Design Educacional para EJA: estudo de instrumento para avaliação continuada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Neila Newdirley Camara
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/6559144850151499
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7910
Resumo: Atualmente, a taxa de analfabetismo de adultos no Brasil registra mais de 11,5 milhões de analfabetos, e apenas 8% da população entre 15 e 64 anos possui proficiência considerada plena para a realização das atividades diárias e pode se expressar corretamente. Cabe ao Ensino de Jovens e Adultos (EJA) prover os recursos e instrumentos necessários para a transformação desse cenário, contudo o modelo avaliativo vigente na educação brasileira prioriza os aspectos de uma avaliação estruturada no conceito somativo e quantitativo. Diante da necessidade de propor outros formatos de avaliação, para um modelo que compreende os limites e o tempo de aprendizagem do individuo, reflete-se sobre possibilidades de intervenção por meio do Design Educacional. Esta reflexão examina a documentação do Sistema Educacional Brasileiro, identificação das características legais e operacionais subjacentes à modalidade EJA, e os aspectos influentes da qualidade no processo de ensino da EJA, observando os modelos de avaliação educacional. Com base no desenvolvimento profundo e empático do projeto para o usuário, o estudo foi realizado com apoio da Rede Municipal de Educação de Manaus, o Design Thinking foi utilizado para construir os critérios técnicos estruturais ao longo do caminho metodológico. Surgiram dois produtos - um guia para a produção de materiais de ensino para alfabetização na EJA; e a ferramenta de avaliação e monitoramento contínuo no processo de alfabetização da EJA, denominada Painel de Avaliação Integrada e Contínua - PAIC, com o objetivo de auxiliar o professor na avaliação bimestral, considerando o modelo formativo e somativo para o desenvolvimento das habilidades do aluno. Com base nos critérios norteadores gerados a partir da pesquisa de imersão, do mapa de afinidade e das personas, o planejamento do design educacional do produto, PAIC, considerou as funções práticas, simbólicas e estéticas. O produto educacional passou por três estágios de prototipação e validação com usuário especializado. O design final foi aperfeiçoado por meio das Heurísticas de Nielsen – Molich e refinado com ferramenta heurística Leis da Simplicidade de John Maeda.
id UFAM_50b8eb48582a9f8369ef72b267271cce
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7910
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Design Educacional para EJA: estudo de instrumento para avaliação continuadaDesign ThinkingDesign EducacionalEducação de jovens e adultosJovens e Adultos - FormaçãoEducação - Estudo e ensinoCIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: DESENHO INDUSTRIALDesign EducacionalEnsino de Jovens e AdultosAvaliação Formativa e SomativaDesign ThinkingAtualmente, a taxa de analfabetismo de adultos no Brasil registra mais de 11,5 milhões de analfabetos, e apenas 8% da população entre 15 e 64 anos possui proficiência considerada plena para a realização das atividades diárias e pode se expressar corretamente. Cabe ao Ensino de Jovens e Adultos (EJA) prover os recursos e instrumentos necessários para a transformação desse cenário, contudo o modelo avaliativo vigente na educação brasileira prioriza os aspectos de uma avaliação estruturada no conceito somativo e quantitativo. Diante da necessidade de propor outros formatos de avaliação, para um modelo que compreende os limites e o tempo de aprendizagem do individuo, reflete-se sobre possibilidades de intervenção por meio do Design Educacional. Esta reflexão examina a documentação do Sistema Educacional Brasileiro, identificação das características legais e operacionais subjacentes à modalidade EJA, e os aspectos influentes da qualidade no processo de ensino da EJA, observando os modelos de avaliação educacional. Com base no desenvolvimento profundo e empático do projeto para o usuário, o estudo foi realizado com apoio da Rede Municipal de Educação de Manaus, o Design Thinking foi utilizado para construir os critérios técnicos estruturais ao longo do caminho metodológico. Surgiram dois produtos - um guia para a produção de materiais de ensino para alfabetização na EJA; e a ferramenta de avaliação e monitoramento contínuo no processo de alfabetização da EJA, denominada Painel de Avaliação Integrada e Contínua - PAIC, com o objetivo de auxiliar o professor na avaliação bimestral, considerando o modelo formativo e somativo para o desenvolvimento das habilidades do aluno. Com base nos critérios norteadores gerados a partir da pesquisa de imersão, do mapa de afinidade e das personas, o planejamento do design educacional do produto, PAIC, considerou as funções práticas, simbólicas e estéticas. O produto educacional passou por três estágios de prototipação e validação com usuário especializado. O design final foi aperfeiçoado por meio das Heurísticas de Nielsen – Molich e refinado com ferramenta heurística Leis da Simplicidade de John Maeda.Currently, the adult illiteracy rate in Brazil registers more than 11.5 million illiterates, and only 8% of the population between 15 and 64 years old has proficiency considered full for carrying out daily activities and can express themselves correctly. It is up to the Youth and Adult Education (EJA) to provide the necessary resources and instruments for the transformation of this scenario, however the current evaluation model in Brazilian education prioritizes the aspects of a structured evaluation in the summative and quantitative concept. In view of the need to propose other evaluation formats, for a model that understands the limits and the individual's learning time, it reflects on the possibilities of intervention through Educational Design. This reflection examines the documentation of the Brazilian Educational System, identification of the legal and operational characteristics underlying the EJA modality, and the influential aspects of quality in the teaching process of EJA, observing the models of educational evaluation. Based on the deep and empathic development of the project for the user, the study was carried out with support from the Manaus Municipal Education Network, Design Thinking was used to build the structural technical criteria along the methodological path. Two products emerged - a guide for the production of teaching materials for literacy at EJA; and the assessment and continuous monitoring tool in the EJA literacy process, called the Integrated and Continuous Assessment Panel - PAIC, with the objective of assisting the teacher in the bimonthly assessment, considering the formative and summative model for the development of the student's skills. Based on the guiding criteria generated from the immersion research, the affinity map and the personas, the planning of the product's educational design, PAIC, considered the practical, symbolic and aesthetic functions. The educational product went through three stages of prototyping and validation with a specialized user. The final design was made using Nielsen - Molich's Heuristics and refined with John Maeda's Laws of Simplicity heuristic tool..Universidade Federal do AmazonasFaculdade de TecnologiaBrasilUFAMPrograma de Pós-Graduação em DesignMota, Sheila Cordeirohttp://lattes.cnpq.br/3880074860430832Pacheco, Almir de Souzahttp://lattes.cnpq.br/9497811380342629Nascimento, Maria Evany dohttp://lattes.cnpq.br/1578488589056350Pinto, Neila Newdirley Camarahttp://lattes.cnpq.br/65591448501514992020-09-03T18:05:30Z2020-08-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPINTO, Neila Newdirley Câmara. Design Educacional para EJA: estudo de instrumento para avaliação continuada. 2020. 161 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7910porhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2020-09-04T05:03:43Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7910Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922020-09-04T05:03:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Design Educacional para EJA: estudo de instrumento para avaliação continuada
title Design Educacional para EJA: estudo de instrumento para avaliação continuada
spellingShingle Design Educacional para EJA: estudo de instrumento para avaliação continuada
Pinto, Neila Newdirley Camara
Design Thinking
Design Educacional
Educação de jovens e adultos
Jovens e Adultos - Formação
Educação - Estudo e ensino
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: DESENHO INDUSTRIAL
Design Educacional
Ensino de Jovens e Adultos
Avaliação Formativa e Somativa
Design Thinking
title_short Design Educacional para EJA: estudo de instrumento para avaliação continuada
title_full Design Educacional para EJA: estudo de instrumento para avaliação continuada
title_fullStr Design Educacional para EJA: estudo de instrumento para avaliação continuada
title_full_unstemmed Design Educacional para EJA: estudo de instrumento para avaliação continuada
title_sort Design Educacional para EJA: estudo de instrumento para avaliação continuada
author Pinto, Neila Newdirley Camara
author_facet Pinto, Neila Newdirley Camara
http://lattes.cnpq.br/6559144850151499
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/6559144850151499
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mota, Sheila Cordeiro
http://lattes.cnpq.br/3880074860430832
Pacheco, Almir de Souza
http://lattes.cnpq.br/9497811380342629
Nascimento, Maria Evany do
http://lattes.cnpq.br/1578488589056350
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Neila Newdirley Camara
http://lattes.cnpq.br/6559144850151499
dc.subject.por.fl_str_mv Design Thinking
Design Educacional
Educação de jovens e adultos
Jovens e Adultos - Formação
Educação - Estudo e ensino
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: DESENHO INDUSTRIAL
Design Educacional
Ensino de Jovens e Adultos
Avaliação Formativa e Somativa
Design Thinking
topic Design Thinking
Design Educacional
Educação de jovens e adultos
Jovens e Adultos - Formação
Educação - Estudo e ensino
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: DESENHO INDUSTRIAL
Design Educacional
Ensino de Jovens e Adultos
Avaliação Formativa e Somativa
Design Thinking
description Atualmente, a taxa de analfabetismo de adultos no Brasil registra mais de 11,5 milhões de analfabetos, e apenas 8% da população entre 15 e 64 anos possui proficiência considerada plena para a realização das atividades diárias e pode se expressar corretamente. Cabe ao Ensino de Jovens e Adultos (EJA) prover os recursos e instrumentos necessários para a transformação desse cenário, contudo o modelo avaliativo vigente na educação brasileira prioriza os aspectos de uma avaliação estruturada no conceito somativo e quantitativo. Diante da necessidade de propor outros formatos de avaliação, para um modelo que compreende os limites e o tempo de aprendizagem do individuo, reflete-se sobre possibilidades de intervenção por meio do Design Educacional. Esta reflexão examina a documentação do Sistema Educacional Brasileiro, identificação das características legais e operacionais subjacentes à modalidade EJA, e os aspectos influentes da qualidade no processo de ensino da EJA, observando os modelos de avaliação educacional. Com base no desenvolvimento profundo e empático do projeto para o usuário, o estudo foi realizado com apoio da Rede Municipal de Educação de Manaus, o Design Thinking foi utilizado para construir os critérios técnicos estruturais ao longo do caminho metodológico. Surgiram dois produtos - um guia para a produção de materiais de ensino para alfabetização na EJA; e a ferramenta de avaliação e monitoramento contínuo no processo de alfabetização da EJA, denominada Painel de Avaliação Integrada e Contínua - PAIC, com o objetivo de auxiliar o professor na avaliação bimestral, considerando o modelo formativo e somativo para o desenvolvimento das habilidades do aluno. Com base nos critérios norteadores gerados a partir da pesquisa de imersão, do mapa de afinidade e das personas, o planejamento do design educacional do produto, PAIC, considerou as funções práticas, simbólicas e estéticas. O produto educacional passou por três estágios de prototipação e validação com usuário especializado. O design final foi aperfeiçoado por meio das Heurísticas de Nielsen – Molich e refinado com ferramenta heurística Leis da Simplicidade de John Maeda.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-03T18:05:30Z
2020-08-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PINTO, Neila Newdirley Câmara. Design Educacional para EJA: estudo de instrumento para avaliação continuada. 2020. 161 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020.
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7910
identifier_str_mv PINTO, Neila Newdirley Câmara. Design Educacional para EJA: estudo de instrumento para avaliação continuada. 2020. 161 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020.
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7910
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Tecnologia
Brasil
UFAM
Programa de Pós-Graduação em Design
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Tecnologia
Brasil
UFAM
Programa de Pós-Graduação em Design
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732040704131072