Uma abordagem de categorização e raciocínio de eventos/ações em ambiente neuro-simbólico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ana Carolina Melik Schramm
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5151
Resumo: Este projeto visa investigar e descrever mecanismos de inteligência computacional (algoritmos e estruturas de dados para agentes inteligentes e/ou especializados) necessários para explorar os mecanismos de extração de conhecimento simbólico, sobre categorias ações e eventos, a partir de dados puros no estilo clássico de Inteligência Artificial [Simon, 1996] e de redes neurais artificias [Garcez et. Al., 2001], em um ambiente neuro-simbólico em desenvolvimento pelo Grupo de Computação Inteligente e Autônoma do Instituto de Computação da UFAM, GCIA/IComp [Mota 2014]. Categorização é uma operação mental de classificação de objetos e eventos [Cohen Lefebvre, 2005]. A Ciência cognitiva se preocupa com os tipos de conhecimentos cognitivos humanos, os detalhes desse processo e o modelo computacional do mesmo, segundo o artigo Bridging the Category Divide [referência Categorization in Cognitive Sciene]. As divisões de categorias se relacionam com os estudos sobre os fundamentos dos objetos analisados, as percepções e inferências, e a linguística e a antropologia cognitiva. O processo de categorizar informação a partir de dados puros ou aprendidos em redes neurais artificiais não supervisionados ainda é manual, sobretudo na fase de rotulação. Categorizar de forma automática é um objeto de pesquisa muito relevante pois visa oferecer uma maior assistência na análise de grande volumes de dados, principalmente quando estes dados são gerados de forma muito dinâmica, e.g. fluxos de dados em redes definidas por software.
id UFAM-1_f797200347966fe7d0a22ed8beb824bd
oai_identifier_str oai:localhost:prefix/5151
network_acronym_str UFAM-1
network_name_str Repositório Institucional da UFAM
repository_id_str
spelling Uma abordagem de categorização e raciocínio de eventos/ações em ambiente neuro-simbólicoCategorizaçãoIntegração neuro-simbólicaIACIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOEste projeto visa investigar e descrever mecanismos de inteligência computacional (algoritmos e estruturas de dados para agentes inteligentes e/ou especializados) necessários para explorar os mecanismos de extração de conhecimento simbólico, sobre categorias ações e eventos, a partir de dados puros no estilo clássico de Inteligência Artificial [Simon, 1996] e de redes neurais artificias [Garcez et. Al., 2001], em um ambiente neuro-simbólico em desenvolvimento pelo Grupo de Computação Inteligente e Autônoma do Instituto de Computação da UFAM, GCIA/IComp [Mota 2014]. Categorização é uma operação mental de classificação de objetos e eventos [Cohen Lefebvre, 2005]. A Ciência cognitiva se preocupa com os tipos de conhecimentos cognitivos humanos, os detalhes desse processo e o modelo computacional do mesmo, segundo o artigo Bridging the Category Divide [referência Categorization in Cognitive Sciene]. As divisões de categorias se relacionam com os estudos sobre os fundamentos dos objetos analisados, as percepções e inferências, e a linguística e a antropologia cognitiva. O processo de categorizar informação a partir de dados puros ou aprendidos em redes neurais artificiais não supervisionados ainda é manual, sobretudo na fase de rotulação. Categorizar de forma automática é um objeto de pesquisa muito relevante pois visa oferecer uma maior assistência na análise de grande volumes de dados, principalmente quando estes dados são gerados de forma muito dinâmica, e.g. fluxos de dados em redes definidas por software.FAPEAMUniversidade Federal do AmazonasBrasilCiências da ComputaçãoInstituto de Ciências ExatasPROGRAMA PIBIC 2015UFAMEdjard de Souza MotaAna Carolina Melik Schramm2017-05-29T18:33:59Z2017-05-29T18:33:59Z2016-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5151application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-11T03:56:16Zoai:localhost:prefix/5151Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-11T03:56:16Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma abordagem de categorização e raciocínio de eventos/ações em ambiente neuro-simbólico
title Uma abordagem de categorização e raciocínio de eventos/ações em ambiente neuro-simbólico
spellingShingle Uma abordagem de categorização e raciocínio de eventos/ações em ambiente neuro-simbólico
Ana Carolina Melik Schramm
Categorização
Integração neuro-simbólica
IA
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
title_short Uma abordagem de categorização e raciocínio de eventos/ações em ambiente neuro-simbólico
title_full Uma abordagem de categorização e raciocínio de eventos/ações em ambiente neuro-simbólico
title_fullStr Uma abordagem de categorização e raciocínio de eventos/ações em ambiente neuro-simbólico
title_full_unstemmed Uma abordagem de categorização e raciocínio de eventos/ações em ambiente neuro-simbólico
title_sort Uma abordagem de categorização e raciocínio de eventos/ações em ambiente neuro-simbólico
author Ana Carolina Melik Schramm
author_facet Ana Carolina Melik Schramm
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Edjard de Souza Mota
dc.contributor.author.fl_str_mv Ana Carolina Melik Schramm
dc.subject.por.fl_str_mv Categorização
Integração neuro-simbólica
IA
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
topic Categorização
Integração neuro-simbólica
IA
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
description Este projeto visa investigar e descrever mecanismos de inteligência computacional (algoritmos e estruturas de dados para agentes inteligentes e/ou especializados) necessários para explorar os mecanismos de extração de conhecimento simbólico, sobre categorias ações e eventos, a partir de dados puros no estilo clássico de Inteligência Artificial [Simon, 1996] e de redes neurais artificias [Garcez et. Al., 2001], em um ambiente neuro-simbólico em desenvolvimento pelo Grupo de Computação Inteligente e Autônoma do Instituto de Computação da UFAM, GCIA/IComp [Mota 2014]. Categorização é uma operação mental de classificação de objetos e eventos [Cohen Lefebvre, 2005]. A Ciência cognitiva se preocupa com os tipos de conhecimentos cognitivos humanos, os detalhes desse processo e o modelo computacional do mesmo, segundo o artigo Bridging the Category Divide [referência Categorization in Cognitive Sciene]. As divisões de categorias se relacionam com os estudos sobre os fundamentos dos objetos analisados, as percepções e inferências, e a linguística e a antropologia cognitiva. O processo de categorizar informação a partir de dados puros ou aprendidos em redes neurais artificiais não supervisionados ainda é manual, sobretudo na fase de rotulação. Categorizar de forma automática é um objeto de pesquisa muito relevante pois visa oferecer uma maior assistência na análise de grande volumes de dados, principalmente quando estes dados são gerados de forma muito dinâmica, e.g. fluxos de dados em redes definidas por software.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-31
2017-05-29T18:33:59Z
2017-05-29T18:33:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5151
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5151
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Ciências da Computação
Instituto de Ciências Exatas
PROGRAMA PIBIC 2015
UFAM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Ciências da Computação
Instituto de Ciências Exatas
PROGRAMA PIBIC 2015
UFAM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Repositório Institucional da UFAM
collection Repositório Institucional da UFAM
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798061052961751040