Re-ranking de busca visual de produtos usando informação multimodal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Joyce Miranda dos
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/7287974246740197
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2913
Resumo: Com o rápido desenvolvimento da Internet, a popularização de dispositivos móveis e de sites de comércio eletrônico, procurar um produto específico a partir de uma imagem tem se tornado uma área de pesquisa promissora. Nesse contexto, técnicas de CBIR (Content-Based Image Retrieval) vêm sendo exploradas para apoiar e melhorar a experiência de compra dos consumidores. Neste trabalho, abordamos o problema de busca visual de produtos usando uma imagem como consulta, no lugar da mais popular abordagem de busca que é baseada em palavras-chave. Nós propomos uma estratégia de re-ranking que faz uso de informações multimídia normalmente disponíveis nas bases de dados de produtos. Nossa estratégia faz uso de informações de categoria e descrição textual associadas às imagens melhor posicionadas de um ranking inicial gerado por técnicas puramente de CBIR. Experimentos foram realizados considerando o julgamento de usuários em duas coleções de imagens coletadas a partir de sites de comércio eletrônico. Nossos resultados mostram que nossa estratégia alcança ganhos significativos quando comparada à busca puramente visual.
id UFAM_e7db0b83a76dd73090c5ca02de1b9e1b
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/2913
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Re-ranking de busca visual de produtos usando informação multimodalBusca visual de produtosRe-ranking de imagensComércio eletrônicoProducts visual searchImage re-rankingE-commerceCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOCom o rápido desenvolvimento da Internet, a popularização de dispositivos móveis e de sites de comércio eletrônico, procurar um produto específico a partir de uma imagem tem se tornado uma área de pesquisa promissora. Nesse contexto, técnicas de CBIR (Content-Based Image Retrieval) vêm sendo exploradas para apoiar e melhorar a experiência de compra dos consumidores. Neste trabalho, abordamos o problema de busca visual de produtos usando uma imagem como consulta, no lugar da mais popular abordagem de busca que é baseada em palavras-chave. Nós propomos uma estratégia de re-ranking que faz uso de informações multimídia normalmente disponíveis nas bases de dados de produtos. Nossa estratégia faz uso de informações de categoria e descrição textual associadas às imagens melhor posicionadas de um ranking inicial gerado por técnicas puramente de CBIR. Experimentos foram realizados considerando o julgamento de usuários em duas coleções de imagens coletadas a partir de sites de comércio eletrônico. Nossos resultados mostram que nossa estratégia alcança ganhos significativos quando comparada à busca puramente visual.With the fast development of the Internet and the popularization of mobile devices, searching for a specific product in e-commerce Web sites through a query image has become a very promising area of research. In this context, CBIR (Content-Based Image Retrieval) techniques have been exploited to support and improve the shopping experience of consumers. In this dissertation, we address the problem of product visual search using an image as a query, instead of the more popular approach of search based on keywords. We propose a strategy for re-ranking based on multimedia information usually available in database of products. Our strategy makes use of category information and textual description associated with the top-k images of an initial ranking generated by CBIR techniques only. Experiments were performed considering the judgment of users on two collections of images collected from popular e-commerce Web sites. Our results show that our strategy achieves significant gains compared to an approach based only on CBIR techniques.Universidade Federal do AmazonasInstituto de ComputaçãoBRUFAMPrograma de Pós-graduação em InformáticaCavalcanti, João Marcos Bastoshttp://lattes.cnpq.br/3537707069694606Santos, Joyce Miranda doshttp://lattes.cnpq.br/72879742467401972015-04-11T14:02:51Z2013-12-022013-03-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Joyce Miranda dos. Re-ranking de busca visual de produtos usando informação multimodal. 2013. 85 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2913porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2016-05-25T05:04:52Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/2913Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922016-05-25T05:04:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Re-ranking de busca visual de produtos usando informação multimodal
title Re-ranking de busca visual de produtos usando informação multimodal
spellingShingle Re-ranking de busca visual de produtos usando informação multimodal
Santos, Joyce Miranda dos
Busca visual de produtos
Re-ranking de imagens
Comércio eletrônico
Products visual search
Image re-ranking
E-commerce
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
title_short Re-ranking de busca visual de produtos usando informação multimodal
title_full Re-ranking de busca visual de produtos usando informação multimodal
title_fullStr Re-ranking de busca visual de produtos usando informação multimodal
title_full_unstemmed Re-ranking de busca visual de produtos usando informação multimodal
title_sort Re-ranking de busca visual de produtos usando informação multimodal
author Santos, Joyce Miranda dos
author_facet Santos, Joyce Miranda dos
http://lattes.cnpq.br/7287974246740197
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/7287974246740197
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cavalcanti, João Marcos Bastos
http://lattes.cnpq.br/3537707069694606
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Joyce Miranda dos
http://lattes.cnpq.br/7287974246740197
dc.subject.por.fl_str_mv Busca visual de produtos
Re-ranking de imagens
Comércio eletrônico
Products visual search
Image re-ranking
E-commerce
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
topic Busca visual de produtos
Re-ranking de imagens
Comércio eletrônico
Products visual search
Image re-ranking
E-commerce
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
description Com o rápido desenvolvimento da Internet, a popularização de dispositivos móveis e de sites de comércio eletrônico, procurar um produto específico a partir de uma imagem tem se tornado uma área de pesquisa promissora. Nesse contexto, técnicas de CBIR (Content-Based Image Retrieval) vêm sendo exploradas para apoiar e melhorar a experiência de compra dos consumidores. Neste trabalho, abordamos o problema de busca visual de produtos usando uma imagem como consulta, no lugar da mais popular abordagem de busca que é baseada em palavras-chave. Nós propomos uma estratégia de re-ranking que faz uso de informações multimídia normalmente disponíveis nas bases de dados de produtos. Nossa estratégia faz uso de informações de categoria e descrição textual associadas às imagens melhor posicionadas de um ranking inicial gerado por técnicas puramente de CBIR. Experimentos foram realizados considerando o julgamento de usuários em duas coleções de imagens coletadas a partir de sites de comércio eletrônico. Nossos resultados mostram que nossa estratégia alcança ganhos significativos quando comparada à busca puramente visual.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-02
2013-03-12
2015-04-11T14:02:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Joyce Miranda dos. Re-ranking de busca visual de produtos usando informação multimodal. 2013. 85 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013.
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2913
identifier_str_mv SANTOS, Joyce Miranda dos. Re-ranking de busca visual de produtos usando informação multimodal. 2013. 85 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013.
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2913
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Computação
BR
UFAM
Programa de Pós-graduação em Informática
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Computação
BR
UFAM
Programa de Pós-graduação em Informática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732003988242432