Educação inclusiva na primeira infância em creches públicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Odani, Jacy Alice Grande
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/0210104173829088
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7154
Resumo: Este trabalho sustenta-se na tese de que, apesar de se ter Políticas Públicas que apontam para um fortalecimento dos Direitos das Crianças com Deficiência, existe uma cultura de negação dessas crianças na Primeira Infância nas Creches Públicas, em que o direito à educação e ao desenvolvimento humano é negligenciado. A pesquisa demonstra que Manaus, a quarta rede de ensino do Brasil, não atende nem 1% das crianças com deficiência nas creches públicas municipais. Sabe-se que de 0 a 3 anos de idade, quanto maior a estimulação, maior o desenvolvimento cerebral na perspectiva de criação e recriação. Se a criança não tem acesso às oportunidades, tal realidade contribui para uma exclusão abissal. O trabalho de investigação do qual se originou essa tese teve como objetivo geral: Analisar e compreender de que forma a Política de Educação Especial na perspectivada da Educação Inclusiva pode tornar excludente o atendimento educacional voltado a Primeiríssima Infância (0 a 3 anos) das crianças com deficiência em Creches Públicas. Para que o objetivo projetado fosse alcançado, utilizaram-se dos procedimentos metodológicos de pesquisa documental, em abordagem dos dados constituídos por Leis, Decretos, Declarações, relatórios, dados estatísticos construídos junto às creches, numa amostra de 10 anos de atendimento das crianças em creches públicas municipais de Manaus, pautando-se no método hermenêutico-dialético, que procurou compreender os significados dos dados apresentados. Conclui-se que, a inclusão em Manaus é inexistente, na forma em que as leis sinalizam, pois nem o acesso a matricula, as crianças com deficiência possuem. Do ponto de vista da Teoria Histórico-Cultural, a deficiência é social, o que é demonstrado na exclusão destas crianças no sistema público de ensino, onde deveria ser um lugar de desenvolvimento de potencialidades.
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O trabalho de investigação do qual se originou essa tese teve como objetivo geral: Analisar e compreender de que forma a Política de Educação Especial na perspectivada da Educação Inclusiva pode tornar excludente o atendimento educacional voltado a Primeiríssima Infância (0 a 3 anos) das crianças com deficiência em Creches Públicas. Para que o objetivo projetado fosse alcançado, utilizaram-se dos procedimentos metodológicos de pesquisa documental, em abordagem dos dados constituídos por Leis, Decretos, Declarações, relatórios, dados estatísticos construídos junto às creches, numa amostra de 10 anos de atendimento das crianças em creches públicas municipais de Manaus, pautando-se no método hermenêutico-dialético, que procurou compreender os significados dos dados apresentados. Conclui-se que, a inclusão em Manaus é inexistente, na forma em que as leis sinalizam, pois nem o acesso a matricula, as crianças com deficiência possuem. Do ponto de vista da Teoria Histórico-Cultural, a deficiência é social, o que é demonstrado na exclusão destas crianças no sistema público de ensino, onde deveria ser um lugar de desenvolvimento de potencialidades.This work is based on the thesis, despite having Public Policies that work to strengthen the Rights of Children with Disabilities, there is a culture of denial of these children in Early Childhood in Public Day Care, where the right to education and human development is neglected. It is intended to demonstrate that Manaus, the fourth network in Brazil does not serve 1% of children with disabilities in municipal public day care centers. It is known that from 0 to 3 years of age the higher the stimulation, the greater the cerebral development from the perspective of children and recreation. If the child does not have access to opportunities, it further contributes to abysmal exclusion. The purpose of this work was to analyze and understand how the Special Education Policy in the perspective of Inclusive Education can make exclusive the educational service directed to the First Childhood (0 to 3 years) of the children said with deficiency / defect in Public Crèches. in order to reach the projected objective, methodological procedures of documentary research were used, in an approach to the data made up of Laws, Decrees, Declarations, reports, statistical data built together with day care centers, in a sample of 10 years of children attending public childcare centers municipalities of Manaus, based on the hermeneutic-dialectical method, which sought to understand the meanings of the data presented. It is concluded that, the inclusion in Manaus is non-existent, in the form in which laws are signaling, as neither access to enrollment children with disabilities possess. From the point of view of the Historical-Cultural Theory, disability is social, which is demonstrated in the exclusion of these children in the public school system, where it should be a place of potential development.Universidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoWeigel, Valéria Augusta Cerqueira de Medeiroshttp://lattes.cnpq.br/6273580825792084Pederiva, Patrícia Lima Martinshttp://lattes.cnpq.br/6354485124876296Araújo, Andréia Pereira dehttp://lattes.cnpq.br/0239839493499639Gonçalves, Augusto Charan Alves Barbosahttp://lattes.cnpq.br/0248255255152990Odani, Jacy Alice Grandehttp://lattes.cnpq.br/02101041738290882019-05-16T17:54:47Z2019-03-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfODANI, Jacy Alice Grande. Educação inclusiva na primeira infância em creches públicas. 2019. 111 f. 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