Processo de Avaliação Institucional do Sinaes: descompasso entre os resultados e a realidade do curso de Letras da Universidade Federal de Roraima

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Elenize Cristina Oliveira da
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/5225066180535475, http://orcid.org/0000-0002-9295-0630
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6644
Resumo: Esta tese, situada no eixo da linha 2 do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, analisa o processo de avaliação institucional do curso de licenciatura em Letras da Universidade Federal de Roraima – Campus Paricarana e a problemática inerente ao descompasso entre a avaliação institucional e a realidade desse curso. A análise abrange os processos avaliativos de cursos do ciclo mais recente do Sinaes, o período de 2011-2014, em que foi considerado tanto o campo da regulação quanto a relação com a autoavaliação. Como pressuposto analítico, foi adotado o materialismo histórico dialético como forma de compreensão do objeto e da realidade. Sobre os aspectos metodológicos, a presente pesquisa foi construída sob uma abordagem qualitativa, partindo das técnicas de análise documental (cujos dados englobam projeto pedagógico de curso, leis, decretos, notas técnicas e relatórios concernentes ao Sinaes e aos processos de avaliação institucional do curso de Letras) e entrevistas semiestruturadas. Inicialmente, a tese parte da contextualização sobre a temática, abordando as influências dos organismos multilaterais nas políticas educacionais nos países emergentes até a implantação do Sinaes, a fim de localizar o objeto no cenário da globalização e suas relações com as mutações que sofre a educação superior no país. Em seguida, traça um panorama do curso de licenciatura em Letras, suas normas de funcionamento e formas específicas de autoavaliação e a implementação do Sinaes nesse cenário. Após essas etapas, o trabalho traz, por meio da análise crítica dos dados coletados, o olhar da comunidade acadêmica dos cursos de Letras sobre o processo avaliativo institucional do curso em contraste com os resultados da avaliação. Para o procedimento de análise do material, utilizou-se as técnicas de codificação e análise comparativa. Ao final do trabalho de pesquisa, chegou-se à conclusão de que a comunidade acadêmica conhece e participa, em certa medida, dos processos avaliativos institucionais dos cursos. O que se configura como problema, conforme a análise feita nos documentos referentes a esses processos, além dos olhares da comunidade acadêmica, é que os conceitos atribuídos aos cursos de licenciatura em Letras estão longe de refletir sua realidade porque desconsidera falas importantes de atores que fazem o curso, como os docentes e técnicos administrativos, o que confirma a questão central de pesquisa levantada no início do trabalho. Portanto, a avaliação se torna inócua e não contribui para qualificar o curso. Esse modelo de avaliação tem como objetivo promover o ranqueamento e em certo grau construir uma ambiência para possíveis tomadas de decisão quanto a propostas de defesa da privatização da educação superior pública.
id UFAM_e185d36d738db3281644e6eacce2c5b5
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6644
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Processo de Avaliação Institucional do Sinaes: descompasso entre os resultados e a realidade do curso de Letras da Universidade Federal de RoraimaInstitutional Evaluation Process of the Sinaes: decompassing between the results and the reality of the Letters Course of the Federal University of RoraimaPolítica de educação superiorSinaesAvaliação de cursos de graduaçãoUFRRCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOEsta tese, situada no eixo da linha 2 do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, analisa o processo de avaliação institucional do curso de licenciatura em Letras da Universidade Federal de Roraima – Campus Paricarana e a problemática inerente ao descompasso entre a avaliação institucional e a realidade desse curso. A análise abrange os processos avaliativos de cursos do ciclo mais recente do Sinaes, o período de 2011-2014, em que foi considerado tanto o campo da regulação quanto a relação com a autoavaliação. Como pressuposto analítico, foi adotado o materialismo histórico dialético como forma de compreensão do objeto e da realidade. Sobre os aspectos metodológicos, a presente pesquisa foi construída sob uma abordagem qualitativa, partindo das técnicas de análise documental (cujos dados englobam projeto pedagógico de curso, leis, decretos, notas técnicas e relatórios concernentes ao Sinaes e aos processos de avaliação institucional do curso de Letras) e entrevistas semiestruturadas. Inicialmente, a tese parte da contextualização sobre a temática, abordando as influências dos organismos multilaterais nas políticas educacionais nos países emergentes até a implantação do Sinaes, a fim de localizar o objeto no cenário da globalização e suas relações com as mutações que sofre a educação superior no país. Em seguida, traça um panorama do curso de licenciatura em Letras, suas normas de funcionamento e formas específicas de autoavaliação e a implementação do Sinaes nesse cenário. Após essas etapas, o trabalho traz, por meio da análise crítica dos dados coletados, o olhar da comunidade acadêmica dos cursos de Letras sobre o processo avaliativo institucional do curso em contraste com os resultados da avaliação. Para o procedimento de análise do material, utilizou-se as técnicas de codificação e análise comparativa. Ao final do trabalho de pesquisa, chegou-se à conclusão de que a comunidade acadêmica conhece e participa, em certa medida, dos processos avaliativos institucionais dos cursos. O que se configura como problema, conforme a análise feita nos documentos referentes a esses processos, além dos olhares da comunidade acadêmica, é que os conceitos atribuídos aos cursos de licenciatura em Letras estão longe de refletir sua realidade porque desconsidera falas importantes de atores que fazem o curso, como os docentes e técnicos administrativos, o que confirma a questão central de pesquisa levantada no início do trabalho. Portanto, a avaliação se torna inócua e não contribui para qualificar o curso. Esse modelo de avaliação tem como objetivo promover o ranqueamento e em certo grau construir uma ambiência para possíveis tomadas de decisão quanto a propostas de defesa da privatização da educação superior pública.This thesis, located in the axis of line 2 of the Postgraduate Program in Education of the Federal University of Amazonas, analyzes the process of institutional evaluation of the graduation course in Letters of the Federal University of Roraima - Campus Paricarana and the problems inherent to the mismatch between the institutional evaluation and the reality of this course. The analysis covers the course evaluation processes of the most recent Sinaes cycle, the period 2011-2014, in which both the field of regulation and the relation with self-assessment were considered. As an analytical presupposition, dialectical historical materialism was adopted as a way of understanding the object and reality. On the methodological aspects, the present research was constructed under a qualitative approach, starting from the techniques of documentary analysis (whose data include pedagogical project of course, laws, decrees, technical notes and reports concerning Sinaes and the processes of institutional evaluation of the course Letters) and semi-structured interviews. Initially, the thesis starts from the contextualization on the subject, addressing the influences of multilateral agencies in educational policies in emerging countries until the implementation of Sinaes in order to locate the object in the scenario of globalization and its relations with the mutations undergone by higher education in the country. It then outlines an overview of the degree course in Letters, its operating norms and specific forms of self-assessment, and the implementation of Sinaes in this scenario. After these steps, the work brings, through a critical analysis of the collected data, the academic community's view of the courses of Letters on the institutional evaluation process of the course in contrast to the results of the evaluation. For the procedure of analysis of the material, the techniques of codification and comparative analysis were used. At the end of the research, it was concluded that the academic community knows and participates, to a certain extent, in the institutional evaluation processes of the courses. What is configured as a problem, according to the analysis made in the documents referring to these processes, besides the looks of the academic community, is that the concepts attributed to undergraduate courses in Literature are far from reflecting their reality because it ignores important lines of actors who do the course, such as teachers and administrative technicians, which confirms the central question of research raised at the beginning of the work. Therefore, the assessment becomes innocuous and does not contribute to qualify the course. This evaluation model aims to promote the ranking and to some extent build an environment for possible decision-making regarding proposals to defend the privatization of public higher education.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoOliveira, Selma Suely Baçal dehttp://lattes.cnpq.br/5050471052673175Lírio, Flávio Corsinihttp://lattes.cnpq.br/6667928836685639Pinheiro, Maria das Graças Sá Peixotohttp://lattes.cnpq.br/1126828777557299Matos, Maria Almerinda de Souzahttp://lattes.cnpq.br/5590755531194676Silva, Elenize Cristina Oliveira dahttp://lattes.cnpq.br/5225066180535475http://orcid.org/0000-0002-9295-06302018-10-01T19:11:35Z2018-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSILVA, Elenize Cristina Oliveira da. Processo de Avaliação Institucional do Sinaes: descompasso entre os resultados e a realidade do curso de Letras da Universidade Federal de Roraima. 2018. 187 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6644porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-08-03T05:03:21Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6644Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922021-08-03T05:03:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Processo de Avaliação Institucional do Sinaes: descompasso entre os resultados e a realidade do curso de Letras da Universidade Federal de Roraima
Institutional Evaluation Process of the Sinaes: decompassing between the results and the reality of the Letters Course of the Federal University of Roraima
title Processo de Avaliação Institucional do Sinaes: descompasso entre os resultados e a realidade do curso de Letras da Universidade Federal de Roraima
spellingShingle Processo de Avaliação Institucional do Sinaes: descompasso entre os resultados e a realidade do curso de Letras da Universidade Federal de Roraima
Silva, Elenize Cristina Oliveira da
Política de educação superior
Sinaes
Avaliação de cursos de graduação
UFRR
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
title_short Processo de Avaliação Institucional do Sinaes: descompasso entre os resultados e a realidade do curso de Letras da Universidade Federal de Roraima
title_full Processo de Avaliação Institucional do Sinaes: descompasso entre os resultados e a realidade do curso de Letras da Universidade Federal de Roraima
title_fullStr Processo de Avaliação Institucional do Sinaes: descompasso entre os resultados e a realidade do curso de Letras da Universidade Federal de Roraima
title_full_unstemmed Processo de Avaliação Institucional do Sinaes: descompasso entre os resultados e a realidade do curso de Letras da Universidade Federal de Roraima
title_sort Processo de Avaliação Institucional do Sinaes: descompasso entre os resultados e a realidade do curso de Letras da Universidade Federal de Roraima
author Silva, Elenize Cristina Oliveira da
author_facet Silva, Elenize Cristina Oliveira da
http://lattes.cnpq.br/5225066180535475
http://orcid.org/0000-0002-9295-0630
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/5225066180535475
http://orcid.org/0000-0002-9295-0630
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Selma Suely Baçal de
http://lattes.cnpq.br/5050471052673175
Lírio, Flávio Corsini
http://lattes.cnpq.br/6667928836685639
Pinheiro, Maria das Graças Sá Peixoto
http://lattes.cnpq.br/1126828777557299
Matos, Maria Almerinda de Souza
http://lattes.cnpq.br/5590755531194676
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Elenize Cristina Oliveira da
http://lattes.cnpq.br/5225066180535475
http://orcid.org/0000-0002-9295-0630
dc.subject.por.fl_str_mv Política de educação superior
Sinaes
Avaliação de cursos de graduação
UFRR
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
topic Política de educação superior
Sinaes
Avaliação de cursos de graduação
UFRR
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
description Esta tese, situada no eixo da linha 2 do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, analisa o processo de avaliação institucional do curso de licenciatura em Letras da Universidade Federal de Roraima – Campus Paricarana e a problemática inerente ao descompasso entre a avaliação institucional e a realidade desse curso. A análise abrange os processos avaliativos de cursos do ciclo mais recente do Sinaes, o período de 2011-2014, em que foi considerado tanto o campo da regulação quanto a relação com a autoavaliação. Como pressuposto analítico, foi adotado o materialismo histórico dialético como forma de compreensão do objeto e da realidade. Sobre os aspectos metodológicos, a presente pesquisa foi construída sob uma abordagem qualitativa, partindo das técnicas de análise documental (cujos dados englobam projeto pedagógico de curso, leis, decretos, notas técnicas e relatórios concernentes ao Sinaes e aos processos de avaliação institucional do curso de Letras) e entrevistas semiestruturadas. Inicialmente, a tese parte da contextualização sobre a temática, abordando as influências dos organismos multilaterais nas políticas educacionais nos países emergentes até a implantação do Sinaes, a fim de localizar o objeto no cenário da globalização e suas relações com as mutações que sofre a educação superior no país. Em seguida, traça um panorama do curso de licenciatura em Letras, suas normas de funcionamento e formas específicas de autoavaliação e a implementação do Sinaes nesse cenário. Após essas etapas, o trabalho traz, por meio da análise crítica dos dados coletados, o olhar da comunidade acadêmica dos cursos de Letras sobre o processo avaliativo institucional do curso em contraste com os resultados da avaliação. Para o procedimento de análise do material, utilizou-se as técnicas de codificação e análise comparativa. Ao final do trabalho de pesquisa, chegou-se à conclusão de que a comunidade acadêmica conhece e participa, em certa medida, dos processos avaliativos institucionais dos cursos. O que se configura como problema, conforme a análise feita nos documentos referentes a esses processos, além dos olhares da comunidade acadêmica, é que os conceitos atribuídos aos cursos de licenciatura em Letras estão longe de refletir sua realidade porque desconsidera falas importantes de atores que fazem o curso, como os docentes e técnicos administrativos, o que confirma a questão central de pesquisa levantada no início do trabalho. Portanto, a avaliação se torna inócua e não contribui para qualificar o curso. Esse modelo de avaliação tem como objetivo promover o ranqueamento e em certo grau construir uma ambiência para possíveis tomadas de decisão quanto a propostas de defesa da privatização da educação superior pública.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-01T19:11:35Z
2018-07-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Elenize Cristina Oliveira da. Processo de Avaliação Institucional do Sinaes: descompasso entre os resultados e a realidade do curso de Letras da Universidade Federal de Roraima. 2018. 187 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6644
identifier_str_mv SILVA, Elenize Cristina Oliveira da. Processo de Avaliação Institucional do Sinaes: descompasso entre os resultados e a realidade do curso de Letras da Universidade Federal de Roraima. 2018. 187 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6644
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732028272214016