Políticas públicas da intervenção precoce para o Transtorno do Espectro Autista (TEA) na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Laura Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7188
Resumo: This study discusses the results of research still in progress, with the perspective of understanding the concepts about ASD and early intervention and knowing the history and the legal frameworks of early stimulation in the school context. The interest emerges from the context of increased discussion about ASD or children with spectrum characteristics, and from the consequent need to broaden debate about the importance of early intervention in daycare centers and preschools, taking into account the neuroplasticity of early childhood. The methodological approach adopted for the analysis is qualitative in nature, using bibliographic and documentary research. The results of the study show that with the struggles, public policies were established aiming to ensure stimulation in public schools, especially in day care centers and preschools, with a view to intervening when noticing the warning signs in development delas.
id UFAM-1_1a1092e36bb35e0be16a3132422b6c62
oai_identifier_str oai:localhost:prefix/7188
network_acronym_str UFAM-1
network_name_str Repositório Institucional da UFAM
repository_id_str
spelling Políticas públicas da intervenção precoce para o Transtorno do Espectro Autista (TEA) na educação infantilPublic policies of early intervention for asd in early childhood educationIntervenção precoceEstimulação precocePolíticas públicasTEAEducação inclusivaCIENCIAS HUMANASTranstornos do espectro autistaEducação inclusivaThis study discusses the results of research still in progress, with the perspective of understanding the concepts about ASD and early intervention and knowing the history and the legal frameworks of early stimulation in the school context. The interest emerges from the context of increased discussion about ASD or children with spectrum characteristics, and from the consequent need to broaden debate about the importance of early intervention in daycare centers and preschools, taking into account the neuroplasticity of early childhood. The methodological approach adopted for the analysis is qualitative in nature, using bibliographic and documentary research. The results of the study show that with the struggles, public policies were established aiming to ensure stimulation in public schools, especially in day care centers and preschools, with a view to intervening when noticing the warning signs in development delas.O presente estudo discute os resultados de uma pesquisa ainda em andamento, com o objetivo de entender os conceitos acerca do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e de sua intervenção precoce, assim como conhecer a história e os marcos legais da estimulação precoce no contexto escolar. O interesse emerge do contexto de aumento da discussão sobre o TEA ou crianças com características do espectro e da consequente necessidade de ampliar o debate sobre a importância da intervenção precoce nas creches e pré-escolas, levando em consideração a neuroplasticidade da primeira infância. A abordagem metodológica adotada para a análise será de natureza qualitativa, utilizando-se da pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados do estudo mostram que, com as lutas nessa área, foram se estabelecendo políticas públicas que visam garantir a estimulação em escolas públicas, principalmente nas creches e pré-escolas, tendo em vista a intenção de intervir ao se perceberem os sinais de alerta indicadores de atraso no desenvolvimento. intervenção precoce; estimulação precoce; educação inclusiva; políticas públicas; TEA.1NãoBrasilFACED - Faculdade de EducaçãoManaus (AM)Pedagogia - Licenciatura - ManausGarcia, Fabiane Maiahttp://lattes.cnpq.br/0062882509525303Andrade, Joelise Mascarello dehttp://lattes.cnpq.br/4595827242433202https://orcid.org/0000-0003-0121-0416Pinto, Laura Silva2023-12-05T14:05:24Z2023-12-05T14:05:24Z2023-06-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7188porhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2023-12-05T14:07:19Zoai:localhost:prefix/7188Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2023-12-05T14:07:19Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Políticas públicas da intervenção precoce para o Transtorno do Espectro Autista (TEA) na educação infantil
Public policies of early intervention for asd in early childhood education
title Políticas públicas da intervenção precoce para o Transtorno do Espectro Autista (TEA) na educação infantil
spellingShingle Políticas públicas da intervenção precoce para o Transtorno do Espectro Autista (TEA) na educação infantil
Pinto, Laura Silva
Intervenção precoce
Estimulação precoce
Políticas públicas
TEA
Educação inclusiva
CIENCIAS HUMANAS
Transtornos do espectro autista
Educação inclusiva
title_short Políticas públicas da intervenção precoce para o Transtorno do Espectro Autista (TEA) na educação infantil
title_full Políticas públicas da intervenção precoce para o Transtorno do Espectro Autista (TEA) na educação infantil
title_fullStr Políticas públicas da intervenção precoce para o Transtorno do Espectro Autista (TEA) na educação infantil
title_full_unstemmed Políticas públicas da intervenção precoce para o Transtorno do Espectro Autista (TEA) na educação infantil
title_sort Políticas públicas da intervenção precoce para o Transtorno do Espectro Autista (TEA) na educação infantil
author Pinto, Laura Silva
author_facet Pinto, Laura Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Garcia, Fabiane Maia
http://lattes.cnpq.br/0062882509525303
Andrade, Joelise Mascarello de
http://lattes.cnpq.br/4595827242433202
https://orcid.org/0000-0003-0121-0416
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Laura Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Intervenção precoce
Estimulação precoce
Políticas públicas
TEA
Educação inclusiva
CIENCIAS HUMANAS
Transtornos do espectro autista
Educação inclusiva
topic Intervenção precoce
Estimulação precoce
Políticas públicas
TEA
Educação inclusiva
CIENCIAS HUMANAS
Transtornos do espectro autista
Educação inclusiva
description This study discusses the results of research still in progress, with the perspective of understanding the concepts about ASD and early intervention and knowing the history and the legal frameworks of early stimulation in the school context. The interest emerges from the context of increased discussion about ASD or children with spectrum characteristics, and from the consequent need to broaden debate about the importance of early intervention in daycare centers and preschools, taking into account the neuroplasticity of early childhood. The methodological approach adopted for the analysis is qualitative in nature, using bibliographic and documentary research. The results of the study show that with the struggles, public policies were established aiming to ensure stimulation in public schools, especially in day care centers and preschools, with a view to intervening when noticing the warning signs in development delas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-05T14:05:24Z
2023-12-05T14:05:24Z
2023-06-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7188
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7188
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
FACED - Faculdade de Educação
Manaus (AM)
Pedagogia - Licenciatura - Manaus
publisher.none.fl_str_mv Brasil
FACED - Faculdade de Educação
Manaus (AM)
Pedagogia - Licenciatura - Manaus
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Repositório Institucional da UFAM
collection Repositório Institucional da UFAM
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798061063907835904