A prática de leitura e escrita e a formação de professores nos anos iniciais do ensino fundamental da na zona urbana no município de Pariconha - AL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Jeane da Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7548
Resumo: This work was a qualitative research with an emphasis on field research. Had as an objective, to analyze reading and writing practices and teacher education in the Years initials. Understand the learning process, and the importance of training teachers for pedagogical practice, expose students' learning difficulties in the early years of elementary school, with the process of acquiring written language. Therefore, we seek to know if the pedagogical practice used in the teaching process is efficient to intervene with students, if there is a relationship between teacher training and the difficulties in the learning process, and to know which factors interfered in this process. For data collection, questionnaire application techniques were performed, observations and participation performed by the researcher during a supervised internship that happened during the eighth period of the pedagogy course in 2018 and analysis of texts. After the results obtained, we understand that there are several factors that contribute to difficulties in the learning process. Among these, social, cultural and familiar.
id UFAL_9f9f5278082d160c8c22d29c5126548e
oai_identifier_str oai:www.repositorio.ufal.br:riufal/7548
network_acronym_str UFAL
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository_id_str
spelling A prática de leitura e escrita e a formação de professores nos anos iniciais do ensino fundamental da na zona urbana no município de Pariconha - ALFormação docentePrática docenteLeitura e escritaEnsino e aprendizagemEnsino fundamentalPariconha - AlagoasCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMThis work was a qualitative research with an emphasis on field research. Had as an objective, to analyze reading and writing practices and teacher education in the Years initials. Understand the learning process, and the importance of training teachers for pedagogical practice, expose students' learning difficulties in the early years of elementary school, with the process of acquiring written language. Therefore, we seek to know if the pedagogical practice used in the teaching process is efficient to intervene with students, if there is a relationship between teacher training and the difficulties in the learning process, and to know which factors interfered in this process. For data collection, questionnaire application techniques were performed, observations and participation performed by the researcher during a supervised internship that happened during the eighth period of the pedagogy course in 2018 and analysis of texts. After the results obtained, we understand that there are several factors that contribute to difficulties in the learning process. Among these, social, cultural and familiar.Esse trabalho tratou-se de uma pesquisa qualitativa com ênfase na pesquisa de campo. Teve como objetivo, analisar as práticas de leitura e escrita e a formação de professores nos anos iniciais. Compreender o processo de aprendizagem, e a importância da formação de professores para a prática pedagógica, expor as dificuldades de aprendizagem dos alunos nos anos iniciais do ensino fundamental, com o processo de aquisição da linguagem escrita. Diante disso, procuramos saber se a prática pedagógica utilizada no processo de ensino é eficiente para intervir com os alunos, se há uma relação entre a formação de professores e as dificuldades no processo de aprendizagem, e conhecer quais os fatores interferiram nesse processo. Realizou-se, para a coleta de dados, as técnicas de aplicação de questionário, observações e participação realizada pelo pesquisador durante estágio supervisionado que aconteceu durante o oitavo período do curso de pedagogia no ano de 2018 e análise de textos. Após os resultados obtidos, entendemos que são vários fatores que contribuem para as dificuldades no processo de aprendizagem. Entre esses, questões social, cultural e familiar.Universidade Federal de AlagoasBrasilCurso de PedagogiaUFALVoss, Lílian Kelly De Almeida Figueiredohttp://lattes.cnpq.br/9971525425067763Bastos, Ana Paula SolinoAlmeida, Giseliane MedeirosSantos, Jeane da Silva2021-02-10T13:13:30Z2021-02-102021-02-10T13:13:30Z2020-08-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSANTOS, Jeane da Silva. A prática de leitura e escrita e a formação de professores nos anos iniciais do ensino fundamental da na zona urbana no município de Pariconha - AL. 2020. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2020.http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7548porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:UFAL2021-09-01T14:52:34Zoai:www.repositorio.ufal.br:riufal/7548Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufal.br/oai/requestri@sibi.ufal.bropendoar:2021-09-01T14:52:34Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false
dc.title.none.fl_str_mv A prática de leitura e escrita e a formação de professores nos anos iniciais do ensino fundamental da na zona urbana no município de Pariconha - AL
title A prática de leitura e escrita e a formação de professores nos anos iniciais do ensino fundamental da na zona urbana no município de Pariconha - AL
spellingShingle A prática de leitura e escrita e a formação de professores nos anos iniciais do ensino fundamental da na zona urbana no município de Pariconha - AL
Santos, Jeane da Silva
Formação docente
Prática docente
Leitura e escrita
Ensino e aprendizagem
Ensino fundamental
Pariconha - Alagoas
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short A prática de leitura e escrita e a formação de professores nos anos iniciais do ensino fundamental da na zona urbana no município de Pariconha - AL
title_full A prática de leitura e escrita e a formação de professores nos anos iniciais do ensino fundamental da na zona urbana no município de Pariconha - AL
title_fullStr A prática de leitura e escrita e a formação de professores nos anos iniciais do ensino fundamental da na zona urbana no município de Pariconha - AL
title_full_unstemmed A prática de leitura e escrita e a formação de professores nos anos iniciais do ensino fundamental da na zona urbana no município de Pariconha - AL
title_sort A prática de leitura e escrita e a formação de professores nos anos iniciais do ensino fundamental da na zona urbana no município de Pariconha - AL
author Santos, Jeane da Silva
author_facet Santos, Jeane da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Voss, Lílian Kelly De Almeida Figueiredo
http://lattes.cnpq.br/9971525425067763
Bastos, Ana Paula Solino
Almeida, Giseliane Medeiros
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Jeane da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente
Prática docente
Leitura e escrita
Ensino e aprendizagem
Ensino fundamental
Pariconha - Alagoas
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic Formação docente
Prática docente
Leitura e escrita
Ensino e aprendizagem
Ensino fundamental
Pariconha - Alagoas
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description This work was a qualitative research with an emphasis on field research. Had as an objective, to analyze reading and writing practices and teacher education in the Years initials. Understand the learning process, and the importance of training teachers for pedagogical practice, expose students' learning difficulties in the early years of elementary school, with the process of acquiring written language. Therefore, we seek to know if the pedagogical practice used in the teaching process is efficient to intervene with students, if there is a relationship between teacher training and the difficulties in the learning process, and to know which factors interfered in this process. For data collection, questionnaire application techniques were performed, observations and participation performed by the researcher during a supervised internship that happened during the eighth period of the pedagogy course in 2018 and analysis of texts. After the results obtained, we understand that there are several factors that contribute to difficulties in the learning process. Among these, social, cultural and familiar.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-21
2021-02-10T13:13:30Z
2021-02-10
2021-02-10T13:13:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Jeane da Silva. A prática de leitura e escrita e a formação de professores nos anos iniciais do ensino fundamental da na zona urbana no município de Pariconha - AL. 2020. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2020.
http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7548
identifier_str_mv SANTOS, Jeane da Silva. A prática de leitura e escrita e a formação de professores nos anos iniciais do ensino fundamental da na zona urbana no município de Pariconha - AL. 2020. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2020.
url http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7548
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
Brasil
Curso de Pedagogia
UFAL
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
Brasil
Curso de Pedagogia
UFAL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron:UFAL
instname_str Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron_str UFAL
institution UFAL
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.mail.fl_str_mv ri@sibi.ufal.br
_version_ 1748233737519235072