A importância dos Ecossistemas Comunicacionais para a atuação da Biblioteca Universitária
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8021 |
Resumo: | O estudo discute a atuação das Bibliotecas Universitárias tendo em vista o cumprimento do seu papel social exigido na atualidade a partir da perspectiva ecossistêmica da comunicação, considerando a complexidade sistêmica e informacional. Tem como base a seguinte questão norteadora: Qual a relevância dos Ecossistemas Comunicacionais para a transformação das Bibliotecas Universitárias em espaços de comunicação e aprendizagem e, portanto, cumpridoras de seu papel social na contemporaneidade? O objetivo geral busca analisar a importância dos Ecossistemas Comunicacionais na atuação da Biblioteca Universitária para cumprimento do seu papel social. Constitui os seguintes objetivos específicos: Identificar sob a perspectiva histórica da Biblioteca Universitária suas relações comunicativas com o meio em que é parte integrante; Estabelecer conexões ecossistêmicas que configurem a Biblioteca Universitária enquanto organização aberta, como espaço de comunicação e aprendizagem; Apresentar dois modelos de Biblioteca Universitária que atuem de forma integrada à sociedade, atendendo aos desafios de atuação na contemporaneidade. Para seu alcance, o estudo foi desenvolvido a partir da abordagem qualitativa, por meio de estudos teóricos utilizando as pesquisas documental e bibliográfica, estabelecendo relações entre as variáveis através da pesquisa descritiva. Defende-se que a percepção da Biblioteca Universitária como um espaço de comunicação e aprendizagem está diretamente relacionada às interações e estratégias dialógicas das ações desenvolvidas entre ela e os sujeitos pertencentes ao meio em que está inserida, onde ambos se influenciam mutuamente e são igualmente responsáveis pela aprendizagem. Apresenta dois exemplos de Bibliotecas Universitárias que desenvolvem atividades educativas e culturais voltadas tanto para a comunidade interna quanto externa, servindo de exemplo positivo para aquelas que objetivam ser concebidas como um espaço atrativo de aprendizagem e de acolhimento, maximizando a interação e compartilhamento de conhecimentos. Conclui ressaltando a importância de uma atuação da Biblioteca Universitária de forma mais integrada com a comunidade, contribuindo para uma maior aproximação da universidade com a sociedade e, portanto, para cumprir efetivamente o seu papel social. |
id |
UFAM_02ad8e379d15da209d86c41711e53d35 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8021 |
network_acronym_str |
UFAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository_id_str |
6592 |
spelling |
A importância dos Ecossistemas Comunicacionais para a atuação da Biblioteca UniversitáriaThe importance of the Communicational Ecosystems for the acting of the University LibraryBiblioteca UniversitáriasBibliotecasComunicação - Aspectos sociaisCIÊNCIAS SOCIAIS APLICADASBiblioteca Universitária – AtuaçãoBiblioteca – Organização AbertaEcossistemas ComunicacionaisO estudo discute a atuação das Bibliotecas Universitárias tendo em vista o cumprimento do seu papel social exigido na atualidade a partir da perspectiva ecossistêmica da comunicação, considerando a complexidade sistêmica e informacional. Tem como base a seguinte questão norteadora: Qual a relevância dos Ecossistemas Comunicacionais para a transformação das Bibliotecas Universitárias em espaços de comunicação e aprendizagem e, portanto, cumpridoras de seu papel social na contemporaneidade? O objetivo geral busca analisar a importância dos Ecossistemas Comunicacionais na atuação da Biblioteca Universitária para cumprimento do seu papel social. Constitui os seguintes objetivos específicos: Identificar sob a perspectiva histórica da Biblioteca Universitária suas relações comunicativas com o meio em que é parte integrante; Estabelecer conexões ecossistêmicas que configurem a Biblioteca Universitária enquanto organização aberta, como espaço de comunicação e aprendizagem; Apresentar dois modelos de Biblioteca Universitária que atuem de forma integrada à sociedade, atendendo aos desafios de atuação na contemporaneidade. Para seu alcance, o estudo foi desenvolvido a partir da abordagem qualitativa, por meio de estudos teóricos utilizando as pesquisas documental e bibliográfica, estabelecendo relações entre as variáveis através da pesquisa descritiva. Defende-se que a percepção da Biblioteca Universitária como um espaço de comunicação e aprendizagem está diretamente relacionada às interações e estratégias dialógicas das ações desenvolvidas entre ela e os sujeitos pertencentes ao meio em que está inserida, onde ambos se influenciam mutuamente e são igualmente responsáveis pela aprendizagem. Apresenta dois exemplos de Bibliotecas Universitárias que desenvolvem atividades educativas e culturais voltadas tanto para a comunidade interna quanto externa, servindo de exemplo positivo para aquelas que objetivam ser concebidas como um espaço atrativo de aprendizagem e de acolhimento, maximizando a interação e compartilhamento de conhecimentos. Conclui ressaltando a importância de uma atuação da Biblioteca Universitária de forma mais integrada com a comunidade, contribuindo para uma maior aproximação da universidade com a sociedade e, portanto, para cumprir efetivamente o seu papel social.This paper discusses the University Libraries' use intending to fulfill their societal role currently required from the ecosystem perspective of communication, taking into consideration the systemic and informational complexity. The following fundamental question is: What is the relevance of the Communicational Ecosystems for the transformation of University Libraries based on communication and learning spaces and therefore satisfying their social role in contemporary times? This paper intends to analyze the importance of the Communicational Ecosystems in the achievement of the University Library to fulfill its social role. The proposed intent has the following clear objectives: To understand from the historical perspective of the University Library its communicative relationship as an integral part of the academic community; To establish ecosystem connections to configure the University Library as a public and open organization, and as a space for communication and learning; To present two models of University Library to act in an integrated way to society, resolving the contemporary challenges. To achieve this result, the study was developed based on the qualitative approach, through theoretical studies using documentary and bibliographic research, establishing relationships between the variables through descriptive research. It is argued that the perception of the University Library as a space for communication and learning is directly related to the interactions and dialogic strategies of the actions developed between it and the individuals involved in the inserted environment, and where both with mutual influence and are mutually responsible for the learning processes. It presents two examples of University Libraries that develop educational and cultural activities aimed both at the internal and external community, serving as either a positive example for those that aim to be conceived as an attractive space of learning, welcoming, maximizing the interaction and sharing of knowledge. It concluded by highlighting the importance of the performance of the University Library in an increasingly integrated way with the community, contributing to a greater alignment of the university with society and thus to successfully fulfill its social role.Universidade Federal do AmazonasFaculdade de Informação e ComunicaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ciências da ComunicaçãoTerra, Guilhermina de Melohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761801Z1&tokenCaptchar=03AGdBq25t3rP4f-erFw2bidkyspXKsFl6OQU3QRRVPaKZzx_lmzpmXP70KWsBuborLA6Nflj_pVJmogpL4SRH7wLLRXsCtThyiztnjQpZS8QzdLnuECWVhgBgGhkuVGIcdtIzZftKpq6CFp72CSz308fgfxCxDznKYXAG6_FedVxjuRNexr1LUn3nMPOEQJ8PixGxFdKLLFhfsPAzU3YAwmUN911Exr3C3DsG1A04vxQKXFY_i08jcBE6WLj3GLBTdwNDD7VlVsmuA-cpwoDPXLLsJYe2NPcQX95q8OFR144azSKUSBdd791yJCnHT9wcJmzmnXKfiw5lilGpdX6vAovD6C24LcvgnXfAvug2ZcQO7ckCupooqyTkHdFXPsa54zgfVxkkKqHlpWUkJ9izth8QpvbMBKAYVF6zIkkQwytrHkC4aUr1EKPFfnWtLJFT68XbnW8x8ic71lr-HwE4FDOLfkWT1FfHZQViana, Ivânia Maria Carneirohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4757968Y6&tokenCaptchar=03AGdBq27pgriEE1caOZGKOmCnpXZY3apsHncIZtICjXQDLWdA_qMVXZlITJ7QIYEXLwT6PwJqKoYnYToMjKab1oyKyW8aENelroT_2hVNxPn-tXjMYmHId4UlFJkZBY_iQbBqRa0nwoFr6MxfUJeLa-xpfspe-spqdTlKytGZ8phq10agbWV_ghYJiR0qTLHzie4_hTtTUf6nVXeJ7UWYOSCXvwopA5dnM_b8UINAYTXETTpnnT30IG6dkKJRPROkwd6oJRQAw7VPR_0T7iZvnOfT7hqBRh-lMdkL-WaiHSmbyybE9KCfRu8TM41VTBVl08xBDHJvjGtfUBRulH0wOlAgR_MKWUuqryXETTwVdWigs3UlSx0QbcIWbvtPelxXaH_DaCSkaVoveHVw_EBWl4ueBLQbith6hcbPKjhPh70y7DZXwsiXMBoNIsNGRGkSX_YwrEovU4AOQlyC5On9TVMk4OsiGs4n8QMachado, Andrezza Belota Lopeshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4750179H6&tokenCaptchar=03AGdBq25o795PZIPf4sB8U67thv8J6UiaLuBZUzxVg3WobAC0Pl6kiG4hqiMzmMCsAEaPflWzWwJvYp2Y9aqB2YyBYReFKxacG2JOqJqozlz0pldDyOUnQFA9-NlHnKY835ahlhQs9tfZ6ZfF3-yPMvmqJWEOLFF-SFW-p0QQaBp2NhhSI_uG37ptVOKTD1Wo4MDgT_fSxJkJfftPh_83MvyVmVuqsAroAmHjna1RCvQ52fl-rbl4XpkJMFYChcIM897ICRasfZQXwS1CWMasHtjFI6fD9V8wfsBLV6Lb3-zsf1xmqj08-F8OSvZGOO0G3jrMUMcKGymqIEzfnkfXj_E4mW_FUK5cb2cNCdcpnUKRfdCF_oP_8KF_aUzjyllvwOeXSDAD8kjoUn3sdWkToD6KmNa0M2jEwmriHpQJGWWa88RY3vfNea4K9DqcXDVrTAUZdulrgyuukOMUQOJoTuZX32jrGNi9iwPaiva, Maricélia Ferreira dos Santoshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4127642H8&tokenCaptchar=03AGdBq27ciht3xOaokFNlS4mmMI-7_2rfLs7Jg60eS99PP-Ah1PtsWXZvay16YTGUPcY-TShj4EZHWiQbyJorqrn0ZpRVrPMJ2ILD9-UADyWSPKZFMkLVyyBPoQ7KHK9x7MTzQz7tZgy4ELKbeEUYeXwMDs65NcyF6ijHOGhlkAsIWJd_UAQHiUjF9UrGWZG26Ypq71aYXYSqE1MQM9l10rpz-saj_v6dm1txWF6mO8KvrufKGYsrMk4JL0tSHcXmd7QAAQQzY7KRAgJENL6eqTK5B3zYnsmo3psQSXzxU_byatAKFre4nj299IH1Q_ymBjM9gl88h00GSTOrrZDTPdrt-CegtAiZX9pSIlWGIwe6yAeG3W8uo48jmzZQ1Q3WyHFWTYo95Ad1segKeYy9AKwXZYkrNF1XzF7rTFmkeNg7JeEWPI-Ka2OJ9UwlBQE3LlvHJRWAW3m4SPBLCpQoK1nJb4wUa6Jj2Q2020-11-26T14:44:14Z2020-04-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/mswordapplication/pdfPAIVA, Maricélia Ferreira dos Santos. A importância dos Ecossistemas Comunicacionais para a atuação da Biblioteca Universitária. 2020. 105 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2020.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8021porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2020-11-27T05:03:47Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8021Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922020-11-27T05:03:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância dos Ecossistemas Comunicacionais para a atuação da Biblioteca Universitária The importance of the Communicational Ecosystems for the acting of the University Library |
title |
A importância dos Ecossistemas Comunicacionais para a atuação da Biblioteca Universitária |
spellingShingle |
A importância dos Ecossistemas Comunicacionais para a atuação da Biblioteca Universitária Paiva, Maricélia Ferreira dos Santos Biblioteca Universitárias Bibliotecas Comunicação - Aspectos sociais CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS Biblioteca Universitária – Atuação Biblioteca – Organização Aberta Ecossistemas Comunicacionais |
title_short |
A importância dos Ecossistemas Comunicacionais para a atuação da Biblioteca Universitária |
title_full |
A importância dos Ecossistemas Comunicacionais para a atuação da Biblioteca Universitária |
title_fullStr |
A importância dos Ecossistemas Comunicacionais para a atuação da Biblioteca Universitária |
title_full_unstemmed |
A importância dos Ecossistemas Comunicacionais para a atuação da Biblioteca Universitária |
title_sort |
A importância dos Ecossistemas Comunicacionais para a atuação da Biblioteca Universitária |
author |
Paiva, Maricélia Ferreira dos Santos |
author_facet |
Paiva, Maricélia Ferreira dos Santos http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4127642H8&tokenCaptchar=03AGdBq27ciht3xOaokFNlS4mmMI-7_2rfLs7Jg60eS99PP-Ah1PtsWXZvay16YTGUPcY-TShj4EZHWiQbyJorqrn0ZpRVrPMJ2ILD9-UADyWSPKZFMkLVyyBPoQ7KHK9x7MTzQz7tZgy4ELKbeEUYeXwMDs65NcyF6ijHOGhlkAsIWJd_UAQHiUjF9UrGWZG26Ypq71aYXYSqE1MQM9l10rpz-saj_v6dm1txWF6mO8KvrufKGYsrMk4JL0tSHcXmd7QAAQQzY7KRAgJENL6eqTK5B3zYnsmo3psQSXzxU_byatAKFre4nj299IH1Q_ymBjM9gl88h00GSTOrrZDTPdrt-CegtAiZX9pSIlWGIwe6yAeG3W8uo48jmzZQ1Q3WyHFWTYo95Ad1segKeYy9AKwXZYkrNF1XzF7rTFmkeNg7JeEWPI-Ka2OJ9UwlBQE3LlvHJRWAW3m4SPBLCpQoK1nJb4wUa6Jj2Q |
author_role |
author |
author2 |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4127642H8&tokenCaptchar=03AGdBq27ciht3xOaokFNlS4mmMI-7_2rfLs7Jg60eS99PP-Ah1PtsWXZvay16YTGUPcY-TShj4EZHWiQbyJorqrn0ZpRVrPMJ2ILD9-UADyWSPKZFMkLVyyBPoQ7KHK9x7MTzQz7tZgy4ELKbeEUYeXwMDs65NcyF6ijHOGhlkAsIWJd_UAQHiUjF9UrGWZG26Ypq71aYXYSqE1MQM9l10rpz-saj_v6dm1txWF6mO8KvrufKGYsrMk4JL0tSHcXmd7QAAQQzY7KRAgJENL6eqTK5B3zYnsmo3psQSXzxU_byatAKFre4nj299IH1Q_ymBjM9gl88h00GSTOrrZDTPdrt-CegtAiZX9pSIlWGIwe6yAeG3W8uo48jmzZQ1Q3WyHFWTYo95Ad1segKeYy9AKwXZYkrNF1XzF7rTFmkeNg7JeEWPI-Ka2OJ9UwlBQE3LlvHJRWAW3m4SPBLCpQoK1nJb4wUa6Jj2Q |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Terra, Guilhermina de Melo http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761801Z1&tokenCaptchar=03AGdBq25t3rP4f-erFw2bidkyspXKsFl6OQU3QRRVPaKZzx_lmzpmXP70KWsBuborLA6Nflj_pVJmogpL4SRH7wLLRXsCtThyiztnjQpZS8QzdLnuECWVhgBgGhkuVGIcdtIzZftKpq6CFp72CSz308fgfxCxDznKYXAG6_FedVxjuRNexr1LUn3nMPOEQJ8PixGxFdKLLFhfsPAzU3YAwmUN911Exr3C3DsG1A04vxQKXFY_i08jcBE6WLj3GLBTdwNDD7VlVsmuA-cpwoDPXLLsJYe2NPcQX95q8OFR144azSKUSBdd791yJCnHT9wcJmzmnXKfiw5lilGpdX6vAovD6C24LcvgnXfAvug2ZcQO7ckCupooqyTkHdFXPsa54zgfVxkkKqHlpWUkJ9izth8QpvbMBKAYVF6zIkkQwytrHkC4aUr1EKPFfnWtLJFT68XbnW8x8ic71lr-HwE4FDOLfkWT1FfHZQ Viana, Ivânia Maria Carneiro http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4757968Y6&tokenCaptchar=03AGdBq27pgriEE1caOZGKOmCnpXZY3apsHncIZtICjXQDLWdA_qMVXZlITJ7QIYEXLwT6PwJqKoYnYToMjKab1oyKyW8aENelroT_2hVNxPn-tXjMYmHId4UlFJkZBY_iQbBqRa0nwoFr6MxfUJeLa-xpfspe-spqdTlKytGZ8phq10agbWV_ghYJiR0qTLHzie4_hTtTUf6nVXeJ7UWYOSCXvwopA5dnM_b8UINAYTXETTpnnT30IG6dkKJRPROkwd6oJRQAw7VPR_0T7iZvnOfT7hqBRh-lMdkL-WaiHSmbyybE9KCfRu8TM41VTBVl08xBDHJvjGtfUBRulH0wOlAgR_MKWUuqryXETTwVdWigs3UlSx0QbcIWbvtPelxXaH_DaCSkaVoveHVw_EBWl4ueBLQbith6hcbPKjhPh70y7DZXwsiXMBoNIsNGRGkSX_YwrEovU4AOQlyC5On9TVMk4OsiGs4n8Q Machado, Andrezza Belota Lopes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4750179H6&tokenCaptchar=03AGdBq25o795PZIPf4sB8U67thv8J6UiaLuBZUzxVg3WobAC0Pl6kiG4hqiMzmMCsAEaPflWzWwJvYp2Y9aqB2YyBYReFKxacG2JOqJqozlz0pldDyOUnQFA9-NlHnKY835ahlhQs9tfZ6ZfF3-yPMvmqJWEOLFF-SFW-p0QQaBp2NhhSI_uG37ptVOKTD1Wo4MDgT_fSxJkJfftPh_83MvyVmVuqsAroAmHjna1RCvQ52fl-rbl4XpkJMFYChcIM897ICRasfZQXwS1CWMasHtjFI6fD9V8wfsBLV6Lb3-zsf1xmqj08-F8OSvZGOO0G3jrMUMcKGymqIEzfnkfXj_E4mW_FUK5cb2cNCdcpnUKRfdCF_oP_8KF_aUzjyllvwOeXSDAD8kjoUn3sdWkToD6KmNa0M2jEwmriHpQJGWWa88RY3vfNea4K9DqcXDVrTAUZdulrgyuukOMUQOJoTuZX32jrGNi9iw |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paiva, Maricélia Ferreira dos Santos http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4127642H8&tokenCaptchar=03AGdBq27ciht3xOaokFNlS4mmMI-7_2rfLs7Jg60eS99PP-Ah1PtsWXZvay16YTGUPcY-TShj4EZHWiQbyJorqrn0ZpRVrPMJ2ILD9-UADyWSPKZFMkLVyyBPoQ7KHK9x7MTzQz7tZgy4ELKbeEUYeXwMDs65NcyF6ijHOGhlkAsIWJd_UAQHiUjF9UrGWZG26Ypq71aYXYSqE1MQM9l10rpz-saj_v6dm1txWF6mO8KvrufKGYsrMk4JL0tSHcXmd7QAAQQzY7KRAgJENL6eqTK5B3zYnsmo3psQSXzxU_byatAKFre4nj299IH1Q_ymBjM9gl88h00GSTOrrZDTPdrt-CegtAiZX9pSIlWGIwe6yAeG3W8uo48jmzZQ1Q3WyHFWTYo95Ad1segKeYy9AKwXZYkrNF1XzF7rTFmkeNg7JeEWPI-Ka2OJ9UwlBQE3LlvHJRWAW3m4SPBLCpQoK1nJb4wUa6Jj2Q |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biblioteca Universitárias Bibliotecas Comunicação - Aspectos sociais CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS Biblioteca Universitária – Atuação Biblioteca – Organização Aberta Ecossistemas Comunicacionais |
topic |
Biblioteca Universitárias Bibliotecas Comunicação - Aspectos sociais CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS Biblioteca Universitária – Atuação Biblioteca – Organização Aberta Ecossistemas Comunicacionais |
description |
O estudo discute a atuação das Bibliotecas Universitárias tendo em vista o cumprimento do seu papel social exigido na atualidade a partir da perspectiva ecossistêmica da comunicação, considerando a complexidade sistêmica e informacional. Tem como base a seguinte questão norteadora: Qual a relevância dos Ecossistemas Comunicacionais para a transformação das Bibliotecas Universitárias em espaços de comunicação e aprendizagem e, portanto, cumpridoras de seu papel social na contemporaneidade? O objetivo geral busca analisar a importância dos Ecossistemas Comunicacionais na atuação da Biblioteca Universitária para cumprimento do seu papel social. Constitui os seguintes objetivos específicos: Identificar sob a perspectiva histórica da Biblioteca Universitária suas relações comunicativas com o meio em que é parte integrante; Estabelecer conexões ecossistêmicas que configurem a Biblioteca Universitária enquanto organização aberta, como espaço de comunicação e aprendizagem; Apresentar dois modelos de Biblioteca Universitária que atuem de forma integrada à sociedade, atendendo aos desafios de atuação na contemporaneidade. Para seu alcance, o estudo foi desenvolvido a partir da abordagem qualitativa, por meio de estudos teóricos utilizando as pesquisas documental e bibliográfica, estabelecendo relações entre as variáveis através da pesquisa descritiva. Defende-se que a percepção da Biblioteca Universitária como um espaço de comunicação e aprendizagem está diretamente relacionada às interações e estratégias dialógicas das ações desenvolvidas entre ela e os sujeitos pertencentes ao meio em que está inserida, onde ambos se influenciam mutuamente e são igualmente responsáveis pela aprendizagem. Apresenta dois exemplos de Bibliotecas Universitárias que desenvolvem atividades educativas e culturais voltadas tanto para a comunidade interna quanto externa, servindo de exemplo positivo para aquelas que objetivam ser concebidas como um espaço atrativo de aprendizagem e de acolhimento, maximizando a interação e compartilhamento de conhecimentos. Conclui ressaltando a importância de uma atuação da Biblioteca Universitária de forma mais integrada com a comunidade, contribuindo para uma maior aproximação da universidade com a sociedade e, portanto, para cumprir efetivamente o seu papel social. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-26T14:44:14Z 2020-04-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PAIVA, Maricélia Ferreira dos Santos. A importância dos Ecossistemas Comunicacionais para a atuação da Biblioteca Universitária. 2020. 105 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2020. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8021 |
identifier_str_mv |
PAIVA, Maricélia Ferreira dos Santos. A importância dos Ecossistemas Comunicacionais para a atuação da Biblioteca Universitária. 2020. 105 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2020. |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8021 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/msword application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Informação e Comunicação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Informação e Comunicação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br |
_version_ |
1809732041801990144 |