Integração ensino serviço na formação de enfermeiros na estratégia saúde da família

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Durcival Francisco da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1947
Resumo: This is a descriptive and exploratory case study with a cross and quantitative approach, which aimed to identify the integration process in the Education Service of nursing training in the Family Health Strategy. Data collection was performed by using a semi-structured questionnaire with a population of 60 participants and analyzed by simple statistics. In the results, we identified several difficulties and negative points in the training of these professionals. Among the positive points, stands out the inclusion of students in these services which leads to better training and these participating subjects know the features and aspects required for this training. It is concluded that frailties should be worked in the education and work world, should be conducted a continuing education, reinforcing the importance, potential and opportunities of learning service integration, and the need of training nurses to attend the demands of health system as well as enhancing the nursing category.
id UFAL_a5e52b270ba4c64fbfae65b700eaca78
oai_identifier_str oai:www.repositorio.ufal.br:riufal/1947
network_acronym_str UFAL
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository_id_str
spelling Integração ensino serviço na formação de enfermeiros na estratégia saúde da famíliaEducation service integration in formation of nurses in family health strategyServiços de Integração Docente-AssistencialCapacitação ProfissionalSaúde da FamíliaPolíticas PúblicasServices of Integration Teaching-AssistencialProfessional TrainingFamily HealthPublic politicsCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINAThis is a descriptive and exploratory case study with a cross and quantitative approach, which aimed to identify the integration process in the Education Service of nursing training in the Family Health Strategy. Data collection was performed by using a semi-structured questionnaire with a population of 60 participants and analyzed by simple statistics. In the results, we identified several difficulties and negative points in the training of these professionals. Among the positive points, stands out the inclusion of students in these services which leads to better training and these participating subjects know the features and aspects required for this training. It is concluded that frailties should be worked in the education and work world, should be conducted a continuing education, reinforcing the importance, potential and opportunities of learning service integration, and the need of training nurses to attend the demands of health system as well as enhancing the nursing category.Trata-se de um estudo de caso, descritivo, exploratório, com abordagem quantitativa, transversal, que teve como objetivo identificar o Processo de Integração Ensino Serviço na Formação de Enfermeiros na Estratégia Saúde da Família. A coleta de dados foi realizada, utilizando-se um questionário semiestruturado com a população de 60 participantes e analisada por estatística simples. Nos resultados, identificaram-se diversas dificuldades e pontos negativos na formação deste profissional. Entre os pontos positivos destaca-se que a inserção dos discentes nestes serviços leva a uma melhor formação profissional e que os sujeitos participantes conhecem as características e aspectos necessários para esta formação. Conclui-se que as fragilidades devem ser trabalhadas pelo mundo do ensino e do trabalho, deve ser realizada educação permanente, reforçando a importância, potencialidades e oportunidades da integração ensino serviço, além da necessidade de formação de enfermeiros para atender as demandas do sistema de saúde, bem como potencializar a categoria de enfermagem.Universidade Federal de AlagoasBrasilPrograma de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeUFALVieira, Maria de Lourdes Fonsecahttp://lattes.cnpq.br/7187168101466129Araújo, Ladjane do Carmo de Albuquerquehttp://lattes.cnpq.br/7314900445970472Medeiros, Mércia Lamenhahttp://lattes.cnpq.br/5665487289891813Silva, Durcival Francisco da2017-09-21T17:12:34Z2017-09-082017-09-21T17:12:34Z2013-07-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Durcival Francisco da. Integração ensino serviço na formação de enfermeiros na estratégia saúde da família. 2013. 97 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013.http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1947porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:UFAL2018-11-27T21:29:31Zoai:www.repositorio.ufal.br:riufal/1947Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufal.br/oai/requestri@sibi.ufal.bropendoar:2018-11-27T21:29:31Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false
dc.title.none.fl_str_mv Integração ensino serviço na formação de enfermeiros na estratégia saúde da família
Education service integration in formation of nurses in family health strategy
title Integração ensino serviço na formação de enfermeiros na estratégia saúde da família
spellingShingle Integração ensino serviço na formação de enfermeiros na estratégia saúde da família
Silva, Durcival Francisco da
Serviços de Integração Docente-Assistencial
Capacitação Profissional
Saúde da Família
Políticas Públicas
Services of Integration Teaching-Assistencial
Professional Training
Family Health
Public politics
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
title_short Integração ensino serviço na formação de enfermeiros na estratégia saúde da família
title_full Integração ensino serviço na formação de enfermeiros na estratégia saúde da família
title_fullStr Integração ensino serviço na formação de enfermeiros na estratégia saúde da família
title_full_unstemmed Integração ensino serviço na formação de enfermeiros na estratégia saúde da família
title_sort Integração ensino serviço na formação de enfermeiros na estratégia saúde da família
author Silva, Durcival Francisco da
author_facet Silva, Durcival Francisco da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vieira, Maria de Lourdes Fonseca
http://lattes.cnpq.br/7187168101466129
Araújo, Ladjane do Carmo de Albuquerque
http://lattes.cnpq.br/7314900445970472
Medeiros, Mércia Lamenha
http://lattes.cnpq.br/5665487289891813
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Durcival Francisco da
dc.subject.por.fl_str_mv Serviços de Integração Docente-Assistencial
Capacitação Profissional
Saúde da Família
Políticas Públicas
Services of Integration Teaching-Assistencial
Professional Training
Family Health
Public politics
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
topic Serviços de Integração Docente-Assistencial
Capacitação Profissional
Saúde da Família
Políticas Públicas
Services of Integration Teaching-Assistencial
Professional Training
Family Health
Public politics
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
description This is a descriptive and exploratory case study with a cross and quantitative approach, which aimed to identify the integration process in the Education Service of nursing training in the Family Health Strategy. Data collection was performed by using a semi-structured questionnaire with a population of 60 participants and analyzed by simple statistics. In the results, we identified several difficulties and negative points in the training of these professionals. Among the positive points, stands out the inclusion of students in these services which leads to better training and these participating subjects know the features and aspects required for this training. It is concluded that frailties should be worked in the education and work world, should be conducted a continuing education, reinforcing the importance, potential and opportunities of learning service integration, and the need of training nurses to attend the demands of health system as well as enhancing the nursing category.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-17
2017-09-21T17:12:34Z
2017-09-08
2017-09-21T17:12:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Durcival Francisco da. Integração ensino serviço na formação de enfermeiros na estratégia saúde da família. 2013. 97 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013.
http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1947
identifier_str_mv SILVA, Durcival Francisco da. Integração ensino serviço na formação de enfermeiros na estratégia saúde da família. 2013. 97 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013.
url http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1947
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde
UFAL
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde
UFAL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron:UFAL
instname_str Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron_str UFAL
institution UFAL
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.mail.fl_str_mv ri@sibi.ufal.br
_version_ 1748233736229486592