O silenciamento discursivo de gênero no currículo oculto do ensino da matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
Texto Completo: | http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/555 |
Resumo: | Este trabalho objetiva desenvolver uma análise do funcionamento do discurso de docentes de matemática do 9° ano do ensino fundamental de escolas públicas e privadas de Maceió, materializado em textos escritos (Redação). Partindo de uma questão-temática (Como percebo a aprendizagem da matemática por parte de alunas e alunos?), a análise busca apreender como a posição sujeito docente repercute na relação das alunas com a matemática, tendo como suposto uma construção identitária gendrada do saber. A proposta é que a análise destes textos escritos aponte para as marcas discursivas sobre a visão de gênero dos sujeitos docentes de matemática. Situa-se o discurso docente sobre a aprendizagem da matemática na escola à luz dos conceitos de gênero, silenciamento discursivo e currículo oculto, respaldada nas teorias da Análise do Discurso e dos estudos de gênero. Sob um olhar de gênero, apresenta-se o percurso da análise do funcionamento discursivo, contemplando o procedimento investigativo e a análise das sequências discursivas; nestas, docentes funcionam como porta-vozes de um ideário historicamente construído pela Formação Ideológica patriarcado-capitalismo e materializada na Formação Discursiva da ciência androcêntrica que, neste estudo, corresponde ao ensino da matemática na escola. Assim funcionando, a posição de sujeito docente contribui para a manutenção de relações sociais de gênero, próprias da ordem capitalista e patriarcal. |
id |
UFAL_47996bd6195143d1bf8defff52d071e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.ufal.br:riufal/555 |
network_acronym_str |
UFAL |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository_id_str |
|
spelling |
O silenciamento discursivo de gênero no currículo oculto do ensino da matemáticaLe silence discursive du genre dans le curriculum cachê de l enseignement des mathématiquesDiscoursSilenceGenreScienceÉcoleCurriculum cachéDiscursoSilenciamentoGêneroCiênciaEscolaCurrículo ocultoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAEste trabalho objetiva desenvolver uma análise do funcionamento do discurso de docentes de matemática do 9° ano do ensino fundamental de escolas públicas e privadas de Maceió, materializado em textos escritos (Redação). Partindo de uma questão-temática (Como percebo a aprendizagem da matemática por parte de alunas e alunos?), a análise busca apreender como a posição sujeito docente repercute na relação das alunas com a matemática, tendo como suposto uma construção identitária gendrada do saber. A proposta é que a análise destes textos escritos aponte para as marcas discursivas sobre a visão de gênero dos sujeitos docentes de matemática. Situa-se o discurso docente sobre a aprendizagem da matemática na escola à luz dos conceitos de gênero, silenciamento discursivo e currículo oculto, respaldada nas teorias da Análise do Discurso e dos estudos de gênero. Sob um olhar de gênero, apresenta-se o percurso da análise do funcionamento discursivo, contemplando o procedimento investigativo e a análise das sequências discursivas; nestas, docentes funcionam como porta-vozes de um ideário historicamente construído pela Formação Ideológica patriarcado-capitalismo e materializada na Formação Discursiva da ciência androcêntrica que, neste estudo, corresponde ao ensino da matemática na escola. Assim funcionando, a posição de sujeito docente contribui para a manutenção de relações sociais de gênero, próprias da ordem capitalista e patriarcal.Universidade Federal de AlagoasBRLinguística; Literatura BrasileiraPrograma de Pós-Graduação em Letras e LinguísticaUFALAmaral, Maria Virgínia BorgesAMARAL, M. Virgínia BorgesMelo, Kátia Maria Silva dehttp://lattes.cnpq.br/5375151893852187Barretto, Elvira Simõeshttp://lattes.cnpq.br/8938462538963163Silva Sobrinho, Helson Flavio daSILVA SOBRINHO, H. F.Lameiras, Maria Stela Torres Barroshttp://lattes.cnpq.br/5818635755922947Lima, Nadia Regina Loureiro de Barros2015-08-25T18:30:30Z2012-10-092015-08-25T18:30:30Z2011-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfapplication/pdfLIMA, Nadia Regina Loureiro de Barros. Le silence discursive du genre dans le curriculum cachê de l enseignement des mathématiques. 2011. 156 f. Tese (Doutorado em Linguística; Literatura Brasileira) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2011.http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/555porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:UFAL2018-10-24T20:37:00Zoai:www.repositorio.ufal.br:riufal/555Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufal.br/oai/requestri@sibi.ufal.bropendoar:2018-10-24T20:37Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O silenciamento discursivo de gênero no currículo oculto do ensino da matemática Le silence discursive du genre dans le curriculum cachê de l enseignement des mathématiques |
title |
O silenciamento discursivo de gênero no currículo oculto do ensino da matemática |
spellingShingle |
O silenciamento discursivo de gênero no currículo oculto do ensino da matemática Lima, Nadia Regina Loureiro de Barros Discours Silence Genre Science École Curriculum caché Discurso Silenciamento Gênero Ciência Escola Currículo oculto CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
title_short |
O silenciamento discursivo de gênero no currículo oculto do ensino da matemática |
title_full |
O silenciamento discursivo de gênero no currículo oculto do ensino da matemática |
title_fullStr |
O silenciamento discursivo de gênero no currículo oculto do ensino da matemática |
title_full_unstemmed |
O silenciamento discursivo de gênero no currículo oculto do ensino da matemática |
title_sort |
O silenciamento discursivo de gênero no currículo oculto do ensino da matemática |
author |
Lima, Nadia Regina Loureiro de Barros |
author_facet |
Lima, Nadia Regina Loureiro de Barros |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Amaral, Maria Virgínia Borges AMARAL, M. Virgínia Borges Melo, Kátia Maria Silva de http://lattes.cnpq.br/5375151893852187 Barretto, Elvira Simões http://lattes.cnpq.br/8938462538963163 Silva Sobrinho, Helson Flavio da SILVA SOBRINHO, H. F. Lameiras, Maria Stela Torres Barros http://lattes.cnpq.br/5818635755922947 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Nadia Regina Loureiro de Barros |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Discours Silence Genre Science École Curriculum caché Discurso Silenciamento Gênero Ciência Escola Currículo oculto CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
topic |
Discours Silence Genre Science École Curriculum caché Discurso Silenciamento Gênero Ciência Escola Currículo oculto CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
description |
Este trabalho objetiva desenvolver uma análise do funcionamento do discurso de docentes de matemática do 9° ano do ensino fundamental de escolas públicas e privadas de Maceió, materializado em textos escritos (Redação). Partindo de uma questão-temática (Como percebo a aprendizagem da matemática por parte de alunas e alunos?), a análise busca apreender como a posição sujeito docente repercute na relação das alunas com a matemática, tendo como suposto uma construção identitária gendrada do saber. A proposta é que a análise destes textos escritos aponte para as marcas discursivas sobre a visão de gênero dos sujeitos docentes de matemática. Situa-se o discurso docente sobre a aprendizagem da matemática na escola à luz dos conceitos de gênero, silenciamento discursivo e currículo oculto, respaldada nas teorias da Análise do Discurso e dos estudos de gênero. Sob um olhar de gênero, apresenta-se o percurso da análise do funcionamento discursivo, contemplando o procedimento investigativo e a análise das sequências discursivas; nestas, docentes funcionam como porta-vozes de um ideário historicamente construído pela Formação Ideológica patriarcado-capitalismo e materializada na Formação Discursiva da ciência androcêntrica que, neste estudo, corresponde ao ensino da matemática na escola. Assim funcionando, a posição de sujeito docente contribui para a manutenção de relações sociais de gênero, próprias da ordem capitalista e patriarcal. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-12 2012-10-09 2015-08-25T18:30:30Z 2015-08-25T18:30:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LIMA, Nadia Regina Loureiro de Barros. Le silence discursive du genre dans le curriculum cachê de l enseignement des mathématiques. 2011. 156 f. Tese (Doutorado em Linguística; Literatura Brasileira) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2011. http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/555 |
identifier_str_mv |
LIMA, Nadia Regina Loureiro de Barros. Le silence discursive du genre dans le curriculum cachê de l enseignement des mathématiques. 2011. 156 f. Tese (Doutorado em Linguística; Literatura Brasileira) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2011. |
url |
http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/555 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Alagoas BR Linguística; Literatura Brasileira Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística UFAL |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Alagoas BR Linguística; Literatura Brasileira Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística UFAL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL) instacron:UFAL |
instname_str |
Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
instacron_str |
UFAL |
institution |
UFAL |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
ri@sibi.ufal.br |
_version_ |
1748233748040646656 |