |
“PROFESSORA, TÔ SENTIDO FALTA DA AULA”: perspectivas de práticas curriculares matemáticas e o sentimento de pertencimento à EJA no contexto de isolamento social no Ceará |
title_full_unstemmed |
“PROFESSORA, TÔ SENTIDO FALTA DA AULA”: perspectivas de práticas curriculares matemáticas e o sentimento de pertencimento à EJA no contexto de isolamento social no Ceará |
title_sort |
“PROFESSORA, TÔ SENTIDO FALTA DA AULA”: perspectivas de práticas curriculares matemáticas e o sentimento de pertencimento à EJA no contexto de isolamento social no Ceará |
author |
Xavier, Francisco Josimar Ricardo |
author_facet |
Xavier, Francisco Josimar Ricardo Vargas Freitas, Adriano Fantinato, Maria Cecilia |
author_role |
author |
author2 |
Vargas Freitas, Adriano Fantinato, Maria Cecilia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Xavier, Francisco Josimar Ricardo Vargas Freitas, Adriano Fantinato, Maria Cecilia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de Jovens e Adultos Pertencimento à EJA Prática curricular matemática |
topic |
Educação de Jovens e Adultos Pertencimento à EJA Prática curricular matemática |
description |
Neste artigo objetivamos discutir sobre como a prática curricular matemática de uma professora da Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem desvelado o sentimento de pertencimento dos estudantes à modalidade. As discussões têm como base alguns áudios e imagens, trocados por meio de WhatsApp, entre professora e estudantes, em torno de uma atividade de Matemática, trabalhada de forma remota no período de isolamento social, no segundo semestre de 2020. Analisamos esses materiais a partir de referenciais teóricos do campo da EJA e da Educação Matemática. Dentre os resultados, verificamos que os estudantes têm se mostrados participativos e interessados em resolver as atividades propostas, mantendo assim, contato com a professora. Concluímos que o contexto de isolamento social aflorou um sentimento de carência dos estudantes em relação à escola, que as atividades propostas pela professora, somada às relações de proximidades e afetividade construídas entre ela e os estudantes, influenciam para que eles se sintam pertencente à escola e a EJA. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5351 |
url |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5351 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5351/3222 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Communitas http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Communitas http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Communitas; v. 5 n. 11 (2021): Esperançar a EJA; 25-35 Communitas; Vol. 5 No. 11 (2021): Esperançar a EJA; 25-35 Revista Communitas; ##issue.vol## 5 ##issue.no## 11 (2021): Esperançar a EJA; 25-35 2526-5970 reponame:Communitas instname:Universidade Federal do Acre (UFAC) instacron:UFAC |
instname_str |
Universidade Federal do Acre (UFAC) |
instacron_str |
UFAC |
institution |
UFAC |
reponame_str |
Communitas |
collection |
Communitas |
repository.name.fl_str_mv |
Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br |
_version_ |
1798313224049786880 |