Percepção e representação: a cidade nos Mapas Mentais das Crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mônica Farias Pinheiro
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1528
Resumo: A pesquisa partiu de uma Ação de extensão onde procurou-se trabalhar a idéia de cidade tomando como referência o conhecimento das crianças da sua rua, dos arredores da escola e do bairro. Durante esta ação percebeu-se que as crianças extrapolavam seu conhecimento do bairro o associando a imagem da cidade. Observou-se que estas tem um mapa da cidade onde estão representadas um breve conhecimento da história da cidade reveladas a elas pelos monumentos, pelo porto, pelo rio. Neste sentido viu-se a necessidade de investigar que cidade de fato as crianças percebem , como elas a representam. A pesquisa procurará através dos Mapas Mentais que as crianças constroi da cidade compreender que cidade que é percebida e concebida pelas crianças. Os mapas Mentias são representações dos lugares vivdos por cada um , neles estão representados os lugares conhecidos e imaginados, os lugares reais e simbólicos. Analizaremos estes registros considerando que estes traduzem a cidade como à criança o ver, sendo este conhecimento também uma característica dos lugaresa.Como é a cidade das crianças? Feia, bonita, perigosa...A pesquisa partirá das narrações e dos desenhos dos mapas mentais das crianças para mostrar a cidade deste cidadão que também vive e experiencia a cidade.
id UFAM-1_a99f0b8ba1d47de25607698101cc55fd
oai_identifier_str oai:localhost:prefix/1528
network_acronym_str UFAM-1
network_name_str Repositório Institucional da UFAM
repository_id_str
spelling Percepção e representação: a cidade nos Mapas Mentais das CriançasMapa MentalpercepçãocidadeCIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIAA pesquisa partiu de uma Ação de extensão onde procurou-se trabalhar a idéia de cidade tomando como referência o conhecimento das crianças da sua rua, dos arredores da escola e do bairro. Durante esta ação percebeu-se que as crianças extrapolavam seu conhecimento do bairro o associando a imagem da cidade. Observou-se que estas tem um mapa da cidade onde estão representadas um breve conhecimento da história da cidade reveladas a elas pelos monumentos, pelo porto, pelo rio. Neste sentido viu-se a necessidade de investigar que cidade de fato as crianças percebem , como elas a representam. A pesquisa procurará através dos Mapas Mentais que as crianças constroi da cidade compreender que cidade que é percebida e concebida pelas crianças. Os mapas Mentias são representações dos lugares vivdos por cada um , neles estão representados os lugares conhecidos e imaginados, os lugares reais e simbólicos. Analizaremos estes registros considerando que estes traduzem a cidade como à criança o ver, sendo este conhecimento também uma característica dos lugaresa.Como é a cidade das crianças? Feia, bonita, perigosa...A pesquisa partirá das narrações e dos desenhos dos mapas mentais das crianças para mostrar a cidade deste cidadão que também vive e experiencia a cidade.VoluntárioUniversidade Federal do AmazonasBrasilGeografiaInstituto de Ciências Humanas e LetrasPrograma PIBIC 2008UFAMAmélia Regina Batista NogueiraMônica Farias Pinheiro2016-09-23T14:12:33Z2016-09-23T14:12:33Z2009-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1528application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-17T20:39:05Zoai:localhost:prefix/1528Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-17T20:39:05Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção e representação: a cidade nos Mapas Mentais das Crianças
title Percepção e representação: a cidade nos Mapas Mentais das Crianças
spellingShingle Percepção e representação: a cidade nos Mapas Mentais das Crianças
Mônica Farias Pinheiro
Mapa Mental
percepção
cidade
CIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA
title_short Percepção e representação: a cidade nos Mapas Mentais das Crianças
title_full Percepção e representação: a cidade nos Mapas Mentais das Crianças
title_fullStr Percepção e representação: a cidade nos Mapas Mentais das Crianças
title_full_unstemmed Percepção e representação: a cidade nos Mapas Mentais das Crianças
title_sort Percepção e representação: a cidade nos Mapas Mentais das Crianças
author Mônica Farias Pinheiro
author_facet Mônica Farias Pinheiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Amélia Regina Batista Nogueira
dc.contributor.author.fl_str_mv Mônica Farias Pinheiro
dc.subject.por.fl_str_mv Mapa Mental
percepção
cidade
CIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA
topic Mapa Mental
percepção
cidade
CIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA
description A pesquisa partiu de uma Ação de extensão onde procurou-se trabalhar a idéia de cidade tomando como referência o conhecimento das crianças da sua rua, dos arredores da escola e do bairro. Durante esta ação percebeu-se que as crianças extrapolavam seu conhecimento do bairro o associando a imagem da cidade. Observou-se que estas tem um mapa da cidade onde estão representadas um breve conhecimento da história da cidade reveladas a elas pelos monumentos, pelo porto, pelo rio. Neste sentido viu-se a necessidade de investigar que cidade de fato as crianças percebem , como elas a representam. A pesquisa procurará através dos Mapas Mentais que as crianças constroi da cidade compreender que cidade que é percebida e concebida pelas crianças. Os mapas Mentias são representações dos lugares vivdos por cada um , neles estão representados os lugares conhecidos e imaginados, os lugares reais e simbólicos. Analizaremos estes registros considerando que estes traduzem a cidade como à criança o ver, sendo este conhecimento também uma característica dos lugaresa.Como é a cidade das crianças? Feia, bonita, perigosa...A pesquisa partirá das narrações e dos desenhos dos mapas mentais das crianças para mostrar a cidade deste cidadão que também vive e experiencia a cidade.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-07-31
2016-09-23T14:12:33Z
2016-09-23T14:12:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1528
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1528
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Geografia
Instituto de Ciências Humanas e Letras
Programa PIBIC 2008
UFAM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Geografia
Instituto de Ciências Humanas e Letras
Programa PIBIC 2008
UFAM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Repositório Institucional da UFAM
collection Repositório Institucional da UFAM
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798061042913247232