Percepção e ambiente: o lugar e a paisagem na percepção dos estudantes das comunidades de várzea na Escola Municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Tefé-AM)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Rondinelly Pereira de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/6667466907578676
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6670
Resumo: A pesquisa foi realizada na comunidade de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizada na Margem Direita do Rio Solimões, no município de Tefé – AM. O objetivo geral da pesquisa foi de compreender o lugar e a paisagem na percepção dos estudantes das comunidades de várzea na Escola Municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Os objetivos específicos foram de descrever como os estudantes percebem as paisagens do lugar; conhecer através dos mapas mentais feitos pelos discentes, qual a noção de lugar, da escola e das comunidades em que vivem; entender através da percepção dos alunos como eles percebem e concebem o lugar e a paisagem na geografia; e demonstrar se os estudantes percebem problemas em relação ao ambiente e quais estes problemas. Os Mapas Mentais dos estudantes foram de fundamental importância para a pesquisa, porque possuem uma grande riqueza de conhecimentos empíricos, dos seus mundos vividos, trazendo uma nova maneira de enxergar o lugar e a paisagem. A oficina de Mapas Mentais é uma técnica perceptiva inovadora a qual fora proposta aos alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro com o objetivo de compreendê-los, como representação do lugar e da paisagem. A pesquisa teve como fundamento metodológico a abordagem fenomenológica, baseadas principalmente em Yi-Fu Tuan, que aborda temas como o apego ao lugar, articulando às categorias de análises Percepção, Lugar e Paisagem. Buscou-se através dos mapas mentais dos estudantes, entender o Lugar vivido, sentido e percebido nas comunidades de várzea, onde há uma dinâmica da vida, variada no decorrer do ano devido à sazonalidade de subida e descida da água, sendo essa fonte de vida e das relações simbólicas e das experiências vividas desses lugares.
id UFAM_4215db7552eeb3adaeee651888be98e5
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6670
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Percepção e ambiente: o lugar e a paisagem na percepção dos estudantes das comunidades de várzea na Escola Municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Tefé-AM)Percepção de LugarPercepção de PaisagemMapas MentaisExperiências vividasMapas MentalesExperiencias vividasCIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIAA pesquisa foi realizada na comunidade de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizada na Margem Direita do Rio Solimões, no município de Tefé – AM. O objetivo geral da pesquisa foi de compreender o lugar e a paisagem na percepção dos estudantes das comunidades de várzea na Escola Municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Os objetivos específicos foram de descrever como os estudantes percebem as paisagens do lugar; conhecer através dos mapas mentais feitos pelos discentes, qual a noção de lugar, da escola e das comunidades em que vivem; entender através da percepção dos alunos como eles percebem e concebem o lugar e a paisagem na geografia; e demonstrar se os estudantes percebem problemas em relação ao ambiente e quais estes problemas. Os Mapas Mentais dos estudantes foram de fundamental importância para a pesquisa, porque possuem uma grande riqueza de conhecimentos empíricos, dos seus mundos vividos, trazendo uma nova maneira de enxergar o lugar e a paisagem. A oficina de Mapas Mentais é uma técnica perceptiva inovadora a qual fora proposta aos alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro com o objetivo de compreendê-los, como representação do lugar e da paisagem. A pesquisa teve como fundamento metodológico a abordagem fenomenológica, baseadas principalmente em Yi-Fu Tuan, que aborda temas como o apego ao lugar, articulando às categorias de análises Percepção, Lugar e Paisagem. Buscou-se através dos mapas mentais dos estudantes, entender o Lugar vivido, sentido e percebido nas comunidades de várzea, onde há uma dinâmica da vida, variada no decorrer do ano devido à sazonalidade de subida e descida da água, sendo essa fonte de vida e das relações simbólicas e das experiências vividas desses lugares.La investigación se realizó en la comunidad de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, ubicada en la Margen Derecha del Río Solimões, en el municipio de Tefé - AM. El objetivo general de la investigación fue comprender el lugar y el paisaje en la percepción de los estudiantes de las comunidades de várzea en la Escola Municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Los objetivos específicos fueron de describir cómo los estudiantes perciben los paisajes del lugar; conocer a través de los mapas mentales hechos por los discentes, cuál es la noción de lugar, de la escuela y de las comunidades en que viven; entender a través de la percepción de los alumnos cómo perciben y conciben el lugar y el paisaje en la geografía; y demostrar si los estudiantes perciben problemas con el medio ambiente y cuáles son estos problemas. Los Mapas Mentales de los estudiantes son de fundamental importancia para la investigación, porque poseen una gran riqueza de conocimientos empíricos, de sus mundos vividos, trayendo una nueva manera de ver el lugar y el paisaje. El taller de Mapas Mentales es una técnica perceptiva innovadora que fue propuesta a los alumnos de la enseñanza fundamental de la Escola Municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro con el objetivo de comprenderlos, como representación del lugar y del paisaje. La investigación tuvo como fundamento metodológico el enfoque fenomenológico, basadas principalmente en Yi-Fu Tuan, que aborda temas como el apego al lugar, junto a las categorías de análisis Percepción, Lugar y Paisaje, y se buscó a través de los mapas mentales de los estudiantes, entender el lugar vivido, sentido y percibido en las comunidades de várzea, donde hay una dinámica variada a lo largo del año debido a la estacionalidad y el agua es la fuente de vida de las relaciones simbólicas, de las experiencias vividas de esos lugares.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Filosofia, Ciências Humanas e SociaisBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em GeografiaNogueira, Amélia Regina Batistahttp://lattes.cnpq.br/8136324837437755Souza, José Camilo Ramos deAleixo, Natacha Cíntia ReginaSouza, Rondinelly Pereira dehttp://lattes.cnpq.br/66674669075786762018-10-15T14:04:19Z2018-06-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUZA, Rondinelly Pereira de. Percepção e ambiente: o lugar e a paisagem na percepção dos estudantes das comunidades de várzea na Escola Municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Tefé-AM). 2018. 119 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6670porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2018-10-16T05:04:00Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6670Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922018-10-16T05:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção e ambiente: o lugar e a paisagem na percepção dos estudantes das comunidades de várzea na Escola Municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Tefé-AM)
title Percepção e ambiente: o lugar e a paisagem na percepção dos estudantes das comunidades de várzea na Escola Municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Tefé-AM)
spellingShingle Percepção e ambiente: o lugar e a paisagem na percepção dos estudantes das comunidades de várzea na Escola Municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Tefé-AM)
Souza, Rondinelly Pereira de
Percepção de Lugar
Percepção de Paisagem
Mapas Mentais
Experiências vividas
Mapas Mentales
Experiencias vividas
CIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA
title_short Percepção e ambiente: o lugar e a paisagem na percepção dos estudantes das comunidades de várzea na Escola Municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Tefé-AM)
title_full Percepção e ambiente: o lugar e a paisagem na percepção dos estudantes das comunidades de várzea na Escola Municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Tefé-AM)
title_fullStr Percepção e ambiente: o lugar e a paisagem na percepção dos estudantes das comunidades de várzea na Escola Municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Tefé-AM)
title_full_unstemmed Percepção e ambiente: o lugar e a paisagem na percepção dos estudantes das comunidades de várzea na Escola Municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Tefé-AM)
title_sort Percepção e ambiente: o lugar e a paisagem na percepção dos estudantes das comunidades de várzea na Escola Municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Tefé-AM)
author Souza, Rondinelly Pereira de
author_facet Souza, Rondinelly Pereira de
http://lattes.cnpq.br/6667466907578676
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/6667466907578676
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nogueira, Amélia Regina Batista
http://lattes.cnpq.br/8136324837437755
Souza, José Camilo Ramos de
Aleixo, Natacha Cíntia Regina
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Rondinelly Pereira de
http://lattes.cnpq.br/6667466907578676
dc.subject.por.fl_str_mv Percepção de Lugar
Percepção de Paisagem
Mapas Mentais
Experiências vividas
Mapas Mentales
Experiencias vividas
CIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA
topic Percepção de Lugar
Percepção de Paisagem
Mapas Mentais
Experiências vividas
Mapas Mentales
Experiencias vividas
CIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA
description A pesquisa foi realizada na comunidade de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizada na Margem Direita do Rio Solimões, no município de Tefé – AM. O objetivo geral da pesquisa foi de compreender o lugar e a paisagem na percepção dos estudantes das comunidades de várzea na Escola Municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Os objetivos específicos foram de descrever como os estudantes percebem as paisagens do lugar; conhecer através dos mapas mentais feitos pelos discentes, qual a noção de lugar, da escola e das comunidades em que vivem; entender através da percepção dos alunos como eles percebem e concebem o lugar e a paisagem na geografia; e demonstrar se os estudantes percebem problemas em relação ao ambiente e quais estes problemas. Os Mapas Mentais dos estudantes foram de fundamental importância para a pesquisa, porque possuem uma grande riqueza de conhecimentos empíricos, dos seus mundos vividos, trazendo uma nova maneira de enxergar o lugar e a paisagem. A oficina de Mapas Mentais é uma técnica perceptiva inovadora a qual fora proposta aos alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro com o objetivo de compreendê-los, como representação do lugar e da paisagem. A pesquisa teve como fundamento metodológico a abordagem fenomenológica, baseadas principalmente em Yi-Fu Tuan, que aborda temas como o apego ao lugar, articulando às categorias de análises Percepção, Lugar e Paisagem. Buscou-se através dos mapas mentais dos estudantes, entender o Lugar vivido, sentido e percebido nas comunidades de várzea, onde há uma dinâmica da vida, variada no decorrer do ano devido à sazonalidade de subida e descida da água, sendo essa fonte de vida e das relações simbólicas e das experiências vividas desses lugares.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-15T14:04:19Z
2018-06-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Rondinelly Pereira de. Percepção e ambiente: o lugar e a paisagem na percepção dos estudantes das comunidades de várzea na Escola Municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Tefé-AM). 2018. 119 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6670
identifier_str_mv SOUZA, Rondinelly Pereira de. Percepção e ambiente: o lugar e a paisagem na percepção dos estudantes das comunidades de várzea na Escola Municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Tefé-AM). 2018. 119 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6670
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Geografia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Geografia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732029593419776