Análise da demanda de energia elétrica do setor industrial no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gross, Márcio Marcelo
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Ataídes de Freitas, Clailton, Pereira dos Santos, Cezar Augusto, Casagrande, Dieison Lenon, de Oliveira Hoeckel, Paulo Henrique
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Economia Política do Desenvolvimento (Online)
Texto Completo: https://www.seer.ufal.br/index.php/repd/article/view/3141
Resumo: O presente artigo tem por objetivo estimar as relações de longo e curto prazo da demanda por energia elétrica do setor industrial do Brasil através de um Modelo de Auto-Regressão Vetorial com correção de erro (VECM), pelo método de Co-integração de Johansen, para assim determinar as elasticidades renda, preço da demanda e preço cruzado por energia elétrica. Objetiva-se ainda projetar a demanda por energia elétrica para os meses de junho, julho e agosto de 2012 através da metodologia Box-Jenkins. Os resultados encontrados apontam que as elasticidades estão de acordo com a teoria econômica e com os resultados encontrados na literatura. A energia se mostrou um bem normal, com demanda inelástica e um bem substituto em relação ao petróleo para as indústrias que possuem essa mobilidade. O modelo de previsão que apresentou melhor ajustamento aos dados foi um modelo AR (4,12) MA (4,12). A média da exatidão das previsões realizadas foi de 97,46%, que é considerado um bom grau de ajustamento, considerando o fato de os dados serem mensais, onde as oscilações são mais difíceis de serem previstas. Esses resultados revelam que é possível utilizar dados mensais para previsões de curto prazo em modelagens Box-Jenkins.
id UFAL-2_f34cb752ba95369e25374b5f42cee0b9
oai_identifier_str oai:www.seer.ufal.br:article/3141
network_acronym_str UFAL-2
network_name_str Revista Economia Política do Desenvolvimento (Online)
repository_id_str
spelling Análise da demanda de energia elétrica do setor industrial no BrasilO presente artigo tem por objetivo estimar as relações de longo e curto prazo da demanda por energia elétrica do setor industrial do Brasil através de um Modelo de Auto-Regressão Vetorial com correção de erro (VECM), pelo método de Co-integração de Johansen, para assim determinar as elasticidades renda, preço da demanda e preço cruzado por energia elétrica. Objetiva-se ainda projetar a demanda por energia elétrica para os meses de junho, julho e agosto de 2012 através da metodologia Box-Jenkins. Os resultados encontrados apontam que as elasticidades estão de acordo com a teoria econômica e com os resultados encontrados na literatura. A energia se mostrou um bem normal, com demanda inelástica e um bem substituto em relação ao petróleo para as indústrias que possuem essa mobilidade. O modelo de previsão que apresentou melhor ajustamento aos dados foi um modelo AR (4,12) MA (4,12). A média da exatidão das previsões realizadas foi de 97,46%, que é considerado um bom grau de ajustamento, considerando o fato de os dados serem mensais, onde as oscilações são mais difíceis de serem previstas. Esses resultados revelam que é possível utilizar dados mensais para previsões de curto prazo em modelagens Box-Jenkins.Universidade Federal de Alagoas2018-02-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.seer.ufal.br/index.php/repd/article/view/314110.28998/repd.v8i19.3141Revista Economia Política do Desenvolvimento; v. 8 n. 19 (2017); 69 - 932594-598X1984-075610.28998/repd.v8i19reponame:Revista Economia Política do Desenvolvimento (Online)instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:UFALporhttps://www.seer.ufal.br/index.php/repd/article/view/3141/pdfCopyright (c) 2021 REVISTA ECONOMIA POLÍTICA DO DESENVOLVIMENTOinfo:eu-repo/semantics/openAccessGross, Márcio Marcelo Ataídes de Freitas, ClailtonPereira dos Santos, Cezar Augusto Casagrande, Dieison Lenonde Oliveira Hoeckel, Paulo Henrique 2021-10-27T16:30:34Zoai:www.seer.ufal.br:article/3141Revistahttps://www.seer.ufal.br/index.php/repdPUBhttps://www.seer.ufal.br/index.php/repd/oairepd.cmeaufal@gmail.com2594-598X1984-0756opendoar:2021-10-27T16:30:34Revista Economia Política do Desenvolvimento (Online) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da demanda de energia elétrica do setor industrial no Brasil
title Análise da demanda de energia elétrica do setor industrial no Brasil
spellingShingle Análise da demanda de energia elétrica do setor industrial no Brasil
Gross, Márcio Marcelo
title_short Análise da demanda de energia elétrica do setor industrial no Brasil
title_full Análise da demanda de energia elétrica do setor industrial no Brasil
title_fullStr Análise da demanda de energia elétrica do setor industrial no Brasil
title_full_unstemmed Análise da demanda de energia elétrica do setor industrial no Brasil
title_sort Análise da demanda de energia elétrica do setor industrial no Brasil
author Gross, Márcio Marcelo
author_facet Gross, Márcio Marcelo
Ataídes de Freitas, Clailton
Pereira dos Santos, Cezar Augusto
Casagrande, Dieison Lenon
de Oliveira Hoeckel, Paulo Henrique
author_role author
author2 Ataídes de Freitas, Clailton
Pereira dos Santos, Cezar Augusto
Casagrande, Dieison Lenon
de Oliveira Hoeckel, Paulo Henrique
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gross, Márcio Marcelo
Ataídes de Freitas, Clailton
Pereira dos Santos, Cezar Augusto
Casagrande, Dieison Lenon
de Oliveira Hoeckel, Paulo Henrique
description O presente artigo tem por objetivo estimar as relações de longo e curto prazo da demanda por energia elétrica do setor industrial do Brasil através de um Modelo de Auto-Regressão Vetorial com correção de erro (VECM), pelo método de Co-integração de Johansen, para assim determinar as elasticidades renda, preço da demanda e preço cruzado por energia elétrica. Objetiva-se ainda projetar a demanda por energia elétrica para os meses de junho, julho e agosto de 2012 através da metodologia Box-Jenkins. Os resultados encontrados apontam que as elasticidades estão de acordo com a teoria econômica e com os resultados encontrados na literatura. A energia se mostrou um bem normal, com demanda inelástica e um bem substituto em relação ao petróleo para as indústrias que possuem essa mobilidade. O modelo de previsão que apresentou melhor ajustamento aos dados foi um modelo AR (4,12) MA (4,12). A média da exatidão das previsões realizadas foi de 97,46%, que é considerado um bom grau de ajustamento, considerando o fato de os dados serem mensais, onde as oscilações são mais difíceis de serem previstas. Esses resultados revelam que é possível utilizar dados mensais para previsões de curto prazo em modelagens Box-Jenkins.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.seer.ufal.br/index.php/repd/article/view/3141
10.28998/repd.v8i19.3141
url https://www.seer.ufal.br/index.php/repd/article/view/3141
identifier_str_mv 10.28998/repd.v8i19.3141
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.seer.ufal.br/index.php/repd/article/view/3141/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 REVISTA ECONOMIA POLÍTICA DO DESENVOLVIMENTO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 REVISTA ECONOMIA POLÍTICA DO DESENVOLVIMENTO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
dc.source.none.fl_str_mv Revista Economia Política do Desenvolvimento; v. 8 n. 19 (2017); 69 - 93
2594-598X
1984-0756
10.28998/repd.v8i19
reponame:Revista Economia Política do Desenvolvimento (Online)
instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron:UFAL
instname_str Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron_str UFAL
institution UFAL
reponame_str Revista Economia Política do Desenvolvimento (Online)
collection Revista Economia Política do Desenvolvimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Economia Política do Desenvolvimento (Online) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.mail.fl_str_mv repd.cmeaufal@gmail.com
_version_ 1796797368920702976