Music spectrum: imersão musical para crianças com autismo
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2919 |
Resumo: | O objetivo desta dissertação é contribuir para as formas de reabilitação cognitiva e social em crianças com Transtornos do Espectro do Autismo (TEA), fornecendo suporte computacional adequado a sessões de musicoterapia em que a criança já esteja se preparando para ser incluída em grupos de musicalização infantil. Isto será realizado através da prototipação de um aplicativo para o dispositivo móvel iPad para a apreciação e produção musical, seguindo o processo de desenvolvimento incremental com design de interface participativo. Espera-se, com isso, contribuir não só para o aprimoramento das habilidades musicais das crianças como também para o desenvolvimento de sua organização cognitiva e espacial. A musicalização com suporte computacional é importante, pois utiliza-se de recursos triviais, como sons, música, voz e instrumentos musicais, propiciando os indivíduos com TEA aprimorarem suas habilidades sociais, emocionais, cognitivas e de comunicação. |
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Music spectrum: imersão musical para crianças com autismoTranstornos do espectro do autismoInteração socialMusic spectrumMusicoterapiaAutism spectrum disordersSocial interactionMusic therapyCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOO objetivo desta dissertação é contribuir para as formas de reabilitação cognitiva e social em crianças com Transtornos do Espectro do Autismo (TEA), fornecendo suporte computacional adequado a sessões de musicoterapia em que a criança já esteja se preparando para ser incluída em grupos de musicalização infantil. Isto será realizado através da prototipação de um aplicativo para o dispositivo móvel iPad para a apreciação e produção musical, seguindo o processo de desenvolvimento incremental com design de interface participativo. Espera-se, com isso, contribuir não só para o aprimoramento das habilidades musicais das crianças como também para o desenvolvimento de sua organização cognitiva e espacial. A musicalização com suporte computacional é importante, pois utiliza-se de recursos triviais, como sons, música, voz e instrumentos musicais, propiciando os indivíduos com TEA aprimorarem suas habilidades sociais, emocionais, cognitivas e de comunicação.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasInstituto de ComputaçãoBRUFAMPrograma de Pós-graduação em InformáticaCastro, Thaís Helena Chaves deLima, David Washington Freitashttp://lattes.cnpq.br/77459858066650332015-04-11T14:02:55Z2014-01-202013-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLIMA, David Washington Freitas. Music spectrum: imersão musical para crianças com autismo. 2013. 88 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2919porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2016-05-25T05:02:43Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/2919Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922016-05-25T05:02:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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