Percepção e ambiente: o lugar e a paisagem na percepção dos estudantes das comunidades de várzea na Escola Municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Tefé-AM)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6670 |
Resumo: | A pesquisa foi realizada na comunidade de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizada na Margem Direita do Rio Solimões, no município de Tefé – AM. O objetivo geral da pesquisa foi de compreender o lugar e a paisagem na percepção dos estudantes das comunidades de várzea na Escola Municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Os objetivos específicos foram de descrever como os estudantes percebem as paisagens do lugar; conhecer através dos mapas mentais feitos pelos discentes, qual a noção de lugar, da escola e das comunidades em que vivem; entender através da percepção dos alunos como eles percebem e concebem o lugar e a paisagem na geografia; e demonstrar se os estudantes percebem problemas em relação ao ambiente e quais estes problemas. Os Mapas Mentais dos estudantes foram de fundamental importância para a pesquisa, porque possuem uma grande riqueza de conhecimentos empíricos, dos seus mundos vividos, trazendo uma nova maneira de enxergar o lugar e a paisagem. A oficina de Mapas Mentais é uma técnica perceptiva inovadora a qual fora proposta aos alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro com o objetivo de compreendê-los, como representação do lugar e da paisagem. A pesquisa teve como fundamento metodológico a abordagem fenomenológica, baseadas principalmente em Yi-Fu Tuan, que aborda temas como o apego ao lugar, articulando às categorias de análises Percepção, Lugar e Paisagem. Buscou-se através dos mapas mentais dos estudantes, entender o Lugar vivido, sentido e percebido nas comunidades de várzea, onde há uma dinâmica da vida, variada no decorrer do ano devido à sazonalidade de subida e descida da água, sendo essa fonte de vida e das relações simbólicas e das experiências vividas desses lugares. |
id |
UFAM_4215db7552eeb3adaeee651888be98e5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6670 |
network_acronym_str |
UFAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository_id_str |
6592 |
spelling |
Percepção e ambiente: o lugar e a paisagem na percepção dos estudantes das comunidades de várzea na Escola Municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Tefé-AM)Percepção de LugarPercepção de PaisagemMapas MentaisExperiências vividasMapas MentalesExperiencias vividasCIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIAA pesquisa foi realizada na comunidade de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizada na Margem Direita do Rio Solimões, no município de Tefé – AM. O objetivo geral da pesquisa foi de compreender o lugar e a paisagem na percepção dos estudantes das comunidades de várzea na Escola Municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Os objetivos específicos foram de descrever como os estudantes percebem as paisagens do lugar; conhecer através dos mapas mentais feitos pelos discentes, qual a noção de lugar, da escola e das comunidades em que vivem; entender através da percepção dos alunos como eles percebem e concebem o lugar e a paisagem na geografia; e demonstrar se os estudantes percebem problemas em relação ao ambiente e quais estes problemas. Os Mapas Mentais dos estudantes foram de fundamental importância para a pesquisa, porque possuem uma grande riqueza de conhecimentos empíricos, dos seus mundos vividos, trazendo uma nova maneira de enxergar o lugar e a paisagem. A oficina de Mapas Mentais é uma técnica perceptiva inovadora a qual fora proposta aos alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro com o objetivo de compreendê-los, como representação do lugar e da paisagem. A pesquisa teve como fundamento metodológico a abordagem fenomenológica, baseadas principalmente em Yi-Fu Tuan, que aborda temas como o apego ao lugar, articulando às categorias de análises Percepção, Lugar e Paisagem. Buscou-se através dos mapas mentais dos estudantes, entender o Lugar vivido, sentido e percebido nas comunidades de várzea, onde há uma dinâmica da vida, variada no decorrer do ano devido à sazonalidade de subida e descida da água, sendo essa fonte de vida e das relações simbólicas e das experiências vividas desses lugares.La investigación se realizó en la comunidad de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, ubicada en la Margen Derecha del Río Solimões, en el municipio de Tefé - AM. El objetivo general de la investigación fue comprender el lugar y el paisaje en la percepción de los estudiantes de las comunidades de várzea en la Escola Municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Los objetivos específicos fueron de describir cómo los estudiantes perciben los paisajes del lugar; conocer a través de los mapas mentales hechos por los discentes, cuál es la noción de lugar, de la escuela y de las comunidades en que viven; entender a través de la percepción de los alumnos cómo perciben y conciben el lugar y el paisaje en la geografía; y demostrar si los estudiantes perciben problemas con el medio ambiente y cuáles son estos problemas. Los Mapas Mentales de los estudiantes son de fundamental importancia para la investigación, porque poseen una gran riqueza de conocimientos empíricos, de sus mundos vividos, trayendo una nueva manera de ver el lugar y el paisaje. El taller de Mapas Mentales es una técnica perceptiva innovadora que fue propuesta a los alumnos de la enseñanza fundamental de la Escola Municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro con el objetivo de comprenderlos, como representación del lugar y del paisaje. La investigación tuvo como fundamento metodológico el enfoque fenomenológico, basadas principalmente en Yi-Fu Tuan, que aborda temas como el apego al lugar, junto a las categorías de análisis Percepción, Lugar y Paisaje, y se buscó a través de los mapas mentales de los estudiantes, entender el lugar vivido, sentido y percibido en las comunidades de várzea, donde hay una dinámica variada a lo largo del año debido a la estacionalidad y el agua es la fuente de vida de las relaciones simbólicas, de las experiencias vividas de esos lugares.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Filosofia, Ciências Humanas e SociaisBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em GeografiaNogueira, Amélia Regina Batistahttp://lattes.cnpq.br/8136324837437755Souza, José Camilo Ramos deAleixo, Natacha Cíntia ReginaSouza, Rondinelly Pereira dehttp://lattes.cnpq.br/66674669075786762018-10-15T14:04:19Z2018-06-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUZA, Rondinelly Pereira de. Percepção e ambiente: o lugar e a paisagem na percepção dos estudantes das comunidades de várzea na Escola Municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Tefé-AM). 2018. 119 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6670porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2018-10-16T05:04:00Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6670Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922018-10-16T05:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepção e ambiente: o lugar e a paisagem na percepção dos estudantes das comunidades de várzea na Escola Municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Tefé-AM) |
title |
Percepção e ambiente: o lugar e a paisagem na percepção dos estudantes das comunidades de várzea na Escola Municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Tefé-AM) |
spellingShingle |
Percepção e ambiente: o lugar e a paisagem na percepção dos estudantes das comunidades de várzea na Escola Municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Tefé-AM) Souza, Rondinelly Pereira de Percepção de Lugar Percepção de Paisagem Mapas Mentais Experiências vividas Mapas Mentales Experiencias vividas CIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA |
title_short |
Percepção e ambiente: o lugar e a paisagem na percepção dos estudantes das comunidades de várzea na Escola Municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Tefé-AM) |
title_full |
Percepção e ambiente: o lugar e a paisagem na percepção dos estudantes das comunidades de várzea na Escola Municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Tefé-AM) |
title_fullStr |
Percepção e ambiente: o lugar e a paisagem na percepção dos estudantes das comunidades de várzea na Escola Municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Tefé-AM) |
title_full_unstemmed |
Percepção e ambiente: o lugar e a paisagem na percepção dos estudantes das comunidades de várzea na Escola Municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Tefé-AM) |
title_sort |
Percepção e ambiente: o lugar e a paisagem na percepção dos estudantes das comunidades de várzea na Escola Municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Tefé-AM) |
author |
Souza, Rondinelly Pereira de |
author_facet |
Souza, Rondinelly Pereira de http://lattes.cnpq.br/6667466907578676 |
author_role |
author |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/6667466907578676 |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nogueira, Amélia Regina Batista http://lattes.cnpq.br/8136324837437755 Souza, José Camilo Ramos de Aleixo, Natacha Cíntia Regina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Rondinelly Pereira de http://lattes.cnpq.br/6667466907578676 |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Percepção de Lugar Percepção de Paisagem Mapas Mentais Experiências vividas Mapas Mentales Experiencias vividas CIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA |
topic |
Percepção de Lugar Percepção de Paisagem Mapas Mentais Experiências vividas Mapas Mentales Experiencias vividas CIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA |
description |
A pesquisa foi realizada na comunidade de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizada na Margem Direita do Rio Solimões, no município de Tefé – AM. O objetivo geral da pesquisa foi de compreender o lugar e a paisagem na percepção dos estudantes das comunidades de várzea na Escola Municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Os objetivos específicos foram de descrever como os estudantes percebem as paisagens do lugar; conhecer através dos mapas mentais feitos pelos discentes, qual a noção de lugar, da escola e das comunidades em que vivem; entender através da percepção dos alunos como eles percebem e concebem o lugar e a paisagem na geografia; e demonstrar se os estudantes percebem problemas em relação ao ambiente e quais estes problemas. Os Mapas Mentais dos estudantes foram de fundamental importância para a pesquisa, porque possuem uma grande riqueza de conhecimentos empíricos, dos seus mundos vividos, trazendo uma nova maneira de enxergar o lugar e a paisagem. A oficina de Mapas Mentais é uma técnica perceptiva inovadora a qual fora proposta aos alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro com o objetivo de compreendê-los, como representação do lugar e da paisagem. A pesquisa teve como fundamento metodológico a abordagem fenomenológica, baseadas principalmente em Yi-Fu Tuan, que aborda temas como o apego ao lugar, articulando às categorias de análises Percepção, Lugar e Paisagem. Buscou-se através dos mapas mentais dos estudantes, entender o Lugar vivido, sentido e percebido nas comunidades de várzea, onde há uma dinâmica da vida, variada no decorrer do ano devido à sazonalidade de subida e descida da água, sendo essa fonte de vida e das relações simbólicas e das experiências vividas desses lugares. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-15T14:04:19Z 2018-06-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOUZA, Rondinelly Pereira de. Percepção e ambiente: o lugar e a paisagem na percepção dos estudantes das comunidades de várzea na Escola Municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Tefé-AM). 2018. 119 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6670 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Rondinelly Pereira de. Percepção e ambiente: o lugar e a paisagem na percepção dos estudantes das comunidades de várzea na Escola Municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Tefé-AM). 2018. 119 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018. |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6670 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Geografia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Geografia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br |
_version_ |
1809732029593419776 |