A política do PRONERA para formação de professores do campo no sul de Roraima nos limites do capital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feitosa, Osmiriz Lima
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: https://lattes.cnpq.br/6359268555608989, https://orcid.org/0000-0002-4930-9370
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8394
Resumo: A presente tese é fruto de uma investigação desenvolvida junto ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Educação – GPPE/UFAM e à linha de Pesquisa 02 do Programa de Pós-graduação em Educação – PPGE/UFAM. A pesquisa trata das implicações entre os processos sociais amplos de reprodução do capital e os processos formativos da docência considerando quatro categorias fundantes, a saber: reforma agrária, formação docente, Educação do Campo e Pronera, que se encontram materializadas nas contradições da crise estrutural do capital, cujo interesse é a reprodução da lógica do capital. Constatamos que essas categorias foram concretizadas pelos movimentos sociais do campo representando o projeto contra-hegemônico à estrutura capitalista, mas que estão em disputa pela hegemonia burguesa e encontram-se nos limites do capital. Definimos como objeto de estudo a formação política dos professores-egressos-PEGs do curso de especialização em Educação do Campo realizado pelo convênio INCRA/PRONERA/UERR, identificando a formação política, o movimento de militância e as contradições da formação dos PEGs. O objetivo é analisar os impactos provocados pela política do Pronera, a partir do curso de especialização em Educação do Campo realizado pelo convênio INCRA/PRONERA/UERR, compreendendo a materialidade da formação política dos PEGs em áreas de assentamentos rurais no sul do Estado de Roraima. Optamos por utilizar o método materialismo histórico, por compreender que o objeto se encontra em movimento permanente, analisando as contradições do modo de produção capitalista, uma vez que, permite compreender a totalidade, a mediação, a historicidade e a essência dos fenômenos sociais. Organizamos o caminho metodológico em três eixos: a pesquisa bibliográfica com teóricos marxistas, bem como, Marx (2017), Lênin (2012), Gramsci (2001), Mészáros (2011) e Harvey (2011), autores que discutem a questão agrária e as políticas educacionais no viés do materialismo histórico, tais como: Ianni (2004), Prado Júnior (2000), Martins (2002), Oliveira (2007), Gentili (2013), Frigotto (2010); Santomé (2002), Behring (2015) e autores que discutem a Educação do Campo, bem como, Molina (2011), Caldart (2005), Antunes-Rocha (2012), Ribeiro (2013), Arroyo (2011) e outros; a pesquisa documental, em que foram analisados 04 documentos oficiais: o PNE (2014-2014), as Diretrizes Curriculares para o campo, o manual do Pronera e o projeto do curso de especialização; e por fim, a pesquisa empírica por meio de entrevistas estruturadas e destinadas aos 24 PEGs do curso. Desse modo, concluímos que a política do Pronera para formação de professores do campo, por meio do curso de especialização em Educação do Campo convênio INCRA/PRONERA/UERR, apresenta-se nos limites do capitalismo brasileiro, revelando que a matriz curricular e a concepção político-pedagógica dos professores egressos evidenciados nos depoimentos, encontram-se pautados no ecletismo pedagógico constituindo-se no ideário das tendências da pós-modernidade, contribuindo para o arrefecimento das contradições entre capital e trabalho sob o tecido agrário capitalista.
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Constatamos que essas categorias foram concretizadas pelos movimentos sociais do campo representando o projeto contra-hegemônico à estrutura capitalista, mas que estão em disputa pela hegemonia burguesa e encontram-se nos limites do capital. Definimos como objeto de estudo a formação política dos professores-egressos-PEGs do curso de especialização em Educação do Campo realizado pelo convênio INCRA/PRONERA/UERR, identificando a formação política, o movimento de militância e as contradições da formação dos PEGs. O objetivo é analisar os impactos provocados pela política do Pronera, a partir do curso de especialização em Educação do Campo realizado pelo convênio INCRA/PRONERA/UERR, compreendendo a materialidade da formação política dos PEGs em áreas de assentamentos rurais no sul do Estado de Roraima. Optamos por utilizar o método materialismo histórico, por compreender que o objeto se encontra em movimento permanente, analisando as contradições do modo de produção capitalista, uma vez que, permite compreender a totalidade, a mediação, a historicidade e a essência dos fenômenos sociais. Organizamos o caminho metodológico em três eixos: a pesquisa bibliográfica com teóricos marxistas, bem como, Marx (2017), Lênin (2012), Gramsci (2001), Mészáros (2011) e Harvey (2011), autores que discutem a questão agrária e as políticas educacionais no viés do materialismo histórico, tais como: Ianni (2004), Prado Júnior (2000), Martins (2002), Oliveira (2007), Gentili (2013), Frigotto (2010); Santomé (2002), Behring (2015) e autores que discutem a Educação do Campo, bem como, Molina (2011), Caldart (2005), Antunes-Rocha (2012), Ribeiro (2013), Arroyo (2011) e outros; a pesquisa documental, em que foram analisados 04 documentos oficiais: o PNE (2014-2014), as Diretrizes Curriculares para o campo, o manual do Pronera e o projeto do curso de especialização; e por fim, a pesquisa empírica por meio de entrevistas estruturadas e destinadas aos 24 PEGs do curso. Desse modo, concluímos que a política do Pronera para formação de professores do campo, por meio do curso de especialização em Educação do Campo convênio INCRA/PRONERA/UERR, apresenta-se nos limites do capitalismo brasileiro, revelando que a matriz curricular e a concepção político-pedagógica dos professores egressos evidenciados nos depoimentos, encontram-se pautados no ecletismo pedagógico constituindo-se no ideário das tendências da pós-modernidade, contribuindo para o arrefecimento das contradições entre capital e trabalho sob o tecido agrário capitalista.This dissertation is the result of an investigation conducted with the Group of Studies and Research in Public Policies and Education – GPPE/UFAM and the line of Research 02 of the Graduate Program in Education – PPGE/UFAM. This research addresses the implications between the broad social processes of reproduction of capital and the teacher training processes, considering four supporting categories, namely: agrarian reform, teacher training, Rural Education and Pronera, which are materialized in the contradictions of the structural crisis of capital, the interest of which is the reproduction of the logic of capital. We found that these categories were implemented by rural social movements representing the counter-hegemonic project to the capitalist structure, but that they are in dispute for the bourgeois hegemony and are found on the limits of capital. The aim of our study is the political education of teachers (PEGs) who completed the INCRA/PRONERA/UERR specialization course in Rural Education, identifying political education, the militancy movement and the contradictions of the PEGs' education. Our purpose is to analyze the impacts caused by the Pronera policy taking into consideration the INCRA/PRONERA/UERR specialization course in Rural Education, understanding the materiality of the political education of the PEGs in rural settlement areas in southern Roraima. We chose to employ the historical materialism method because we understand that the aim of our study is in permanent movement, by analyzing the contradictions within the capitalist mode of production as it allows one to understand the totality, mediation, historicity and the essence of social phenomena. Our methodology was organized in three axes: bibliographic research with Marxist theorists, as well as Marx (2017), Lenin (2012), Gramsci (2001), Mészáros (2011) and Harvey (2011), authors who discuss the agrarian issue and educational policies taking into account the historical materialism bias, such as: Ianni (2004), Prado Júnior (2000), Martins (2002), Oliveira (2007), Gentili (2013), Frigotto (2010); Santomé (2002), Behring (2015) and authors who discuss Rural Education, as well as Molina (2011), Caldart (2005), Antunes-Rocha (2012), Ribeiro (2013), Arroyo (2011) and others; documentary research, in which 04 official documents were analyzed: the PNE (2014-2014), the Curriculum Guidelines for the field, the Pronera manual and the specialization course project; and finally, empirical research by means of structured interviews with the 24 PEGs of the course. Thus, we concluded that Pronera's policy for training rural education teachers, by means of the INCRA/PRONERA/UERR specialization course in Rural Education, lies within the limits of Brazilian capitalism, demonstrating that the curricular framework and the political-pedagogical conception of the teachers, evidenced in the testimonies, are based on pedagogical eclecticism, constituting itself in the ideology of post-modern trends, contributing to reduced contradictions between capital and labor under the capitalist agrarian perspective.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoOliveira, Selma Suely Baçal dehttps://lattes.cnpq.br/5050471052673175Peternella, Alessandrahttps://lattes.cnpq.br/0796786322280169Santos, Ramofly Bicalho doshttps://lattes.cnpq.br/3815218617988955Mourão, Arminda Raquel Botelhohttps://lattes.cnpq.br/3864748731992379Feitosa, Osmiriz Limahttps://lattes.cnpq.br/6359268555608989https://orcid.org/0000-0002-4930-93702021-08-13T20:58:25Z2021-05-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfFEITOSA, Osmiriz Lima. A política do PRONERA para formação de professores do campo no sul de Roraima nos limites do capital. 2021. 322 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2021.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8394porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-08-14T05:03:28Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8394Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922021-08-14T05:03:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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description A presente tese é fruto de uma investigação desenvolvida junto ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Educação – GPPE/UFAM e à linha de Pesquisa 02 do Programa de Pós-graduação em Educação – PPGE/UFAM. A pesquisa trata das implicações entre os processos sociais amplos de reprodução do capital e os processos formativos da docência considerando quatro categorias fundantes, a saber: reforma agrária, formação docente, Educação do Campo e Pronera, que se encontram materializadas nas contradições da crise estrutural do capital, cujo interesse é a reprodução da lógica do capital. Constatamos que essas categorias foram concretizadas pelos movimentos sociais do campo representando o projeto contra-hegemônico à estrutura capitalista, mas que estão em disputa pela hegemonia burguesa e encontram-se nos limites do capital. Definimos como objeto de estudo a formação política dos professores-egressos-PEGs do curso de especialização em Educação do Campo realizado pelo convênio INCRA/PRONERA/UERR, identificando a formação política, o movimento de militância e as contradições da formação dos PEGs. O objetivo é analisar os impactos provocados pela política do Pronera, a partir do curso de especialização em Educação do Campo realizado pelo convênio INCRA/PRONERA/UERR, compreendendo a materialidade da formação política dos PEGs em áreas de assentamentos rurais no sul do Estado de Roraima. Optamos por utilizar o método materialismo histórico, por compreender que o objeto se encontra em movimento permanente, analisando as contradições do modo de produção capitalista, uma vez que, permite compreender a totalidade, a mediação, a historicidade e a essência dos fenômenos sociais. Organizamos o caminho metodológico em três eixos: a pesquisa bibliográfica com teóricos marxistas, bem como, Marx (2017), Lênin (2012), Gramsci (2001), Mészáros (2011) e Harvey (2011), autores que discutem a questão agrária e as políticas educacionais no viés do materialismo histórico, tais como: Ianni (2004), Prado Júnior (2000), Martins (2002), Oliveira (2007), Gentili (2013), Frigotto (2010); Santomé (2002), Behring (2015) e autores que discutem a Educação do Campo, bem como, Molina (2011), Caldart (2005), Antunes-Rocha (2012), Ribeiro (2013), Arroyo (2011) e outros; a pesquisa documental, em que foram analisados 04 documentos oficiais: o PNE (2014-2014), as Diretrizes Curriculares para o campo, o manual do Pronera e o projeto do curso de especialização; e por fim, a pesquisa empírica por meio de entrevistas estruturadas e destinadas aos 24 PEGs do curso. Desse modo, concluímos que a política do Pronera para formação de professores do campo, por meio do curso de especialização em Educação do Campo convênio INCRA/PRONERA/UERR, apresenta-se nos limites do capitalismo brasileiro, revelando que a matriz curricular e a concepção político-pedagógica dos professores egressos evidenciados nos depoimentos, encontram-se pautados no ecletismo pedagógico constituindo-se no ideário das tendências da pós-modernidade, contribuindo para o arrefecimento das contradições entre capital e trabalho sob o tecido agrário capitalista.
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