O ensino teórico-prático em Serviço Social na cidade de Manaus: a formação profissional em questão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Etyanne Uhlmann de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/8934199177420019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6560
Resumo: O projeto desenvolvido nas Instituições de Ensino Superior em Manaus que ministram o curso de graduação em Serviço Social colocou em evidência o ensino teórico-prático nos cursos de Serviço Social, à luz das Diretrizes Curriculares que norteiam a formação profissional dos assistentes sociais no Brasil. Para refletirmos sobre o ensino teórico-prático proposto pelo projeto de formação dessa categoria profissional, foi fundamental a verificação de que forma o ensino teórico-prático foi tratado nos projetos pedagógicos das instituições, bem como a identificação das estratégias adotadas pelos docentes dos cursos de serviço social para que os alunos realizassem a mediação entre teoria e prática para uma atuação crítica e transformadora da realidade social. A pesquisa foi qualiquantitativa, recorrendo à aplicação de formulários aos professores e coordenadores de curso, com perguntas abertas e fechadas que possibilitaram compreender, com mais clareza, o objeto da pesquisa. Os dados da pesquisa de campo e da pesquisa bibliográfica foram fundamentais para interpretar a realidade dos fatos e analisar a relação que se estabelece entre os ensinos teórico e prático desenvolvidos no âmbito pedagógico das IES para a formação dos assistentes sociais da cidade de Manaus. A investigação revelou que o ensino teórico-prático não está nitidamente definido dos projetos pedagógicos, fazendo com que sua consecução dependa da subjetividade dos sujeitos envolvidos. Um pouco mais de 44% dos sujeitos nos asseguram que conseguem estabelecer a mediação entre os conhecimentos teóricos e as demandas da realidade em todo o curso, enquanto mais de 55% nos indicam que tal articulação dá-se nas disciplinas específicas, sobretudo no estágio supervisionado.
id UFAM_00386fa0e612dec567ae844651cf2ae6
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6560
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling O ensino teórico-prático em Serviço Social na cidade de Manaus: a formação profissional em questãoFormação profissionalEnsino da práticaServiço SocialProfessional qualificationPractice teachingSocial ServiceCIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: SERVIÇO SOCIALO projeto desenvolvido nas Instituições de Ensino Superior em Manaus que ministram o curso de graduação em Serviço Social colocou em evidência o ensino teórico-prático nos cursos de Serviço Social, à luz das Diretrizes Curriculares que norteiam a formação profissional dos assistentes sociais no Brasil. Para refletirmos sobre o ensino teórico-prático proposto pelo projeto de formação dessa categoria profissional, foi fundamental a verificação de que forma o ensino teórico-prático foi tratado nos projetos pedagógicos das instituições, bem como a identificação das estratégias adotadas pelos docentes dos cursos de serviço social para que os alunos realizassem a mediação entre teoria e prática para uma atuação crítica e transformadora da realidade social. A pesquisa foi qualiquantitativa, recorrendo à aplicação de formulários aos professores e coordenadores de curso, com perguntas abertas e fechadas que possibilitaram compreender, com mais clareza, o objeto da pesquisa. Os dados da pesquisa de campo e da pesquisa bibliográfica foram fundamentais para interpretar a realidade dos fatos e analisar a relação que se estabelece entre os ensinos teórico e prático desenvolvidos no âmbito pedagógico das IES para a formação dos assistentes sociais da cidade de Manaus. A investigação revelou que o ensino teórico-prático não está nitidamente definido dos projetos pedagógicos, fazendo com que sua consecução dependa da subjetividade dos sujeitos envolvidos. Um pouco mais de 44% dos sujeitos nos asseguram que conseguem estabelecer a mediação entre os conhecimentos teóricos e as demandas da realidade em todo o curso, enquanto mais de 55% nos indicam que tal articulação dá-se nas disciplinas específicas, sobretudo no estágio supervisionado.The project that was developed in the Higher Education Institutions in Manaus that teach the undergraduate course in Social Work highlighted the theoretical and practical teaching in Social Work courses, in the light of the Curricular Guidelines that guide the professional formation of social workers in Brazil. To reflect on the theoretical and practical teaching proposed by the training project of this professional category, it was fundamental to verify how this theoretical and practical teaching was treated in the pedagogical projects of the institutions, as well as the identification of the strategies adopted by the teachers of social work courses So that the students realized the mediation between theory and practice for a critical and transforming action of the social reality. The research was qualitative and quantitative, with the application of forms to teachers and course coordinators, with open and closed questions that made it possible to understand, with more clarity, the object of the research. The data of field research and bibliographical research were fundamental to interpret the reality of the facts and to analyze the relation that is established between the theoretical and practical teachings developed in the pedagogical scope of the HEI for the training of the social workers of the city of Manaus. The investigation revealed that theoretical and practical teaching is not clearly defined in pedagogical projects, making their achievement depend on the subjectivity of the subjects involved. A little more than 44% of the subjects assure that they can establish the mediation between theoretical knowledge and the demands of reality throughout the course, while more than 55% indicate that such articulation takes place in the specific disciplines, especially in the supervised stage.CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências Humanas e LetrasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Serviço SocialAndrade, Roberta Ferreira Coelho dehttp://lattes.cnpq.br/6518749034599659Lima, Etyanne Uhlmann dehttp://lattes.cnpq.br/89341991774200192018-08-27T15:59:54Z2017-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLIMA, Etyanne Uhlmann de. O ensino teórico-prático em Serviço Social na cidade de Manaus: a formação profissional em questão. 2017. 117 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6560porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2018-08-28T05:03:30Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6560Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922018-08-28T05:03:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino teórico-prático em Serviço Social na cidade de Manaus: a formação profissional em questão
title O ensino teórico-prático em Serviço Social na cidade de Manaus: a formação profissional em questão
spellingShingle O ensino teórico-prático em Serviço Social na cidade de Manaus: a formação profissional em questão
Lima, Etyanne Uhlmann de
Formação profissional
Ensino da prática
Serviço Social
Professional qualification
Practice teaching
Social Service
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: SERVIÇO SOCIAL
title_short O ensino teórico-prático em Serviço Social na cidade de Manaus: a formação profissional em questão
title_full O ensino teórico-prático em Serviço Social na cidade de Manaus: a formação profissional em questão
title_fullStr O ensino teórico-prático em Serviço Social na cidade de Manaus: a formação profissional em questão
title_full_unstemmed O ensino teórico-prático em Serviço Social na cidade de Manaus: a formação profissional em questão
title_sort O ensino teórico-prático em Serviço Social na cidade de Manaus: a formação profissional em questão
author Lima, Etyanne Uhlmann de
author_facet Lima, Etyanne Uhlmann de
http://lattes.cnpq.br/8934199177420019
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/8934199177420019
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Andrade, Roberta Ferreira Coelho de
http://lattes.cnpq.br/6518749034599659
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Etyanne Uhlmann de
http://lattes.cnpq.br/8934199177420019
dc.subject.por.fl_str_mv Formação profissional
Ensino da prática
Serviço Social
Professional qualification
Practice teaching
Social Service
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: SERVIÇO SOCIAL
topic Formação profissional
Ensino da prática
Serviço Social
Professional qualification
Practice teaching
Social Service
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: SERVIÇO SOCIAL
description O projeto desenvolvido nas Instituições de Ensino Superior em Manaus que ministram o curso de graduação em Serviço Social colocou em evidência o ensino teórico-prático nos cursos de Serviço Social, à luz das Diretrizes Curriculares que norteiam a formação profissional dos assistentes sociais no Brasil. Para refletirmos sobre o ensino teórico-prático proposto pelo projeto de formação dessa categoria profissional, foi fundamental a verificação de que forma o ensino teórico-prático foi tratado nos projetos pedagógicos das instituições, bem como a identificação das estratégias adotadas pelos docentes dos cursos de serviço social para que os alunos realizassem a mediação entre teoria e prática para uma atuação crítica e transformadora da realidade social. A pesquisa foi qualiquantitativa, recorrendo à aplicação de formulários aos professores e coordenadores de curso, com perguntas abertas e fechadas que possibilitaram compreender, com mais clareza, o objeto da pesquisa. Os dados da pesquisa de campo e da pesquisa bibliográfica foram fundamentais para interpretar a realidade dos fatos e analisar a relação que se estabelece entre os ensinos teórico e prático desenvolvidos no âmbito pedagógico das IES para a formação dos assistentes sociais da cidade de Manaus. A investigação revelou que o ensino teórico-prático não está nitidamente definido dos projetos pedagógicos, fazendo com que sua consecução dependa da subjetividade dos sujeitos envolvidos. Um pouco mais de 44% dos sujeitos nos asseguram que conseguem estabelecer a mediação entre os conhecimentos teóricos e as demandas da realidade em todo o curso, enquanto mais de 55% nos indicam que tal articulação dá-se nas disciplinas específicas, sobretudo no estágio supervisionado.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-01
2018-08-27T15:59:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIMA, Etyanne Uhlmann de. O ensino teórico-prático em Serviço Social na cidade de Manaus: a formação profissional em questão. 2017. 117 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017.
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6560
identifier_str_mv LIMA, Etyanne Uhlmann de. O ensino teórico-prático em Serviço Social na cidade de Manaus: a formação profissional em questão. 2017. 117 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017.
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6560
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Humanas e Letras
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Serviço Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Humanas e Letras
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Serviço Social
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732028285845504