A formação identitária da criança indígena em uma escola urbana de Parintins
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFAM |
Texto Completo: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3276 |
Resumo: | A sociedade compõem-se de inúmeras diversidades culturais, responsáveis pela caracterização de diferentes costumes, tradições, modos de vida, e principalmente identidades distintas. Tal questão relacionada à identidade gerou um problema a ser investigado, buscando responder a seguinte pergunta: Como se dá a formação identitária da criança indígena na escola urbana? Como objetivo do projeto é compreender a formação identitária da criança indígena e se a escola tem contribuído para o fortalecimento dessa identidade, logo para estudar esse fenômeno, a pesquisa tem que ser participante pelo fato de o pesquisador ter contato direto com o objeto da pesquisa, facilitando dessa forma a coleta de dados mais consistente. . Para cumprimento e alcance dos objetivos traços pela abordagem Qualitativa, fundamentada na Fenomenologia, como o processo de método Etnográfico será utilizado os seguintes instrumentos de coletas de dados: Observação participativa, entrevista semi-estruturada. A pesquisa pretende colaborar, exatamente com a implementação de novas práticas educativas, tendo em vista a identidade da criança indígena, e contribuir com possíveis projetos que emergirão a respeito do tema. |
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A formação identitária da criança indígena em uma escola urbana de ParintinsCulturaIdentidadeDiversidade CulturalCriança IndígenaCIÊNCIAS HUMANAS: ANTROPOLOGIAA sociedade compõem-se de inúmeras diversidades culturais, responsáveis pela caracterização de diferentes costumes, tradições, modos de vida, e principalmente identidades distintas. Tal questão relacionada à identidade gerou um problema a ser investigado, buscando responder a seguinte pergunta: Como se dá a formação identitária da criança indígena na escola urbana? Como objetivo do projeto é compreender a formação identitária da criança indígena e se a escola tem contribuído para o fortalecimento dessa identidade, logo para estudar esse fenômeno, a pesquisa tem que ser participante pelo fato de o pesquisador ter contato direto com o objeto da pesquisa, facilitando dessa forma a coleta de dados mais consistente. . Para cumprimento e alcance dos objetivos traços pela abordagem Qualitativa, fundamentada na Fenomenologia, como o processo de método Etnográfico será utilizado os seguintes instrumentos de coletas de dados: Observação participativa, entrevista semi-estruturada. A pesquisa pretende colaborar, exatamente com a implementação de novas práticas educativas, tendo em vista a identidade da criança indígena, e contribuir com possíveis projetos que emergirão a respeito do tema.FAPEAMUniversidade Federal do AmazonasBrasilInstituto de Zootecnia e Ciências Sociais Aplicadas - ParintinsPROGRAMA PIBIC 2012UFAMIgnês Tereza Peixoto de PaivaRelce Lopes Teixeira2016-09-23T15:26:06Z2016-09-23T15:26:06Z2013-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3276application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-12T17:46:47Zoai:localhost:prefix/3276Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-12T17:46:47Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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A sociedade compõem-se de inúmeras diversidades culturais, responsáveis pela caracterização de diferentes costumes, tradições, modos de vida, e principalmente identidades distintas. Tal questão relacionada à identidade gerou um problema a ser investigado, buscando responder a seguinte pergunta: Como se dá a formação identitária da criança indígena na escola urbana? Como objetivo do projeto é compreender a formação identitária da criança indígena e se a escola tem contribuído para o fortalecimento dessa identidade, logo para estudar esse fenômeno, a pesquisa tem que ser participante pelo fato de o pesquisador ter contato direto com o objeto da pesquisa, facilitando dessa forma a coleta de dados mais consistente. . Para cumprimento e alcance dos objetivos traços pela abordagem Qualitativa, fundamentada na Fenomenologia, como o processo de método Etnográfico será utilizado os seguintes instrumentos de coletas de dados: Observação participativa, entrevista semi-estruturada. A pesquisa pretende colaborar, exatamente com a implementação de novas práticas educativas, tendo em vista a identidade da criança indígena, e contribuir com possíveis projetos que emergirão a respeito do tema. |
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